Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°73349
De: Polícia Militar Data: Domingo 28/10/2012 16:40:49
Cidade: Montes Claros/MG

Síntese parcial das ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral
Agressão consumada entre militantes
Segundo a vítima, Matheus Bicalho Maia, no dia 27 de outubro, as 10:00 da manha, quando estava de frente ao shopping popular com sua namorada Júlia Veloso dos Santos, ambas com a camisa do PT (Partido dos Trabalhadores), e simpatizantes do candidato Paulo Guedes. No momento em que passavam os militantes que apoiam a campanha do candidato Ruy Muniz, de acordo com Matheus, estes começaram a agredi-lo com socos e pontapés e vindo também a ameaçar tanto a vítima, como sua namorada. Diante do exposto foi registrado o fato para futuras providências.
Denúncia de possível abastecimento irregular
Em 27 de outubro as 16:00 horas, no posto de combustíveis três poderes, o Senhor Farley Soares Menezes, relatou que é advogado da coligação “Montes Claros pode mais”, e que desde mais cedo estava acompanhando a movimentação de vários veículos chegando para abastecer no posto. Ainda segundo o solicitante, os veículos seriam de eleitores que não são cadastrados no sistema eleitoral, porém estariam recebendo de graça o abastecimento e que teria feito uma filmagem de aproximadamente duas horas, mostrando tal irregularidade. O senhor Farley alegou ainda que abordou um eleitor que disse ter recebido uma autorização para abastecimento no comitê do candidato Paulo Guedes do PT. Durante a ocorrência o senhor Gustavo Xavier Ferreira informou que as afirmações são mentirosas, e que todos os veículos que estavam na fila eram participantes da campanha do referido candidato. Ambas as partes foram orientadas a tomarem as devidas providências.
Denúncia de distribuição de panfletos
Em 27 de outubro, por volta das 18:15, atendendo a solicitação de denúncia anônima, uma guarnição da PM deparou com um veículo estacionado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues. A denúncia tratava-se de que ocupantes do citado veículo, estariam distribuindo panfletos de conteúdo depreciativo ao candidato Ruy Muniz. Foram procedidas buscas ao interior do mesmo, onde foram encontrados 24 panfletos do tipo jornal que condiziam com o teor da denúncia, porém durante a abordagem, o policiamento não presenciou a entrega do material. O material foi apreendido.
Homem preso após crime eleitoral
Às 03:08 do dia 28 de outubro, as testemunhas Ramon Ferreira Silva, e Kaio André Mendes, compareceram ao pelotão do Bairro Santos Reis, juntamente com o senhor Juarez Pereira da Silva, acusado de jogar panfletos de propaganda política, do candidato a prefeito de Montes Claros, Paulo Guedes, pela Avenida João XXIII, e por último em frente à Escola Belvinda Ribeiro, na rua São Tarcísio, fato confirmado pelo autor, que disse ainda ter recebido o valor de 300,00 reais para tal função. Diante da situação, o autor foi preso e encaminhado à presença da autoridade de polícia judiciária juntamente com o material apreendido.
Destruição de material político afixado em residência
Às 03:50 deste 28 de outubro, na rua Ildeu Prates, Morada do Parque, segundo o solicitante Reginaldo Ferreira de Sousa Junior, três autores não identificados, em três motocicletas sem características citadas, danificaram três placas de propagandas política do candidato a prefeito Ruy Muniz, que se encontravam afixadas na grade de sua residência e, em seguida evadiram do local. O boletim de ocorrência foi registrado.
Prática de "boca de urna"
A delegada do partido PRB, Ariadna Borges Muniz, solicitou a presença da Polícia Militar, nas seções eleitorais localizadas na Escola Estadual Augusta Vale, com a denúncia de que três indivíduos estariam realizando “boca de urna”. José Givanildo de Araújo, Edney Sanderson de Araújo Santos, e João Franca Neto, estavam no portão da referida escola, usando camisetas vermelhas com botons e adesivos do PT, e interceptando eleitores, pedindo-lhes que lembrassem do número do partido na hora de votar. Abordados pela Polícia Militar, os indivíduos foram orientados a se retirar do local, por várias vezes, porém os mesmos permaneceram, alegando que estariam ali para votar.
Um deles José Givanildo, se apresentou como fiscal de partido mas, não apresentou documentação pertinente a função. E ainda afirmou aos policiais que não era fiscal cadastrado pelo partido, mas, que mesmo assim permaneceria ali, para fiscalizar.

Mensagem: SÍNTESE DAS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS EXCLUSIVAMENTE DURANTE O PLEITO ELEITORAL 2° TURNO M. CLAROS
PRÁTICA DE “BOCA DE URNA”
A delegada do partido PRB, Ariadna Borges Muniz, solicitou a presença da Polícia Militar, nas seções eleitorais localizadas na Escola Estadual Augusta Vale, no bairro Interlagos, com a denúncia de que três indivíduos estariam realizando “boca de urna”. José G. A., Edney S. A. S., e João F. N., estavam no portão da referida escola, usando camisetas vermelhas com botons e adesivos do PT, e interceptando eleitores, pedindo-lhes que lembrassem do número do partido na hora de votar. Abordados pela Polícia Militar, os indivíduos foram orientados a se retirar do local, por várias vezes, porém os mesmos permaneceram, alegando que estariam ali para votar.
Um deles, José G., apresentou-se como fiscal de partido mas não apresentou documentação pertinente à função e, ainda, afirmou aos policiais que não era fiscal cadastrado pelo partido, mas, que mesmo assim, permaneceria ali, para fiscalizar. Os outros dois indivíduos chegaram a se retirar do local, porém retornaram, momento em que os policiais registraram o boletim de ocorrência. Ainda no momento da ocorrência, o senhor Jose Givanildo falava ao celular e orientava uma quarta pessoa, a qual serviria de testemunha, como ela deveria se portar e o que deveria dizer, fato que só ratificou a condução de todos à Delegacia de Polícia.
APREENSÃO DE CELULAR EM ESCOLA
A Polícia Militar apreendeu, às 13h15, um aparelho celular de um eleitor após ter sido acionada com a alegação de que um homem havia votado em uma escola no bairro Jardim São Geraldo e tirado fotografia de seu voto através de seu celular. No local, após confirmação dos fatos, incluindo a declaração do próprio eleitor (identificado como Pedro F. A.), a Polícia Militar realizou a apreensão do aparelho celular, o qual foi entregue na Delegacia de Polícia, tendo seu proprietário ali comparecido para prestar esclarecimentos.
APREENSÃO DE VEÍCULO POR PROPAGANDA ELEITORAL ILEGAL
Policiais Militares foram acionados, via 190, a comparecerem à rua Amazonas, bairro Cintra, onde um veículo Corsa, de cor vermelha, estaria com aparelhagem de som ligado, fazendo propaganda eleitoral ilegal. No local, a Polícia Militar encontrou o referido veículo com a tampa traseira aberta tocando músicas de campanha política e, ao seu lado, uma mulher empunhando uma bandeira. Após as devidas abordagem e identificação, foi feita a prisão em flagrante de Dulcimara R. S. e consequente apreensão do veículo.
CONDUÇÃO NO MARACANÃ POR TICKET DE COMBUSTÍVEL
Aproximadamente às 16h15min, a Polícia Militar foi acionada por Walter Luiz de Moura, do PRB, a comparecer ao Caic do bairro Maracanã onde teria flagrado, naquele local, uma transação de ticket de combustível configurando crime eleitoral envolvendo dois homens. No local, foi localizada uma requisição de combustível constando “dez litros de combustível – Eleição Paulo Guedes”, a qual teria sido repassada por Daniel D. S. ao cidadão Márcio C. R. S. Segundo o Daniel, este estava prestando serviços para a campanha do referido candidato e referida requisição seria de sua propriedade, passada, por engano, ao Márcio. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, juntamente com a requisição de abastecimento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73348
De: montesclaros.com Data: Domingo 28/10/2012 16:50:58
Cidade: Montes Claros

Praticamente não houve fila para votar no segundo turno em M. Claros. Invariavelmente, as seções estavam vazias. Ainda bem. O calor em Montes Claros está nos 38 graus, agora, quando as urnas estão sendo fechadas. A umidade - acreditem - é de 11%, o que caracteriza estado de emergência. O montesclaros.com vai divulgar em instantes os primeiros resultados das eleições, liderando a Rádio M. Claros 98 FM e a Rádio S. Francisco 93 FM.Se não houver problemas na apuração eletrônica, Montes Claros saberá até antes das 18h quem é o seu novo prefeito. Paulo Guedes ou Ruy Muniz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73347
De: Edmundo Data: Sábado 27/10/2012 22:52:22
Cidade: Montes Claros

Cidade sem lei é dose pra leão.São 22:45Hs,um grupinho abestalhado,no final da rua Professora Maria Machado,próximo ao corrego do cintra,está com o som de um carro ligado em pleno volume,desrespeitando a lei do silêncio e incomodando quem quer ter um mínimo de sossego.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73346
De: Estado de Minas Data: Sábado 27/10/2012 22:03:32
Cidade: BH

Estudante de 20 anos é morta com tiro na cabeça em Montes Claros - Polícia acredita que a jovem foi confundida por traficantes - Alexandre Carneiro - Uma estudante de fisioterapia foi morta com um tiro na cabeça em Montes Claros, no Norte de Minas. Janine Teixeira de Sá Miranda, de apenas 20 anos, estava no centro do banco traseiro de um veículo Fox com quatro amigos, que voltavam de uma festa. O crime ocorreu por volta das 5h da manhã deste sábado na Rua ceará, no Bairro Morrinhos. A polícia acredita que os jovens tenham sido confundidos por quadrilhas que comandam o tráfico de drogas na região.
A vítima foi morta por uma bala de escopeta calibre 12, arma que pode ser utilizada apenas pelo exército. O disparo atingiu o vidro traseiro do Fox e ainda saiu pelo para-brisa após atingir a jovem. Os ocupantes do veículo chegaram a se dirigir a um hospital, mas Janine chegou já sem vida ao local. O estudante Vítor Rafel Soares Ferreira, de 23 anos, que também estava no banco traseiro do Fox, foi atendido com ferimentos leves, provocados por estilhaços.
Muito abaladas, as testemunhas contaram à polícia que ouviram três disparos de arma de fogo no momento em que janine foi atingida. No local do crime, que registra altos índices de violência e é disputado por traficantes de facções rivais, a polícia encontrou apenas um projétil calibre 12. Os suspeitos ainda não foram identificados.
TRAJETÓRIA INTERROMPIDA Janine é natural do município de Mato Verde, também no Norte de Minas, e se mudou para Montes Claros há cerca de um ano para estudar. O corpo foi levado para a cidade onde ela nasceu, onde será enterrado.

Hoje em Dia - Traficantes são suspeitos de assassinato de estudante de fisioterapia - Girleno Alencar - Uma estudante de fisioterapia de 20 anos foi assassinada na madrugada deste sábado (27), em Montes Claros (Norte de Minas), quando retornava de festas com amigos. A vítima estava dentro de um carro, quando foi atingida na cabeça por um disparo que entrou pelo vidro traseiro do automóvel. Seus amigos chegaram a levá-la a Santa Casa, mas o óbito foi constatado no local. A polícia acredita que a jovem foi vitima de traficantes, que estariam temerosos de um possível ataque de um grupo rival.
A vitima, natural de Mato Verde, estava em Montes Claros há um ano, após ser aprovada no vestibular de Fisioterapia. O corpo será levado para sua cidade natal, onde reside a família, e será enterrado neste domingo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73345
De: Manoel Hygino Data: Sábado 27/10/2012 08:32:48
Cidade: BH

Uma lição que não se apaga

Jornal Hoje em Dia


Quando se aproximavam as festas cívicas e se desejava um discurso de excelência sobre as datas, o alto escalão administrativo se perguntava a quem escolher. Na lista sempre se encontrava Mello Cançado, Antônio Augusto de Mello Cançado, nascido em Pará de Minas, professor na Faculdade de Direito e da UFMG e da Mineira de Direito, acolhida sabiamente pela Universidade Católica.
Poeta e prosador, deixou muitos livros; escreveu para os jornais de uma época, que nem tão longe está; integrou a Academia Mineira de Letras, embora nos seus cem anos de nascimento tenha sido pouco lembrado. Uma injustiça que os tempos modernos, falhos de memória, cometem. Pequeno em estatura, grande em conhecimento, grande mestre, defendia ideias e amava o Direito Romano, de que foi notável professor.
Sua aula era uma lição – de Direito, de Filosofia, de Cultura, mas também de amor ao próximo, de civismo, de devoção às artes, à Justiça. Grande comunicador, ensinava com humor. Referindo-se às “Ordenações Filipinas”, comentava que no seu livro se aprende que a regateiro de então não é a de hoje. Tratava-se inocentemente das senhoras que vão hoje aos nossos supermercados comprar peixes, camarões, hortaliças e outros víveres para, depois, revenderem em domicílio.
Os mexeriqueiros não têm vez no Livro V das Ordenações. O título 85 mandava-os à cadeia. No título 81, ai de nós mineiros, proibiram-se as serestas. Indagava Mello Cançado: “Que mal fazem à alma da gente, dulcíssimas canções de amor ou de saudade, vindas do fundo da noite, ao esfrolar dos machetes, nos jardins de Pará de Minas, Uberlândia, Montes Claros, Pitangui ou Ouro Preto?”
Numa lição válida pelo tempo afora, aqui e por aí, Dom Felipe, no prólogo de seu Código, aos 5 de junho de 1595, deixava uma recomendações: “O bom rei deve ser sempre um, e igual para todos, em retribuir e premiar cada um segundo seus merecimentos. E assim como a Justiça é virtude não para si, mas para outrem, assim dever fazer o bom Rei, pois por Deus foi dado principalmente não para si, mas nem para seu particular proveito, mas para bem governar seus Povos e aproveitar a seus súditos como a próprios filhos...”
Para o centenário do sempre lembrado amigos e mestre, o magistério era uma paternidade. E, de fato, sem cansaços buscou transformar a escola em um lar, procurando adestrar, habilitar para a profissão, mas acima de tudo educar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73344
De: Waldyr Senna Data: Sexta 26/10/2012 17:50:33
Cidade: Montes Claros/MG

Influência da pesquisa

Waldyr Senna Batista

Em se tratando de pesquisa eleitoral, devido a antecedentes remotos e recentes, todo cuidado é pouco. Haja vista o que aconteceu na primeira fase da atual campanha, em que pesquisas encomendadas tumultuaram o ambiente, chegando ao ponto de cada um dos cinco concorrentes aparecer em primeiro lugar na pesquisa que contratou.
Mas há pesquisa e pesquisa. As duas divulgadas na quinta-feira pelos jornais “O Tempo” e ‘’Estado de Minas’’, ambos de Belo Horizonte, até prova em contrário, são confiáveis. Elas têm características de trabalho jornalístico legítimo, que envolveu outros municípios. Nelas, com números diferenciados, aparece em primeiro lugar o candidato Ruy Muniz, contrariando a expectativa de que Paulo Guedes estivesse liderando.
Essa avaliação estaria ligada à ruidosa campanha desenvolvida pelo candidato do PT, que realizou verdadeira ocupação da cidade, principalmente nas áreas periféricas, ao que se diz utilizando o trabalho de mais de 2 mil pessoas, a maioria trazida de outras cidades, ao ponto de esgotar a capacidade hoteleira.
Mesmo considerando-se que essas informações sejam fruto de exploração eleitoral, não há como negar que, durante todo o tempo, a campanha do candidato do PT alcançou elevados custos para os padrões locais. No ato do registro da candidatura, sua previsão de gastos foi de R$6 milhões, enquanto a cifra informada por Ruy Muniz foi de R$4 milhões, seguindo-se R$2,5 milhões de Jairo Ataíde e R$2 milhões de Athos Avelino. É evidente que esses limites, fixados para fins meramente contábeis, foram ultrapassados, sem contar que os gastos do segundo turno, ainda não divulgados, serão bem superiores. A campanha do PT em Montes Claros foi incluída no grupo de municípios que o partido selecionou para investir pesadamente.
A perda da liderança no momento final da campanha poderia ser explicada por um dos três fatores abaixo, ou pela soma dos três:
1) A denominada “ocupação da cidade” atemorizou grande parcela dos simpatizantes da campanha, não necessariamente ativistas do partido;
2) segundo o jornalista Luiz Carlos Novais , que participou do debate promovido pela TV Gerais, em Montes Claros o PT, alcançou o teto, não tendo mais como crescer;
3) o retorno do que parecia haver sido superado: o candidato Paulo Guedes não é montes-clarense de nascimento.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73343
De: Pcns Data: Sexta 26/10/2012 16:29:20
Cidade: M. Claros

Está hospitalizado um dos homens mais íntegros e respeitados da Montes Claros recente: o advogado Afonso Brant Maia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73342
De: C. Henrique Data: Sexta 26/10/2012 15:53:26
Cidade: Brasília DF

Da análise do ex-ministro José Dirceu sobre o quadro eleitoral que será decidido domingo, publicada hoje aqui em Brasília DF:
"Em São Paulo (SP), Santo André (SP) e João Pessoa (PB) os quadros estão praticamente definidos com a liderança de Fernando Haddad, Carlos Grana e Luciano Cartaxo, respectivamente. Nestas cidades e em Mauá (SP), Guarulhos (SP), Niterói (RJ) e Ponta Grossa (PR), os candidatos petistas abriram larga vantagem sobre seus adversários.
Já em Salvador (BA), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Montes Claros (MG), Fortaleza (CE), Vitória da Conquista (BA), Rio Branco (AC) e Cascavel (PR), as pesquisas de intenção de voto indicam situação de empate técnico entre os candidatos do PT e seus oponentes"

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73341
De: José Prates Data: Sexta 26/10/2012 10:32:12
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

O progresso veio com o povo

José Prates
joseprates1or@hotmail.com

Desde que nasceu como Arraial das Formigas, Montes Claros mostrou o interesse pelo desenvolvimento econômico e até hoje não parou a luta pelo crescimento, o que é visível no seu dia-a-dia. Quando abro o montesclaros.com na internet e leio as mensagens ali publicadas, fico observando as mudanças que ocorreram na Montes Claros que eu conheci na adolescência, onde, depois dos vinte anos, residi, trabalhei e casei-me. Naquele tempo, isto nos anos cinqüenta, a cidade já era a principal do norte de Minas em atividade econômica, com um grande comércio varejista e algumas industrias, principalmente algodoeira sobressaindo-se, porem, na atividade econômica a pecuária que sempre foi o seu forte, desde a sua descoberta em 1768.. Pelo que vemos nas noticias, a cidade é outra: maior e mais rica. A vocação desenvolvimentista não morreu e o habitante de hoje parece o mesmo de ontem com interesse pelo progresso da cidade onde nasceu ou foi acolhido como filho e é onde vive. A pecuária foi o começo de tudo. Foi daí que nasceu o interesse pelo progresso, fazendo crescer cada vez mais, o rebanho bovino que era comercializado. No inicio, quando da descoberta das terras, a procura por novas pastagens fez com que alguns colonizadores se afastassem do litoral, entrando no interior do novo território, quando, então, descobriram esse pedaço de terra onde havia grande pastagem capaz de permitir a criação de bovinos. Com o passar do tempo, a pecuária instalou-se como principal atividade em grandes fazendas, fazendo nascer o povoado Arraial das Formigas que não demorou a ser elevado a cidade com o nome de Montes Claros que atraiu moradores, cresceu e tornou-se a principal da região, como é até hoje. O saudável entendimento entre os descobridores, com boa relação de amizade que garantia coesão na ação de desenvolvimento, foi, naturalmente, a origem da união que se desenvolveu entre os habitantes, dando a todos a impressão de uma grande uma família. Até os anos cinquenta, ainda era assim.. O hábito de saudar um ao outro ao se cruzarem nas ruas, onde andavam sem pressa, mostrava a amizade e o respeito entre eles o que não deve ter desaparecido, pelo menos entre os mais velhos.
Com saudade, eu me lembro quando recém casado, morando na Rua Bocaiúva que margeava a Estrada de Ferro. De lá saia para o trabalho no jornal que ficava na Rua Dr. Santos, vizinho do Dr Alfeu de Quadros, político de alta influência, Prefeito Municipal na ocasião. Saia de casa, ia até a Praça da Estação ali pertinho, entrava na sede do Tiro de Guerra para cumprimentar o Sargento Benicio e de lá descia a Avenida Francisco Sá onde sempre encontrava Pedro Leopoldo que já estava indo para a Agencia da Real Aerovias. Dobrava a esquina e ia direto para a Praça do Grupo Gonçalves Chaves. Entrava e ia para a cantina onde Dona Maria, minha sogra, preparava a merenda das crianças. Geralmente tomava um cafezinho, batia um papo com Dona Marucas a Diretoria e descia a Rua, não me lembro o nome, passando pelos escritórios de Edgard Pereira e de lá ia para o jornal, passando antes no bar do Zé Periquitinho para tomar um copo de caldo cana, tirado na hora. No jornal já estavam todos: Meira fazendo a paginação, Andrezzo na linotipo e Dona Maria na expedição. Três artigos que eram as minhas colunas, eu tinha de escrever e publicar com assinaturas diferentes: JPrates, RTJaspe e Jesse Taporé e mais as reportagens e outras matérias para cobrir as oito páginas do jornal. Vizinho da redação era o escritório de advocacia do Dr. Orestes Barbosa, excelente causídico que muito influenciou na minha carreira com suas aulas de procedimento na sociedade. Em frente ao prédio do jornal estavam as Casas Macedo, de Waldir Macedo, especializadas em eletrodomésticos, sempre com tudo em exposição para a curiosidade de muita gente que ainda não conhecia fogão a gaz. A grande novidade era a geladeira elétrica que acabava de chegar. Antes, ela não estava presentes porque não tínhamos energia suficiente para mantê-las funcionando.
O que não podemos desconhecer é que os habitantes de Montes Claros, sejam filhos ou não, sempre tiveram um interesse muito grande no desenvolvimento do lugar e procuraram todos os meios para dotá-lo de meios que facilitasem a vida do habitante. Tudo que lá existe veio da iniciativa e do esforço do montesclarense como vimos com Natercio e Flamarion que se sacrificaram vindo para o Rio de Janeiro, em 1937, fazer o curso de piloto na escola Hugo Catergiani onde brevetaram-se. Regressando a Montes Claros criaram o aeroclube local que fez muitos pilotos, inclusive Dona Eni Novais, a primeira mulher a brevetar-se, parece que no Brasil, o que foi noticiado e comentado no país inteiro. Depois do aeroclube, também com intervenção de Natercio França e Associação Comercial, veio a Panair do Brasil instalando linha regular entre Montes Claros e Belo Horizonte. Hoje o aeroporto operado pela Companhia Rio Sul Nordeste, transferido para a Infraero tem uma pista asfaltada de 2100 mts com 45 mts de largura, homologada para aviões até o porte de Boing 737. Pois bem. Isto é o que eu sei e que pode dar a quem não conhece a cidade uma idéia da grandeza desse lugar, resultado do interesse e amor de quem vive e trabalha ali. Pois bem, a cidade cresceu, e a riqueza aumentou deixando todo mundo alegre. Mas, a violência acompanhou, trazendo o medo que acaba com o sossego do cidadão. O noticiário fala em 104 assassinatos este ano. É demais.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73340
De: amigo do peito Data: Sexta 26/10/2012 09:58:46
Cidade: montes claros/MG

Titulo da notícia: Menino de 15 anos executado a tiros em M. Claros, na noite de terça-feira, era bom filho, trabalhador e voltava de futebol

Comentário: exelente pessoa onde chegava deixava marca de sua feliciade estrovertido era estrela magnifica saudades eternas joao victor pena q vc nos deixou partindo pro ceu amiguinho nunca mais irei esqueser do seu sorriso lindo, no posto onde trabalhava na oficia com seu amiguinhos lembro lembrarei dos momentos feliz jesus fara justiça de quem tirou sua vida sua mae sofreu amigo de mais no velorio no seu ceputamento mas jesus darar força ela sua avo todos q sentiram dor da sua perda saudades abraços saudade sempre q ouvir a musica legiao urbana os bons morrem jovem irei lembrar de vc vai com deus amigo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73339
De: Vilma Data: Sexta 26/10/2012 09:02:32
Cidade: M. Claros

Esperança de chuva está na frente fria que deverá chegar quarta-feira a M. Claros. Até lá, temperaturas de 37 graus, ou até mais

Estamos sofrendo com o calor e a seca. Mas, o pior é o que os senhores (?) políticos fazem conosco. Barulho, barulho, barulho! Nos atropelam sem piedade querendo o nosso voto. Descumprem todas as leis, que repetidamente proíbem tal abuso! E isto feito e patrocinado por aqueles que qerem nos governar. É um massacre, impiedoso, cruel, repetido.. Deus, tenha pena de nós e de nossos filhos!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73338
De: Estado de Minas Data: Sexta 26/10/2012 08:33:53
Cidade: Belo Horizonte/MG

Candidatos a prefeito trocam acusações em Montes Claros - Farpas na reta final da disputa eleitoral - Luiz Ribeiro - Os candidatos que disputam o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Montes Claros, Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB), discutiram suas propostas, ontem, com os líderes da Igreja Católica. Eles tiveram encontros a portas fechadas com o arcebispo metropolitano dom José Alberto Moura e cerca de 20 padres, no salão paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora e São José. O primeiro a falar foi Ruy Muniz, que ao sair, aproveitou para entrar na igreja matriz, onde se ajoelhou para um minuto de oração. Na saída, o candidato do PRB passou perto do adversário, mas ambos não se cumprimentaram, ilustrando o clima quente da reta final da campanha na cidade, com os candidatos trocando acusações nos debates. Nessa quinta-feira pela manhã, Muniz recebeu o senador Clésio Andrade (PMDB) e o presidente estadual do PMDB, deputado federal Antonio Andrade, acompanhados do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) e do deputado estadual Carlos Henrique (PRB). Eles participaram de uma reunião no Mercado Sul, no Bairro Morrinhos e fizeram corpo a corpo em um conglomerado, no mesmo bairro. Ruy Muniz comemorou o resultado da pesquisa MDA/Estado de Minas, divulgada ontem, que o coloca com 10,8 pontos de vantagem em relação a seu adversário. Segundo o levantamento, na simulação de votos válidos, o candidato do PRB tem 55,4% contra 44,6% do petista. “A pesquisa mostrou que o eleitor rejeitou os ataques e seguiu nossa campanha, que é propositiva”, afirmou Muniz, que, ontem à noite, participou de um encontro de lideranças no Automóvel Clube de Montes Claros. Zona rural Paulo Guedes visitou a Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), onde cumprimentou produtores. A estratégia é tentar assegurar os votos da Zona rural, onde o petista teve bom desempenho no primeiro turno. O petista se disse confiante e refutou os resultados das últimas pesquisas, que o colocam em desvantagem. “Infelizmente, estamos enfrentando o movimento das forças conservadoras da cidade, mas continuamos o nosso trabalho para ganhar as eleições”, afirmou. Ele recebeu ontem a visita do ex-ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos Nilmário Miranda, suplente de deputado federal, e à noite participou de um comício no Bairro Independência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73337
De: igor macedo Data: Sexta 26/10/2012 03:48:45
Cidade: montes claros mg

26/10/2012 apagao de luz no bairro jaragua2 por volta das 1:47 da madrugada, mais ja foi resolvido bem rapido

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73336
De: Bruna Data: Sexta 26/10/2012 01:55:42
Cidade: MOC

que apagão foi esse aqui no são josé??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73333
De: Luiz M. Data: Quinta 25/10/2012 16:36:45
Cidade: Jaíba

Neste momento as aguas do Rio Verde pararam de correr em Jaíba (MG). Com o leito praticamente seco em algumas fazendas de Matias Cardoso (MG) a seca que castiga o nosso Norte de Minas faz mas uma vítima dos afluentes do Rio Saõ Francisco. Com um disnível de 7,00 cm por Km, uma barragem de 2,00 metros de altura represaria agua acima por mais de 20 kms. Estudos já foram feitos e praticamente por falta de FORÇA politica ou quem sabe da industria da sêca que tbm predomina em nossa região, as barragens que poderiam perenizar o Rio Verde ficam apenas no papel. O abastecimento da cidade não haverá problema visto que esta concluida a adutora de captação de agua do São Francisco através do canal principal do Projeto Jaíba.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73332
De: Richardson Xavier Brant Data: Quinta 25/10/2012 14:31:05
Cidade: montes claros  País: brasil

O dia das eleições: liberdade de convicção ainda que tardia!

Richardson Xavier Brant*

A festa cívica de escolha dos governantes que conduzirão os municípios nos próximos quatro anos acontecerá no próximo domingo. Dois princípios complementares formam a base do sistema eleitoral brasileiro: o respeito à liberdade de convicção do cidadão e sua direta correspondência com a busca de isonomia entre os candidatos. Houve significativo e promissor avanço nas garantias de isonomia nos últiimos anos.
Nas eleições de 2012, a Justiça Eleitoral completa oitenta anos, criada desde 1932, e serve de lição ao mundo inteiro sobre como fazer eleições seguras, com resultados em breve tempo, e praticamente imunes ao risco de fraude na votação e apuração.
A aplicação integral da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n. 135/2010) traz a expectativa de uma escolha mais adequada de mandatários públicos. Deve estar claro que a lei não resolve todos os problemas. Apenas coloca um filtro para comportamentos que demonstrem falta de probidade ou moralidade. O eleitor é o soberano, avalista mais autorizado da legitimidade do processo, e deve filtrar comportamentos da vida pregressa dos candidatos que sejam incompatíveis com referidos princípios.
O maior controle da arrecadação e aplicação de recursos em campanhas soma-se à vedação de propaganda mediante outdoor e dos famigerados showmícios. A lei inovou, também, na vedação à distribuição de quaisquer brindes, inclusive camisetas. Todas essas vedações, principalmente a ilícita oferta de qualquer vantagem ao eleitor, consistem em formas de coibição do abuso de poder econômico. O abuso compromete a própria soberania do cidadão e do Estado.
Desde o dia 06 de julho, os candidatos se apresentaram aos eleitores, veicularam suas ideias, projetos e propostas, buscaram convencer de que poderão ser corretos, competentes e dedicados no sagrado exercício do mandato público. A propaganda deverá, por expresso comando legal, cessar na véspera da eleição. É crime qualquer tentativa de abordar o eleitor ou de entregar qualquer material de propaganda no dia das eleições. A Justiça Eleitoral atuará com rigor na contenção dessas condutas.
É atividade criminosa o fato de algum candidato, ou qualquer pessoa a serviço dele, abordar o eleitor ou oferecer qualquer vantagem, ainda que sejam brindes. É de conhecimento geral a grave ilicitude dessas condutas. Isso significa desrespeito ao cidadão, vontade consciente de descumprir a lei, e grave falta de moralidade e probidade. Para aqueles que pretendem atuar na vida pública, a moralidade e a probidade são virtudes imprescindíveis. Agora, com a Lei da Ficha Limpa, mesmo para quem deseja apresentar-se candidato.
Não poderão ser realizadas carreatas, passeatas, caminhadas e há vedação legal expressa a qualquer manifestação coletiva em favor de partido político, coligação ou candidato. É proibido também o uso de vestuário padronizado. É permitida apenas a manifestação isolada e silenciosa, com uso de bottom, boné e camiseta, desde que esta não tenha sido doada.
Os veículos plotados com propaganda eleitoral poderão circular livremente, mas somente terão acesso às seções eleitorais para a votação e desembarque de passageiros (eleitores) que sejam da família do proprietário do veículo. Deve-se evitar a circulação em locais próximos às seções de votação, assim como o estacionamento. Isso pode configurar propaganda ilícita.
É criminosa a oferta de alimentação e transporte aos eleitores. Somente poderão fazer o transporte os veículos credenciados pela Justiça Eleitoral, com itinerários previamente definidos. Os locais não servidos por transporte público já foram identificados, com credenciamento de veículos e preparação dos trajetos, horários e pontos de embarque e desembarque dos eleitores que utilizarão o transporte.
Não podem ser vendidas bebidas alcóolicas das 06 até as 18 horas. Devem ser evitados os foguetes e a realização de reuniões públicas de comemoração do resultado das urnas. É crime a perturbação dos trabalhos eleitorais e a apuração começará às 18 horas, estendendo-se aproximadamente até as 21 horas.
A Justiça Eleitoral está preparada para conduzir, com segurança, - e pulso, - as eleições. Mas a participação ativa do cidadão esclarecido é essencial! Um aspecto importante é evitar as condutas vedadas. O outro é denunciar à Polícia Militar e Federal, bem como ao Ministério Público e à própria Justiça qualquer ato de violação.
A atuação rigorosa da Justiça Eleitoral será uma maneira de prestar um serviço público de reconhecida relevância. O resultado das urnas será sentido nos próximos anos, mas impactará o cotidiano de cada municípe por mais tempo. O futuro dirá se o aperfeiçoamento da legislação repercutirá na escolha e no desempenho dos mandatários públicos.
Oxalá seja o voto consequente, no cultivo da crença de que a corrupção eleitoral possa ser reduzida a patamares aceitáveis. Chegará, enfim, o dia de seu banimento. O julgamento do mensalão, em pleno curso do processo eleitoral, é emblemático. Nesse contexto, aspira-se a que o governo das leis possa sobrepor-se ao jugo dos poderosos. Uma sociedade é tanto mais íntegra, – e justa, - quanto mais todos estejam submetidos, sem odiosos privilégios, ao império da lei!

* Juiz de Direito no Estado de Minas Gerais e Diretor do Foro Eleitoral de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73331
De: Hoje em Dia Data: Quinta 25/10/2012 10:57:16
Cidade: Belo Horizonte/MG

Violência recua 40% em Montes Claros – Girleno Alencar – A criminalidade no Centro de Montes Claros caiu 40% desde que câmeras de vigilância entraram em operação, em julho de 2008. O coronel Franklim de Paula Silveira, comandante da 11ª Região Militar, afirma que assaltos a pessoas e estabelecimentos comerciais, então comuns na área central, tiveram redução acentuada. Como são 36 equipamentos, flagrantes dos crimes podem ser feitos de vários pontos. Montes Claros é a única cidade do interior em que o governo do Estado instalou câmeras. Em outros municípios, empresas privadas compraram os equipamentos. Antônio Augusto Coelho Tavares, do Conselho Maçônico de Segurança Pública, diz que uma grande articulação de todas as entidades de classe permitiu essa conquista,
Ampliação – O coronel Franklim de Paula Silveira afirma que o desafio, agora, é conseguir instalar 72 filmadoras no entorno da área central, ampliando a região monitorada. O projeto foi encaminhado ao Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), vinculado ao Ministério da Justiça, na expectativa de que os recursos sejam liberados em janeiro de 2013.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73330
De: Estado de Minas Data: Quinta 25/10/2012 10:31:32
Cidade: Belo Horizonte/MG

Muniz lidera na reta final – Juliana Cipriani – A poucos dias da eleição, o ex-deputado Ruy Muniz (PRB) passou à frente do deputado federal Paulo Guedes (PT) na disputa pela Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, mas a briga acirrada que se formou no município ainda não está definida. Levantamento do Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas aponta Muniz com 44,1% das intenções de voto contra 35,5% de Guedes, 8,6% de votos brancos ou nulos e 11,8% de indecisos. Registrada com o número MG-01242/2012, a pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, o que dá uma vantagem de apenas dois pontos para o primeiro colocado. Na simulação dos votos válidos, considerados para a proclamação do resultado pela Justiça Eleitoral, o candidato do PRB aparece com 55,4%, contra 44,6% do adversário petista. A análise do resultado é cautelosa, já que, pelos intervalos de confiança, Ruy Muniz pode ter de 51% a 59,8% dos votos válidos e Paulo Guedes pode estar com 40,2% a 49%. Quem mais cresceu em relação ao resultado das urnas em 7 de outubro foi o candidato que está na frente. Paulo Guedes foi ao segundo turno conquistando 26,6% dos votos válidos, contra 26,2% de Ruy Muniz – os outros dois candidatos mais fortes derrotados, Jairo Ataíde (DEM) e Humberto Souto (PPS), somaram 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são colocados os nomes dos candidatos, Ruy Muniz aparece com 42,9% das intenções e Paulo Guedes tem 34,5%. Votos brancos e nulos somam 7,8% e indecisos 14,8%. Em relação a decisão de voto, 89,1% dos que dizem escolher Ruy Muniz garantem que não vão mudar. No caso de Paulo Guedes, 88,8% colocam a intenção de voto como definitiva e 11,2% ainda podem mudar.
Tendência – Para o diretor do MDA, Marcelo Costa Souza, a situação é muito favorável a Ruy Muniz, que parece ter tido mais êxito ao conquistar os votos que antes eram dos outros candidatos no primeiro turno, que teve um resultado apertado. “Há uma tendência forte por Ruy Muniz, mas ainda não está decidido. Ele está na frente mas a diferença ainda é muito próxima da margem de erro e há um percentual grande de indecisos e de votos brancos e nulos. Não dá para garantir um resultado”, afirmou. O cenário de expectativa em Montes Claros ocorre em meio a uma guerra acirrada entre os dois candidatos, com vários panfletos apócrifos, vídeos na internet e outras acusações, que podem levar os eleitores indecisos a se moverem em uma das direções. Em relação ao sexo dos entrevistados, Ruy Muniz tem uma vitória mais folgada com o eleitorado feminino, vencendo Guedes por 44,6% a 31,2%. Entre os homens, o candidato do PRB aparece com 43,5% contra 40,5% do petista. Ruy Muniz também vence Paulo Guedes em praticamente todas as faixas etárias, ficando pouco atrás dele apenas entre os eleitores com 45 a 59 anos. Em todas as faixas de rendas familiares, Muniz está à frente do concorrente, assim como nos diferentes níveis de escolaridade. Nesse caso, entre os eleitores com nível superior, o candidato do PRB tem 62% da preferência, contra 19,7% do petista.

O Tempo - Ruy Muniz lidera com 54,2% - Petista aparece com 26,9% das intenções de voto na cidade do Norte de Minas – Aline Labbate - A três dias do segundo turno das eleições municipais, pesquisa DataTempo/CP2 mostra que o candidato a prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, Ruy Muniz (PRB) lidera a disputa com 54,2% das intenções de voto. O adversário petista, Paulo Guedes, tem 26,9%. A diferença entre os dois candidatos, de 27,3 pontos percentuais, corresponde ao dobro da quantidade de indecisos, que somam 13,6% do eleitorado, segundo o levantamento feito entre os dias 19 e 21 de outubro. Ou seja, ainda que todos os eleitores que ainda não definiram o voto escolham o petista, Ruy Muniz teria vantagem na disputa. Os votos em branco e nulos somam 3,3%. A pesquisa também mostrou que os eleitores de Montes Claros estão bem resolvidos quanto à opção de voto. Entre os entrevistados que declaram que vão votar em Ruy Muniz, 98,8% afirmam que não cogitam alterar a escolha, enquanto 1,2% dizem que ainda podem mudar. O grau de certeza é semelhante ao registrado para o candidato Paulo Guedes. Para 96,7% dos eleitores que declararam voto ao petista, a decisão é definitiva.
Espontânea. O instituto DataTempo/CP2 também indagou aos entrevistados sobre a intenção de voto para prefeito sem mostrar os nomes dos concorrentes, a chamada modalidade espontânea. O resultado é bem próximo do alcançado na pesquisa estimulada: Ruy Muniz foi citado por 54,0% dos eleitores, e Paulo Guedes, por 26,2%. Indecisos foram 14,2%, e brancos e nulos somaram 3,8%.
Primeiro turno. Os eleitores também responderam em qual candidato votaram no primeiro turno das eleições, quando seis nomes disputavam a prefeitura. Afirmaram ter votado em Muniz 29,3% dos entrevistados, enquanto 22,2% disseram ter escolhido Paulo Guedes. Uma parcela significativa afirma ter votado no ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM): 19,1%. Como o democrata formalizou o apoio a Ruy Muniz no segundo turno no último dia 17 de outubro - portanto, dois dias antes do levantamento DataTempo/CP2 - é possível inferir que parte do crescimento das intenções de voto de Muniz seja devido aos eleitores de Ataíde. Outros 23,6% garantiram ter dado o voto ao candidato do PPS, Humberto Souto, que entrou na disputa pouco mais de 20 dias antes do pleito, no lugar de Athos Avelino (PSB), barrado pela Lei da Ficha Limpa. Tanto Humberto Souto quanto Avelino decidiram ficar neutros na disputa.
Corrida eleitoral disputada - Apesar de cerca de 90% da população desaprovar a administração do atual prefeito, Luiz Tadeu Leite (PMDB), ainda parece difícil definir qual nome melhor representa a oposição em Montes Claros. Dos seis candidatos, quatro receberam pelo menos 22% dos votos válidos. Os que concorrem ao segundo turno, Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB), receberam praticamente o mesmo número de votos no primeiro turno, com uma diferença de apenas 758 votos. Nessa reta final da disputa, os eleitores que votaram em Humberto Souto (PPS) e em Jairo (DEM) é que vão decidir. Ao que parece, a maioria deles vota em Ruy, já que ele lidera as pesquisas, com mais de 54% das intenções de voto no cenário estimulado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73329
De: Elenita dos Passos Data: Quarta 24/10/2012 22:52:40
Cidade: Santana do Livramento/RS

: Olá, boa noite. Estou escrevendo pela Elenita, pois ela está com dificuldade para digitar, sou enteada dela, me chamo Maria Lúcia. Ela tem uma mensagem para passar à família de Rubens Martins, Hugo e Raul. Não encontrou maneira de entrar em contato e eu imaginei que de repente pela rádio alguém entrasse em contato com vocês. Rubens Martins e seu irmão morreram em um acidente automobilístico com uma caminhonete. Se puderem nos ajudar pedindo para estas pessoas entrarem em contato com o e-mail acima fornecido, agradeceria muito! Obrigada, desde já.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73328
De: morador Data: Quarta 24/10/2012 09:52:41
Cidade: Montes Claros

O jovem que foi baleado na Vila Analia ontem 23/10 a noite não restiu as ferimentos e veio a falecer mais um homicidio na nossa cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73327
De: Welber Maia Arantes Data: Quarta 24/10/2012 18:44:40
Cidade: M Claros

BIÔ MAIA

Na pia batismal em 29/03/1929, foi batizado Gabriel da Silva Maia. Filho de Tonico Maia e dona Badú Maia. Nasceu madeira pura. Maia com Maia. Sexto filho de uma prole de nove, nascido na fazenda Lagoinha, no Cedro.
Caladão, sisudo, quieto, bigode siciliano, gestos comedidos, sistemático, impunha respeito. Aos que lhe eram queridos, um breve sorriso de contentamento.
Nos folguedos de infância e adolescência os amigos sempre fieis: Alfredo Barreto, Henrique Chaves, Telé prates, Reinaldo Simões e Augustão Bala Doce. Colegas para dançar bolero, para beber, pescar, rodar de jeep nas noites de orgia e ir ao Clube Montes Claros.
Nos carnavais, no Clube Minas Gerais, no Cassino, fantasiava-se de Zorro, juntamente com Reinaldo Simões, até que, durante um quebra pau entre foliões, saíram pelo exíguo buraco da janela e lá se foi o chapéu do herói. Desistiu de se fantasiar a caráter!
Seresteiro de primeira, de instrumentos, tocava bandolim e violão, estando deitado à sombra próxima ao engenho de cana, da fazenda dos pais, se chamado, respondia: vâmo ficar aqui sem fazer nada que é melhor.
Tinha um jeep 54, direção mecânica, que fez história nas noites dos anos 50. Ele falava- olha a curva do Redondo! O carro obedecia! Sendo seu chamego, conservava-o polido na flanela.
Biô era bom companheiro para qualquer obra ou pescaria. Era só chamar, ele punha a tralha no exótico jeep e partia.
Entretanto era intuitivo! fosse com a cara da pessoa bem, se não, amém!
Freguês habitué do Bar Sibéria, servia a sua própria dose. A mão treinada simétrica, certinha, calculava no olho e só bebia com o copo tapado.
Colocava uma caixa de fósforos por dentro de uma das lentes dos óculos, tapando um olho, sempre às dez da manhã, quando um raio de sol, coincidentemente, incidia no seu rosto. Como era criterioso, preferia tapar o sol, mas não saia da cadeira de sua preferência.
Alma pura, era dotado de verdadeira adoração às crianças, altruísta pois na semana das crianças, distribuía brinquedos, guarda-chuvas e sombrinhas entre a gurizada.
Solteirão convicto, passou boa parte de sua vida morando na casa de Quita Maia, sua irmã. Alex, seu sobrinho predileto, todas as noites, enquanto ele dormia, colocava o seu relógio Mido impermeável dentro de um copo de água, testando a sua pouca paciência.
Os sobrinhos em sua homenagem fizeram o bloco carnavalesco Biô e Salomé, precedido do bloco caricato Bosta, com as suas sobrinhas adolescentes. Teve direito a samba enredo.
Em 1998, quando nos deixou voltando aos mundos Súperos, teve como últimos parceiros de gole, tomando uma boa cana Seleta, Timbó e a Baianinha. O tira-gosto era chocolate branco, Sonho de Valsa.
Que Deus o tenha, nobre guerreiro!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73326
De: José Prates Data: Quarta 24/10/2012 16:38:04
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Lugar de criança é na escola - José Prates - Ainda criança, na velha Jacaraci, no árido sertão baiano, eu ouvia minha avó Silvina, professora formada, dizer que lugar de criança é na escola. Esta frase atravessou o tempo, passou de geração pra geração, e hoje os “mais velhos” continuam a repeti-la para os mais novos, fazendo levar para as salas de aula a garotada dos 6 aos 14 anos, enquanto jovens adolescentes dizem que não são mais crianças e podem ficar fora da escola, cuidando do que mais lhes interessa: não fazer nada.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73324
De: G1 Data: Quarta 24/10/2012 08:39:23
Cidade: Rio de Janeiro-RJ

Justiça Eleitoral cassa registro de candidatura de Alfredo Ramos (PT) - Segundo Justiça Eleitoral, Ramos fez uso de abuso de poder econômico. Além da cassação,vereador fica inelegível até 2020 - O vereador Alfredo Ramos (PT), eleito vereador em Montes Claros nas eleições de 04 de outubro, com 1549 votos, teve o registro de sua candidatura cassado nesta terça-feira (23). A decisão é do juiz eleitoral da 184ª Zona Eleitoral de Montes Claros, Richardson Xavier Brant. Segundo a ação, Alfredo utilizou o jornal do Sindicato dos Empregados do Comércio de Montes Claros durante a campanha eleitoral 2012. De acordo com a legislação eleitoral, o fato configura abuso de poder econômico. Além de ter o registro da candidatura cassado, Alfredo Ramos fica inelegível até 2020. Ele iria cumprir seu segundo mandato na Câmara de Montes Claros. Segundo a ação do juiz Richardson Brant, na edição 52 do jornal do sindicato, em seis mil exemplares foram veiculadas matérias “com o objetivo de louvar a atuação de Alfredo Ramos”. Com a decisão da Justiça Eleitoral, a primeira suplente do PT, Maria das Graças Correa Souza (Graça do PSF) que obteve 1.236 votos deverá tomar posse no dia 1º de janeiro de 2013. Em contato com a reportagem, Alfredo Ramos disse que prefere não se pronunciar sobre o assunto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73323
De: Estado de Minas Data: Quarta 24/10/2012 08:29:50
Cidade: Belo Horizonte/MG

Candidato adversário denuncia PT de Montes Claros de "importar" militantes - Luiz Ribeiro - Nos últimos dias, as ruas de Montes Claros se encheram de pessoas com camisas e bandeiras do candidato a prefeito Paulo Guedes (PT). O adversário dele, Ruy Muniz (PRB), acusa o PT de promover uma “invasão vermelha” na cidade, trazendo pessoas de outros municípios e até de outros estados para reforçar a campanha do seu candidato na cidade do Norte de Minas. Guedes nega a estratégia e acusa o adversário de se beneficiar do uso de servidores da prefeitura. Nessa terça-feira, Ruy Muniz anunciou que encaminhou um documento à Polícia Militar, Polícia Federal e Ministério Público Estadual, solicitando reforço na fiscalização das eleições. “Pedi às autoridades providências para garantir um pleito legítimo, pois está ocorrendo uma invasão da cidade por militantes profissionais do PT de outras cidades, que querem falsificar a eleição, pressionando as pessoas a votar no candidato deles, de qualquer maneira”, alegou o candidato. “Infelizmente, o PT está recorrendo a métodos ilícitos para tentar falsificar o resultado da eleição. Mobilizaram membros do partido de outras cidades como Contagem, Betim e até Osasco, em São Paulo, trazendo-os para Montes Claros. Eles alugaram casas para colocar pessoas que vieram de fora. Mas o povo é livre e já decidiu pela nossa candidatura”, afirmou Muniz. Ele garantiu que dois hotéis da cidade estão com 70% dos seus leitos ocupados por petistas. Um dos coordenadores da campanha de Ruy Muniz, Márcio Antunes, afirmou que, na manhã de ontem, três ônibus com placas de uma cidade da Bahia desembarcaram pessoas perto de um comitê do PT, na Avenida Sanitária, próximo ao Centro, com roupas e bandeiras vermelhas. “Temos recebido telefonemas de várias pessoas, se dizendo preocupadas porque estão verificando uma invasão vermelha em Montes Claros”, disse Antunes. Segundo ele, os “estrangeiros” seriam cabos eleitorais contratados para trabalhar em campanhas petistas de outras cidades desde o primeiro turno. “Como os candidatos deles não foram para o segundo turno, agora as pessoas estão sendo trazidas para Montes Claros”, argumenta Antunes. Segundo ele, a orientação do PRB é evitar qualquer tipo de confronto com a militância petista.
Uso da máquina - Paulo Guedes garantiu que a acusação não tem fundamento. “É tudo mentira, conversa fiada. É desespero do nosso adversário”, rebateu o candidato do PT. “Eu não trouxe ninguém de fora para trabalhar aqui. Estamos contando com a força e a garra da nossa militância de Montes Claros. São estudantes e universitários envolvidos em nossa campanha”, sustentou. Por outro lado, Paulo Guedes acusou Ruy Muniz de usar servidores da prefeitura na sua campanha pelo fato de contar com o apoio do PMDB, partido do prefeito Luiz Tadeu Leite. “Existe até uma pessoa que ocupa o cargo de secretário-adjunto da prefeitura que, todas as noites, recolhe os cavaletes do Ruy Muniz e destrói os meus”, denunciou o petista. Ruy Muniz rebateu: “Isso não é verdade. Sou uma pessoa de nível. Jamais deixaria algum integrante de minha campanha cometer um ato de vandalismo”. Ele negou o uso da máquina administrativa e garantiu: “Nunca fui à prefeitura”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73322
De: Adeilson Nascimento Data: Quarta 24/10/2012 08:21:24
Cidade: Brasilia/DF

Titulo da notícia: Cronograma prevê que todos os números de celular do Brasil devem ter 9 dígitos até o fim de 2016
: A reunião deliberativa do Conselho Diretor da Anatel acontece normalmente às quintas-feiras às 15h. O cronograma para implementação do nono dígito em todo o país será objeto de discussão nesta semana (dia 25). Acaso seja aprovada a implementação do nono dígito em Minas Gerais ocorrerá no ano de 2015. A reunião pode ser acompanhada pela internet através do site www.anatel.gov.br.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73321
De: Marcos Vinnicius Raphael Data: Terça 23/10/2012 20:53:55
Cidade: Montes Claros / MG

Com a cassação do mandato de Alfredo Ramos (PT), a primeira suplente do PT, Maria das Graças Correa Souza (Graça do PSF), que é enfermeira,e obteve 1.236 votos deverá tomar posse no dia 1º de janeiro de 2013. Agora, 2 mulheres compõe a Câmara Municipal de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73320
De: Waldomiro Data: Terça 23/10/2012 17:15:48
Cidade: M. Claros

O juiz eleitoral Richardson Xavier Brant, da 184a. Zona Eleitoral, cassou o registro da candidatura do vereador Alfredo Ramos Neto, reeleito, e o tornou inelegível por oito anos, até 2020. A parte final da sentença é a que segue:
"Conclui-se pela procedência do pedido, em razão da comprovação do uso indevido de veículos de comunicação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros e região, conduta expressamente vedada pela lei, e que caracteriza abuso de poder econômico, aplicando-se as seguintes sanções: a) fica decretada a inelegibilidade de Alfredo Ramos Neto e Osanam Gonçalves Santos para as Eleições 2012 e para as que se realizarem nos 8 (oito) anos subseqüentes às Eleições de 2012; e b) a cassação do registro de candidatura de Alfredo Ramos Neto.
Para fins de apreciação de possível configuração do art. 299 do Código Eleitoral (Lei n. 4737/1965), remeta-se cópia dos autos ao Ministério Público Eleitoral.
Para que se proceda à análise da aplicabilidade da sanção preconizada no art. 25 da Lei n. 9504/1997, remeta-se e anexe-se cópia desta decisão à prestação de contas do Partido dos Trabalhadores e do candidato."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73319
De: Marcos Data: Terça 23/10/2012 12:40:46
Cidade: M Claros

A TV Globo local acaba de divulgar que o juiz eleitoral de M. Claros condenou o vereador Alfredo Ramos por abuso do poderr econômico ao ser reeleito vereador em M. Claros. O juiz, segundo a noticia, se convenceu do uso de veiculo de comunicação de sindicato na eleição, o que é proibido. Pela sentença divulgada, e que dependerá de confirmação dos tribunais superiores, o vereador está afastado até o ano 2020.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73318
De: ERIKA Data: Terça 23/10/2012 12:17:30
Cidade: MONTES CLAROS

acaba de tremer novamente ou estou errada? 12:00

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73317
De: Edna Data: Terça 23/10/2012 12:10:26
Cidade: Montes Claros

Sentimos um tremor ás 12:00 h no bairro Vila Tiradentes, alguém mais sentiu?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73316
De: J Feliciano Data: Terça 23/10/2012 12:01:30
Cidade: Montes Claros

Um leve tremor em Montes Claros às 11:59 da manhã do dia 23/10/2012

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73315
De: Rodrigo Data: Terça 23/10/2012 12:01:30
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Acho que a terra tremeu novamente agora por volta de 11:59, pleo menos tives esta sensação aqui no bairro JK.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73314
De: Paulo roberto Data: Terça 23/10/2012 11:28:46
Cidade: Montes Claros

Faleceu hoje Terezinha Colares (irmã de Dr. Fernando Colares)o sepultamento esta marcado para as 17 horas, saindo da sua residencia na Rua Santa Lúcia Bairro Todos os Santos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73313
De: Eduardo Data: Terça 23/10/2012 10:51:05
Cidade: Montes Claros/MG

Acabo de visitar o site do Observatório Sismológico de Brasilia. Observei: dos últimos 45 tremores registrados (entre a data de hoje e 1º de junho de 2010), M. Claros é citada com 13 tremores, sendo que no dia 19 de maio deste ano aconteceu o mais forte, com 4,2 graus, às 10h42. Quarta-feira passada, dia 17, às 19h21, consta o ultimo tremor ocorrido em M. Claros, com 1,9 graus. Atrás de Montes Claros, segue a cidade de Estrela do Norte, em Goiás, que tem 10 tremores e no dia 08 de outubro de 2010 registrou um de 5 graus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73312
De: Hoje em Dia Data: Terça 23/10/2012 10:20:07
Cidade: Belo Horizonte/MG

Observatório não relaciona tremor a explosão em pedreira – Girleno Alencar – O Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília comprovou que o último tremor em Montes Claros, dia 17, ocorreu a dez quilômetros de profundidade e na área onde está localizada a Pedreira Cros. O relatório indica que o tremor alcançou 2,1 graus na Escala Richter, mas sem causar qualquer dano. Ele foi o 90º tremor na cidade desde o dia 25 de maio, quando foram instalados oito sismógrafos das Universidade de Brasília e de São Paulo. O coordenador municipal de Defesa Civil, Mattson Malveira, disse que o tremor de terra ocorrido às 16h22 de quarta-feira foi registrado pelos sismógrafos e indicou o ponto exato, que coincidia com a localização da Cros Mineração. O Observatório chegou a apontar que o tremor foi provocado por detonações de dinamites, mas depois que a Comissão Municipal de Defesa Civil comprovou que não ocorreu nenhuma explosão, o Obsis aprofundou os estudos e constatou que o tremor teve epicentro há 10 quilômetros de profundidade, conforme o analista técnico João Alberto Cruz Vieira. No dia 10 de outubro, foi registrado um tremor de 1,4 grau na Escala Richter no mesmo local devido a uma explosão de 2,4 toneladas de dinamite. A Cros Mineração negou qualquer vinculação dos tremores de terra com as detonações e prometeu mudar a técnica de detonação, usando o modelo silencioso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73311
De: Estado de Minas Data: Terça 23/10/2012 09:26:02
Cidade: Belo Horizonte/MG

Nove prefeitos eleitos em Minas correm o risco de serem cassados pela Justiça Eleitoral - Iracema Amaral - Nove prefeitos eleitos em Minas Gerais, sendo cinco reeleitos para um segundo mandato, correm o risco de não tomarem posse no dia 1º de janeiro ou então serem afastados depois de empossados no cargo. Contra eles tramitam ações no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), além de um já deferido em primeira instância (na Comarca de Corinto), pedindo a cassação dos registros das candidaturas em função de crimes eleitorais – compra de votos, uso da máquina pública, transporte de eleitor no dia das eleições, entre outras irregularidades. Como não há prazo legal para que a Corte Eleitoral julgue os pedidos, já aceitos em primeira instância, as sentenças podem sair a qualquer momento, tempo que poderá ser dilatado ainda se os eleitos, dependendo do resultado no tribunal mineiro, recorrerem também ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE).Podem ter os registros de candidaturas cassados, juntamente com seus respectivos vices, os candidatos eleitos para o primeiro mandato de Camanducaia, Edmar Moreira Dias (PMDB); de Pirapora, Heliomar Valle da Silveira (PSB); de Esmeraldas, Glacialdo de Souza Ferreira (PT); e de Ibirité, Antônio Pinheiro Neto (PP). Encontram-se na mesma situação dos eleitos pela primeira vez, os prefeitos reeleitos de Gouveia, Geraldo de Fátima Oliveira (PV); de Guiricema, Antônio Vaz de Melom (DEM); de Cachoeira Dourada, Walter Pereira Silva (PSDB); e de Arcos, Claudenir José de Melo (PR).Em primeira instância
Um nono prefeito também está na mesma situação de perigo de ser cassado. Na última quarta-feira, o prefeito reeleito de Corinto, Niltinho Ferreira (PSDB), teve o registro da candidatura cassado em primeira instância devido à contratação de pessoal pela prefeitura em período vedado pela legislação eleitoral. O juízo da Comarca de Corinto ainda condenou o prefeito ao pagamento de multa no valor de R$ 50 mil, além de anular todas as contratações irregulares celebradas pelo município entre 7 de julho e 17 de outubro deste ano. Da decisão da Comarca de Corinto cabe recurso, mas até o início da tarde desta segunda-feira, não havia protocolo de pedido de liminar no TRE-MG até que o mérito da sentença seja julgado pela Corte Eleitoral.
Segundo colocado assume
De acordo com Resolução 23.372, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em caso de cassação definitiva do registro da candidatura de eleito no pleito majoritário (prefeitos, governadores e presidente da República) assumirá o cargo o segundo colocado mais votado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73310
De: Estado de Minas Data: Terça 23/10/2012 08:56:43
Cidade: Belo Horizonte/MG

Disputa em segundo turno segue acirrada em quatro municípios de Minas - Reta final da campanha nas quatro cidades mineiras onde haverá eleição no domingo é marcada por ataques entre os candidatos e seus padrinhos - Daniel Camargos, Juliana Cipriani, Leonardo Augusto, Luiz Ribeiro e Marcelo da Fonseca - (...)Montes Claros - Panfletos apócrifos - A campanha de segundo turno em Montes Claros, travada entre os candidatos Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB), esquentou com a presença de ministros e maior número de cabos eleitorais, bandeiras e cavaletes nas ruas. Todo o esforço é feito em busca de conquistar os indecisos, cujo percentual estaria acima dos 10%, de acordo com pesquisas recentes. O aparente clima de tranquilidade do primeiro turno foi trocado pelo vale-tudo, com a distribuição de panfletos apócrifos. Os ataques aos candidatos nas redes sociais se multiplicaram. Ainda no início da campanha, simpatizantes da candidatura de Guedes garantiram que se ele fosse para o segundo turno, receberia a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como Lula, assim como a presidente Dilma Rousseff, decidiu priorizar apenas algumas capitais, o jeito de tentar compensar a ausência dos caciques petistas foi garantir a presença dos ministros nesta semana que antecede a eleição. Anteontem, Paulo Guedes recebeu o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que participou de uma carreata. Ontem à noite, foi a vez do titular da Saúde, Alexandre Padilha, que participou de um encontro com líderes políticos e a militância no espaço de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Bairro Ibituruna. Ainda do lado petista, ficou visível o reforço do trabalho dos cabos eleitorais. “Não existe nenhuma ofensiva, mas sim um planejamento feito do início da campanha para reforçar o trabalho nas ruas na reta final, assim como ocorreu no primeiro turno”, salientou Alec Duarte, da equipe de comunicação de Paulo Guedes. O deputado também passou a fazer uma campanha mais agressiva, tentando colar o nome do seu adversário, Ruy Muniz, ao do prefeito Luiz Tadeu Leite, pelo fato de o representante do PRB ter o apoio do PMDB, partido do atual chefe do Executivo. Ruy Muniz também reforçou a propaganda nas ruas. Ontem foi feito um grande encontro com líderes e moradores da Zona rural no Parque de Exposições de Montes Claros. A coordenação da campanha de Ruy Muniz reclamou da distribuição, nos últimos dias, de panfletos apócrifos, com ataques pessoais ao candidato, reproduzidos também em mensagens enviadas por telefone celular e pelas redes sociais. O comando da campanha petista nega a autoria de material ofensivo ao adversário. “O que sabemos é que estão circulando panfletos, falando absurdos contra o Paulo Guedes, também divulgados na internet. Mas não atribuimos a origem a ninguém. Apenas supomos de onde pode estar vindo esse tipo de ataque”, insinua Alec Duarte.
(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73309
De: Mãe Data: Segunda 22/10/2012 12:34:43
Cidade: Montes claros

Referente a mensagem 73306 . Para vemos essa situação basta irmos em eventos diários aqui em moc e ate mesmos nos canteiros próximos a prefeitura durante a noite . Nossos governantes só se preocupam com seus bolsos em vez de fazer leis rigorosas proibindo vendas irregulares e punindo o JOVEM que somente não se destrói e sim acaba com a vida dos PAIS.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73308
De: Erica Data: Segunda 22/10/2012 11:49:06
Cidade: Montes Claros

(...) Também estive em Porto Seguro nesta mesma semana, não sou mãe ainda, mas fiquei impressionada em ver tantos jovens em estado lastimável, meninas fazendo escândalos completamente bêbadas, dentre outras coisas. Estavam acompanhadas de monitores que ficavam de longe observando. Acho que os pais precisam acompanhar mais de perto estes adolescentes, liberdade precisa ter restrição.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73307
De: Manoel Hygino Data: Segunda 22/10/2012 10:47:26
Cidade: Belo Horizonte/MG

O sistema energético

Manoel Hygino – Jornal “Hoje em Dia”

Houve época em minha cidade – e muitas outras passaram pelo mesmo problema – em que a iluminação pública nas ruas era extremamente deficiente. O mesmo acontecia nas residências, embora algumas ainda usassem lampiões a querosene, onde se dependuravam os fios sustentando a lâmpada incandescente, fraquinha, fraquinha.
Para o poeta Cândido Canela, era apenas uma luzinha, que para saber se estava acesa se tinha de acender uma vela. Para se conseguir uma iluminação digna, aguardou-se muito tempo até que a energia da usina de Três Marias lá aparecesse, depois de um intermezzo com reforço da hidrelétrica de Santa Marta. O Brasil cresceu, Minas caixa d´água do país – abastecia com a eletricidade de seus rios boa parte do território, depois apareceu Itaipu, etc.
Nas longas estiagens, com redução dos reservatórios a níveis mínimos, aumenta a preocupação com o abastecimento da indústria e da população, que já pena com o horário o horário de verão, que deveria constituir um apelo em casos de extrema necessidade, mas se transformou em prática anual. Não sem razão se permanece em ansiosa expectativa, e não só pelas repercussões em torno das renovações das concessões na produção de energia. Neste quase moribundo 2012, o nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste é o mais baixo em setembro de 2001, quando se racionou o consumo.
O Operador Nacional do Sistema informou, na primeira quinzena de setembro, que a capacidade de armazenamento de água nos lagos das usinas estava com 20,61% do total. Isso significa que o volume acumulado ocupava 47,89%, menos da metade do potencial reserva.
Trocando em miúdos. No mercado spot, que comercializava energia para grandes consumidores no curto prazo, o preço da energia subira 34,57%. E acontece exatamente quando o governo anuncia redução das tarifas de um modo geral, contra o que as concessionárias ameaçam com recursos na Justiça.
Aliás, no mês das eleições municipais, as distribuidoras de energia proclamavam que já deram sua cota de sacrifícios para diminuição de preço, não havendo espaço para mais reduções.
Nélson Leite, presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, é peremptório: “As distribuidoras já estão impactadas, Não é possível reduzir mais os preços”;
Como 2013 não é de eleição, não se pode aguardar benesses oficiais. Se bem que, no próximo ano, já se estará trabalhando para 2014, quando se votará em pleito federal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73306
De: Mãe Data: Segunda 22/10/2012 10:21:20
Cidade: Montes Claros/MG

(....) estou impressionada com o que está acontecendo com os nosso filhos adolescente/jovens. Estive em Porto Seguro nesta semana de Outubro, conhecida por muitos de "saco Cheio". Feriadão nas escolas e várias excursões foram feitas rumo a Porto Seguro. Quando cheguei no hotel foi um choque, já se via o clima de jovens bêbados e drogados, a cidade é preparada para receber os jovens, que os pais deixam viajar sozinhos, numa excursão que virou hábito nas turmas que estão os formandos do ano. Pais vocês precisam ver o comportamento de suas filhas que bebem junto com os garotos o dia inteiro e a noite toda, vomitando, desmaiando, falando palavrões e imoralidades que não tenho coragem de repetir. Estamos perdendo nossos filhos para as drogas, por que? Temos que reagir, dar mais atenção para os nossos filhos, saber com quem andam, o que eles pensam... Pais parem de fingir que não sabem o que seus filhos andam fazendo e vamos ajudá-los. (....)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73305
De: Estado de Minas Data: Segunda 22/10/2012 08:30:43
Cidade: Belo Horizonte/MG

Em Montes Claros, disputa pela prefeitura tem duelo de azarões - Luiz Ribeiro - A disputa do segundo turno em Montes Claros (sexto maior colégio eleitoral do estado, com 246,7 mil eleitores) está sendo travada por dois candidatos que podem ser considerados os grandes azarões da eleição, já que no início da campanha não figuravam entre os primeiros colocados nas pesquisas. Foram as estratégias eficientes que acabaram levando o deputado estadual Paulo Guedes (PT) e o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB) ao duelo que será encerrado nas urnas no próximo domingo. Ruy Muniz vinha em campanha desde que perdeu a eleição para a Câmara dos Deputados, em 2010. Mas enfrentava dificuldades por ser de um partido pequeno. Em junho, o prefeito Luiz Tadeu Leite, com uma série de problemas administrativos, anunciou a desistência de concorrer à reeleição e que deixaria para o seu partido, o PMDB, decidir que rumo tomar na eleição. Outros candidatos, temerosos de ser atingidos pelo desgaste do atual prefeito, nem quiseram conversa. No entanto, de forma surpreendente, Muniz, que até então era oposição ao atual governo municipal, preferiu o entendimento. Ele diz que se aliou aos peemedebistas para ter aquilo que vale ouro numa campanha política: tempo na televisão. Os adversários o acusaram de ser o candidato apoiado por Tadeu Leite, mas ele arrumou um jeitinho para que o atual prefeito não aparecesse em sua propaganda. Também apresentou uma série de promessas para “fazer de Montes Claros uma cidade boa de viver”. Antes mesmo do início oficial da campanha, o petista Paulo Guedes já mostrava que sua ambição era bem maior que ficar numa posição intermediária na disputa – mesmo sabendo que poucos acreditavam no crescimento do seu eleitorado. Ainda em maio, Guedes buscou e conseguiu o apoio do PT nacional, que, entre outras coisas, assegurou recursos para seus programas de rádio e TV. O petista também passou a usar com intensidade em sua campanha os depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e imagens da presidente Dilma Rousseff. Com o conhecimento de que Montes Claros tem um grande número (23 mil) de beneficiários do programa Bolsa-Família, ele reforçou sua campanha nos bairros da periferia e nas comunidades rurais. Adotou o discurso da renovação, batendo diretamente nos outros candidatos, que saíram na frente nas pesquisas. Faltando poucos dias para a eleição de segundo turno, o Estado de Minas entrevistou os dois candidatos à Prefeitura de Montes Claros para saber deles como será esta reta final de campanha e os seus projetos para melhorar a vida da população. Ao final de cada entrevista, cada candidato respondeu à pergunta feita pelo adversário.
Ruy Muniz
Qual é o maior problema de Montes Claros e como resolvê-lo?
O verdadeiro problema de Montes Claros é a falta de gestão eficiente. Agora, para o leigo, os maiores problemas são a falta de atendimento à saúde e a violência. Para resolver isso, é preciso uma gestão competente. Temos que nos organizar, fazendo um planejamento e um orçamento factível; trabalhar para aumentar as receitas do município, cobrar eficiência da equipe da prefeitura. Dessa forma, vamos conseguir oferecer melhor saúde – que dinheiro para a saúde tem, equipamentos de saúde existem. É preciso organizar esse sistema para ele funcionar bem. Outra questão é a violência, que as pessoas percebem como o (problema) mais grave, por causa dos homicídios relacionados com o tráfico de drogas. Temos que organizar um gabinete que reúna todas as forças da segurança, junto com a sociedade civil, o Poder Judiciário e o Ministério Público, para traçar uma meta para o combate ao tráfico de drogas.
Em seu programa de governo, o senhor fala em desenvolvimento sustentável do município. Na prática, o que seria isso?
Significa um desenvolvimento equilibrado e duradouro, que possibilita que as pessoas tenham trabalho de qualidade, melhor remuneração e respeito ao meio ambiente.
Um dos problemas da prefeitura é o excesso de funcionários. O senhor tem o apoio do PMDB, partido do atual prefeito. Se eleito, como vai equacionar a questão da folha de pagamento da prefeitura?
O comprometimento da folha de pagamento da Prefeitura de Montes Claros, hoje, aproxima-se de 40% das receitas correntes – e poderia ser de até 49,6%. De fato, não existe esse comprometimento que as pessoas falam. Pode ser até pela baixa remuneração do funcionalismo. Por exemplo: se tivesse esse excesso de funcionários, a cidade teria 120 ou 150 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e tem 76. Não sou conhecido como um “facão”, um cara que demite. Sou conhecido como quem contrata, que gera empregos. Se na prefeitura tiver empreguismo – gente que trabalha só por causa de apoio político e não tem missão e não tem horário, essas pessoas vão sair fora. Vou implantar o ponto eletrônico em todas as áreas. Todo mundo vai ter que bater ponto, todo mundo vai ter que cumprir horário. Todo mundo vai ter metas, será avaliado e será remunerado dignamente. O problema não é demitir pessoas, mas aumentar receitas e melhorar a aplicação do dinheiro público.
Os seus adversários argumentam que o senhor representa o continuísmo. O que tem a dizer sobre isso?
As pessoas sabem que sou independente. Sou uma pessoa crítica e sei que Montes Claros está sendo mal administrada. A cidade está cheia de problemas. Então, não vou concordar com a administração que está aí. Não sou continuísmo. Sou inovador e, sendo eleito, vou administrar do meu jeito para recuperar a cidade, de maneira eficiente.
Pergunta formulada pelo candidato Paulo Guedes
Qual o milagre que você faz em relação ao seu patrimônio? Você declarou um patrimônio de R$ 400 mil e tem 9 mil funcionários em diversas empresas. Em nomes de quais pessoas está o seu patrimônio?
O meu patrimônio é este mesmo. Sou uma pessoa de classe média, que tem um patrimônio – fazendo uma avaliação completa – em torno de R$ 1 milhão. Na minha declaração do Imposto de Renda – se você olhou – constam R$ 400 mil, mas é valor histórico, que a contabilidade exige o valor histórico. Por exemplo: se comprei um carro por R$ 50 mil, tenho que colocar R$ 50 mil. Se comprei uma casa por R$ 100 mil, tem R$ 100 mil. Não vai mudar nunca isso. Mas aquela casa que comprei por R$ 100 mil, hoje pode valer R$ 300 mil ou R$ 400 mil. O meu patrimônio atualizado é R$ 1 milhão. Ricas são as empresas que ajudei a fundar e ajudo a administrar. Em grande maioria, elas são sociedades sem fins lucrativos. E essas entidades não têm dono, tem gestores. Todo o patrimônio imobiliário nosso – os prédios – está em nome das escolas. Dinheiro quem tem são as escolas e todo o dinheiro é reinvestido nas escolas, por isso elas crescem. Mas, não tenho nenhum problema fiscal ou jurídico em relação a isso. Não tenho e não uso laranjas.
Paulo Guedes
Qual é o maior problema de Montes Claros hoje? E como resolvê-lo?
São vários os problemas. Um dos mais graves é a questão da saúde. Para resolvê-lo, é preciso fazer com que o PSF (Programa de Saúde da Família) consiga chegar em todas as partes do município, inclusive nas comunidades rurais. Vou criar o núcleo de apoio ao PSF, com nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Também temos que melhorar o sistema de urgência e emergência e ter especialistas nos postos de saúde. Outro problema é a corrupção que tomou conta da prefeitura. Temos que colocar uma equipe técnica na prefeitura, valorizar o servidor público, melhorar as condições dos servidores municipais, para que eles possam ajudar a administrar a cidade. A cidade está largada. É lixo para todo lado, buraco para todo canto, obras e mais obras inacabadas. Tudo isso por desleixo da administração, que foi sucateada ao longo do tempo, principalmente na gestão atual. Então, é um prefeito que tenha a visão de fazer a máquina andar. Para isso, é preciso fazer com que os funcionários tenham entusiasmo em trabalhar na prefeitura, na saúde, na educação, na limpeza urbana e em todos os setores.
Seus adversários argumentam que o senhor é um candidato desconhecido em Montes Claros. Como reage a isso?
O resultado das eleições (no primeiro turno) mostrou o contrário. Se eu sou desconhecido, como cheguei em primeiro lugar? Os conhecidos, que estavam aí há 30 anos, perderam a eleição. Então, não sou desconhecido. As pessoas ouviram minhas propostas, acreditaram nelas e me levaram para o segundo turno em primeiro lugar. Então, não sou mais uma pessoa desconhecida. Sou uma pessoa muito próxima da população e daquilo que a população deseja neste momento.
Outro fato comentado por seus adversários é que trabalham em sua campanha muitas pessoas de fora. Se o senhor for eleito, quem vai trabalhar na sua administração?
Isso é uma informação mentirosa, caluniosa. Todas as pessoas que estão em minha campanha são de Montes Claros. Não preciso trazer ninguém de fora, até porque fiz (elegi) 40 prefeitos na região. Inclusive na minha cidade, Manga, elegi o prefeito, que é meu irmão. Então, não preciso ninguém de fora para cá. Eu sendo eleito, quem vai administrar é o prefeito, com uma equipe de técnicos. Vamos escolher um secretariado com perfil técnico para cada área. Vamos ter um grupo de engenheiros. Vamos dar um rumo novo para a cidade.
Uma das propostas apresentadas em sua campanha é que, sendo eleito, o senhor vai comprar toda merenda escolar da agricultura familiar. É possível isso na prática?
Um exemplo disso é que quando o Alonso Reis (PT) foi eleito prefeito em Porteirinha (Norte de Minas), ele passou a comprar praticamente toda a merenda da agricultura familiar – e alguma pouca coisa, óleo de cozinha, que não era dos agricultores familiares. Noventa por cento das coisas podem ser compradas da agricultura familiar. São frutas, verduras, frangos, ovos, leite, rapadura, farinha e biscoito.
Pergunta formulada pelo candidato Ruy Muniz
Porque você não quis ser prefeito de Manga ou de outra cidade do Vale do São Francisco para ter alguma experiência e depois tentar ser prefeito de Montes Claros? Gostaria de saber o que já fez pela cidade.
Eu fui vereador na cidade de Manga e estou no meu segundo mandato como deputado estadual. Tive grande experiência administrativa como diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Montes Claros. Consegui recuperar o Dnocs, que estava tão falido e tão quebrado como a Prefeitura de Montes Claros está hoje. Com apenas 28 funcionários, consegui reerguer o Dnocs e fazer obras importantes na região. Construí barragens e levei água para 50 mil famílias em dois anos e oito meses. Projetei a maior obra de Montes Claros: a Barragem de Congonhas, que vai garantir água para a cidade nos próximos 100 anos. Como deputado, trouxe muitos recursos para Montes Claros. Garanti recursos para a reforma do mercado municipal e a prefeitura não teve competência para executar. Liberamos os recursos para a Avenida Sidney Chaves e a prefeitura está devolvendo. Também coloquei recursos de emendas para construir o centro para recebimento com câncer do Projeto Presente. Também consegui liberar recursos para a sede do Grupo de Apoio e Proteção aos Portadores da AIDS/HIV (Grappa).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73304
De: Avay Miranda Data: Segunda 22/10/2012 09:25:14
Cidade: Montes Claros/MG

O Livro que trata da morte de Lampião no Norte de Minas está na segunda edição - Brasília (de Avay Miranda), A Thesaurus Editora de Brasília está ultimando os detalhes para colocar no mercado a 2ª Edição do livro “LAMPIÃO, o Invencível: duas vidas, duas mortes”, de autoria de José Geraldo Aguiar. A 2ª Edição vem revisada e ampliada pelo Autor, para melhor compreensão dos leitores que procuram informações sobre o verdadeiro herói do sertão. José Geraldo Aguiar nasceu em 1949, em São Francisco-MG. Fez seus primeiros estudos em São Francisco e em Montes Claros, Minas Gerais. Mudou-se para São Paulo, onde fez o curso técnico em Contabilidade, no Colégio Santos Dumont, no Bairro do Braz e frequentou outros cursos, entre eles o básico e o superior de fotografia.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73302
De: Alberto Sena Data: Segunda 22/10/2012 08:26:57
Cidade: Belo Horizonte/MG

Tragédias anunciadas - Alberto Sena - Naquela hora do dia quando a canícula arranca reclamações de variados tipos e até impropérios, ouviam-se os ruídos intermitentes de uma escavadeira. A máquina subia o barraco, fincava as garras no chão e arrastava a terra para baixo, terra avermelhada, constituída de tauá.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73300
De: Drica Data: Domingo 21/10/2012 10:48:18
Cidade: Francisco Dumont-MG

Na manhã deste domingo um ônibus de excurssão que vinha de Moc para Francisco Dumont, perde os freios ao entrar na cidade, e cai no corrego que liga o centro de Francisco Dumont com o Bairro Alto Esplanada, apesar da gravidade, ninguem se feriu gravemente, algumas pessoas passaram mal e foram atendidas no ambulatório de Francisco Dumont.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73299
De: Jair Data: Domingo 21/10/2012 14:58:08
Cidade: Moc

Mais uma execuçāo para as estatísticas em M. Claros. Com seis tiros, dois pistoleiros mataram um homem no antigo Morro do Frade, agora Vila S. francisco. A vitima estava num bar, quando foi fuzilada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73298
De: Maiadeiros Data: Sábado 20/10/2012 21:59:30
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Alcansamos a marca de 101 assassinatos em Montes Claros. Acabamos de confirmar mais uma ocorrencia pelas imediacoes da Vila Sao Francisco de Assis, cinco disparos e mais um corpo estendido no chao.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73297
De: Morador da Vila São f.co de Assis Data: Sábado 20/10/2012 21:21:47
Cidade: Montes Claros/MG

Acabo de presenciar um intenso tiroteio na Vila São Francisco de Assis, foram muitos tiros, onde veio a atingir um individuo, este moreu na hora, os matadores fugiram em uma moto vermelha, testemunhas afirmaram que seriam pessoas do Bairro Eldorado, o individuo atingido é conhecido por "Pedro", ele tava preso e saiu a pouco tempo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73296
De: Data: Domingo 21/10/2012 10:09:55
Cidade: M. Claros

Dias de muito calor e sol em M. Claros até que surja a chance de novas chuvas. Provavelmente só em novembro, diz o serviço meteorológico, que anda claudicando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73295
De: Edwar Data: Sábado 20/10/2012 19:11:35
Cidade: M. Claros

É o caso clássico daquilo que, nas batalhas, é chamado de "fogo amigo": um potente carro de som de uma das campanhas eleitorais pela prefeitura, provavelmente sem conhecimento do candidato ou dos seus estrategistas, neste momento dá repetidas voltas no entorno da Santa Casa, maior hospital entre Belo Horizonte e Salvador. O volume do som - disparado numa área especialmente protegida pelas leis, por razões mais que humanitárias - pode fazer mais estragos do que faria a divisão inimiga mais encarniçada. É o caso de pedir desculpas públicas pela irresponsabilidade de alguém que impunemente usa arma de tal potência. E mira o próprio peito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: