Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 19 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°72272
De: Raquel Data: Segunda 16/7/2012 14:10:36
Cidade: Montes Claros

Faleceu hoje, às 8:00, de infarto do miocárdio, em sua fazenda, o ex-diretor da Escola Técnica de Montes Claros, Eustáquio Machado Coelho. O velório será a partir das 17:00 na sala de velórios da Funerária Avelar. O enterro será amanhã às 13:00.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72271
De: UOL Data: Segunda 16/7/2012 08:27:03
Cidade: São Paulo/MG

Investigado pelo Ministério Público, Montes Claros fecha as portas e desiste da Superliga 2012/13 - Tradicional equipe do vôlei mineiro, Montes Claros está fora da temporada 2012/13. O clube não disputará o campeonato estadual e a superliga. O fim do projeto ainda não é oficial, mas os jogadores já foram comunicados oficialmente da desistência de Montes Claros. Jotinha, Bob, William Reffatti e Brendle, estavam apalavrados com o clube e foram dispensados. Carlos Schwanke, ex-jogador da seleção na década de 90, seria o técnico de Montes Claros. O Ministério Público suspeita de desvio de dinheiro no clube. A operação envolveria a Funadem, responsável pelo vôlei. Fora isso, o BMG, deixou de patrocinar o time. Montes Claros foi apenas o décimo colocado na última edição da Superliga.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72269
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 15/7/2012 13:25:30
Cidade: Montes Claros-MG

Projetos de mineração no Norte de Minas: O outro lado da moeda.
Sou um grande defensor do progresso; sei que, o minério de ferro, o ouro, o grafite e outros recursos minerais só têm valor depois de extraídos e processados para a indústria.
Mas, o desenvolvimento econômico nem sempre significa que a qualidade de vida da população melhorou socialmente e ambientalmente; não resta dúvida que junto com ele vem a geração de emprego e renda.
Mas, tudo isso gera o um passivo socioambiental – passa ser um inferno para uma cidade, suas estradas movimentadas por caminhões que trazem perigo à população local – rios, matas e nascentes desaparecem. O pior vem depois que as reservas minerais esgotarem, tudo vira um cemitério – as riquezas se foram e fica o passível que jamais será combatido.
Então como resolver tudo isso? É propor aos governantes e aos empreendedores, que elaborem projetos de infraestruturas de modo facilitar a vida das pessoas no futuro – que estes projetos já ficam condicionados na formalização do protocolo de intenções.
O projeto da SAM do Grupo Votorantim que previa um ramal ferroviário ligando Grão Mogol a Monte Azul / ilhéus-Ba foi descartado. Um grande erro! Seria uma das infraestrutura que, após o minério esgotado, serviria para o escoamento da produção de uma região essencialmente agrícola. Sendo a ferrovia de bitola larga, seria o ideal para um Trem de passageiros muito mais rápido até Ilhéus na Bahia fomentando o turismo mineiro e baiano.
A alternativa do mineroduto será um desastre para nossa região que, por natureza enfrenta a escassez hídrica devido à baixa pluviosidade e com altíssima aridez. Mesmo os empreendedores garantindo a barragem do Rio Vacaria - dizendo que será para atender o transporte da polpa de minério mais “as propriedades rurais com área até 2 hectares de irrigação”(?...). Transportar 25 milhões de toneladas de minério por ano não será com pouca água que terão sucesso. Fica a pergunta: Qual a capacidade da barragem de Vacaria e qual será a demanda de transporte da polpa de minério? Caso a demanda for maior que a oferta. Será mesmo a barragem de IRAPÉ a salvação? Aí vem outro problema. A geração de energia poderá ficar comprometida nos períodos de estiagem prolongada? Nesta hipótese; qual a produção será paralisada?
Outra discussão será a transposição das nossas águas para a Bahia. Depois de Minas lutar contra a transposição do são Francisco vem um projeto de transposição das águas do Jequitinhonha’
A água que transportará o minério ficará na Bahia que, com uma tecnologia qualquer pode reaproveitar a água para abastecimento público e outras atividades no Porto de ilhéus – o processo de licenciamento do mineroduto será separado das lavras e demandará muita discussão. Aliás! Serão três ou mais processos separados.
Quando um prefeito da região falou que não tinha nenhuma objeção ao mineroduto - foi por falta de conhecimento – pois, mineroduto depois de desativado não serve para nada, enquanto a ferrovia ficará para sempre servindo a população.
Os impactos sociais, ambientais gerados por uma mineradora alteram significamente na vida das pessoas - não podemos ficar pensando só nos royalties. Será necessário um prévio trabalho com a sociedade quanto às mudanças. O Norte de Minas pode ser a bola da vez, mas, temos que acertar o gol. Se não nossos filhos e netos ficarão “a ver navios” pelo o mineroduto vazio.
Muita coisa ainda tem que ser discutidas e calculadas. José Ponciano Neto é Técnico em Meio Ambiente – Conselheiro de comitês de bacias CBHs– Membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72268
De: José Prates Data: Sábado 14/7/2012 11:35:13
Cidade: Riode Janeiro - RJ

O Velho Lema de Sempre A crônica do Dr. Isaias Caldeira (72263) veio nos trazer, de forma inteligente, fatos e conceitos valiosos na condução da vida, quando focaliza muito bem a alegria de viver que sempre deve estar presente no homem, como sentimento de equilíbrio. Eu creio que Deus não criou a tristeza. Contemplando o mundo, vemos beleza e alegria em tudo que foi criado para compor a natureza, sem a necessidade de questionar “ser ou não ser, eis a questão” (to be or not to be that’s question” porque tudo é belo, tudo é feliz, inclusive o homem, obra prima do Criador.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72267
De: Estado de Minas Data: Sábado 14/7/2012 11:04:47
Cidade: Belo Horizonte

Em Montes Claros, a campanha é na Justiça 14/07/2012 Luiz Ribeiro Antes mesmo de ir para as ruas, a campanha eleitoral em Montes Claros, sexto colégio eleitoral do estado, ganhou uma disputa no campo judicial, envolvendo dois dos principais candidatos à prefeitura, os ex prefeitos Athos Avelino (PSB) e Jairo Ataíde (DEM). Ontem à tarde, os advogados da Coligação Unidos pelo Bem, encabeçada por Jairo Ataíde, entraram com pedido de impugnação do registro da candidatura de Athos na Justiça Eleitoral, argumentando que ele estaria inelegível pela Lei Ficha Limpa. Os advogados do PSB se limitaram a lembrar que também ontem o PSOL pediu a impugnação do candidato do DEM, alegando que ele teve contas reprovadas quando foi prefeito da cidade.
Além dos dois, concorrem à prefeitura mais quatro candidatos: Paulo Guedes (PT), Ruy Muniz (PRB), Mineirinho (PSOL) e Felipe Gusmão (PSTU). A campanha ainda não esquentou, com os candidatos ficando mais envolvidos com reuniões internas. Anteontem, em meio a uma onda de boatos de que Athos Avelino estaria inegelível devido à Lei Ficha Limpa, a coligação dele divulgou nota, informando que o registro da candidatura foi aprovado pelo Ministério Público Estadual. Também foi divulgado documento assinado por quatro promotores da comarca, que, por unanimidade, foram favoráveis ao registro.No pedido de impugnação protocolado ontem, a Coligação Unidos pelo Bem alegou que Athos Avelino foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) por abuso do poder político nas eleições de 2008 e que isso “gerou ausência de elegibilidade para as eleições deste ano”. O documento, assinado por 13 advogados, argumenta que o “Supremo Tribunal Federal decidiu em 2012 que a Lei Ficha Limpa alcança fatos pretéritos, inclusive os ilícitos cometidos nas eleições de 2008”. Já o advogado Otávio Batista Rocha, da Coligação Montes Claros em Boas Mãos, encabeçada por Athos, garantiu que o candidato do PSB já cumpriu a pena de três anos que lhe foi imposta por ter participado de um evento religioso (Semana da Paz) em 2008 e que, dessa forma, não está mais impedido de concorrer. “Essa questão já foi analisada tanto pelo Ministério Público quanto pelo Judiciário local, que, nos termos da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), considerou que o candidato preenche os requisitos de elegibilidade”, afirmou. Contas Segundo Rocha, os advogados da coligação adversária fazem referência apenas a um trecho do julgamento da Lei Ficha Lima no STF que teria sido desvirtuado. “Ao contrário, o candidato do DEM, teve reconhecido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais sua inelegibilidade por ausência de aplicação de gastos na educação no ano 2000, julgada em 2005”, rebateu. O advogado de Jairo Ataíde, Farley Soares Menezes, garantiu que ele conseguiu uma liminar da Justiça que anulou a decisão da Câmara Municipal, rejeitando suas contas. Por isso, sustenta, Jairo Ataíde está apto a disputar eleições. Ele disse ainda que, mesmo diante da representação do PSOL, o Ministério Público de Minas Gerais emitiu parecer favorável à candidatura. Os pedidos de impugnação dos candidatos ainda serão analisados pela Justiça Eleitoral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72266
De: Luiz Tadeu Leite Data: Sábado 14/7/2012 10:31:04
Cidade: Montes Claros

Peço a gentileza de, mais uma vez, divulgarem a nota abaixo:
Tenho evitado manifestar-me sobre os últimos episódios ocorridos em Montes Claros, com prisões aleatórias e injustas de cidadãos montesclarenses acima de qualquer suspeita, por uma simples razão: ainda não conheço a extensão das acusações que pesam sobre setores da nossa administração. No entanto, diante de tantas insinuações e informações, a meu ver, precipitadas, fruto dessa simbiose estabelecida entre integrantes de órgãos de repressão com a imprensa, vejo-me na contingência de prestar os preliminares esclarecimentos:
1. Até o presente momento, não fui notificado de qualquer procedimento judicial ou administrativo contra a minha pessoa. O que tenho sabido é através da imprensa, que, logo depois quer de mim os esclarecimentos que nem sempre posso dar, pois não conheço a extensão e o teor das acusações.
2. As insinuações levantadas contra setores da nossa administração só podem ser tratadas como tal e podem, até mesmo, nunca passarem disto. Tudo o que, até o momento, foi divulgado, mantém-me com a consciência absolutamente tranquila, com a certeza de que não cometi, pessoalmente, qualquer ato de improbidade. Não posso, contudo, me responsabilizar quanto a possíveis irregularidades no âmbito da administração do município de Montes Claros, com a complexidade de seu organograma e seus 9.300 funcionários. Das insinuações que, via imprensa, tomei conhecimento, determinei a abertura de inquéritos administrativos para comprovarem a extensão de possíveis irregularidades para a posterior punição dos culpados, na forma do estatuto dos servidores do município.
Ademais, imediatamente, editei decreto determinando que todas as repartições do município sejam abertas à completa fiscalização de quaisquer entidades dedicadas a essa função, constituindo-se falta grave qualquer dificultação que venha a ser praticada.
3. Quero, portanto, tranquilizar à população montesclarense, no sentido de que, em que pese a turbulência artificialmente provocada pela divulgação, aos pedaços, de insinuações de irregularidades, nossa administração segue sua rotina, mantendo em funcionamento os setores essenciais. E além disso, mantém o ritmo das obras e serviços, alguns atrasados em face do atraso na liberação de verbas federais, mas com a certeza de que serão concluídas em nosso mandato.
Não sendo candidato à reeleição unicamente por motivos de saúde, terei como dedicar-me à tarefa de concluir a nossa administração dentro dos ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal para entregá-la ao nosso sucessor em condições bem melhores de como a recebi.Luiz Tadeu Leite, prefeito de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72265
De: Hoje em Dia Data: Sábado 14/7/2012 14:03:52
Cidade: Belo Horizonte/MG

Montes Claros registra 73º homicídio e supera índice do ano passado – Girleno Alencar – A cidade de Montes Claros chegou a 73 assassinatos registrados neste ano, 13 mortes além do mesmo período de 2011, o que implica em aumento de 21%. Os dados deste ano estão indicando a incidência de 2,51 homicídios por semana e, se mantida a média, o ano poderá terminar com a ocorrência de 133 assassinatos contra os 104 do ano passado. Ontem a polícia prendeu dois homens acusados de serem “matadores”: Jefferson Gaia Silva, conhecido como “Nem Galinha”, e Sávio Diego de Oliveira, que tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça. A madrugada de ontem foi tensa em Montes Claros, com um assassinato e duas tentativas de homicídios. O corpo de Rafael Batista foi encontrado com a cabeça arrebentada por pedradas e cortada a faca. A Delegacia Especializada de Homicídios, recriada em junho, mostra que desde o mês passado ocorreram 22 assassinatos na cidade. Apenas dois deles não foram elucidados e estão sem qualquer pista. Todos outros crimes tiveram seus autores identificados, dependendo apenas da conclusão da investigação para ser pedida a prisão dos acusados. No caso da prisão de Jefferson Gaia e Sávio Diego de Oliveira, o delegado Giovani Servis de Andrade observou que os policiais do Grupo de Proteção à Vida abordaram os dois em uma residência na Vila Greice pelos assassinatos de Emerson Flávio Gonçalves dos Santos, Wagner Júnior Soares de Oliveira e Desidério Júneo Lourenço, nos dias , 8 e 11 de julho. Como os dois foram presos juntos, os policiais acreditam que eles estavam planejando outros assassinatos. Alguns homicídios mostram a causa torpe da onda de violência. Rafael Ramos Pereira, o “Bila”, foi assassinado no dia 6 de junho no Jardim Eldorado, depois de ter furtado uma bicicleta numa ‘boca de fumo’. No dia 26 de junho, Jean Carlos Marcondes de Oliveira foi morto no bairro Alcides Rabelo, por um grupo do bairro Esplanada, para vingar a morte da vítima, que alguns dias antes teria jogado o carro sobre alguns adolescentes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72264
De: Estado de Minas Data: Sexta 13/7/2012 20:00:34
Cidade: Belo Horizonte

Nova fronteira da mineração em MG terá R$ 8,6 bilhões Investimentos de R$ 8,6 bilhões deverão inserir o Norte de Minas no mapa da indústria da extração do ferro e do ouro em cinco anos Começam a tomar forma os primeiros projetos do setor privado que prometem abrir no Norte de Minas Gerais uma nova fronteira da exploração de minerais no estado, mais de 300 anos depois da corrida às reservas do Quadrilátero Ferrífero, na Região Central. Dentro de cinco anos, devem chegar a R$ 8,6 bilhões os aportes em jazidas de minério de ferro e ouro encontradas em municípios do Norte mineiro, especialmente, Grão Mogol, Riacho dos Machados, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Padre Carvalho e Serranópolis de Minas. Elas fazem parte de um grupo de duas dezenas de cidades, onde foi descoberta uma superjazida de minério de ferro estimada em 12 bilhões de toneladas, de acordo com o governo mineiro.
A Sul Americana de Metais (SAM), empresa do grupo Votorantim, deu início no mês passado ao licenciamento do Projeto Vale do Rio Pardo, para produzir 25 milhões de toneladas por ano de minério de ferro a partir de 2015 em Grão Mogol e Padre Carvalho. A Mineração Riacho dos Machados, do grupo canadense Carpathian Gold, concluiu a etapa inicial de licenças para iniciar em agosto as obras da reserva de ouro que adquiriu da Vale no município que dá nome à empresa, com volume estimado de 3 toneladas por ano em um ano e meio.
A Vale anunciou em junho do ano passado a intenção de extrair ferro em Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Grão e Rio Pardo de Minas, com potencial para produzir 600 mil toneladas anuais. Em nota, a companhia informou, ontem, que está discutindo o projeto com técnicos do governo de Minas, “em virtude de ajustes necessários à condução do projeto”. Outro empreendimento anunciado em 2010 e ainda pendente de confirmação é a extração de ferro em Grão Mogol e Porteirinha pela antiga Mineração Minas Bahia, adquirida pela empresa do Cazaquistão ENRC, dona da Bahia Mineração (Bamin).
Além de grande projetos que ganharam viabilidade com a demanda de minérios aquecida da China e da Ásia, continuam as pesquisas em diversas municípios, prova do interesse da indústria, para o governo de Minas, segundo Paulo Sérgio Machado Ribeiro, subsecretário de Política Mineral e Energética. “Grão Mogol começa a acreditar no futuro da mineração”, afirma. A SAM elevou o investimento em R$ 1 bilhão, para R$ 4,2 bilhões até 2015. A cifra contempla um mineroduto para levar o minério ao porto de Ilhéus, na Bahia, uma usina orçada em R$ 2,7 bilhões, duas barragens e um sistema de irrigação para as comunidades locais.
A usina de beneficiamento do minério é a maior instalação industrial do projeto, necessária para elevar os baixos teores de ferro contido de 20% para 65%, tornando a matéria-prima um produto rentável no mercado internacional, observou o diretor executivo da SAM, Haroldo Fleischfresser. O interesse do grupo Votorantim nas reservas do Norte de Minas, no entanto, não para nesse empreendimento. “Estamos começando a pensar numa possível expansão. A região tem muito minério pobre, mas que é processável”, disse. A SAM se associou à empresa chinesa Honbridge Holdings, que já assegurou a compra de 20 milhões de toneladas por ano para atender siderúrgicas do gigante asiático.
Para municípios essencialmente agrícolas e uma das regiões mais carentes do estado, os projetos da mineração são encaradas como alternativa de geração de emprego e renda, na visão do governo estadual. “O Norte de Minas se tornou a bola da vez na atração de investimentos”, diz Gil Pereira, secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequtinhonha, Mucuri e Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72263
De: Isaias caldeira Data: Sexta 13/7/2012 13:54:03
Cidade: Montes Claros-MG.

O velho tema de sempre.

Isaías Caldeira

A tristeza é um dos pecados capitais. É a acídia, essa malemolência da alma, esse buraco negro que nos engole, o grande vazio existencial. São Tomás de Aquino, sábio e santo bispo, ciente que somos todos tristes, mesmo que sem a mesma frequência e intensidade, colocou a tristeza como sétimo pecado capital, pois ser triste seria uma ofensa ao Criador, que nos pôs aqui, além de deixar os homens letárgicos, desanimados de cuidarem deste jardim, obra de Deus. Mas a igreja católica aplacou a nossa culpa deste sentimento acérrimo e nos incentivou a preenchermos o vazio existencial com o labor, nesta azáfama diária que nos livra da pior das companhias, nós mesmos, trocando o pecado da acídia pela preguiça. Quer ver alguém triste e depressivo, visite seu vizinho num domingo à tarde, sem jogo de futebol ou algo que o distraia de si mesmo. Como demora a passar uma tarde assim, dominical. E o demônio é que as pessoas ainda aspiram a eternidade! Imagine-se imortal, para sempre você e suas circunstâncias, sem ter como fugir de seus demônios pessoais, preso às engrenagens que movem seu ser, que o personalizam e o escravizam, perpetuamente! Que inferno pode haver pior que este? Sim, nos liberta de tal horror aquela que nos aguarda na esquina do tempo, a mesma que levou nossos ancestrais e tantos contemporâneos, velhos e novos, indiferente às lágrimas derramadas, alheia ao desespero materno, ao status do escolhido. Daí a perplexidade de Hamlet, jovem príncipe Dinamarquês: ser ou não ser! Procuro sempre ter algum problema para resolver e manter a mente ocupada. À falta dos pessoais, ocupo-me do meu próximo, como se não bastassem aqueles tantos que o ofício me obriga, nestes quatorze anos de magistrado. Afinal, se você olhar em volta, há coisas mais interessantes a fazer que jogar dominó na praça ou cartas entre amigos. Combater as injustiças é uma delas. Especialmente aquelas patrocinadas pelo Estado, este ser jurídico concebido para te proteger e zelar por seus direitos. Em qualquer lugar haverá sempre alguém investido de poder estatal se achando no direito de humilhar pessoas, pouco importando idades e vidas pregressas incólumes. Parece até que há um certo gozo em destruírem reputações, talvez como forma de nivelarem todos ao lodo, no terreno sáfaro onde o caráter chã medra, de modo que o espelho possa refletir sempre a mesma imagem distorcida de todos os homens. Somos todos maus, dizem, justificando a máxima com seus atos. A tirania que submete o homem, que o humilha e ultraja, alheia a dor da família e do seu núcleo social, busca justificar-se com argumentos nobres, especialmente o subjetivismo nominado “moralidade pública”. As piores ditaduras, as que mais mataram e reduziram à escravidão, deram-se em nome da coletividade, inscientes que o indivíduo é que conta, por ser único, nesta grande construção do tecido social onde estamos inseridos. O mal a um homem inocente contamina todo o processo, por mais bem intencionados que estejam. Hoje é o seu vizinho o acusado e levado à prisão, sem imputação objetiva. Amanhã, se você permanece indiferente, é na grama de seu jardim que eles pisarão, não sem antes disseminarem uma condenação antecipada, com os holofotes da mídia registrando, para sempre, a nódoa que lhe impuseram, para vergonha sua e de sua descendência. Vamos combater o mal, em todos os lugares, mas fazê-lo à moda Kantiana, como um imperativo universal, mesmo que venha embrulhado com o papel diáfano da moralidade pública, esta construção volátil ao tempo e costumes, tão útil às perversidades humanas. Tristeza, preguiça, medo, nada disso pode ser óbice à luta pela liberdade, ou é melhor responder à indagação Hamletiana com a ponta do punhal ou uma poção libertadora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72262
De: Karine Data: Sexta 13/7/2012 08:42:11
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Acidente ontem na BR 135 ,por volta das 18:30,deixa carro emprenssado entre dois caminhoes.Ainda nao sabemos se teve vitima fatal ....Carro com placa de montes claros ...A BR ficou interditada por volta de 1 hora transito muiiito lento ...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72261
De: Waldyr Senna Data: Sexta 13/7/2012 17:38:14
Cidade: Montes Claros/MG

O velho discurso novo

Waldyr Senna Batista

Jairo Ataíde disputou quatro eleições para prefeito, ganhou a terceira e a quarta; concorreu uma vez à Assembleia Legislativa e foi eleito; e outra à Câmara dos Deputados, não se elegendo (é suplente no exercício do mandato).
Athos Avelino: quatro tentativas para prefeito, venceu na terceira; elegeu-se deputado federal e não foi bem sucedido quando disputou cadeira na Assembleia.
Rui Muniz já disputou seis eleições: duas para prefeito (perdeu), duas para deputado estadual (perdeu uma), uma para vereador (ganhou, sendo o mais votado da história) e uma para a Câmara dos Deputados (não se elegeu).
Paulo Guedes chegou a Montes Claros depois de ser prefeito de Manga e no cumprimento do segundo mandato de deputado estadual.
Os quatro, e mais dois figurantes, concorrem neste ano à Prefeitura de Montes Claros. O perde e ganha do passado faz parte da rotina política. Mas também serve para inviabilizar o discurso que alguns já ensaiam, de que representam o novo, que é o que o eleitorado montesclarense estaria pedindo.
No máximo, eles podem centrar sua pregação de campanha tentando alegar que a experiência os capacita a realizar mais do que qualquer novato, pois levam a vantagem de conhecer os problemas da cidade. Se não os solucionaram foi por questão de tempo. Por isso, pedem nova oportunidade.
Experiência por experiência, está aí o prefeito Luiz Tadeu Leite, que há mais de trinta anos apresentou–se como a novidade no cenário da política municipal e, depois de somar quatorze anos de mandato de prefeito, dois de deputado estadual e outro federal (pela metade), está encerrando melancolicamente sua terceira passagem pela Prefeitura.
Se o discurso do novo tornou-se impraticável, porque “envelheceu”, restaria o de oposição, que, para surtir efeito, tem como pressuposto a autenticidade, produto em falta do cenário político.
Neste caso, o candidato Rui Muniz vinha obtendo relativo sucesso, mas o anulou ao firmar coligação exatamente com o adversário, o prefeito Luiz Tadeu Leite, cujo esquema se inviabilizou devido a problemas pessoais e à série de denúncias de corrupção na Prefeitura.
Do lado do candidato Jairo Ataíde, o discurso oposicionista também perdeu credibilidade a partir do momento em que ele se aproximou do prefeito inclusive usufruindo cargos na administração. Isso parecia inconcebível diante do inclemente combate que, durante muitos anos, lhe foi movido. Mas não ficaria bem mudar o discurso outra vez, em pleno andamento da campanha. O mínimo que lhe resta é “pegar leve”, tentando desconhecer o clima predominante na Prefeitura. Ele fala em “reconstruir Montes Claros”.
Quanto a Athos Avelino, que nos últimos oito anos vem sofrendo sistemática perseguição do atual prefeito, fez o caminho inverso: de aliado passou a inimigo de quem o lançou na política e o fez candidato a prefeito. Se optar pelo discurso agressivo, terá de calibrar a dose para colher bom resultado.
Paulo Guedes terá de explicar a razão pela qual desembarcou em Montes Claros, onde pretende gastar R$6 milhões para ser prefeito.
Em resumo, a campanha se coloca diante do dilema de escolha do discurso apropriado. Rui perdeu o argumento; Jairo mostra-se contraditório porque teve sua candidatura apoiada pelo Governo do Estado, cujo objetivo seria derrotar o prefeito Luiz Tadeu Leite; e Athos precisa descobrir que, com Rui e Jairo alijados dessa área, o campo da oposição está aberto a quem queira assumi-lo com competência.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72260
De: fabio Data: Sexta 13/7/2012 09:22:00
Cidade: moc

Homicidio na vila canpos e duas tentativas conferencia cristo rei . Agora o numero de homicidios chega a 73.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72259
De: Moradores T Santos/Campo do Cassimiro Data: Quinta 12/7/2012 16:29:57
Cidade: Montes Claros

Nos ajude a mobilizar a Secretaria de Meio Ambiente,para que a mesma tome alguma providencia,com relaçao ao barulho infernal que uma academia instalada dentro do campo do (...) tem promovido durante os horarios: 7:00as9:00, de 11:00as 13:30 e de 17:30as 20;00.Todo o entorno do Cassimiro ficara grato !!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72258
De: Rafael L. Costa Data: Quinta 12/7/2012 16:28:56
Cidade: Porto Alegre/RS  País: Brasil

segundo site do tse, o patrimônio dos candidatos a prefeito de montes claros é:
jairo athaide - r$ 5.254.311,69
paulo guedes - r$ 600.000,00
ruy muniz - r$ 425.465,72
waldeir fernandes da silva - r$ 312.000,00
athos avelino - r$ 198.989,37
filipe gonçalves gusmao - não há patrimônio declarado.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72257
De: José Prates Data: Quinta 12/7/2012 15:47:57
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Brasil de ontem, Brasil de hoje

José Prates

Fazendo uma comparação entre o Brasil de ontem e o Brasil de hoje, podemos verificar que as administrações do passado, até 1950, incluindo vinte anos de ditadura getulista, nada fizeram para o desenvolvimento do país, preferindo um Brasil dependente em tudo, dos países desenvolvidos. Naquele tempo vivíamos num Brasil pobre, com ensino público praticamente restrito ao fundamental; com atividade econômica quase exclusivamente agrícola, sem nenhuma industria, mas, com o povo vivendo em paz, e sossego. Qual a dona de casa daquele tempo que não se lembra do trabalho com o ferro de engomar, sendo assoprado a todo instante para avivar as brasas que o aqueciam? Ninguém se esqueceu do sofrimento da cozinheira reclamando da lenha verde que não deixava o fogão aceso, atrasando o almoço? Quem pode esquecer o rádio com ondas longas e curtas, que só era ligado à noite, quando a luz chegava, aquele aparelho grande em cima da Cristaleira que enfeitava a sala de visitas. Davam sete horas da noite e todo mundo estava em volta do rádio para ouvir a novela da Rádio Nacional, ouvindo o diálogo dos personagens e criando na imaginação com base nos efeitos de som, as cenas que se desenrolavam. Às oito em ponto, depois da novela, vinha o patriarca da família com sua cadeira de balanço para ouvir atento, o repórter Esso na voz de Heron Domingos, com as notícias do dia. Quem viveu aquele tempo nos sertões nordestinos, não o esquece e o recorda, muitos, com saudade. O Brasil era pequeno. Não tinha mais que quarenta milhões de habitantes, a maioria vivendo no campo. Morar na cidade, por quê? Empregado com estabilidade, só era o funcionário público. O resto era trabalhando no comércio, de sol a sol, sem direito a nada porque leis trabalhistas não existiam. Indústria? Uma ou outra fabrica de tecidos, geralmente nas capitais. Férias, repouso semanal remunerado, horas extras? Ninguém falava nisso. Era um Brasil inocente que não crescia, porque crescendo ia trazer muito prejuízo para um punhado de gente, os empregadores daquele tempo que perderiam a mão de obra barata, quase de graça. Empregada doméstica que chamavam de “criada”, trabalhava a troco da comida e dormida e já era muito. Não havia essa divisão em classe média alta nem baixa. Era, simplesmente, rico ou pobre. Como não havia progresso, não sabiam o que era desenvolvimento econômico e o pobre vivia, cada um a seu jeito, sem reclamar. Não havia grandes ambições. Nos sertões do nordeste, principalmente da Bahia, a ambição era São Paulo. O sonho da maioria dos jovens era “ir para São Paulo”. Não era fácil, porem. Sem estrada, sem condução adequada, a grande maioria dos “saopauleiros” ia a pé de sacos às costas até a cidade que lhe oferecesse condução. O sofrimento era grande até chegar em São Paulo, logo contratado para o serviço na lavoura de café, a principal. Para exportação, tínhamos três produtos: café, minério de ferro e algodão e nada mais. Importávamos tudo, até pena de escrever Hoje, vivemos um Brasil rico, industrializado, mas, em alguns momentos sentimos saudades de tudo que nos acontecia naquele tempo que passou e não volta jamais.
O Brasil a aquela época, um país que tinha a sua economia sustentada em bens primários, uma agricultura pouco desenvolvida e centrada principalmente no cultivo, produção e exportação de café, produto este que perdia valor no mercado externo. Nós nos lembramos bem, Juscelino ainda estava no Governo de Minas Gerais, preparando-se para assumir a condição de candidato à Presidência da Republica, quando se empenhou com seus assessores em estabelecer um plano viável de crescimento econômico do país, A partir disso surgiu um plano de metas, resultado da analise pragmática do capitalismo brasileiro, que visava uma mudança substancial na estrutura produtiva do pais, deslocando o eixo da economia para a produção de bens duráveis. Dois grandes entraves, porem, existiam: a falta de energia elétrica e estradas em boas condições de tráfego. Juscelino, então, lançou o binômio “energia e transportes” como meta principal de seu governo. Daí, então, começou uma maneira de governar voltada para o desenvolvimento industrial que começava como ponto de partida para um novo país. A industria automobilística foi a primeira a chegar. Instalou-se em São Paulo e devagar foi avançando. Os outros governos que vieram seguiram o ritmo desenvolvimentista, a industria floresceu e hoje somos a sexta economia mundial, sem dever nada a ninguém. A nossa dívida externa que no passado diziam impagável, foi paga totalmente, agora, no Governo Lula. O que aconteceu é que começando por Juscelino, houve uma mudança de pensamento e ação dos governos que se voltaram para o desenvolvimento cultural, politico e econômico do país, visando, principalmente, a segurança e o bem estar do cidadão, que são as causas principais do avanço no caminho do progresso.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72256
De: Tertuliano Data: Quinta 12/7/2012 14:39:51
Cidade: MOC  País: Brasil

Estou hoje despedindo do meu velho fusca que me acompanhou a 40 anos, mesmo com ele já velhinho meu coração parte, foi companheiro de todas as horas, meus 8 filhos praticamente nasceram dentro dele, quando estava preste a sai era aquela correria e lá vai o fusquinha para o hospital PIXII praça catedral, vizinhos passando mal ,chama seu SRº tertu ele leva e não cobra nada, era muito engraçado.Hoje entro nesta lojas de carro mas fico ate sem graça de entra dentro dos carros, a lataria do meu fusca é coisa de primeira não amassa, estes modernos se vc encosta a lataria abaixa, só esto me desfazendo dele por causa do preço do conserto, fica quase o preço dele, fica aqui comigo somente o meu tapete de retalho já quase as pedaços que serviu de encosto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72255
De: O Tempo Data: Quinta 12/7/2012 12:01:32
Cidade: Belo Horizonte/MG

Polícia acredita que esposa e filho tramaram morte de lavrador no Norte de Minas - Amigo de infância da vítima teria cometido o assassinato com golpes de machado - Enzo Menezes - Uma mulher e o filho são suspeitos de terem planejado a morte de um lavrador em Guaraciama, no Norte de Minas. Um amigo de infância da vítima, que tinha 41 anos, atingiu o homem com dois golpes de machado na cabeça enquanto ele dormia. Os três estão presos em Bocaiúva e foram apresentados pela Polícia Civil na tarde desta quarta (11). Segundo um parente da vítima, que não quis ter o nome divulgado, os quatro estavam na casa de um cunhado, na noite de sábado (7), e deixaram o local embriagados. Ao chegarem na casa da família, num local conhecido como Canabrava, o lavrador dormiu rapidamente. O suspeito, então, o teria atingido com dois golpes de machado. "A mulher ainda passou uma faca no pescoço dele, para não ter dúvidas. Depois, o filho dele foi para a casa da avó e a mulher foi amarrada em outro cômodo, para simular um assalto", afirma o parente. O delegado que investiga o caso, Adalberto Fernandes, considera que os detalhes fornecidos pelos suspeitos apontam para o envolvimento do trio no crime. Eles afirmaram em depoimento que o lavrador era violento e ameaçava a esposa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72254
De: Hoje em Dia Data: Quinta 12/7/2012 09:28:08
Cidade: Belo Horizonte/MG

Prefeito é afastado por contratar parentes em concurso - Girleno Alencar - O prefeito Wilmar Soares de Oliveira (PMDB), de Nova Porteirinha, foi afastado do cargo, por ordem judicial, acusado de contratar os seus familiares em concurso público supostamente com irregularidade. A vice-prefeita Marilza Pereira Souza Mendes (PP) deverá ser empossada ainda nesta quinta-feira (12). O prefeito desapareceu da cidade, para não ser citado pela Justiça. Nesta quarta, os oficiais de Justiça e a Policia Militar foram até a casa do prefeito e também na prefeitura, onde cumpriram os mandados de busca e apreensão. A Operação “Alternativa Certa” foi realizada a partir de denuncia formulada pelo Ministério Público de possível fraude no concurso público em Nova Porteirinha, onde foram aprovados diversos familiares e amigos do prefeito, inclusive com a convocação deles para serem empossados no cargo. O concurso foi realizado pela empresa Ecap Consultiotaua e Administração, da cidade de Leopoldina. Nesta cidade, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, nas casas dos proprietários da empresa e ainda do procurador dela. O promotor Fabrício Lobo, da comarca de Janaúba, explica que pela lei eleitoral, a partir de 7 de julho começa a vedação para a nomeação e posse dos candidatos e pelas informações, em Nova Porteirinha foram empossados e convocados apenas os apadrinhados. A determinação é para a vice-prefeita Marilza Mendes tomar posse e anular o concurso público e mesmo a posse de quem já assumiu os cargos. A operação contou com 12 policiais militares, dois técnicos da receita estadual, seis oficiais de Justiça, seis oficiais do Ministério Público e um membro da Ordem dos Advogados do Brasil. Foram bloqueados pela Justiça todos os ativos financeiros, bens móveis e imóveis do prefeito de Nova Porteirinha, da empresa realizadora do concurso e de seus sócios até o limite de R$ 100 mil, valor correspondente ao processo licitatório de contratação da empresa para realização do concurso público. Na referida decisão da 1ª Vara Cível de Janaúba, foi determinado o afastamento cautelar do prefeito pelo prazo de 60 dias, tendo em vista os fortes indícios de que ele já estaria interferindo na liberdade de manifestação de testemunhas da investigação promovida pelo Ministério Público e que, no exercício do cargo, por ter acesso aos documentos relacionados ao concurso público, poderia alterá-los, prejudicando a futura instrução processual.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72253
De: O Tempo Data: Quinta 12/7/2012 08:26:11
Cidade: Belo Horizonte/MG

Em sete meses, Montes Claros registra 72 assassinatos na cidade - Gabriela Sales - A Delegacia Especializada de Homicídios de Montes Claros, região Norte de Minas Gerais divulgou nesta quarta-feira (11), o número de homicídios registrados no município. Do início deste ano até esta quarta-feira (11) foram 72 homicídios. No mesmo período do ano passado foram registrados na cidade 60 homicídios. Ainda de acordo com a Polícia Civil, com a criação de uma delegacia especializada as investigações referente aos homicídios que ocorrem na cidade estão mais eficaz. Para se ter uma ideia, do dia 15 de junho ao dia 5 de julho, a Delegacia de Homicídios registrou 20 assassinatos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72252
De: Pedro Data: Quinta 12/7/2012 08:22:24
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem: Queria mostrar aqui a minha indignação para com o processo seletivo para o curso de medicina da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros).Assim como eu, existem centenas de alunos dedicados que já poderiam estar fazendo o curso dos sonhos, na faculdade dos sonhos, junto à sua família e amigos (...)

Haverá 120 vagas para o vestibular de medicina da UFVJM em Diamantina-MG já para o próximo semestre...Desculpe colocar desta maneira mas se a Unimontes é a faculdade de seus sonhos você precisa ampliar urgentemente seus horizontes...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72251
De: Guilhereme Data: Terça 10/7/2012 10:21:16
Cidade: montes claros  País: brasil

fato q ocorreu agora pouco na avenida brasil no sumaré , onde um rapaz depois de ter sido abordado pela policia de transito em uma blitz teve o seu veiculo chevet ret aprendido , ateou fogo no mesmo , o fata é q o rapaz teve tempo de abrir o capo do carro , retirar a bateria fazer a retirada da mangueira de gasolina e colher com uma garrafa pet o combustível leva a gasolina ate o interior do veiculo ir ate um comercio do outro lado da avenida comprar uma caixa de fosforo voltar e isso gritando q ia colocar fogo no carro, e assim o fez, me chama a atenção do despreparo da policia militar q assistiu o fato e q nenhuma das 4 viaturas no local se encontrava munida de um extintor para combater as chamas sendo necessário o uso do extintor do carro reboque, foi incrível a revolta do rapaz e assutador a despreparo da policia diante de um fato destes .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72250
De: montesclaros.com Data: Quarta 11/7/2012 23:40:32
Cidade: M. Claros

Piloto e contra-mestre estão distantes (não ausentes). Ainda há pouco, intervieram aqui, da loja símbolo mundial da Apple na 5th Ave. com Central Park, a 8 mil kms de distância. Visitarão o Sino da Liberdade, verão a chama eterna e virão para a alegria de Catopês. Aui.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72249
De: Rodrigo Odon ( Guido ) Data: Quarta 11/7/2012 21:40:38
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Preste a completar 1 ano do assassinato de Manoel Odon do Nascimento( Taxista - Chico), meu pai, os homicídios em Montes Claros já chega aos 72 bem antes da data do ano passado. E para lembrar, até o momento as autoridades não fizeram nada, não deram nenhuma informação a respeito. Quem poder se proteger, que proteja a si mesmo por que as autoridades já perderam a guerra para os criminosos. Estão desarmando os cidadãos de bem e deixando os bandidos armados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72248
De: José Ponciano Neto Data: Terça 10/7/2012 22:40:41
Cidade: Montes Claros-MG

Agora há pouco, eu na minha costumeira variante da televisão para o rádio, estive ouvindo uma noticia emocionante. Durante o velório do cardeal Dom Eugênio Sales na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro; uma pomba branca foi solta na chegada do corpo – 30 minutos depois esta mesma pomba voltou ao templo e pousou sobre o caixão do cardeal – permanecendo ao lado do corpo por vários minutos. A cena comoveu todos os fiéis presentes. Como a pomba branca é o símbolo da paz – é o sinal que Deus pede paz a todos nós cristãos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72247
De: Ruth Tupinambá Data: Terça 10/7/2012 16:36:09
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Um Casal Inesquecível

Ruth Tupinambá Graça

A poeira dos tempos cobre os fatos com o manto do esquecimento. Mas uma velha que vive debruçada sobre o passado, com seu espanador indiscreto, remove as tecidas teias de aranha, pondo em evidência o que aconteceu.
Numa tarde de sol, quando Montes Claros era apenas uma cidadezinha do interior longe da /civilização e esquecida, plantada no coração das Gerais e o trenzinho de ferro nosso melhor e único transporte trazia sempre muita gente boa , certa vez trouxe um guapo rapaz de cabelos pretos pele e olhos claros (característica do estrangeiro ) boa postura, que vinha como um bravo desbravador lusitano, deixando transparecer em seu rosto bem jovem, grande coragem, força de vontade e energia., característica de sua raça. Eu me lembro perfeitamente, era também jovem, estudante naquele “Casarão” decadente, prédio da antiga Fafil, mas muito acolhedor, e entre a camaradagem das colegas ávidas de “novidades e fofocas” ouvi este comentário: _”Fiquem sabendo que chegou um português p-ara as “Casas Pernambucanas”.Veio como gerente da mesma e é um tipo para ninguém botar defeito. Bom partido e se chama Arthur Loureiro Ramos”.
Na simplicidade de expressão sem maldade e no entusiasmo da juventude a colega lançou uma “bomba”!
Naquele tempo em que as “Evas” se queixavam da falta de “Adão” na nossa cidade, poderão imaginar o que significava aquela noticia alviçareira.
E coitado do Português !...
As candidatas se alvoroçaram cheias de pretensões numa disputa ferrenha.
Ele tornou-se logo conhecido.Era bonito, elegante, forte e muito educado. Freqüentava os “saraus” e as festas em casa das famílias (não existiam Clubes Sociais em nossa cidade) dançava muito bem, cantava “fados” com bonita voz, e isto mais encabulava as donzelas da nossa sociedade.
Adaptou-se logo no meio comercial e possuindo experiências dos grandes centros civilizados se estabeleceu por contra própria, fundando a grande loja “Casa Ramos”o melhor e maior estabelecimento comercial de nossa
terra com as mais modernas mercadorias. Trabalhador e simpático
Conquistou logo a freguesia e todos o chamavam Seu.Ramos. Trouxe para
nossa terra os dois irmãos José e Antônio Ramos e os três juntos ficaram famosos dominaram o comercio enriqueceram. Mais tarde seu Ramos sentindo saudade da família foi passar suas férias em Portugal.
E o que aconteceu para surpresa de todos?
Meses depois Seu Ramos chegou em Montes Claros casado com uma bonita portuguesinha.
Foi aquele comentário...todos queriam tirar a limpo como aquilo acontecera pois ele deixara aqui uma namorada que o esperava com muita saudade
Mas ele se apaixonou pela Fernanda.Foi amor a primeira vista. Casaram-se e ainda na “lua de mel” vieram para Montes Claros. Todos aqui estavam ansiosos para conhecer a esposa de Seu Ramos pois aqui era raríssimo se aportar um estrangeiro.
Naquela época ainda existia a Igrejinha do Rosário, na Praça Portugal elá eu assistia a missa aos domingos. Numa dessas manhãs eu estava contritamente rezando o terço (antes de começar a missa )quando uma
senhora, ao meu lado virou para a companheira e disse:
--“Olha quem está entrando, é a portuguesa esposa do Seu Ramos !..
Eu levantei os olhos e vi realmente uma mulher diferente. Ela entrou na Igreja percorrendo o espaço até o altar e com voz firme com o sotaque estrangeiro ela cumprimentou o Padre Marcos que era o vigário da nossa .Paróquia. Ele estendeu-lhe a mão e a conduziu até o banco mais próximo do altar. Todos admiraram aquele procedimento da Portuguesa,pois não era costume nosso cumprimentar o Padre no altar. Ela continuou piedosamente assistindo a missa como se nada tivesse acontecido.
Quando saiu pude observá-la. Era uma mulher bastante nova, pele muito clara olhos esverdeados e uma cabeleira cor de mel emoldurando o seu rosto muito corado. Era realmente uma mulher muito bonita e elegante.,
num traje simples de legitima portuguesa: saia comprida e um autentico xale de estamparia alegre cobria-lhe graciosamente o busto.
Com passos firmes ela saiu pela mesma entrada e o Seu Ramos a esperava na porta com um sorriso. Foi um encontro tão bonito!...
Eu que acompanhei toda aquela cena, vi que se tratava de uma pessoa muito especial: Era a Fernanda recém-chegada a nossa terra e constatei logo que o Seu Ramos fizera uma excelente escolha.
Pensávamos que ela não se acostumaria em nossa terra, trocar Portugal pelo nosso sertão mineiro tão pobre e sem conforto!...
Mas o amor vence tudo e só o amor constrói. Ao lado do marido ela se adaptou ao nosso meio tornando-se uma verdadeira filha de Montes Claros,uma filha dedicada e sincera durante toda a sua vida.
Eu me casei e fui morar justamente na Praça Portugal onde o casal morava.Tive a felicidade de conviver com a Fernanda e nos tornamos amigas.Os deveres e trabalhos do casamento, a criação dos filhos as exigências da família tornaram-na mais madura . Era agora uma mulher decidida e muito forte nas suas decisões . Inteligente tinha o jeito durão da matriarca, mas possuía um coração de manteiga. Enérgica, positiva mas muito sincera. Embora eu fosse mais velha seus conselhos muito me valeram., nas nossas trocas de experiências de esposa e mãe.
Fernanda era uma mulher dinâmica e sabia administrar e enquanto criava e educava seus nove filhos colaborava com o marido nos negócios e nunca deixou de se interessar pelos problemas políticos, sociais e religiosos da. nossa terra. Soube amar sem medidas, servir sem limites a quem dela necessitasse. Por onde andou plantou carinho, amor, compreensão e outros valores.
Hoje Montes Claros está de luto! Chora com saudade a sua falta
Vá em paz Fernanda !
La no céu encontrará a recompensa, colhendo a mãos cheias, o que você plantou aqui na terra!

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 95 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72246
De: Max Mota Data: Terça 10/7/2012 11:21:37
Cidade: Montes Claros

Faleceu hoje pela manhã em Montes Claros José Dias de Figueiredo, o Zé Figueiredo, referência na criação de cavalos de raça no norte de minas. Velório na funerária Avelar, sendo o enterro às 16:30 de hoje em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72245
De: Hoje em Dia Data: Quarta 11/7/2012 11:26:36
Cidade: Belo Horizonte/MG

Justiça cassa prefeito do Norte de Minas e multa outros 13 políticos - Girleno Alencar - O atual prefeito Marcelo Leão Ferreira, da cidade de Itacambira, no Norte de Minas, teve o mandato cassado pela Justiça Federal. Acusados de irregularidades administrativas, ele e outros 13 ex-prefeitos da mesma região foram multados em R$ 786,8 mil, podendo chegar a R$ 1,2 milhão, após correção dos valores. A sentença foi proferida pelo juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad, da 1ª Vara Federal de Montes Claros, por meio do “Projeto Guardião”, no qual servidores da Justiça Federal são escolhidos para executar todos os procedimentos e acelerar o julgamento de processos que tramitavam há anos sem solução. A maior condenação foi aplicada ao ex-prefeito de Itacambira, José Edson Ferreira, que terá de pagar R$ 192,3 mil, sendo R$ 142,3 mil de desvio praticado por ele na construção de cais no rio Itacambirussu e R$ 50 mil de multa. A construtora Coned também foi multada no mesmo valor. José Edson Ferreira, pai do atual prefeito Marcelo Leão Ferreira, foi condenado a pagamento de R$ 10 mil e devolução de R$ 14,7 mil depois que o então prefeito Mariano Augusto Barbosa, eleito com a ajuda do seu pai, contratou a sua clínica Gastrocenter Diagnóstico, de Montes Claros. Tanto Mariano como a clínica receberam a mesma multa de Marcelo Leão. O ex-prefeito João Rodrigues Neto, de Lontra, além de condenado a três anos de detenção, ainda pagará multas que totalizam R$ 28,6 mil. O ex-prefeito de Rio Pardo de Minas, Edson Paulino Cordeiro, foi condenado em R$ 20 mil e mais 1.440 horas de trabalho a comunidade. No município de Mamonas, o ex-prefeito Ailton Neres foi condenado a R$ 62,2 mil em três processos, além do ressarcimento dos valores causados pelas irregularidades. O ex-prefeito de Claro dos Poções, Sinval Soares Leite, foi multado em R$ 4 mil e condenado a dois anos de reclusão, que foram substituídos por 720 horas de trabalho a comunidade. Juvêncio Companheiro, ex-prefeito de Ninheira foi multado em R$ 30 mil em três processos. Getulio Braga, de Brasília de Minas, foi condenado a pagar R$ 109,3 mil de multa e ressarcimento de verba desviada. Josemir Cardoso dos Santos, de Matias Cardoso, a 10 mil de multa e Idalina Viana, de Miravânia, a multa de R$ 5 mil. O ex-prefeito Ivan Corrêa, de São João das Missões, foi condenado em R$ 187,8 mil, sendo R$ 167,8 pelo desvio praticado e R$ 20 mil de multa. O ex-prefeito de Jaíba, Wellington Pacifico Campos Lima terá que pagar R$ 5 mil por ter dispensado uma licitação na área de educação. O ex-prefeito Zilmio Rocha, de Capitão Enéas, terá que pagar R$ 73,069 por diversas irregularidades administrativas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72244
De: Maria Clara Data: Terça 10/7/2012 17:01:51
Cidade: MG  País: Moc

A terra acabou de tremer aqui no alto do Ibituruna, perto sa Serra (17:00). Tremou em outros lugares também? Foi um tremor ou as sucessivas "inocentes" explosões?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72243
De: MINERADORA MOC Data: Terça 10/7/2012 16:43:17
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

Haverá detonação hoje 10/07/2012 às 17:00

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72242
De: Graciele Data: Terça 10/7/2012 16:06:41
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: Acidente entre carro e moto mata duas pessoas, na BR-135, em M. Claros

Comentário: Carlito do Centro cultural, moto taxista, pai de familia e amigo, deixa saudades...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72241
De: Estado de Minas Data: Terça 10/7/2012 11:52:13
Cidade: Belo Horizonte/MG

Motociclista e garupeira morrem em acidente na BR-135 - O piloto da moto, que tinha a carteira vencida, estava em alta velocidade e fez uma ultrapassagem proibida em uma curva perigosa. Ele bateu de frente com um carro - Luana Cruz - Ele bateu de frente com um Polo, com placa de São Paulo, que seguia na direção contrária. O motociclista Carlos de Jesus, 52 anos, estava com a carteira de habilitação vencida deste 2008. Ele morreu na hora, assim como a garupeira, ainda não identificada. De acordo com a PRF, o corpo do piloto foi parar a cerca de 50 metros do local da batida. O acidente foi muito violento, por causa da velocidade da moto no local do acidente, que é uma descida. O motorista do carro saiu ileso da batida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72240
De: Alberto Sena Data: Segunda 9/7/2012 15:56:11
Cidade: Belo Horizonte/MG

Como Rei do Universo - Alberto Sena - Se você tem 59 anos de idade, não se iluda, tenha nascido em Montes Claros ou em qualquer outra parte do Brasil: você é candidato a entrar para o rol dos idosos ao completar 60 anos, quer queira, quer não queira. Não há escapatória. E antes que seja mais um nas estatísticas do IBGE, convém fazer logo a seguinte pergunta: desde a instituição do Estatuto do Idoso, em 1997, pode-se dizer que a Lei vingou? Jovens e idosos respeitam-na?(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72238
De: Nininha Data: Domingo 8/7/2012 20:19:02
Cidade: Moc  País: Brasil

(...) sinto saudade das festas da roça, onde toda a família estava reunida, aquela alegria, a vovo ainda era viva, ficava feliz ao lado do fogão a lenha preparando panelas de comida para toda aquela gente.(...)hoje não podemos mais realizar esta festa com tranquilidade, aquele lugar de descanso agora é um lugar que não podemos fica seguro,nos finais de semana vamos para roça mas quando começa escureçe voltamos para a cidade.ficamos como medo de algum assalto ou chega grupos de homens armados e nos fazer algum mal.lembro que os vizinhos da roça vinha a cavalo na estrada escura para a festa da estrega da bandeira e não tinha nenhum perigo, o vovo acordava as 04:00hs da manha para leva o leite na br,hoje corremos o risco de fica ate sem a lata vazia do leite.ás vezes acordo e quando vejo aquelas notíçias no jornal de , roubo, brigas fico pensando ate quando isso vai, não tenho esperança que isso melhore, eu naõ tenho direito nem de usar a minha bolsa tranquila, minha corrente de ouro , meu anel tudo que eu comprei e paguei, tenho que esconde um objeto meu somente para que o outro não roube o que não lhe pertençe, não posso comprar um tenis melhor para o meu filho porque um outro pode rouba, não posso deixa meu carro minha moto porque alguem pode rouba, afinal era a roça a nossa paz e agora a onde vou me esconde, vamos construir um jaula e fica com todos os objetos com tranquilidade é isso, é isso.conclusão:eu não tenho nada , tudo que eu tenho é do ladrão que a qualquer momento pode chega.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72237
De: Hayla Data: Domingo 8/7/2012 11:33:23
Cidade: Montes Claros/MG

Queria mostrar aqui a minha indignação para com o processo seletivo para o curso de medicina da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros).Assim como eu, existem centenas de alunos dedicados que já poderiam estar fazendo o curso dos sonhos, na faculdade dos sonhos, junto à sua família e amigos. (...)Montes Claros é uma cidade de 361.915 habitantes e possui uma universidade pública que oferece o curso de medicina e disponibiliza 28 vagas, sendo 8 reservadas aos alunos do PAES (Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior), 6 a afrodescendentes e carentes, 6 a egressos de escola pública e carentes e 1 a portadores de deficiência ou indígenas. Restam, portanto, 7 vagas para a modalidade sem reserva de vagas (na qual eu e a grande maioria se inclui).
Não quero entrar na discussão sobre o sistema de cotas, mas gostaria de questionar porque eu, como tantos outros alunos com boa condição financeira são privados de estudar na Unimontes.Alunos espetaculares perdem, todos os semestres, essa oportunidade e são obrigados a recorrer a cursos particulares porque a Universidade da cidade não consegue abarcar nem a metade da sua demanda. Perdemos, portanto, a proteção do Estado e nos valemos apenas de nós mesmos num sistema excludente para ambas as classes.
Infelizmente, essa não é uma declaração de um vestibulando pobre, cuja família apostou todas as fichas em sua aprovação para o curso de medicina na Unimontes, sem sucesso.No entanto, é um protesto de uma vestibulanda igualmente acreditada pela família e dedicada à sua aprovação, que sofreu durante dois anos e meio em um curso pré-vestibular e, finalmente, já sem ânimo para continuar destruindo sua mente e seu corpo com tantos estudos, optou pelo financiamento governamental em uma faculdade particular, que, apesar de fornecer todos os recursos necessários a uma boa formação, não é a sua escola de medicina dos sonhos e trará uma grande dívida ao final do curso.Não me queixo do curso que faço, na faculdade que estudo. Me queixo da quantidade diminuta de vagas oferecidas pela nossa Universidade, que a faz perder o prestígio fora da cidade de Montes Claros e a impede de ganhar visibilidade e, consequentemente, recursos. Se um dia, mesmo que distante, for possível aumentar o número de vagas dessa faculdade, invariavelmente, estudantes ricos e pobres, terão maiores oportunidades de fazer o tão sonhado curso de medicina.Gostaria ao menos de entender, o que acontece para que as vagas sejam tão reduzidas. Seria falta de recursos, algum embargo financeiro, ético (ou antiético), ou político? Acho que, assim como eu, milhares de estudantes gostariam de obter essa resposta. Quem sabe um dia, os olhos da população e do governo se voltem para essa "princesa decadente" (como diria Aroldo Pereira) que é Montes Claros, e para sua Universidade, levando mais justiça e oportunidade de estudos para a população em um país cuja educação é tão deficitária.Está declarada a minha indignação. Obrigada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72236
De: Hoje em Dia Data: Domingo 8/7/2012 20:17:09
Cidade: BH

Zezé di Camargo tem dificuldades de se apresentar em Montes Claros Girleno Alencar - O cantor Zezé di Camargo teve dificuldades para realizar a apresentação ao lado do seu irmão Luciano, na noite de sábado (7), em Montes Claros, durante a 38ª Exposição Agropecuária Regional da cidade. O show, programado para iniciar às 23 horas, começou com 28 minutos de atraso e terminou aos 55 minutos de domingo, com o cantor alegando que a lei ambiental permitia a realização somente até 1 hora da madrugada e que a vontade era cantar outras músicas.Porém, a voz de Zezé di Camargo estava "estourada" e isso ficou evidente quando ele recuou colocando o irmão Luciano para cantar. A dupla contou com o suporte de outro vocalista. Zezé não conseguiu sustentar os maiores sucessos da carreira, que exigiam muito. Ele usou como artifício transferir para o público a responsabilidade de entoar os refrões. Desde o inicio do show surgiram rumores de que seria usado um playblack, por causa de sua voz falha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72235
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 7/7/2012 10:59:46
Cidade: Montes Claros/MG

(...) No dia 06 de julho de 2012, por volta das 15:30, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar, através do Pelotão de Janaúba/MG, foi acionado para atendimento de ocorrência de queda de uma aeronave na zona rural do município de Espinosa/MG, norte de Minas Gerais. De acordo com relatos, por motivos desconhecidos, um avião do tipo Navajo, conduzindo três pessoas, caiu num local conhecido como Fazenda Mundão, localizado no distrito de Tanque de Pedras, há 60 km de Espinosa/MG. Das vítimas que estava na aeronave, Laércio Dutra de Lima, 41 anos, e Claudinei Teodoro dos Santos, 43 anos, estavam conscientes e orientadas, apresentavam ferimentos leves, e foram conduzidas, por terceiros para um posto de saúde no distrito de Piranhas, município de Sebastião Laranjeiras/BA. Já o piloto da aeronave, Greenhalgh Marcondes Nunes Lima, 41 anos, veio a óbito no local e se encontrava carbonizado nas ferragens do avião, que se incendiou após a queda. No local, as equipes de bombeiros, utilizando técnicas de combate a incêndios, controlaram e extinguiram focos de incêndios próximos à aeronave. Posteriormente, as equipes utilizando técnicas de salvamento terrestre, localizaram e resgataram dos destroços, o corpo carbonizado do piloto, que ficou sob a responsabilidade da equipe de peritos da Polícia Civil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72234
De: O Tempo Data: Sábado 7/7/2012 10:00:25
Cidade: Belo Horizonte

Com vencimento de prisão, três suspeitos são liberados 07/07/12 Jhonny Cazetta Na madrugada de ontem, os três últimos suspeitos presos em Minas pela operação Laranja com Pequi foram liberados do Presídio Regional de Montes Claros, no Norte do Estado. Athos Mameluque, vereador, Noélio Francisco de Oliveira, assessor da prefeitura, e João Batista Ferro, ex-secretário de Serviços Urbanos, estavam presos desde o último dia 26 pelo suposto envolvimento com irregularidades no fornecimento de merenda em 139 escolas. De acordo com o Ministério Público, não cabe mais prorrogar a prisão temporária e, por enquanto, não é possível solicitar uma prisão preventiva dos suspeitos. Apontado como "cabeça" da fraude, o empresário Bruno Vidott está foragido e ainda é procurado pela polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72233
De: Morador Data: Sábado 7/7/2012 02:16:37
Cidade: Montes Claros

Jovem foi executado no bairro Melo. Nessa Sexta-Feira, 6 de Julho, por volta das 21:30 um jovem foi alvejado por aproximadamente 8 disparos e morreu na hora. A polícia militar esteve presente mas até a hora que acompanhei o acontecimento o jovem não havia sido identificado. A versão atual é de que uma moto se aproximou do rapaz que estava se deslocando sentido centro e efetuou os disparos. O fato ocorreu à rua Tapajós, bairro melo, próximo ao bar do Zezinho (também conhecido por alguns como Buraco Quente). Fica a especulação de mais um jovem envolvido com o tráfico de drogas e fica também a sensação de insegurança que nos prende cada vez mais dentro de casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72232
De: katia Data: Sexta 6/7/2012 23:27:05
Cidade: moc  País: brasil

mataram um rapaz aqui no bairro melo agora a noite ninguem sabe quem e

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72228
De: Jilvan Data: Sexta 6/7/2012 21:01:30
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Um avião modelo Navajo, que estaria transportando trabalhadores do setores de mineração, caiu ao final da manhã desta sexta-feira, na comunidade de Tanque de Pedras, zona rural de Espinosa. O local fica a 40 quilômetros da cidade e por isso a notícia chegou às autoridades somente no meio da cidade.Segundo o delegado da Polícia Civil de Espinosa, Erivelton Santana, o piloto morreu e outras duas pessoas ficaram feridas e estão internadas no hospital daquela cidade.Os Bombeiros de Janaúba fizeram o atendimento e isolaram a área. Não houve explosão. O Ministério da Aeronáutica já foi acionado. O Navajo é uma avião bimotor e teria saído da cidade de Barreiras, na Bahia. Não há informações sobre o nome das vítimas e se havia algum tipo de carga.

O Tempo - Queda de avião deixa um morto e dois feridos no Norte de Minas Vinícius D`Oliveira e Enzo Menezes 06/07/2012 20h02 O piloto de um bimotor morreu e duas pessoas ficaram feridas na queda de um avião de pequeno porte, na tarde desta sexta-feira (6), em Espinosa, no extremo Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar da cidade, somente os três estavam na aeronave. O acidente aéreo aconteceu na zona rural do município, localizada já na divisa com a Bahia.Os sobreviventes, que têm 41 e 43 anos, são operadores de equipamentos de uma empresa de pesquisa geofísica. Eles disseram aos militares que sobrevoavam uma área da empresa quando houve uma pane no motor da aeronave, que caiu em uma área de mata fechada e se partiu. Com a queda, o piloto, de 41 anos, desmaiou. Em seguida, o avião pegou fogo. Os trabalhadores tentaram retirar o piloto da fuselagem, mas as chamas o envolveram e não foi possível salvá-lo.O mais novo dos sobreviventes teve queimaduras de 1ª e 2ª graus na mão e um corte na perna. O mais velho sofreu luxação no ombro direito e cortou a mão. Eles conseguiram encontrar um povoado e foram levados por moradores para um posto de saúde na comunidade de Piranhas, no município de Sebastião Laranjeira, na Bahia.Policiais Militares, equipes do Corpo de Bombeiros de Janaúba e peritos da Polícia Civil seguiram para o povoado de Tanque das Pedras, local onde o avião caiu. De acordo com a PM, o distrito fica a 60 km do Centro de Espinosa e o acesso até a comunidade é feito por uma estrada de terra. A comunicação ficou impossibilitada porque na área não há sinal para rádio e celular.

Estado de Minas - Falha mecânica pode ter provocado queda de avião no Norte de Minas Daniel Silveira 07/07/2012 07:07 Uma falha mecânica pode ter sido a causa da queda de um avião bimotor na Zona Rural de Espinoso, no extremo Norte de Minas Gerais, no fim da tarde dessa sexta-feira. O piloto da aeronave morreu carbonizado, enquanto outros dois ocupantes conseguiram escapar. Apenas um deles precisou de atencimento médico.De acordo com a Polícia Militar, os sobreviventes contaram que um dos motores do avião falhou. Em seguida o outro também parou de funcionar, provocando a queda em meio a um matagal da Fazenda Mundão, localizada no povoado de Tanque das Pedras, distante cerca de 60 km de Espinosa.Com o impacto, partes da aeronave se soltaram. Os dois passageiros conseguiram desembarcar, mas o piloto havia desmaiado. Os dois homens tentavam retirar o piloto quando o avião começou a se incendiar, impedindo o resgate.Laércio Dutra de Lima, de 41 anos, sofreu queimaduras de 1º e 2º graus nas mãos e um corte na perna direita. Ele foi socorrido em um posto de saúde de Piranhas, distrito da cidade de Sebastião Laranjeiras, já no estado da Baia. O outro passageiro, Claudinei Teodoro dos Santos, 43, sofreu uma luxação no ombro direito e um ferimento na mão esquerda. De acordo com a PM, ele dispensou atendimento médico.O piloto foi identificado como Greenhalgh Marcondes Nunes Lima e tinha cerca de 40 anos. A aeronave, modelo Navajo, prefixo PT-ENG, pertence à empresa Microsurvey Aéreogeofísica e Consultoria Científica. Os três homens sobrevoavam a região para fazer aerolevantamento do área.Peritos da Polícia Civil estiveram no local do acidente realizando os primeiros levantamentos. Neste sábado uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) deve iniciar os trabalhos de investigação que irão confirmar as causas do acidente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72227
De: Leandro Castro Data: Quarta 4/7/2012 01:42:09
Cidade: Montes Claros

Esta madrugada, exatamente as 12:45 arrombaram o portão da minha casa, no Edgar Pereira, e, levaram uma mountain bike do meu irmão.Fiquei sabendo de mais dois furtos aqui no nosso bairro. Sempre em época de exposição é assim. Ficamos esquecidos.Pessoal, tomem conta de suas casas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72226
De: Jclaudio Data: Sexta 6/7/2012 10:33:56
Cidade: moc  País: brasil

Pessoal, Se tornou impossível transitar na Praça da Matriz após as 17:30. Usuários de drogas fazendo algazarra, menores usando abertamente bebidas alcolicas e drogas, (...)se exibindo a todo momento. Não tem como lavar nossos filhos a este ambiente. Cade a policia????

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72225
De: Polícia Militar Data: Sexta 6/7/2012 15:41:03
Cidade: MONTES CLAROS/MG

durante a 38ª expomontes alguns cuidados devem ser tomados em relação aos objetos transportados no interior do parque, muitos são os furtos de carteiras de bolsos e de documentos pessoais que normalmente são conduzidos junto com dinheiro sem os devidos cuidados de autoproteção, normalmente os infratores após os furtos retiram a quantia em dinheiro e abandonam ainda no interior do parque as carteiras de bolsos e documentos pessoais, esses documentos quando encontrados, em sua maioria, são entregues no posto de comando da policia militar que fica no interior do parque próximo a entrada principal.e assim diversos documentos pessoais esão neste posto de comando a disposição de seus proprietarios até 08/07/2012, segue relação:documento de veículo em nome de maria josé de o.maia rg em nome de: edicassia dantas dos santos rg em nome de: dayanne fernades almeida leite rg em nome de:yasmim fernades almeida leite rg em nome de:amanda versiane barbosa rg em nome de:viviane soares dos santos rg em nome de:rose rafiely pinheiro lopes rg em nome de:paula de carvalho caires rg em nome de:maria antonia santana barbosa rg em nome de:mariana rocha rodrigues rg em nome de:priscila ramos vieira rg e carteira de bolso de rarisson otavio ramos rg e carteira de bolso de sidmar sila fonseca carteira de estudante de:jessica gonçalves de brito carteira de estudante de:kamila karoline r.gonçalves carteira de estudante de:isabelly ramos gomes justo. os documentos podem ser retirados direto no pc junto ao militar de serviço.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72224
De: Waldyr Senna Data: Sexta 6/7/2012 16:14:57
Cidade: Montes Claros/MG

Caça ao vice

Waldyr Senna Batista

O folclore político registrou que, nos tempos do velho PSD, as decisões eram aprovadas na véspera das reuniões convocadas para tomar decisões. Assim, elas serviam só para confraternizar, temperadas com cafezinho e pão de queijo.
Pelo visto, os atuais dirigentes de partidos políticos em Montes Claros não aprenderam a lição dos coronéis do extinto PSD, pois usaram todos os prazos permitidos em lei para escolher seus candidatos a vice-prefeito e, até ontem, último instante do derradeiro dia para apresentação das chapas que concorrerão às eleições de 7 de outubro próximo, ainda estavam se esfalfando para encontrar nomes que pudessem atender seus interesses, entre eles o acréscimo de minutos nos horários de propaganda em rádio e televisão durante a campanha. Estabeleceu-se então o que se pode denominar de caça ao vice.
A analogia com disputas futebolísticas é apropriada. Nas partidas de campeonatos de futebol há o tempo regulamentar, findo o qual, não ocorrendo vencedor, a decisão vai para a prorrogação, a que se seguirá a cobrança de penalidades máximas se persistir o empate.
Pois em Montes Claros, neste ano, a política transformou-se em “verdadeiro futebol”. O principal partido no poder está fora da disputa devido a problemas de saúde do seu principal líder, o que é explicável, e então o grupo dele tenta associar-se a um de seus principais adversários, mas não encontra vice para lançar. A pessoa que havia sido preparada para a tarefa, “tirou o time de campo” momentos antes da aprovação em convenção. Estranho ao ramo, concluiu que aquilo não era bem o que havia pedido a Deus, pelo que preferiu ficar de fora, não tendo esclarecido que tipo de inconveniente teria motivado sua decisão, embora, em se tratando de política e de futebol, seja fácil imaginar. O que se estranha é que, tendo sido designado como reserva com relativa antecedência para a eventual substituição do titular do time, o chamado “plano B”, só à última hora lhe tenha caído a ficha. Passou-se então a procurar o substituto do substituto.
Nas demais chapas, a escolha dos candidatos a vice não foi menos traumática. Numa delas, o principal candidato a vereador, que funcionaria como puxador de votos para a eleição de bancada mais expressiva, trocou eleição praticamente certa para o legislativo para disputar vaga como vice-prefeito, cuja eleição dependerá da vitória do titular da chapa. Tudo faz crer que a decisão de sacrifício se deveu à falta de opção.
Na chapa do candidato até agora tido como favorito, divulgava-se um nome para vice e da convenção resultou outro, que, aliás, vinha fazendo campanha para prefeito, assegurando que vice ele não seria. Mas talvez tenha sido a escolha mais tranquila, admitindo-se até que possibilitou relativo equilíbrio na chapa.
Quanto aos outros candidatos, tidos como menos qualificados em termos eleitorais, o problema não se restringiria propriamente aos vices, mas à chapa como um todo. Eles estão entrando na disputa com chances mínimas. São rigorosamente desconhecidos pelo eleitorado e deveriam iniciar pelo começo, isto é, dizendo quem são, a que vieram e por que se dispuseram ao penoso trabalho em benefício de Montes Claros. A população penhorada, agradeceria.
Por tudo que foi dito, verifica-se que a questão do vice não tem merecido o tratamento adequado. A rigor, ela continua sendo tida como moeda de troca, mera questão burocrática, sem a exigência de que haja o mínimo de sintonia com o companheiro de chapa. E não deveria ser assim, considerando-se que, nas últimas administrações, ocorreram problemas graves exatamente devido a esse ponto. Haja vista a atual administração, que se inviabilizou, em grande parte, devido ao péssimo relacionamento do atual prefeito com o grupo a que pertence a vice-prefeita.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72223
De: Estado de Minas Data: Sexta 6/7/2012 08:39:24
Cidade: Belo Horizonte/MG

Mineroduto vai ligar Grão Mogol à Bahia - O projeto faz parte do investimento de cerca de R$ 3,6 bilhões, que inclui a produção de 25 milhões de toneladas de ferro - Luiz Ribeiro - Será construído um mineroduto com extensão de 490 quilômetros para levar o minério de ferro de Grão Mogol, Região Norte de Minas, até o Porto Sul, em Ilhéus (BA). O mineroduto será implantado pela Sul Americana Metais (SAM), subsidiaria da Votarantim Novos Negócios (VNN), uma das empresas que investem na exploração mineradora na região. Para viabilizar o uso da água no processo produtivo e no mineroduto, a empresa vai construir uma barragem no Rio Vacaria (Região de Salinas), um investimento de R$ 80 milhões. A SAM vai implantar o Projeto Vale do Rio Pardo, que prevê a produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano no município mineiro. O investimento é de cerca de R$ 3,6 bilhões, com possibilidade de um acréscimo de R$ 600 milhões, de acordo com o governo de Minas. Nesta semana, executivos da SAM se reuniram com os secretários de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, e de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, a fim de discutir a formalização de um protocolo de intenções entre o governo e a empresa do Grupo Votorantim. A assinatura do documento deve ser feita em 12 deste mês. Desde as primeiras notícias sobre os investimentos na exploração das reservas de minério de ferro no Norte de Minas, começou uma discussão em torno do transporte do produto – se ele seria feito por ferrovia ou mineroduto. O próprio governo do estado chegou a anunciar a elaboração de um projeto da construção de um ramal ferroviário, ligando Grão Mogol e Salinas até um ponto mais próximo da Ferrovia Centro Atlântica, possivelmente no município de Monte Azul. Também surgiram especulações em torno da construção do mineroduto, para que a exportação pelo porto que está sendo construído em Ilhéus. A preocupação era de como conseguir água para o escoamento pelo mineroduto, tendo em vista que os municípios da região enfrentam a carência hídrica. Um problema que a SAM promete resolver com a construção da barragem no Rio Vacaria, que também servirá para atender os pequenos agricultores da região. “Além do empreendimento, serão atendidos 500 propriedades rurais com área até 2 hectares de irrigação”, afirma Dorothea Werneck. O prefeito de Salinas, José Antônio Prates (PTB), considera que a construção do mineroduto é uma boa alternativa para viabilizar a saída do minério de ferro da região. “O meu sonho mesmo era a construção de uma ferrovia, para que pudesse ser usado também o transporte de cargas e de passageiros. Mas não tenho nenhuma objeção ao mineroduto”, assegura. “Existe a preocupação em relação a questão da água. No entanto, se a empresa está se propõe a construir a barragem, ela mesmo vai garantir o fornecimento de água e estará dando uma contribuição para a região”, diz o prefeito de Salinas. Ele defende que a mineradora também venha indenizar os proprietários das áreas por onde passar o mineroduto. “A empresa tem obrigação com o desenvolvimento sustentável e social da região”, acrescenta Prates, que entende que os prefeitos da região também devem ser convidados para a assinatura do protocolo de intenções com a SAM, visando à implantação do empreendimento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72222
De: Prefeitura Data: Quinta 5/7/2012 19:39:58
Cidade: Montes Claros

O Prefeito Luiz Tadeu Leite retornou hoje, quinta-feira (05/07), às atividades na Prefeitura de Montes Claros, embora ainda esteja se recuperando de cirurgias realizadas no último mês, conforme foi noticiado por toda a imprensa, e está despachando normalmente em seu Gabinete, atendendo aos compromissos de rotina e os despachos com sua assessoria e atendimentos agendados. Amanhã, sexta-feira, o Prefeito deve coordenar a reunião de Secretariado, prevista para ser realizada às 8h30.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72221
De: Marcelo Data: Quinta 5/7/2012 18:45:48
Cidade: Moc

Anunciado o radialista Zé Vicente como vice de Ruy Muniz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72220
De: G1 Data: Quinta 5/7/2012 11:43:01
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Férias escolares são antecipadas em Montes Claros por falta de merenda - Desvio de verba na prefeitura foi descoberto pela Polícia Federal. Secretaria disse que alunos não ficarão prejudicados nos dias letivos - A Secretaria Municipal de Educação deMontes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, precisou antecipar as férias escolares em 15 dias por causa da falta de merenda. As aulas, conforme o calendário planejado, terminariam no dia 13 de julho, mas foram interrompidas na última sexta-feira (30). Nesta quarta-feira (4), no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), no bairro Maracanã, a antecipação das férias foi comunicada aos alunos e eles não compareceram. Houve apenas movimentação de funcionários. Já na Escola Mestra Fininha, os estudantes só foram comunicados quando eles chegavam para as aulas. Na operação da PF, foram investigadas 80 escolas municipais. Segundo o relatório final, dos 12 itens da merenda faltam três ou quatro. O desvio da verba do contrato seria de cerca de R$ 10 milhões. (...)

O Tempo - Após esquema de desvio de verba ser descoberto, falta merenda e férias escolares são antecipadas – Márcia Xavier - As férias de alunos de escolas municipais de Montes Claros, no Norte de Minas, foram antecipadas em 13 dias por falta de merenda. De acordo com a prefeitura da cidade, o abastecimento era feito por uma das empresas investigadas na operação "Laranja com Pequi", que desarticulou uma quadrilha especializada na prática de fraudes para aquisição de alimentos. Com as investigações, a prefeitura informou que não foi possível romper o contrato, mas que pretende até o dia 30 de julho, data para retorno das aulas, normalizar a situação. Conforme informações da prefeitura, embora as férias previstas para o dia 13 de julho tenham sido iniciadas na última sexta-feira (30), os dias letivos determinados pelo Ministério da Educação serão cumpridos e a educação municipal não será afetada. A operação “Laranja com Pequi” terminou com oito pessoas presas e 35 mandados de busca e apreensão cumpridos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72219
De: Marina Queiroz Data: Quinta 5/7/2012 09:50:43
Cidade: Montes Claros/MG

Em relação a mensagem 72214, ainda que seja uma grande honra servir a nossa querida Montes Claros, informo que por estar há muito afastada da política local declinei, gentilmente, do convite que me foi feito para compor chapa com o candidato Ruy Muniz. Aos amigos, obrigado pelas manifestações de carinho! Atenciosamente, Marina Queiroz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72218
De: Glória Data: Quinta 5/7/2012 08:52:26
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem: Abusivo o fechamento da avenida Dep Esteves Rodrigues desde a rotatória do Ibituruna até a praça dos Jatobás pela MCTrasn/Prefeitura de Montes Claros no sábado 30/07. (...)
Quem não era do Ibituruna também se viu obrigado a entrar no bairro, passando necessariamente no local da convenção do PMDB. Estratégia para "atrair" pessoas ao local, fazendo parecer que estavam prestigiando o evento, quando na verdade todos eram forçados a passar por ali.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: