Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°53833
De: Pedro Data: Quarta 13/1/2010 09:04:06
Cidade: M. Claros

2,3,4 milímetros de chuva nos moc, hoje, amanhã e depois - se vierem. Sol. Depois, pela meteorologia de hoje, esperança de alguma chuvinha apenas na quinta-feira da semana que vem. Canícula. É tudo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53832
De: Estado de Minas Data: Quarta 13/1/2010 09:01:56
Cidade: Belo Horizonte/MG

Sessão especial de Lula - Luiz Ribeiro - O filme Lula, o filho do Brasil teve plateia especial, anteontem à noite, em Montes Claros. Ela era formada por parentes da primeira mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Maria de Lourdes, que nasceu na zona rural do município mineiro, papel interpretado por Cléo Pires. Maria de Lourdes se mudou para São Paulo, ainda criança, levada pelos pais, João Evangelista de Andrade e Ermina Soares de Andrade. Deixou o Norte de Minas fugindo da seca. O filme não faz referência à origem da moça, que morreu ao dar à luz o primeiro filho de Lula, que também faleceu. Dona Ermina é viva e continua morando em São Paulo. Os familiares de Maria de Lourdes assistiram a cenas marcantes da vida dela ao lado do futuro presidente da República. O aposentado Henrique Soares dos Santos, de 74 anos, tio da moça, relata que, dos fatos encenados na tela, ele presenciou apenas o velório da sobrinha. “Está muito parecido com o que aconteceu”, disse. Ele também achou o ator Rui Ricardo Diaz “muito parecido” com Lula. Henrique viu semelhanças entre Cléo Pires e Maria de Lourdes. “Mas acho que a minha sobrinha era mais bonita do que ela, até pelo fato de ser minha parente”, brincou, referindo-se à atriz. Outro tio de Maria de Lourdes, o agricultor Manoel Soares de Andrade, de 70 anos, ficou emocionado com o filme. Ele gostou muito da cena do casamento da sobrinha com o sindicalista. Manoel conta que viajou 40 quilômetros da localidade de Furadinho até Montes Claros para ver a fita. Até então, Manoel só havia ido ao cinema uma vez, aos 10 anos. “Nem me lembrava mais de como era o cinema”, revelou. O tio de Maria de Lourdes conheceu Lula em abril do ano passado, durante a visita do presidente da República a Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53830
De: Web Outros Data: Quarta 13/1/2010 08:16:50
Cidade: Belo Horizonte

De um ano para outro

Manoel Hygino - Jornal "Hoje em Dia"

Não trouxe da infância reminiscências de festas de passagem de ano em minha cidade natal. Também, de lá parti muito cedo... Mas não me esqueço de que a memória primeira que tenho desses festejos lá aconteceu, quando se exibiu no velho, desconfortável mas amorável Cine Montes Claros, um filme sobre o fim do século XIX e o início do século XX, descrevendo a vida de Émile Zola, o grande autor francês, às voltas com a célebre questão Dreyfus.
A "casa de espetáculos" era um barraco humilde, no centro da cidade, em que empresários sensíveis aos anseios da coletividade, resolveram instalar velhas câmaras cinematográficas, cujos filmes eram buscados em Bocaiuva, final da linha da Central do Brasil. Transportados em heroicos carros Ford bigode, ou antecessores, venciam quilômetros de caminhos carroçáveis, para satisfazer a distinta e ansiosa plateia. Ruth Tupinambá Graça relata aquele tempo com mestria.
No meu tempo, a ferrovia já chegava a Montes Claros, o que era um notável avanço. No Norte de Minas, tudo foi conseguido por força de sacrifícios imensos... mesmo os bens mais comezinhos. Mas valeu a pena.
Já era o caso do romancista e panfletário, autor de uma peça indelével - "Eu acuso", publicada no jornal "L`Aurore", e dirigida ao presidente da República, contendo uma terrível vingança de todos os que haviam participado da perseguição ao destraçado oficial, de origem semita, vítima de denúncia como traidor.
No transcurso de 1899 para 1900, Zola se encontrava refugiado na Inglaterra e assistiu às festividades de passagem de ano e século, que o cinema, com as deficiências da época, tão bem transportou às telas.
O que o cinema representou, as imagens que ofereceu, foi um retrato de um tempo que se queria outro. Era a "belle époque", que Alaor Barbosa, tão bem descreveu em "Um cenáculo na Paulicéia", período de paz entre as nações e os Estados da Europa Ocidental. Diz: "Em 1900, derradeiro ano do século XIX, fazia, pois, trinta anos que a Europa Ocidental vivia, dentro do seu território, em paz".
Não fujo ao fascínio de um texto lapidar de Otto Maria Carpeaux, sobre o tema, em "História da Literatura Ocidental". Lapidar, sim, para resumir cem anos de humanidade:
"Depois de 1900, as crises econômicas tornam-se mais raras, têm repercussões menos extensas. A prosperidade fica quase estabilizada, modificando-se quase só no sentido de melhorar continuamente o standard de vida das classes médias; o proletariado, organizado em partidos e sindicatos, também luta com sucesso considerável, criando-se uma "aristocracia" de operários qualificados".
"Apesar disso, não diminuem os lucros da capital, reunido em formidáveis truste e cartéis. Atribui-se esse milagre ao progresso da técnica, que proporcionaria riquezas cada vez maiores aos donos das forças da natureza".
"Invenções que até havia pouco se afiguravam à humanidade como sonhos da imaginação de Jules Verne - telefone, gramofone, automóvel e avião - em breve não despertarão muita curiosidade.
Aos progressos da técnica correspondem os da democracia: sufrágio universal, regime parlamentarista, liberdade sindical, conquistam-se até nas burocracias de tradição inveterada. Desaparece definitivamente o analfabetismo: escolas noturnas e "University Extension" divulgam, nas camadas baixas da população, conhecimentos outrora propriedade privada das elites.
Nos recantos rurais, leem-se jornais que trazem notícias do mundo inteiro. O livre câmbio cultural sucede ao câmbio comercial. Celebram-se congressos internacionais de toda espécie, organizam-se internacionalmente as profissões e os partidos políticos. A humanidade parece marchar para o paraíso terrestre".
Parecia. O mundo é uma bola. Demos voltas. Estamos em 2010. Haverá, para os que viverem, uma nova "belle époque"? ou é o que temos?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53828
De: Raphael Reys Data: Quarta 13/1/2010 07:32:46
Cidade: Moc - Mg  País: Br

CACHORRO BONITO

Pulucena era uma espécie de madrinha das lavadeiras, no pequeno povoado de Santo Antônio, próximo ao Pentáurea Clube. Todas as terças e quintas-feiras reuniam-se bem cedo na praça da igrejinha e pelos caminhos que conduziam até o Poço Bonito e à medida que elas passavam, companheiras do ofício iam engrossando a fila indiana.
Era um festival de trouxas de todos os tipos e tamanhos enroladas em lençóis de todos os matizes e usos. Tinha trouxa de rico e de pobre, destes últimos com peças remendadas, originalmente compradas nas cercanias dos mercados, e em dias de feira e festa de santo. Algumas foram mesmo presentes dos patrões.
No poço, um ambiente exótico, cheio de pedras e flores silvestres de múltiplas colorações e tipos, uma pinguela feita de um tronco de árvore, completavam o cenário.
A confraternização entre elas, já havia rendido um repertório de músicas rurais de rara beleza, muitas das quais, vararam fronteiras e eram cantadas nos estados vizinhos. Esta harmonia estava prestes a ser quebrada.
No dia do fato, Pulucena como as demais lavadeiras, já se aproximavam do poço. Tinquin um pequeno cachorro mestiço que sempre as acompanhava, ia á frente. Era o guardião das comadres lavadeiras, diziam. De repente, Antera parou estupefata e chamando a atenção das demais, apontou para a pinguela dizendo: comadres olhem aquele cachorro bonito no tronco tão preto e tão bonito, como o poço.
Tinquin o pequeno guardião, já tremia, dando gemidos de cortar coração enrolado às pernas da Marialva. Logo repararam que ele havia se mijado todo. Pulucena replicou: vejam este cachorro na pinguela tem os dentes muito grandes! E completou: olhe que pêlo brilhante. Antera, já entendendo tudo, gritou: Isto é uma onça preta gente! É uma suçuarana, eu já vi uma foto na revista.
Foi um tremendo corre-corre e as trouxas ficaram para trás! Posteriormente, se deduziu que a espécie não sendo natural na região estava de passagem e parara para beber das águas cristalinas do poço.
Este incidente marcou para sempre a rotina daquelas campesinas. Perderam os clientes locais a disponibilidade da lavagem e a mística aura do pego, jamais foi a mesma, sem as canções que encantavam as participantes e tornavam vibrante aquele sítio.
As amigas nunca mais ali lavaram quaisquer outras roupas. Afinal, seguro morreu de velho...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53827
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 13/1/2010 07:29:06
Cidade: Montes Claros/MG

RUAS DE LISBOA

Wanderlino Arruda

Não creio que exista outra cidade no mundo com ruas de no¬mes mais engraçados do que as de Lisboa. Parece que os portu¬gueses que viveram mais perto de El rei tinham mais aguçada a imaginação, eram mais românticos ou, então, queriam uma noto¬riedade pelo lado alegre da vida. Os lisboetas, lisbonenses ou ulis¬siponenses, conforme o grau de erudição, ou simplesmente alfaci¬nhas, conforme o grau de intimidade, foram sempre uma gente bem disposta, cheia de vida, vaidosa por sua cidade. Chamam Roma de cidade eterna, mas eu acho que Lisboa é que é cidade de nunca se esquecer. Ninguém passa pela capital portuguesa como um sim¬ples passageiro. Lisboa é terra para uma saudade de vida inteira, fina, aconchegante, educada, cheia de cultura, inteligência e arte em cada rua, em cada beco, nos largos, nas travessas, nas praças, nas ladeiras, nos terreiros em vielas ou avenidas, no morro do Castelo ou na beira do Tejo! Eterna menina moça, noiva e namorada, Lisboa tem a mágica de uma lembrança de muitos séculos de história, o encanto das descrições literárias de Eça, de Herculano, de Castilho e até do nosso saudoso David Nasser, que tanto amou o que ele chamava de "Portugal, meu avôzinho". Se Lisboa fosse brasileira, podería¬mos dizê la um doce de coco, tempero de cravo e canela, bem chegada ao nosso coração! Sentimental ou não, o papel do visitante brasileiro é ter muito amor, descobri la, percorrê la, vivê la com carinho e sofreguidão! Apaixonada como Lisboa, viva, vívida, bem vivida, talvez só a nossa Salvador, que em alegria quase santa, é cidade de todos os santos. Tão bonita ou mais bonita, possível que só o Rio de Janeiro. Aconchegante, faceira, quem sabe só Fortaleza ou Maceió! Lisboa muito tem de Manaus, de Porto Ale¬gre, de Belo Horizonte, de Curitiba! Linda, movimentada, antiga e moderna ao mesmo tempo! O gostoso é que Lisboa nunca perde seu encanto, com velhos elevadores, velhas igrejas, o casario de telhados vermelhos em Al¬fama, a beira do Tejo, rio mar, com brancas gaivotas; a historia viva nas paredes de pedras do castelo romano de São João, o Rossio, o Chiado, o bondinho valente da Graça, as cegonhas do Sete Rios, os vendedores de rua, as raparigas de chales negros, as feireiras de saltos de madeira e vistosos brincos de ouro, o Bairro Alto, o som do fa¬do! Encanto em todos os cantos! Mas o mais gostoso em Lisboa são os nomes das ruas ou de todos os lugares por onde passam as gentes, por onde a gente passa. Ninguém pode deles esquecer: Beco da Amorosa, Largo das Garridas, Poço dos Negros, Pátio do Albergue das Crianças Aban¬donadas, A Calçadinha de São Miguel, Beco do Pocinho, Rua das Escolas Gerais, Rua da Fresca, Rua da Bempostinha, Quinta do Espião, Pátio do Joaquim Polícia, Pátio das Malucas, Travessa do Pinto, Quinta da Argolinha, Rua da Horta Nova, Travessa do Vin¬tém das Escolas, Pátio do Ferro de Engomar, Travessa do Pau de¬-ferro, Azinhaga da Bruxa... Tudo um amor! Tem mais, tem muito mais: Pátio da Fartura, Rua da Cozinha Econômica, Rua da Horta das Tripas, Rua Joaquim Leiteiro, Bairro das Galinheiras, Beco da Bicha, Largo do Chafariz de Dentro, Beco do Pocinho, Rua do Benformoso, Vila do Penteado, Rua do Alfredo Pimenta, Largo da Bomba, Beco dos Surradores, Travessia da Ze¬bra, Vila do Cabaço, Rua do Saco, Travessa da Rabicha, Rua da Buraca, Rua dos Bons Dias, Pátio da Mariana Vapor. Cinco são as ruas chamadas Direita, uma rua chamada Esquerda, Rua da Pátria, Rua do Ouro, Terreiro do Paço. Quanta fartura de ruas com nomes de santos, só de Santo Antônio, quase cinqüenta! Existem até a Travessa dos Prazeres, a Rua da Triste Feia e a Praça da Alegria! Não sei quando, mas ainda vou vê las de novo!

Institutos Históricos e Geográficos de Montes Claros e de Minas Gerais

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53826
De: Hoje em Dia Data: Quarta 13/1/2010 07:21:09
Cidade: Belo Horizonte

Filme emociona os ‘tios’ de Lula - Parentes da 1ª mulher do presidente assistem à sessão em shopping - Girleno Alencar - Da Sucursal - Os “tios” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiram ao filme “Lula, o filho do Brasil”, na noite da segunda-feira (11), em sessão no Montes Claros Shopping Center, que reuniu familiares de Maria de Lourdes Ribeiro da Silva, primeira mulher do presidente, nascida na zona rural de Montes Claros.
Sua história é abordada em parte do filme. Henrique Soares dos Santos e Manoel Soares de Andrade ficaram emocionados com o relato sobre o casamento e a morte da sobrinha.
A sessão foi uma iniciativa da direção do Montes Claros Shopping Center, que convidou os parentes de Maria de Lourdes. O filme conta a história do presidente e está atraindo um grande público. A vinculação de Lula com Montes Claros foi levantada em reportagem especial publicada pelo HOJE EM DIA, em 2003.
Em dezembro de 2005, o presidente visitou a cidade, para anunciar sua escolha para ser sede da Usina de Biodiesel da Petrobras. Em agosto de 2006, ele foi coroado Imperador do Divino, nas tradicionais Festas de Agosto, que conta com desfiles de catopês, caboclinhos e marujos. Em abril de 2009, inaugurou a usina de biodiesel e se encontrou com os familiares.
De acordo com a gerente de Marketing do shopping, Sílvia Magalhães Mesquita Leal, diretoria do estabelecimento, ao tomar conhecimento da existência dos familiares da primeira mulher do presidente Lula, decidiu promover uma sessão com a presença deles – muitos moram na zona rural. Quarenta parentes de Maria de Lourdes, incluindo os tios Henrique e Manoel Soares, assistiram ao filme.
A dona de casa Eva Gonçalves da Silva, esposa de Henrique, disse que o filme “é bonito, ainda mais quando fala sobre Maria de Lourdes”. Sua filha, Heloísa Fátima, que morou com Lula e Maria de Lourdes na Vila Nossa Senhora das Mercês, em São Paulo,também demonstrava emoção.
Segundo ela, o filme a fez lembrar de toda a história da prima. Como tinha dificuldade para pagar hotel, quando viajava para São Paulo, ela se hospedava na casa dos parentes. Já Henrique afirmou que a escolha da atriz Cléo Pires para fazer o papel de Maria de Lourdes foi uma homenagem à sobrinha, mas disse que ela era mais bonita.
O produtor rural Manoel Soares, 70 anos, que saiu da comunidade rural de Furadinho, onde mora, a 20 quilômetros de Montes Claros, com a mulher e os filhos, para assistir ao filme, disse que não se arrependeu, mesmo com a sessão terminando às 23h30. Segundo ele, “o esforço valeu a pena, pois foi bom conhecer ainda mais a história da sobrinha”.
Em abril do ano passado, sua ligação com o presidente Lula favoreceu Furadinho: o Instituto de Desenvolvimento do Nordeste e Norte de Minas (Idene) liberou verba do Programa de Combate à Pobreza Rural para a comunidade instalar duas caixas d’água, que acumulam 80 mil litros. Agora, ele esperando que o “sobrinho” mande o trator prometido para a localidade que ainda não chegou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53818
De: Paulo Data: Terça 12/1/2010 19:11:56
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Tiroteiro no bairro Cintra, na rua João Gama...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53807
De: Prefeitura Data: Terça 12/1/2010 15:59:50
Cidade: Montes Claros

(...) houve aumento no índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, de 5,8 em janeiro de 2009, para 7,8 no mesmo mês deste ano. O levantamento foi feito pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 4 e 6 de janeiro, e aponta para uma situação de alto risco, com possibilidade de surto. Mas vale lembrar que ainda não há confirmação de casos da doença neste ano. Em 2009 foram notificados 480 casos, 359 confirmados. Em 2008, foram 1836 casos notificados, 1043 confirmados, o que representou uma redução de 74% dos números, em relação ao ano passado. (...) Os bairros que apresentaram os maiores registros foram: Alto São João, com 27,59%; Funcionários, 23,64%; Melo, com 22,92%; Renascença, 22,55% e Vila Telma, 21,95%. (...) A situação não é alarmante, mas coloca em alerta os órgãos públicos que convocam à população para que também faça sua parte. De nada vai adiantar a limpeza de lotes vagos e terrenos públicos, se os moradores não retirarem dos quintais objetos que acumulam água parada e que são os principais criadouros do mosquito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53801
De: Cristina Data: Terça 12/1/2010 11:57:14
Cidade: Montes Claros

São realmente sábias as palavras do Sr.Guimarães ( Mensagem 53749), a respeito da preservação do Sapucaia.É uma demonstração convincente de que o conhecimento pode ser aliado ao respeito e a sensibilidade. As possibilidades para resolver o impasse existem, mas a inércia aínda impera junto aos órgãos competentes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53799
De: Cássio Murilo Ferreira Silva Data: Terça 12/1/2010 11:01:33
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Faleceu hoje em Montes Claros um dos comerciantes mais queridos que tivemos; Sr. João de Deus Boaventura. O corpo será velado na Loja Maçônica Esperança do Norte nº 116, no bairro ibituruna, próximo ao antigo Detran.O horário do sepultamento está marcado para às 17:30 de hoje. Meus sentimentos a Dona Nivalda de Oliveira Boaventura e a todos os seus familiares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53797
De: Wanderley Data: Terça 12/1/2010 09:21:26
Cidade: Montes Claros/ Melo

"...a Avenida Deputado Esteves Rodrigues, que, desde 1999, está impedida de receber eventos que causem poluição sonora, por causa da proximidade com o Mercado Municipal".
Chamo a atenção da secretaria do 1/2 ambiente para esta informação do jornal Hoje em Dia. Contudo, mais uma vez, esta secretaria - que é o maior fiasco da administração - não liga para a lei, embora vá receber 4 milhões este ano para fazer cumprir a lei. Há um barzinho barulhento na avenida Sanitária, na altura dos fundos da Santa Casa, que invade o bairro do Melo, área residencial, com o barulho de bandas. Cansamos de pedir providências e até hoje a secretaria nada fez. Sabemos que o secretário é irmão do presidente da Câmara e pedimos que ele ajude e nos livrar deste barulho sistemático do barzinho, que inferniza nossas vidas. Há pessoas se mudando por não aguentarem mais... (...) Um absurdo pois é área residencial. O barzinho é de parente de pessoa ligada à atual administração. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53796
De: Aqui Data: Terça 12/1/2010 09:01:09
Cidade: Belo Horizonte/MG

Fogo aberto - Dois homens em uma moto chegam atirando em lanchonete e acertam quatro pessoas, entre elas uma criança de 2 anos - Luiz Ribeiro - Uma criança de 2 anos foi atingida durante um ataque a tiros contra um grupo de pessoas, que estava numa lanchonete, na noite de domingo, no Bairro Independência, em Montes Claros, no Norte de Minas. A lanchonete fica a 100 metros de um posto da Polícia Militar. Dois desconhecidos, que usavam capacetes pretos, numa moto Titan, fizeram vários disparos em direção ao estabelecimento, acertando três adultos, além da criança. Dois rapazes – Ernandes Lopes Lima, de 20 anos, e Naildo Silva Figueiredo, de 28, – foram atingidos na cabeça e levados para a Santa Casa e Ernandes no Hospital Aroldo Tourinho.Outra vítima, Dédalo Souza Oliveira, de 20 anos, foi atingida no calcanhar esquerdo, com a bala ficando alojada no tênis. O garoto David Cauê dos Santos, de 2 anos, que também estava na lanchonete, levou um tiro um tiro no fêmur direito, sofrendo fratura exposta. Foi socorrida e não corre risco de morrer. Ainda na noite de domingo, de acordo com testemunhas, os autores do crime foram vistos no Bairro Independência exibindo uma pistola cromada, com um deles dizendo: “matei porque merecia”. A tentativa de homicídio está sendo investigada pela Polícia Civil. Há a suspeita de que o crime esteja relacionado com a disputa pelo tráfico de drogas. Ontem à tarde, o medo dominava o local onde ocorreu o tiroteio. A lanchonete e um ponto de mototáxi, ao lado do estabelecimento, estavam fechados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53795
De: Paula Data: Terça 12/1/2010 08:38:58
Cidade: Montes Claros

Com pesar,e com sinceros sentimentos a familia do Sr.João de Deus Boaventura(proprietário da loja JONI)faleceu esta madrugada. O velório está acontecendo na Loja Maçonica Esperança do Norte no bairro Ibituruna e o sepultamento será as 17:00h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53794
De: Hoje em Dia Data: Terça 12/1/2010 08:19:46
Cidade: Belo Horizonte

Moc programa Carnaval em área proibida - Avenida não pode ter eventos que causem poluição sonora - Girleno Alencar - O Carnaval de rua de Montes Claros será realizado novamente na data oficial do festejo, depois de cerca de 20 anos. No entanto, a folia foi programada para a Avenida Deputado Esteves Rodrigues, que, desde 1999, está impedida de receber eventos que causem poluição sonora, por causa da proximidade com o Mercado Municipal. A proibição foi determinada pelo então juiz Rinaldo Kennedy, que na época atuava em Montes Claros.
O secretário-adjunto de Cultura, Eurípedes Lipa Xavier, coordenador-geral do evento, afirmou que não se lembrava da proibição, mas disse que, se ela for confirmada, dois locais já estão sendo analisados: as avenidas Coronel Prates, onde o Carnaval foi realizado até 1982, e Ovídio de Abreu.
Em 1997 e 1998, a micareta Carnamontes ocorreu na Avenida Deputado Esteves Rodrigues e teria causado problemas para os pacientes da Santa Casa – muitos tiveram que usar tampões nos ouvidos. Em 1999, o juiz Rinaldo Kennedy acatou uma ação, determinando a proibição de qualquer sonorização na avenida. Com isso, a micareta foi transferida para a Avenida José Corrêa Machado e depois passou por outros locais, antes de ser fixada na Praça dos Jatobás.
O Carnaval de rua de Montes Claros, com desfiles de escolas de samba e blocos caricatos, sempre foi realizado no período oficial, na Avenida Coronel Prates, até o início da década de 1980, quando foi suspenso. No ano passado, ele foi retomado, mas fora de época, na Praça da Matriz.
De acordo com Eurípedes Lipa Xavier, a Comissão Organizadora e a Associação dos Grupos Carnavalescos de Montes Claros (Agrucar) tinham selecionado três áreas,avenidas Deputado Esteves Rodrigues, Coronel Prates e Ovídio de Abreu, mas optaram pela primeira. Ele afirmou que, se houver a proibição judicial, a melhor alternativa será discutida, na reunião de amanhã, além de ser feito um levantamento jurídico para saber se o impedimento continua.
“Não me lembrava da proibição. Temos outros locais propostos e vamos discutir com a Agrucar”, afirmou Lipa Xavier. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53770
De: Correio Braziliense Data: Segunda 11/1/2010 13:42:17
Cidade: Brasília

Agentes funerários descontavam pagamento por serviço fúnebre de benefícios do INSS - Luiz Ribeiro - Publicação: 27/12/2009 09:24 Atualização: 27/12/2009 09:43- Montes Claros (MG) — Os desvios de milhões da Previdência Social, que se sucederam ao longo de anos, com o pagamento de aposentados depois de mortos, descobertos em auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) podem ter o envolvimento de funerárias. Há alguns anos, o esquema da “máfia das funerárias” foi investigado em inquérito instaurado pela Polícia Federal em Montes Claros, no norte de Minas.
De acordo com as investigações, a fraude era praticada da seguinte forma: toda vez que morria um aposentado de família humilde, um agente funerário oferecia aos parentes serviços para cuidar do enterro. Pedia o cartão do benefício, com a senha, e avisava que o valor das despesas seriam divididas em três ou quatro prestações mensais. Somente depois que as parcelas eram quitadas, o agente funerário comunicava o óbito ao cartório para o registro no Sistema Nacional de Controle de Óbitos (Sisob) do INSS. “Se essa prática foi descoberta em Montes Claros, certamente também ocorreu ou pode continuar ocorrendo em outras cidades”, analisa o delegado da PF Geraldo Guimarães, que presidiu o inquérito na cidade mineira.
Conivência
O delegado conta que, após reunir documentos e ouvir os depoimentos de várias pessoas, chegou à conclusão de que foram feitos pagamentos dos benefícios a um número considerável de “mortos-vivos”. O inquérito foi encaminhado à Justiça Federal para abertura de processo contra os envolvidos. “As fraudes foram descobertas em 2002, quando fizemos a investigação e encaminhamos o inquérito para a Justiça”, relata. De acordo com Geraldo Guimarães, as funerárias que agiam em Montes Claros contavam com ajuda de um gerente dos dois cemitérios locais, administrados pela prefeitura. O delegado da PF conta que, assim que as denúncias começaram a ser investigadas, o funcionário cometeu suicídio.
Desvio bilionário
Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) concluída este ano constatou que foram feitos pagamentos a 503 mil beneficiários já mortos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prejuízo potencial com as fraudes é de R$ 1,67 bilhão. O tribunal também descobriu a emissão de crédito após o óbito do titular em pouco mais de R$ 300 milhões. Mas nesses casos, o dinheiro não foi sacado no banco. Muitas fraudes ocorreram devido à demora de cartórios de informarem o falecimento no Sistema Nacional de Controle de Óbitos (Sisob). A partir da inclusão no sistema, o benefício é suspenso.
Enterro informal
Uma funcionária de um cartório em Montes Claros que não quis se identificar confirmou à reportagem que a fraude era praticada por funerárias. Mas garante que o cartório somente tomou conhecimento do esquema após a investigação da Polícia Federal. Segundo ela, com a conivência de um funcionário da administração dos cemitérios da cidade, as funerárias conseguiam permissão para os sepultamentos de beneficiários do INSS sem a apresentação do atestado de óbito do cartório. A lei determina que uma pessoa somente pode ser sepultada com a emissão da certidão de óbito. Nas cidades maiores, a lei é cumprida. Em cidades pequenas e médias, porém, há uma liberalidade em relação aos prazos. Em Montes Claros, de 360 mil habitantes, por exemplo, quando alguém morre no fim de semana há tolerância em relação ao documento. O enterro é feito e as famílias podem apresentar o atestado ao cemitério em até dois dias após o sepultamento.
O esquema montado na cidade com a conivência de funcionários dos cemitérios, porém, conseguia esticar ainda mais esse “jeitinho”. As funerárias envolvidas somente solicitavam a emissão do atestado de óbito depois de um período de até seis meses após a data real da morte. Assim, sem a comunicação ao Sisob — que deve ser feita pelo cartório de registro civil no prazo de seis dias — o INSS considerava a pessoa viva e os pagamentos dos benefícios eram liberados todo mês.
Há suspeitas de que casos semelhantes ocorram em outros locais. Na cidade de Santo Antonio do Retiro, de 6,9 mil habitantes, também no norte de Minas, é apurada denúncia de fraudes contra o INSS, com o pagamento a “mortos-vivos”. O suposto desvio, que é investigado pelo Ministério Público Federal, teria o envolvimento de um cartório local, que seria ligado a um político da cidade. (LR)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53764
De: Flávio Arquiteto / Ambientalista Data: Segunda 11/1/2010 12:28:39
Cidade: Januáia - MG  País: Brasil

- Pobre. Muito pobre a explicação dada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros quanto tenta justificar a AGRESSÃO à Serra do Sapucaia. ´Tanto espaço plano em outras áreas do Município. Porque escolher o sopé da Serra dos Montes Claros e agredí-la?!...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53759
De: PM Data: Segunda 11/1/2010 09:59:21
Cidade: Montes Claros

BO 1.918/10: Desde ás 21h10min de ontem (10), a Polícia está a procura de dois homens acusados de tentativa de homicídio. O crime ocorreu na Av. Imperatriz Leopoldina, no bairro Independência. Segundo testemunhas, quando se encontravam em uma lanchonete, dois indivíduos desconhecidos, usando capacetes pretos, em uma motocicleta Titan de cor preta, chegaram ao local e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra as vitimas. A vítima E. L. L. de 20 anos, foi atingido com um tiro na região frontal da cabeça. N. S. F. de 28 anos, com uma passagem por roubo, foi atingido também na cabeça. Os disparos também acertaram D. S. O. de 20 anos, no calcanhar, do lado esquerdo e uma criança de 02 anos, que foi atingida na perna direita, causando-lhe fratura exposta do fêmur. Os supostos autores fugiram em direção ao interior do bairro Independência exibindo uma pistola cromada e dizendo "matei porque merecia". (...)
BO 1.961/10: A Polícia está à procura de duas pessoas acusadas de tentarem matar um homem no bairro Vila Anália. O crime ocorreu ás 01h10min dessa segunda-feira (11) na Av. "L", na Vila Anália. Segundo a vitima H. R. F. S. de 22 anos, com três passagens, uma delas por lesão corporal, residente na Av. "L", na Vila Anália, encontrava-se conversando com alguns amigos, quando um veiculo motocicleta Honda Titan, cor prata, com duas pessoas, chegou ao local e um dos indivíduos apontou a arma na direção da vítima e efetuou dois disparos. A vítima foi atingida na região posterior esquerda do tórax. Logo após os supostos autores fugiram sentido ao bairro Camilo Prates. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53757
De: vi Data: Segunda 11/1/2010 09:35:14
Cidade: moc/mg

Um inocente está no CTI, vitima do tiroteio ontem no bairro independência,mais um que não tinha nada haver com os bandidos que chegam atirando e não querem ne saber se tem inocentes na frente,eles aproveitam a oportunidade para pegar seus alvos que desta vez estava em uma lanchonete...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53756
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Segunda 11/1/2010 09:31:07
Cidade: Montes Claros-MG

Merece registro um detalhe sobre a infindável celeuma sobre o desmatamento da Serra da Sapucaia. Todos os defensores da vida e da natureza, nos quais me incluo, repudiam veementemente a degradação das encostas da serra. Não podemos, entretanto, atribuir qualquer culpa à organização Arautos do Evangelho, de cunho religioso e de conduta exemplar, já que todos os procedimentos tomados foram autorizados pelos órgãos competentes. Há que se destacar, também, a aplausível causa a que se destina a construção do empreendimento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53755
De: Estado de Minas Data: Segunda 11/1/2010 09:26:04
Cidade: Belo Horizonte

Multiplicação do patrimônio - Alessandra Mello - O prefeito de Pirapora (Norte de Minas), Warmillon Fonseca (DEM), de 56 anos, ganhou seus minutos de fama nacional ao se recusar a receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o roteiro dele pelo Rio São Francisco, em outubro passado. Prefeito “profissional”, ele exerce seu quarto mandato consecutivo. De 1997 a 2004 ele chefiou o Executivo do município de Lagoa dos Patos. No ano seguinte passou a comandar a vizinha Pirapora. Foi reeleito ano passado e é hoje um dos prefeitos há mais tempo no poder no país. Nesse período, segundo ele próprio informou à Justiça Eleitoral, seu patrimônio passou de R$ 5 milhões para mais de R$ 30 milhões.
Warmillon é um dos prefeitos mais ricos do Brasil, mas está também bastante enrolado com a Justiça. Ano passado, informou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 31,4 milhões, a maioria em imóveis. Responde também a uma centena de ações na Justiça, sendo que 13 delas são relacionadas a atos de improbidade administrativa durante sua gestão em Lagoa dos Patos e Pirapora.
Tantos bens, além de divergências entre as declarações prestadas à Receita Federal e a Justiça Eleitoral, levaram o Ministério Público a abrir dois inquéritos para investigar sua evolução patrimonial e também possíveis crimes de lavagem de dinheiro, como o uso de laranjas para ocultação de bens. Um desses procedimentos tramita na Procuradoria de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais. O outro está a cargo do Grupo Especial de Proteção ao Patrimônio Público. Os dois correm em sigilo por causa de informações confidenciais fornecidas pela Receita Federal e instituições bancárias.
A sobrinha do prefeito, a fonoaudióloga Anne Fonseca Braga de Carvalho, de 29 anos, também é alvo de uma investigação a cargo da Promotoria de Justiça do Estado em Montes Claros, aberta a pedido da Justiça do município, por causa de um processo de execução que tramita contra o prefeito na comarca. A solicitação foi feita pelo juiz Danilo Campos, que também encaminhou a documentação com pedido de apuração para a Receita Federal. Bens declarados em 2004 por Warmillon em sua relação apresentada ao TRE-MG estavam registrados em nome de Anne, filha de Veronice Fonseca Braga de Carvalho, irmã de Warmillon. Eles foram adquiridos entre 1998 e 2002, quando a compradora ainda era estudante universitária e, segundo a própria declaração de Warmillon ao TRE-MG, valiam na época cerca de R$ 2,5 milhões.
Outro detalhe interessante é a declaração de um fazenda localizada em Catolândia, no interior da Bahia, que não foi encontrada pela Justiça. Warmillon indicou a fazenda para o pagamento de uma dívida com uma empresa paulista de fertilizantes, mas o imóvel não foi localizado até hoje. Apesar de haver registro de sua existência no cartório da Comarca de São Desidério, o imóvel, que se chama Fazenda Tropical, até hoje não foi localizado. Na declaração de bens de 2004, constam duas fazendas de nome Tropical: uma em Catolândia e outra em Desidério, cidades baianas vizinhas.
Variação grande Nas declarações de bens apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) nas eleições que disputou, Warmillon revelou uma grande variação no seu patrimônio, que se multiplicou ao longo dos anos. O valor declarado em 2008 pelo prefeito ao TRE-MG é seis vezes maior do que a quantia informada em 1996 , quando ele disputou sua primeira eleição, em Lagoa dos Patos. Nessa época, ele informou, por meio de uma declaração datilografada e assinada, bens no valor de R$ 5,1 milhões. O maior patrimônio vinha de cinco fazendas, de cerca de 100 alqueires ao todo. A declaração de bens é uma exigência da Justiça Eleitoral para todos os que postulam cargos eletivos de qualquer natureza.
Na disputa por mais um mandato em Lagoa dos Patos, em 2000, seu patrimônio caiu drasticamente para R$ 204,06 mil. A declaração de bens nessa época foi feita por meio de uma cópia da declaração de Imposto de Renda, referente ao exercício de 1999. Na disputa seguinte, dessa vez quando tentava o primeiro mandato em Pirapora, os bens voltaram para a casa dos milhões. Nesse ano, ele apresentou como declaração de bens um documento digitado e assinado por ele, onde relacionava um patrimônio de R$ 38,6 milhões, a maioria também em bens imóveis, como fazendas, lotes e lojas, apartamento, casa e também dois postos de gasolina. Parte desses bens estava registrada em nome de sua sobrinha.
Já em 2008, sua declaração de bens mostrou recuo em relação a 2004. Segundo o documento que pode ser consultado no site do TRE-MG, o patrimônio dele passou para R$ 31,4 milhões. Essa declaração pôs Warmillon no ranking dos 50 candidatos a prefeito mais ricos do Brasil e na lista dos 10 mais de Minas Gerais em 2008.
Crescimento patrimonial - Bens declarados por Warmillon Braga em anos eleitorais
1996 R$ 5,1 milhões declaração datilografada e assinada
2000 R$ 204, 06 mil cópia da declaração de Imposto de Renda
2004 R$ 38,6 milhões declaração digitada e assinada
2008 R$ 31,4 milhões declaração digitada e assinada
Para prefeito houve apenas um equívoco - O prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga (DEM), disse no fim do ano passado que não existe qualquer variação em seu patrimônio pessoal e que as diferenças constantes em suas declarações entre 1996 e 2008 são em razão de uma mera atualização de seus bens. %u201CEu já tinha esse patrimônio antes de entrar para a vida pública. Sou um empresário do setor de produção agrícola, pecuária, agricultura e comércio%u201D, afirmou na ocasião. Warmillon admite apenas que houve %u201Cum equívoco em sua prestação de contas ao TRE em 2004%u201D. De acordo com o prefeito, seu advogado relacionou como seus alguns bens que estavam registrados em nome de sua sobrinha Anne, filha de Veronice Fonseca Braga de Carvalho. %u201CHouve isso, mas já foi feito uma retificação. Os bens meus são meus e os delas, dela. Não existe vínculo%u201D, frisou.
Quanto à ações de improbidade administrativa nas quais figura como réu, o prefeito garante que todas estão encerradas. %u201CTenho apenas uma em Lagoa dos Patos em que afirmava que deixei de aplicar apenas 8% de recursos da Funasa para construção de banheiros. Não é verdade. Levei toda a documentação comprovando a correta aplicação e resolvi a questão. O que houve foi uma análise antes da conclusão da auditoria%u201D, disse Warmillon. Para o prefeito, as suspeitas são ultrapassadas e todos já foram explicadas. %u201CSe houvesse uma única suspeita contra mim, não estaria no cargo. Sou o único prefeito no país que está no cargo a quatro mandatos%u201D, conclui.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53754
De: Aldo Data: Segunda 11/1/2010 09:20:09
Cidade: M. Claros

Forte calor em M. Claros, nesta semana, ainda que com possibilidade de alguns dias nublados. No horizonte dos próximos dez dias, só há possibilidade de chuva - mínima, de 4 e 2 milímetros, nesta terça e quarta-feira. (Mas, é bom lembrar que meteorologia não faz chover, ou não, apenas examina o tempo. Pode mudar. Ainda assim, estamos permitindo que árvores centenárias sejam derrubadas na maior reserva de arvoredo da cidade, aquela vegetação que ainda cobre as montanhas dos montes claros. Ainda assim, somos tolerantes em falar na supressão do tufo verde que ainda resiste na Praça de Esportes. Não temos consciência sobre o valor da vida??)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53752
De: leandro rocha Data: Domingo 10/1/2010 23:59:17
Cidade: montes claros mg  País: brsil

Dois homens baleados no inicio dessa noite no bairro independencia, segundas testemunhas no local foram 3 disparos de armas de fogos que atingiram dois rapazes, que foram levados ao atendimento medico pelo samu e corpo de bombeiros. A policia esteve no local. A população ficou assustada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53751
De: Rodrigo Data: Domingo 10/1/2010 23:25:01
Cidade: Montes Claros

Lendo a mensagem do nobre ambientalista Eduardo Gomes, lembro que quando este era responsávelo pelas divisões de licenciamento e fiscalização da SEMMA, juntamente com os secretários Paulo Ribeiro e Anildes Lopes, havia uma preucupação com o meio ambiente. Não só para agora, mas para as gerações futuras. Eram exigidos enúmeros projetos de recuperação e controle ambiental, fato que já não acontece mais. Lembro de Paulo Ribeiro dar ordem de embargar uma construção muito menor que a do Arautos do Evangelho que era do seu irmão. Este mesmo projeto do Arautos, foi negado por Eduardo Gomes e Anildes. Resta ficar lamentando os demandos do atual secretário de 1/2 ambiente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53750
De: wilson Data: Domingo 10/1/2010 23:11:37
Cidade: Montes Claros

Varias viaturas do SAMU desceram pela av. principal do bairro interlagos em alta velocidade e com as sirenes ligadas.Parece que incidente grave ocorreu na nossa cidade

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53749
De: Guimarães Data: Domingo 10/1/2010 20:00:37
Cidade: M. Claros

Se houver boa vontade, talvez sejam necessários poucos passos para dar a volta por cima no caso desta "ferida" aberta na serra dos montes claros, com expressa e reiterada autorização (?!) das várias camadas das burocracias ambientalistas - municipal, estadual e federal:
1 - Revogar os atos administrativos que permitiram golpear a serra sob o manto da legalidade;
2 - Indenizar a entidade que adquiriu o imóvel pelos gastos até aqui, uma vez que agiu legalmente, debaixo da autorização reiterada de quem pode autorizar.
Em seguida, como não é possível que apenas uma camada de mercúrio cromo cicatrize e apague a extensa ferida na serra, que é duradoura, e que por certo pode abrir caminho para outras feridas daqui para frente, há outros passos possíveis. Entre eles:
1 - Replantio da vegetação arrancada do local e sua urbanização em forma de jardins permanentes, simples.
2 - Assentamento naquele platô, diante de toda a cidade, ad perpetum rei memoriam (para perpétua lembrança), de marco ou monumento registrando para as gerações futuras que, diante do clamor das consciências livres de um tempo remoto, ali se firmou o compromisso de nunca mais se tolerar qualquer ofensa ou rude golpe - como aquele - contra a serra, amada nossa, que inspirou o nome da cidade, e de quem é o principal e permanente símbolo. Sua e nossa atalaia.

Reconhecer o erro e penitenciar-se por ele é e será sempre um gesto superior. Que seja possível.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53742
De: cristiano Data: Domingo 10/1/2010 08:36:19
Cidade: Moc

Pela previsão do tempo, a última, o veranico está mesmo instalado em M. Claros. Chances de chuva, pingos, apenas terça e quarta-feira. Mixórdia. Tempo nublado, segunda e quinta. Calor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53741
De: Samuel Data: Domingo 10/1/2010 08:29:30
Cidade: buenopolis/mg

Nome: samuel
E-mail: samukauai@yahoo.com.br
Telefone: (38) 84020435
Cidade/UF: buenopolis/mg
quero que mandem um abraço para a policia militar em buenopolis/MG que ouvem a 98fm neste momento..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53740
De: Soares Data: Domingo 10/1/2010 08:03:24
Cidade: M. Claros

A universal mestra Rosita Aquino, do alto dos seus 90 anos, foi a presença marcante no retorno do filho Teago Aquino à presidência do Pentáurea. Cercada pelos filhos, recém-saída de uma queda e de uma cirurgia, já totalmente recuperada, foi sua autoridade geral, de mãe, de avó e de mestra, venerada por todos, que sobregovernou e iluminou a bela noite de ontem do Pentáurea. M. Claros, quando quer, sempre retorna, muito além das montanhas feridas. A Montes Claros profunda. E se impõe. Palmas. (O marido Aquino, pai de Teago, foi dos maiores guias da Maçonaria local, chefe entre chefes, autoridade mesmo).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53738
De: Paulo R. Souza Lima Data: Domingo 10/1/2010 00:15:21
Cidade: BH

É, o Mural tá quente de mensagens e disposições: denúncia do desmatamento que a (...) (que sempre soube lidar muito bem com o estamento governamental e consegue fazer o que ninguém mais consegue ... De utilidade pública (sic)?)faz no Sapucaia; assassinatos vários e generalizados...; carnaval perto da Santa Casa ? Insanidade! Mas o que me comoveu foi o texto da Ruth Tupinambá. De forma suave e serena ela discorre sobre uma das mais significativas facetas do impacto da mudança no paradigma econômico prevalente na sociedade brasileira, e pontualmente na montesclarense, desde o´pós-guerra. Ela, no entanto, conta os fatos e de forma muito interessante, mas que se constituiam, na opinião de autores como Maria da Conceição Tavares, apenas na ponta do iciberg da mudança imposta pela articulação internacional ao capitalismo nacional (guerra-fria, trilateralismo...). O país, para se integrar ao mundo de economia que se globalizava, teve que deixar de ser patrimonialista (a fazenda e a casa grande; o fazendeiro, "coronel de terras e gentes..." e a gestão familiar dos bens e propriedades; a produção agropastoril que se torna de larga escala; as relações patrimonialistas que se espraiavam para a política e forjavam lideranças tradicionalistas, etc...) e, mesmo tentanto ser produtivista (Sudene, projetos industriais em Montes Claros e na maior parte do País, fora São Paulo já globalizado...) tem que se submeter ao novo caráter do capitalismo financeiro (o banqueiro mineiro que vende o banco para os paulistas; o gerente local que deixa de ser amigo para se tornar explorador; as relações que de comunitárias - no modelo do Parsoniano - passam a ter base racional-legal das societárias - de extirpe weberiana; a acumulação patrimonial sendo substituida pela monetarização da economia...). Assisti este filme quando menino e só entendi depois: vi meu pai e muitos fazendeiros que engordavam boi e porco para vender aos frigoríficos de BH e Rio serem substituidos por estes compradores, com o apoio dos mesmos bancos que ganhavam dinheiro na intermediação que faziam. O momento da moratória decretada pelo governo no fim da guerra foi o turning-point desta nova faceta, e mais perversa, do capitalismo nacional. Quem não se ajustou ao funcionamento do capitalismo financeiro que ainda assola o país, como meu pai e os velhos fazendeiros, dançou...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53735
De: FAGUNDES Data: Sábado 9/1/2010 18:40:41
Cidade: MOC  País: BRASIL

O Montes Claros/Funadem venceu o Álvares/Vitória por 3 sets a 0, na manhã deste sábado (9), em partida pela rodada da Superliga Masculina, conquistando a sétima vitória em oito jogos.No primeiro set, o Montes Claros venceu por 25 a 20. No segundo, por 25 a 18. No terceiro, a partida foi bastante equilibrada, mas o Álvares/Vitória perdeu por 26 a 24.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53733
De: Andre Felipe Data: Sábado 9/1/2010 17:03:19
Cidade: Bocaiuva

Referindo a mensagem de Ruth Tupinambas. Concordo com tudo. Como filho de fazendeiro que tb sou vi todo esse processo acontecendo. O atual governo so apoia o mega produtor ou a agricultura familiar.E todo o resto que está ali no meio vive ao léu. É incrivelmente triste ver como as plantações de eucalipto engolem as veredas onde crescemos correndo atras dos bois. Apesar da paixão pela terra fomos "expulsos" pela atual situação. Como meu velho pai diz " O que era qualidade virou defeito".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53731
De: Leonardo Data: Sábado 9/1/2010 14:53:11
Cidade: Montes Claros/MG

Foi citado na mensagem 53709 que há no circo instalado aqui em Montes Claros, dois elefantes. Nesse sentido, é de bom alvitre que este site informe que em 18/08/2009 entrou em vigor a Lei Municipal nº. 4152/2009 que proíbe a munutenção, utilização e apresentação de animais em circos ou espetáculos assemelhados no município de Montes Claros/MG. Os elefantes não estão na lista de exceções que prevê a lei. Assim sendo, cabe às autoridades competentes fiscalizar referido circo e tomar as providência descritas na lei. Segue o link do site da Camara Municipal de Montes claros com a íntegra da lei:
http://www.cmmoc.mg.gov.br/leis/legislacao-municipal-1/leis-2009/lei-nb0-4-152.pdf/view

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53727
De: Álvaro Data: Sábado 9/1/2010 10:26:40
Cidade: M. Claros

Desanimadora a previsão do tempo para M. Claros nos próximos dias: zero de chuva até quarta-feira, dia 13, quando então pode chover 4 milímetros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53726
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Sábado 9/1/2010 09:42:43
Cidade: Montes Claros-MG

(...) eis que surge outra notícia de outra barbaridade: carnaval nos fundos da Santa Casa. Quem teve essa infame e infeliz idéia? E os pobres enfermos, como ficarão? Descerão nas suas camas e cadeiras de rodas para sacudir o esqueleto na avenida? Deplorável!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53723
De: Hoje em Dia Data: Sábado 9/1/2010 08:57:20
Cidade: Montes Claros

Moc terá hotel de porte internacional - Unidade terá 5 estrelas e usará bandeira internacional - Girleno Alencar - O município de Montes Claros terá o primeiro hotel cinco estrelas com bandeira internacional, franqueada pela Rede Accor, da França, com 119 apartamento. O empreendimento, orçado em R$ 10 milhões e com 80% financiados pelo Banco do Nordeste, será construído em área do Montes Claros Shopping Center. O início das obras depende somente de alvará da prefeitura.O hotel será construído por meio de uma parceria de quatro grupos empresariais, com participação parcial da diretoria dos grupos Bretas e Continental. Tão logo o empreendimento foi anunciado, surgiram questionamentos sobre o zoneamento da região onde ele será edificado e o licenciamento da obra. As secretarias municipais de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico alegaram que a área é comercial e permite a construção de prédios.
Nesta sexta-feira (8), em reunião presidida pela vice-prefeita Tereza Cristina Pereira Antunes, foi apresentado o projeto arquitetônico do prédio do hotel, de sete andares e 119 apartamentos, que representará investimentos de R$ 10 milhões e vai gerar, inicialmente, cerca de 200 empregos diretos.O projeto já foi protocolado para avaliação na quinta-feira (7), na Secretaria de Planejamento, e a previsão é de que as obras sejam concluídas em 18 meses. O novo hotel proporcionará cerca de 50 empregos diretos quando entrar em funcionamento.
A rede Accor é sócia de mais de 4 mil hotéis em todo o mundo e trabalha com franquias diversas. O interesse por Montes Claros, de acordo com os parceiros do empreendimento, surgiu por causa do desenvolvimento da cidade, que atrai empresas e consumidores do Norte de Minas, além de turismo de negócios.
O empresário Handrey Lages, um dos investidores, afirma que o prédio será construído em uma área do estacionamento do shopping. Segundo ele, o grupo adquiriu a franquia da rede francesa por dez anos e usará a bandeira Ibis. Lages garante que as normas ambientais e urbanas estão sendo obedecidas no empreendimento. Será o primeiro grande hotel fora da área central da cidade. A empresa El Global, de Uberlândia, com experiência na construção de hotéis para a rede Accor, será responsável pela obra.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, João Henrique Ribeiro, há condições para construir um prédio de sete andares naquela região, inserida no zoneamento comercial 1, que permite edifícios. “A Seplan analisará o projeto e dará o parecer. Todos impactos serão analisados”, afirma.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53722
De: Estado de Minas Data: Sábado 9/1/2010 08:49:28
Cidade: Belo Horizonte

Ação conjunta controla trânsito em Montes Claros - Entrou em vigor neste mês em Montes Claros convênio entre o estado e a prefeitura, por intermédio da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (McTrans), para ação conjunta nas atividades de fiscalização do trânsito e punição aos motoristas infratores. Segundo o acordo, 25% dos recursos arrecadados com as multas serão destinados à Polícia Militar e 75% para a McTrans.A aplicação de multas de trânsito na cidade gerou polêmica na gestão do ex-prefeito Athos Avelino (PPS). A prefeitura não mantinha convênio com a Polícia Militar e a responsável pela fiscalização do trânsito na área urbana era a Empresa Municipal de Transportes (Transmontes), que foi acusada de ser "indústria de multas". O assunto foi explorado na campanha eleitoral de 2008 pelos adversários de Athos Avelino. O então candidato a prefeito, Luiz Tadeu Leite (PMDB), prometeu extinguir a Transmontes.
Eleito, assim que tomou posse Tadeu Leite extinguiu a empresa, mas criou a McTrans. No fim de dezembro, foi assinado o convênio entre a empresa municipal e a Polícia Militar. Assim, a fiscalização do trânsito passou a ser exercida pelos agentes da McTrans e pelos policiais militares.
O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Franklin de Paula Silveira, disse que não houve nenhuma mudança na fiscalização e punição aos motoristas infratores em Montes Claros por causa do novo convênio firmado entre as policias militar e civil, que disciplina as atividades relacionadas à fiscalização do transito em todo estado. "Ainda estamos aguardando a orientação do comando-geral da corporação em relação aos novos procedimentos. Por enquanto, o convênio com o município continua vigorando normalmente, sem nenhuma alteração", assegura o tenente-coronel Franklin.Ele disse que o acordo assinado com a McTrans prioriza as atividades de orientação aos motoristas, com cunho educativo. "A recomendação aos guardas é para orientar os usuários para o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro, a fim de garantir o funcionamento e a fluidez do tráfego. Não existe nenhuma indústria de multas", sustenta o comandante do 10º Batalhão da PM. O presidente da McTrans, Orlando Walter Camargo, não foi encontrado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53720
De: Edilson Barros Data: Sábado 9/1/2010 07:36:10
Cidade: Montes Claros

A exemplo da Princesa Izabel, a nossa Prefeita Cristina Pereira, que recentemente assumiu o cargo, poderia revogar o decreto que permitiu a absurda ocupação das encostas dos nossos claros montes, alforriando, definitivamente a nossa grandiosa Serra do Sapucaia dos seus algozes. Aliás, o Governo do Rio, movido pela tragédia de Angra dos Reis, revogou neste mês de janeiro, um decreto semelhante que permitia a construção de moradias nas áreas de proteção ambiental daquele município.Decerto que, agindo assim, a Ilustre Autoridade Municipal, teria o seu nome gravado na história de Montes Claros e seria eternamente lembrada pelas gerações futuras, que teriam o privilégio de contemplarem o nosso maior patrimônio natural da mesma forma que Deus o criou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53719
De: Eduardo Gomes Data: Sexta 8/1/2010 23:50:55
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Exercício de cidadania - A reação da população Montesclarense contra a degradação da serra do Ibituruna, avalizada pelo poder público, provoca uma crise ambiental grave. Num claro exercício de cidadania, a sociedade Montesclarense passa a cobrar das autoridades, providencias necessárias para o embargamento da obra, demonstrando que o problema deixa de ser uma questão individual e privada para se tornar uma questão coletiva e pública. Todos sabemos que a ocupação do solo é um problema a ser tratado pelas autoridades governamentais nos seus três níveis, mas no caso específico, parece que houve omissão geral, com maior peso para os órgãos ambientais do município, que não enxerga este episódio como um ponta pé inicial para a completa ocupação da serra do Ibituruna, e quiçá, sua favelização. Não é necessário ir até o local para se ter uma noção da gravidade da degradação ambiental provocada, basta olhar a serra de qualquer ponto da cidade.
Se a prefeitura, por um lado, não deu a devida importância para este crime ambiental, por outro, não há porque dividir a responsabilidade com outros órgãos estaduais, como tenta demonstrar na justificativa publicada neste mural através da Mensagem N° 53628. De que valeu a lei nº 3.754, de 15 de junho de 2.007, que dispõe sobre a política municipal de proteção, preservação, conservação, controle e recuperação do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida no município de Montes. Veja a lei em http://www.montesclaros.mg.gov.br/publica_legais/leis_pdf/leis-2007/jun-07/lei-3754-07.pdf

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53713
De: july Data: Sexta 8/1/2010 19:17:52
Cidade: montes claros- minas gerais

gente cadê a secretaria do meio ambiente, que não esta vendo o volume do som infernal aqui na praca dos jatobás, com uma academia a céu aberto incomodando todos os moradores aqui das adjacencias, pois esta impossivel assistir tv ou mesmo atender telefone, com o som insurdecedor dos adeptos da malhacão, é louvável a atitude de incentivar a populacào na pratica de atividade fisica mas será que é necessario um som com um volume tão alto??? e faz bem?? que imagino que depois de um dia turbulento com movimento de carros na avenida e com o professor de ginastica berrando aos gritos...sem perceber que é por causa do volume do som, imagino eu, que depois dessa pratica a mente deve terminar estressadissima e cansada, aqui esta insuportável...ouvir outra coisa que nao seja essa aula de ginastica. da um toque ai...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53712
De: Enoque Alves Rodrigues Data: Sexta 8/1/2010 19:15:38
Cidade: São Paulo - SP  País: Brasil

...ASSIM ERA O NOSSO BREJO - PARTE 10 - O Padre Augusto... 5

-“É pena... Estou aflito para retribuir tudo que meu padrinho tem feito por mim. Viajarei em seu lugar, percorrerei aquelas estradas que tanto me cativam. Ao invés dele se magoar no lombo do cavalo, assumirei a direção das Capelas do interior, onde me será facultado ainda consolar os aflitos. Mas não se pode ser Padre antes dos 21 anos... E eu terminarei o curso antes desta idade...”
A ampulheta do tempo continuava girando para o outro lado. Vieram as ordens maiores: a 20 de Junho de 1878, as ordens de Subdiácono; a 21 de Dezembro do mesmo ano, as de Diácono. Faltavam-lhe apenas poucos meses de estudos!...
Augusto Prudêncio era, então, um rapaz alto e musculoso, lábios grossos, olhos muito azuis. Usava óculos pequenos com aros de ouro. Seus mestres tinham-no como o melhor aluno e já o desejavam como colega de magistério. Disseram-lhe, certa vez os Padres Corrêa Rabelo e Geraldo Teissandier:
-“Prudêncio, com essa cultura sólida que adquiriu você está apto a lecionar em qualquer estabelecimento. Deve ficar em Diamantina, porque será aproveitado como professor”.
Voltando os olhos para ás altura do Cosmo, o jovem presbítero procurava por certo as pegadas do Divino Mestre:
-“Prefiro a região do alto norte de Minas. Ali encontrarei campo mais propício para exercer o meu ministério. Desejo me dedicar à infância abandonada e penso ser um Padre da roça...”
Aprovado, foi designado professor de latim dos cursos menores do Seminário, à espera de atingir a idade exigida para se ordenar. Enquanto isso ia pensando com impaciência no dia feliz que retornaria para rever as belezas da velha Matriz toda enfeitada de flores no dia de sua “Missa Nova...” Saudoso por reencontrar tudo aquilo que era parte integrante de seu próprio “eu”, seu coração volvia, no entanto, para os recantos amigos do Seminário que o acolhera. Ali recebera, com carinho e verdadeira dedicação, os santos ensinamentos da doutrina de Jesus Cristo, seu amado Mestre; ali lapidara as arestas do seu caráter, recebendo daqueles “titãs”, na feliz expressão de Edmundo Lins, conhecimentos que talvez lhe não propiciassem as maiores Faculdades do mundo!
O seminarista precisava naquela época de um dote para se ordenar, tal qual a noiva antiga no dia de suas núpcias!... E ele era pobre, muito pobre! Seu pai já não mais existia! Seu Padrinho, o Cônego Chaves, falecera também! Entraria no mundo como o próprio Jesus Cristo, isto é, pobre como nascera!...
Mas o próprio Jesus, que lhe dera a vocação de se abster das coisas do mundo, viria em socorro seu, dando-lhe um pedacinho de terra: um primo seu, José Rodrigues Prates, lá de longe, sentindo aquela dificuldade, deu-lhe de presente uma gleba de terra.
Durante a cerimônia da ordenação que se deu no dia 3 de agosto de 1879, ao som de belas e comoventes músicas sacras, o jovem Sacerdote volveu de novo o olhar para a imagem do Cristo Crucificado. Parecia-lhe que o mesmo fulgor de estrelas aureolavam a fronte do Nazareno e que uma voz lhe dizia lá do alto do Altar: “Este é um dia sublime em tua vida, quando volves para receber o madeiro da cruz por tua própria solicitação. Ser um bom Padre é carregar o símbolo dos delitos, emblema das provas por que tem de passar todas as criaturas. Vencido na Terra por aqueles que se comprazem com o mal, serás coroado nas amplidões siderais. Por mais pesada que seja a tua missão, nunca te faltará o auxilio do alto. Não te esqueças jamais que os mansos e humildes de coração, espezinhados e oprimidos, que levam o manto sujo ao invés do aveludado da púrpura, é que serão amanhã exaltados. Tua viagem desta vez será longa e penosa. Levanta-te!”
Como se houvera acordado de um sonho maravilhoso, tudo se transformou de novo para o jovem ordenando. Reapareceram-lhe a figura majestosa de D. João, dos acólitos e dos venerandos padres do Seminário. A voz Divina cedera lugar aos acordes da musica sacra que se ouvia do alto, a imagem do Cristo Crucificado continuava impassível, rígida e serena, presidindo o ato solene de cima do altar...
Enquanto isso, Brejo das Almas, hoje Francisco Sá, ”beldade do norte de minas”, para onde o agora Padre Augusto Prudêncio da Silva se transferiria, futuramente, para ali exercer o mais puro Sacerdócio, crescia e prosperava, rodeada de seus engenhos de cana de açúcar com suas moendas de madeira e suas vastas e já naquele tempo infinitas plantações de alho, cultura esta que a consagraria, muito tempo depois como a “capital desta hortaliça”, orgulho de nós “brejeiros. Semana que vem tem mais. Um grande abraço, meus conterrâneos. Enoque A Rodrigues, de São Paulo, SP.
Homenagem a Gerasldo Tito Silveira, maior escritor de Minas Gerais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53711
De: Lise Data: Sexta 8/1/2010 18:54:42
Cidade: SP

Retirada de um tumor no estômago. Assim a imprensa paulista resumiu a internação, hoje, da apresentadora Hebe Camargo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53709
De: Mariana Data: Sexta 8/1/2010 18:40:27
Cidade: M. Claros

Foi de doer ver os batedores do MCtrans abrindo passagem, e até fechando o tráfego, para o ruidoso desfile de viaturas de um circo, exibindo dois elefantes. Foi ainda agora. Tudo contra o que a lei expressamente proíbe, a começar do barulho provocado e dos congestionamentos em consequência da exibição. Prefeitura agora abre-alas para o barulho, ao invés de coibi-lo??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53708
De: montesclaros.com Data: Sexta 8/1/2010 18:03:45
Cidade: M. Claros

Este site reitera que não é seu destino acolher julgamentos, ainda mais que sumários, envolvendo pessoas ou entidades que estejam fazendo alguma coisa, ou deixando de fazê-las, debaixo de anuência expressa e reiterada de quem tem a competência legal. Este espaço destina-se prioritariamente à formulação de notícias e informações, que, buscando o bem comum, possam de alguma sorte se aproximar do almejado exercício da compaixão e do mútuo auxílio. Prosseguirá veiculando informações que sejam críveis, nos limites da falibilidade humana, desviando-se sempre de sentenças e julgamentos privados. Jamais abrirá mão da liberdade de informar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53707
De: Waldyr Senna Data: Sexta 8/1/2010 17:58:37
Cidade: Montes Claros

Bala na agulha

Waldyr Senna Batista

Há um ano, quando tomou posse , o prefeito Luiz Tadeu Leite deu a entender que tinha bala na agulha, graças ao que não haveria a clássica desaceleração no primeiro ano da administração para a “arrumação da casa”.
Começou por contestar a construção do centro de convenções no distrito industrial, alegando que dispunha de área mais propícia, nas proximidades do aeroporto, onde pretende implantar complexo sócio-recreativo, inclusive com centro de convenções. Com isso, pode ter perdido verba federal já liberada .O projeto seria elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, mas a ideia agora é outra.
Ao mesmo tempo, diligenciou a contratação do urbanista Jaime Lerner para reformulação do trânsito na cidade, tido unanimemente como o principal problema no momento. Os técnicos do urbanista estiveram várias vezes aqui, colhendo informações e fazendo levantamentos, tendo antecipado a opinião óbvia de que o trânsito em Montes claros é muito confuso. E tanto é confuso que se tornou problema para cuja solução foram contratados especialistas tidos como os melhores do país. Há um ano a população aguarda o projeto, enquanto o trânsito se complica.
Fora isso, a nova administração cuidou de cumprir promessas de campanha, como a troca de denominação e do perfil da empresa incumbida de fiscalizar o trânsito, tendo a MCTrans reduzido a quase zero o apetite pantagruélico de multas da extinta Transmontes, uma das causas principais da não reeleição do prefeito Athos Avelino. E, apesar disso, o trânsito continuou piorando.
Quanto a realizações propriamente ditas, o prefeito adotou o velho princípio de pão e circo, principalmente circo, assumindo o patrocínio de um time de vôlei da Superliga, com o que a prefeitura desembolsou algo em torno de RS 2,5 milhões, sendo R$ 2 milhões com a adaptação do mal construído ginásio poliesportivo e o restante como quota de patrocínio do time. Até agora, o investimento tem sido relativamente bem sucedido. Há setores da cidade que responderiam melhor a gasto desse vulto, mas o único com poder legítimo de decidir é o prefeito, para isso eleito.
Outro sucesso, na mesma linha, foi a realização do reveillon às margens da lagoa do Interlagos, abstraídos os transtorno inevitáveis de congestionamento do tráfego. Mais uma vez aí está o problema do trânsito, conseqüência das ruas estreitas e do traçado irregular. Afinal, queima de fogos na virada do ano tornou-se moda no país e não custa ( ou custa relativamente pouco ) fazer a alegria ilusória e passageira do povo.
No capitulo da recuperação do asfalto nas ruas da cidade, a atual administração teve atuação razoável, ajudada pela baixíssima incidência de chuvas. Mesmo assim, há buracos tradicionais ganhando dimensões absurdas e esperando não meros remendos, que se soltam com qualquer chuvisco, e, sim, o processo amplo, geral e irrestrito de recuperação do asfalto, que permanece em condições vergonhosas.
Tendo encontrado dinheiro depositado na Caixa Econômica, com licitação realizada e empresa contratada para eliminação de crônico ponto de inundação no bairro Jardim Panorama, proximidades da subestação da Cemig, a prefeitura mandou realizar o serviço, que foi subempreitado pela Pavisan. O resultado foi um desastre: várias ruas danificadas para a implantação da tubulação, transtornos para os moradores e pistas de asfalto esfarinhando. Uma calamidade só comparável às inundações que se pretendia eliminar.
Esse, em resumo, com altos e baixos, foi o balanço do primeiro ano da administração municipal, que ao menos teve o bom senso de evitar aventuras maiores. E tudo indica que esse comedimento terá de prevalecer no decorrer de 2010, ano eleitoral.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53701
De: Andrea Guimaraes Mota Data: Sexta 8/1/2010 16:20:52
Cidade: Montes Claros-MG

Carnaval na região da Santa Casa. É muita irresponsabilidade e falta de respeito às pessoas enfermas e aqueles que as acompanham, promover um evento desses próximo a área hospitalar. Beira a insensibilidade tal decisão. Com a palavra o excelentíssimo Senhor Secretário de Cultura ou os organizadores do evento. Dê-nos uma justificativa que seja,para que isso ocorra naquele local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53699
De: Ruth Tupinambá Data: Sexta 8/1/2010 15:56:06
Cidade: Montes Claros

A “Doce Vida” Dos Antigos Fazendeiros

Ruth Tupinambá Graça

Até os anos 90 (mais ou menos) a classe dos fazendeiros era uma das mais importantes da nossa cidade. Eram muito ricos, possuidores de enormes extensões de terra, e grandes invernistas. Ainda me lembro de alguns dos mais antigos: Crispim da Rocha, Antônio Athayde, Niquim Teixeira, Geraldo Figueiredo, Elpidio da Rocha, Levindo Dias, Jaime Rebelo Levi Peres, Dominguinhos Braga, Nozinho Colares, Mauro Moreira, Ylidio do Reis, Renato de Andrade, D. Plínio e Filomeno Ribeiro, Pedro e Geraldo Veloso, Cesário Rocha e outros. Levavam uma vida tranqüila e despreocupada. Não existia esta correria atrás dos Bancos como hoje a luta com os cartões de crédito, perseguição de “SPC”, cheque sem fundo, etc.
O fazendeiro tinha uma vida invejável, descansando-se nas imprescindíveis redes, nas varandas de suas fazendas, enquanto os bois se engordavam nos extensos pastos. Ia às fazendas periodicamente para verificar como estava a criação, ferrar os novos bezerros, conferir o controle do leite para fornecimento da Cooperativa da nossa cidade. Esperava tranquilamente a “safra” para vender seus bois por melhores preços. Os “marchantes” vinham periodicamente e os negócios eram feitos na camaradagem, sem muitas exigências, tudo na base da palavra, pois naquele tempo existiam pessoas muito honestas, que um “fio de barba valia como um documento”.
Recebiam os amigos com alegria e logo mandavam “sapecar” uma leitoa, “degolar” um frango caipira para um ensopado com quiabo, e um anguzinho de milho verde e não faltava a “pinga”, fabricação própria, por processos rudimentares. E era aquele “almoção”. Mais tarde (lá pelas 15 horas) hora da “merenda” como diziam, uma mesa farta com café com leite, chá, broa de fubá, requeijão quente, biscoito de fubá, pão de queijo, biscoito frito, etc.
Muitas vezes participei deste “banquete”, pois meu pai era Agrimensor (media as fazendas e separava os cobiçados quinhões) e quando ele chegava era aquela adulação.
Naquele tempo o desejo de quase todo Montesclarence era ser fazendeiro, de sorte que os filhos eram criados com aquela idéia e cedo aprendiam andar à cavalo, acompanhar os “peões” nas tarefas com animais, ganhando experiências para o futuro. Os pais se sentiam realizados e orgulhosos quando os filhos se interessavam pela vida do campo e todos desejavam um genro fazendeiro. Mas este tempo bom passou. Com o crescimento da cidade e as propostas do governo com a “Linha de Crédito” nos bancos para outras áreas da agricultura. Oferecimento de projetos (facilidade de verbas) para plantação de bananas e outras frutas, com auxílio dos “pivôs” para facilitar a irrigação, máquinas apropriadas para a lavoura.
Foi um entusiasmo geral. A maioria dos fazendeiros aceitos as propostas. Alguns passaram as responsabilidades para os filhos que já se achavam entrosadas na vida do campo. Outros (desconfiados com tanta oferta) não aceitaram se recusaram. Continuaram na “vidinha tranqüila”.
No princípio, houve um grande sucesso, as plantações iam de “vento em poupa...”
Mas o nosso pobre sertão, às vezes, nos decepciona. A seca é terrível, a chuva cai na terra por milagre... As plantações sofrem sede e as pragas se encarregavam de castigá-las.
Muitos fazendeiros preocupados com os compromissos bancários, ao poucos, foram se desanimando com a perda de tempo e dinheiro.
Os mais antigos se decepcionaram e a vida já não era a mesma. Os filhos não tiveram a mesma capacidade dos pais, o mesmo “jogo de cintura” de velhos experientes. Foram atirados, afoitos e precipitados nos negócios (foram com muita sede ao pote) e os prejuízos aconteceram.
A falta de braços também piorou a situação. Não existem mais aqueles empregados fieis ao patrão, dedicados que trabalhavam muito e ganhavam pouco, mas eram agarrados a terra.
Hoje o pensamento do trabalhador rural é outro. O pessoal do campo vive entusiasmado com o oferecimento do governo (bolsa de estudos, bolsa família, vale gás), e aos poucos foi se deslocando pra cidade procurando uma vida melhore para suas famílias. Tudo isto concorreu para o enfraquecimento das antigas fazendas.
Hoje aqueles grandes fazendeiros citados acima já não mais existem. Nem os seus filhos e netos continuaram o mesmo trabalho dos pais.
Muitos venderam as fazendas herdadas para as “grandes firmas” (de outras cidades e outros estados) e tornaram-se comerciantes ou empresários. Outros tantos herdeiros, loteavam as fazendas mais próximas transformando-as em bairros nobres como o melo, São Luiz, Ibituruna, etc.
Os mais persistentes e os mais amigos do campo, continuavam com as plantações de banana, magas, maracujás, mas as fazendas transformadas em firmas e empresas, sujeitas a exportação que não é fácil e trabalhando muito.
Estão satisfeitos, mas andam assustados (medo do enfarte) estressados e preocupados com a queda do dólar, as propostas enganosas, cheques sem fundos, a inflação que aumenta dia a dia (por mais que Lula tenta disfarça e acalma os brasileiros) tudo isto lhes tirando o sono... e adeus “doce vida dos antigos fazendeiros”.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53692
De: Christiano Jilvan - Patricia Gomes Data: Sexta 8/1/2010 13:57:33
Cidade: Valparaiso Viña del Mar  País: Chile

De férias, estou conhecendo um dos países latino americanos que aparecem acima do Brasil no ranking de qualidade de vida. Como o alcool está relacionado e muito ao crime no País, há razoes para essa condicao e bem simples - O consumo de bebidas é restrito ao interior dos bares -nem mesmo em uma praia há barracas ou ambulantes com lata. A lei se estende por todo o pais, principalmente na capital Santiago. A multa para quem é flagrado com cerveja ou qualquer outra bebida andando pela rua é de sessenta mil pesos (duzentos e quarenta reais). A policia local (carabineros de Chile) faz questao de fiscalizar e talvez pela heranca que a farda deixou nos tempos de Pinochet, a populacao tem medo deles. Sobre a lei do silencio, tres da manha é o horário limite. Nem um minuto a mais, até mesmo na paradisíaca Viña del Mar, banhada por um pacífico mais gelado do que qualquer lata de cerveja brasileira (teclado com problemas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53689
De: Olinto Data: Sexta 8/1/2010 12:39:53
Cidade: BH

08/01/10 - 12h21 - Prefeitura anuncia Carnaval com prêmios nos fundos da Santa Casa

Alguém precisa avisar aos organizadores que neste local escolhido, na avenida Sanitária, funciona próximo o maior complexo hospitalar que existe na distância de mil quilômetros entre Belo Horizonte e Salvador, Bahia. Não é justo que os doentes suportem o barulho. Lembro que numa hora extremamente infeliz o ex-prefeito Jairo Ataíde criou um carnaval temporão no mesmo local, mas o clamor depois o fez mudar de idéia, levando o carnaval para outro ponto. Lembro que li nos jornais de BH, estarrecido, a notícia de que centenas de doentes da Santa Casa receberam tampões de ouvidos para suportar o barulho. É certo isso?? Vamos repetir, de novo, a desumanidade de dez anos atrás?? Ainda é tempo de pessoas responsáveis e conscienciosas intervirem neste assunto, achando lugar mais apropriado para um carnaval, que não nas cercanias de um dos maiores hospitais de Minas. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53685
De: Prefeitura Data: Sexta 8/1/2010 12:18:41
Cidade: Montes Claros

Carnaval de rua será na Sanitária - O carnaval de Montes Claros (...) será na Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), ocupando uma área de 480 metros lineares, incluindo o espaço para a concentração dos foliões. (...) “Optamos pela Avenida Deputado Esteves Rodrigues por ser um local central e possui condições de receber estrutura adequada para a festa”, disse Roberto Marques, da Secretaria de Cultura (...) A comissão organizadora, formada por membros da Associação dos Grupos Carnavalescos de Montes Claros (Agrucar) e da Secretaria Municipal de Cultura também confirmou os valores de recursos a serem repassados aos blocos e as premiações que serão oferecidas aos vencedores. “Teremos duas categorias neste carnaval: Blocos Tradicionais, afiliados à Agrucar, para os quais a Prefeitura de Montes Claros repassará recursos de R$ 60 mil, e dos Blocos Iniciantes, independentes, cuja ajuda financeira do município será definida assim que for conhecido o número de participantes, ou seja, após as inscrições que se encerrarão no dia 25 deste mês, no Centro Cultural Arte & Ofício”, informou Lipa Xavier, secretário adjunto de Cultura, um dos integrantes da comissão organizadora. “Serão R$ 17 mil em prêmios”, acrescentou. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°53680
De: Arnaldo Data: Sexta 8/1/2010 11:56:02
Cidade: Montes Claros

Nos palácios dos diversos escalões, os políticos se desdobram em reuniões. Não para resolver os problemas que afligem a população. Não. A preocupação é lotear os cargos e definir as estratégias para as próximas e seguintes eleições. A preocupação com o bem comum desapareceu. Do lado de fora, e também do lado de dentro, as leis não estão sendo mais cumpridas, de maneira sistemática e assustadoramente crescente. Perderam o senso. (...) Dengue, barulho, execuções, mortes, agressões contra a natureza, tumulto e desrespeito no trânsito, desaparecimento das regras de civilidade, pessoas pedindo dinheiro nas ruas para comprar pedras de crack, etc.etc.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: