Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°70625
De: Ruth Tupinambá Data: Segunda 12/3/2012 08:09:14
Cidade: Montes Claros/MG

SOS Para Montes Claros

Ruth Tupinambá Graça

Montes Claros cresceu muito é uma verdade.
Embora desordenadamente pois não obedecem um projeto geral de edificações, nem um Plano Diretor.Portanto tudo cresce aleatoriamente. Os bairros surgem e crescem, dia a dia. Edifícios sobem milagrosamente como chuchu nas latadas. Lojas, lanchonetes, restaurantes , farmácias e até estacionamentos de carros tomaram conta das principais ruas da cidade, de tal forma que desapareceram totalmente as casas residenciais, onde as famílias antigas viveram, aproveitaram a cidade tranquila, valorizando a amizade, a convivência que existia entre as pessoas, criando seus filhos como verdadeiras famílias mineiras.
Apesar do atraso e dificuldades que existiam naquele tempo (falta de luz, calçamento, comunicação e transporte) todos eram felizes numa vida simples sem luxo, sem o consumismo e a ganância pelas “cifras” que hoje domina quase toda a Comunidade.
Montes Claros, hoje, é uma “Dama de Luxo”, presunçosa, cujos filhos se tornam ,cada vez mais insensíveis aos problemas políticos, sociais e financeiros que tumultuam e afligem os que infelizmente mais necessitam e dependem dos “maiorais”...
Enquanto cresce o numero de Condomínios e as mansões luxuosas se multiplicam nas zonas nobres, a querida urbe está em crise.
Trinta por cento (ou mais) da população sofre faminta, desabrigada,, sem saúde e sem escola. Também a parte central da cidade da cidade está um caos sem higiene, atolada no lixo, na sujeira (abrigo das bactérias) e os passeios e ruas esburacadas num desconforto total, provocando quedas dos pedestres e estourando pneus, causando acidentes.
E para completar, cresce a violência (juntamente com a cidade) dificultando a vida das pessoas que já andam estressadas, sem dormir, atormentadas pelos “sons” principalmente do “Triângulo da Impunidade” que continuam afligindo seus vizinhos e doentes da Santa Casa.
Eu, que acompanhei “pari passu” o crescimento da nossa cidade alegrando-me com o seu sucesso, hoje entristeço-me vendo problemas tão sérios tratados com tamanha displicência...
Montes Claros já teve fases bem melhores e mais agradáveis.No seu centenário, o poeta e escritor Luiz de Paula homenageou-a com os versos da sua autoria:
`Montes Claros, Vovó centenária,
Tu estás tão bonita , de vestido novo,
vê tuas ruas, vê tuas igrejas
olha só a alegria do povo!
Eu relembro teu nobre passado
de lutas e glórias e tantas belezas,
teu luar, tuas serenatas
e o labor dos teus filhos criando riquezas.
E os Morrinhos, com a capelinha
onde minha mãezinha
rezava orações
e onde á noite os teus poetas cantores
falavam de amores
em ternas canções.
Montes Claros, e esta imensa saudade
que minh alma invade
nos íntimos refolhos
Minha terra escuta o meu canto
E perdoa este pranto
que cai dos meus olhos´´.
Oh, minha querida Montes Claros, não deixe que seus montes se escureçam! Não deixe a sensibilidade, a solidariedade e fraternidade que sempre existiram no coração dos seus filhos desapareçam agora.
Desça deste falso pedestal que a colocaram, “Cidade da Cultura, “Rainha do Norte de Minas”...e alerte seus filhos amados. Eles não sentem que você está se decrescendo moralmente?
Alerte-os para os problemas angustiantes que mascaram sua trajetória: hospitais fechando por falta de verbas, de médicos , leitos, macas ao chão e pacientes morrendo nos corredores.
Na Educação, o ensino insuficiente. Faltam escolas e professores na periferia; alunos rebeldes, até drogados, não respeitam os professores.
A violência aumentando assustadoramente, ladrões e assassinos dominando, ás vezes, até a polícia.
De quem é a culpa?
È muito fácil cruzar os braços e jogar a culpa na Administração Pública e nos Órgãos responsáveis pela tranquilidade da cidade.
É certo que estes têm bastante culpa,mas a Comunidade é também culpada pela comodidade e displicência.Não cobram, não exigem nada (mas também não ajudam) não existe um movimento de cooperação constante entre a comunidade a administração, deputados e vereadores .E assim agem de maneiras diferentes.
Montesclarenses, ainda é tempo de lutar.
Sigam o exemplo daqueles homens valorosos que nos séculos 17, 18 e parte de 19, tanto lutaram, a duras penas e numa época em que tudo era mais difícil, conseguiram transformar o pobre Arraial de Montes Claros das Formigas na bela Cidade de Montes Claros!
Lutem para que ela seja realmente a Cidade da Cultura e, verdadeiramente, a Rainha do Norte de Minas.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 95 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70624
De: Leonardo Data: Domingo 11/3/2012 19:15:13
Cidade: Montes Claros

Informação que obtive hoje. A fábrica de tratores da Fiat será instalada no começo da Estrada da Produção, logo depois do anel rodoviário a ser completado. O dono da área desapropriada, conhecido como sr. Tito do Ferro-velho, só tomou conhecimento da declaração de utilidade pública de área de 272 hectares através do ato do governo de Minas publicado no Minas Gerais. O terreno fica perto do novo cemitério em construção e este fato novo pode gerar uma mudança nos planos da prefeitura. Como conciliar um cemitério em área industrial? Como imaginar um cortejo fúnebre atravessando a cidade e suas vias mais movimentadas, como a avenida Magalhães Pinto, para realizar o sepultamento em local de intenso e pesado movimento? É coisa que certamente será revista, em função da localização agora anunciada, pois o bom senso precisa valer.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70623
De: Marlene Data: Domingo 11/3/2012 18:56:02
Cidade: Montes Claros

Hoje cedo, passei pelo triangulo da impunidade. O que vi? Muitas garrafas de bebidas fortes lancadas no calcadao, bem defronte aquele posto de gasolina, que (...). Vestigios da noite, da algazarra da madrugada, com a participacao, infelizmente, de menores, fazendo uso de bebidas pesadas e (....) A diferenca: parece que desta vez a policia atuou, pois ouvi comentarios da abordagem de varios grupos de conduta suspeita num lugar que é cartao postal da cidade. Foi a segunda noite seguida de desassossego público nesta semana que acaba. (...) Pretendia descansar agora na tarde de domingo (moro a 3 quarteirões). Inutil. Desta vez, o barulho no triangulo da impunidade vinha do som abusivo de uma escola (...) que tem uma parte localizada ali, e que assim, mais uma vez, vai arranhando o seu conceito, pois se a própria escola não respeita as leis como vai ensinar seus alunos a respeitar? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70622
De: Irene Maria Silva Tourinho Data: Domingo 11/3/2012 16:59:28
Cidade: GOIANIA/GO

HISTÓRIAS DE SAUDADES QUE FAZEM UMA HOMENAGEM

"Fique calma que eu vou virar esta criança... Ela sentou!..." Grávida pela primeira vez, ouvi assustada aquela frase... Dr. Aroldo tinha a paciência, a ternura e a experiência que qualquer grávida, de primeira ou de muitas viagens, sonha e busca. Ele me examinava no consultório contíguo à sua casa, lugar que eu, naquela época sua nora, frequentava com liberdade. "Como assim, virar a criança?" perguntava ansiosa. Ele, com aquele humor fino e discreto, ria, e dizia "é rapidinho". E foi!
Senti suas mãos fazendo uma coreografia na minha barriga, desenhando uma ciranda que provocava ondas que me reviravam por dentro. Não doía. Ele me apalpava e estranhos movimentos aconteciam, até que uma forte sensação de encaixe me apaziguou. Ele voltou a rir: "Tá no lugar... Espero que ela não sente novamente". Pouco tempo depois a criança voltou a sentar e Dr. Aroldo, fazendo graça, novamente a colocou no lugar. Doce, meigo, preciso, ele compartilhava comigo a apreensão. Naquele tempo, saber se era menino ou menina não fazia parte da gravidez. A surpresa preenchia a espera. Finalmente, nasceu Marina, fruto de uma cesárea que ele tentou evitar, sem solução. Ela obedeceu as mãos do médico, ficou na posição que ele moldou, mas resistiu ao parto normal.
Anos mais tarde, vivendo nos Estados Unidos, contei a história para meu novo ginecologista. Tive uma dimensão ampliada da importância do procedimento que apenas uma vida dedicada à profissão - como foi a de Dr. Aroldo - podia oferecer. E mais: o novo ginecologista custava a acreditar que eu tinha feito uma cesariana. Exclamava, com admiração: "Isso é trabalho de cirurgião plástico... Só muita competência para chegar a um resultado assim!" Encantada, eu me orgulhava, revia as cenas que antecederam o parto, lembrava do carinho imenso que recebi durante aquele período e me emocionava. Até hoje, escrevo e não consigo - nem sei se quero - evitar esta emoção.
Ainda se fazem médicos como antigamente??? Possivelmente, sim. Porém, Dr. Aroldo agregava à responsabilidade e ao compromisso profissional um profundo sentido humano que marcava e atravessava seus afazeres de médico, de amigo, de sogro (posso dizer...), de pai. Celebrar seus 100 anos é, para mim, motivo de intensa alegria, de reconhecimento pela sua justa e inabalável conduta. Se ele estiver acompanhando, que receba meu abraço e meu beijo carinhoso e agradecido (e de Marininha também!).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70621
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 11/3/2012 11:25:39
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Sr. José Luiz, mens. 70620. Não há equívoco. A ministra nasceu em 19/04/1954 em Montes Claros onde moram muitos da família Antunes, os mesmos radicados em Espinosa-MG e Brasília de Minas.A ministra estudou no Grupo Escolar Francisco Sá, e pode sim ter sido transferida para BH aos 10 anos. Mas, como muitos sabem é no primário dos 07 aos 10 anos que a criança forma sua personalidade, ou seja, é a fase mais importante da vida da criança, é a base da índole.Se hoje ela é o que é, devem-se os princípios da família Antunes e Rocha, e a disciplina (pedagógica e moral) adquirida no curso primário do “Francisco Sá”. Claro! Sem desprezar os ensinos complementares do Sagrado Coração de Maria em BH, com certeza foram essenciais na vida dessa ilustre ministra. Quanto o olhar e a lupa, prefiro não comentar. Não sou jurista eleitoral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70620
De: José Luiz Data: Domingo 11/3/2012 09:59:45
Cidade: Bh

Dom 11/03/12 - 8h59 - "...o Grupo Escolar Francisco Sá de Montes Claros também entra para história. Por quê? A Ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha estudou neste educandário de 1962 a 1965, numa época literalmente conturbada, era a pré e pós revolução militar"
Esta informação pode conter um equívoco, compreensível. A ministra nascida em M. Claros, mas de família radicada eternamente em Espinosa, aos 10 anos já era interna no Sacré Coeur de Marie, em BH, o que a manteve afastada dos pais. É uma experiência dura para uma criança, nascida em 1956 ou 57, mas muito comum naqula época, e que a marcou, e a fez quem é, disciplinada, solteira, sem filhos. Brilhante e modesta. Formou-se pela Universidade Católica de BH, hoje PUC, como muitos de Montes Claros (inclusive o editor de vocês), no ano de 1977. É importante saber que, como primeira mulher a presidir o Superior Tribunal Eleitoral terá um olho especial nas eleições de sua terra de nascimento, Montes Claros, assim como toda a imprensa brasileira. Os senhores políticos que se precavenham, pois a lupa nacional estará exemplarmente sobre eles.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70619
De: POLICIAL CIVIL Data: Domingo 11/3/2012 09:31:39
Cidade: MONTES CLAROS/MG

"foi preso pela policia militar portanto uma pistola semi-automatica cal.765, e o delegado de plantao nao ratificou o flagrante, ou seja, apos a PM apreender o menor com uma arma de fogo o delegado da policia civil o soltou"
O nobre companheiro que fez seu infeliz comentário na mensagem nº 70617 dá mostra de despreparo para a função, pois nenhum menor pela legislação brasileira pode SER AUTUADO EM FLAGRANTE.Ao nobre colega explico que até o internamento do menor no Cesensa( Centro de Menores Infratores) depende da análise do Ministério Público e do juiz da Vara de Infância e Adolescência, que autorizam ou não.Eu mesmo já levei muitos menores ao Ministério Público e lá fui dispensado e eles entregues aos pais.Dias depois estavam novamente cometendo delitos.Antes de atribuir culpa e melhor se informar para dizer asneiras.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70618
De: Beto Data: Domingo 11/3/2012 09:14:49
Cidade: Moc

A meteorologia vai confirmando chuva em M. Claros no dia 19 de março, dia de S. José. É a esperada e cultural enchente das goiabas. Ancestral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70617
De: policial Data: Sábado 10/3/2012 16:52:49
Cidade: montes claros  País: brasil

em resposta a msg 70.605, do sr carlos. concordo plenamente com a sua vontade e necessidade de mais proteçao e presença de viaturas da PM no seu bairro. contudo gostaria de salientar que somente a policia militar nao conseguira resolver o problema e que este (...) morto (...) possuia varia passagens por (...) em nossa cidade e a poucos dias foi preso pela policia militar portanto uma pistola semi-automatica cal.765, e o delegado de plantao nao ratificou o flagrante, ou seja, apos a PM apreender o menor com uma arma de fogo o delegadom da policia civil o soltou para sair juntamente com a guarniçao da pm da delegacia, assim fica dificil. se o menor estivesse apreendido certamente uma familia nao estaria chorando agora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70615
De: Max Mota Data: Sábado 10/3/2012 08:20:59
Cidade: Montes Claros

Jader Figueiredo! Obrigado Haroldo Lívio, pela bela e precisa narrativa, mas infelizmente é curto o espaço para se falar do meu tio Jader, um dos homens que mais merecem homenagens no norte de minas. Tive o prazer de conviver muito com ele, até na hora da sua partida, e ser um seu ouvinte interessado. Inteligentíssimo, amigo dos amigos a moda antiga, político desprendido de posses e interesses pessoais, tanto que morreu pobre. Uma bela crônica como a sua é pouco para narrar e homenagear a vida política e social de tio Jader, sempre querendo fazer o melhor para quem lhe rodeava. Pouco lembrado e as vezes pouco compreendido. Obrigado tio Jader, pelos anos de convivência e de conversas. Obrigado Haroldo pela lembrança e homenagem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70614
De: 50_BPM 11_RPM Data: Sábado 10/3/2012 06:48:50
Cidade: Montes Claros

Justiça proíbe crianças e adolescentes participarem de evento neste final de semana em Montes Claros Visando cumprir dispositivos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a proteção integral da criança e do adolescente, o MM. Juiz da Infância e Juventude da Comarca de Montes Claros proibiu a entrada de menores de 18 anos de idade (mesmo acompanhados de pais ou responsáveis) no evento Pub Folia, a realizar-se em 10/03/12, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, nesta cidade de Montes Claros. Comissariado de Menores, o Conselho Tutelar e a Polícia Militar farão cumprir a ordem judicial.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70613
De: Virgílio Data: Sábado 10/3/2012 07:20:05
Cidade: Moc

Alvíssaras! Praticamente não chove em M. Claros desde a primeira semana de janeiro. Hoje, a meteorologia repete que há 80% de chancer de chover 2milímetros. Á noite, pois o dia está azulzinho. E -acredite -há umaboa chuva antevista para o dia 19. Dia de S. José e da enchente das goiabas. Viva nós!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70612
De: Haroldo Lívio Data: Sábado 10/3/2012 06:54:04
Cidade: Montes Claros

Centenário de Jader Figueiredo
 
HAROLDO LÍVIO
 
Há precisamente oitenta anos atrás, no ano de 1932, um jovem montes- clarense de vinte anos, quase adolescente, alistou-se para combater os paulistas na Revolução Constitucionalista. Pena que ele tenha escolhido a bandeira errada, porque os sediciosos de São Paulo estavam lutando por um ideal democrático, porém o espírito da mineiridade falou mais alto e o fez envergar o uniforme da Força Pública de Minas Gerais. Por seu grau de instrução de ex-aluno do célebre Gymnazio Leopoldinense, recebeu a patente provisória de 2º Tenente e partiu para a frente de combate comandando um pelotão. Participou de escaramuças, no teatro de operações, até que veio a celebração do armistício, com a rendição dos bravos paulistas que clamavam pela convocação de uma constituinte. Após o cessar-fogo, o tenente Jader foi designado governador militar da cidade de Leme, então ocupada por tropas mineiras. Ocupou a prefeitura e passou a administrar o município, sem contar com o apoio da população, que o rejeitava.
No começo da interventoria, mal podia sair à rua, pois os moradores, humilhados com a presença do inimigo, batiam as janelas à passagem do governador militar que, habilmente, encontrou meios para aproximá-lo dos cidadãos lemenses. Tomou gosto pela administração municipal e deixou marcos de sua passagem pelo governo, ao fim do qual conseguiu efetivar diversos melhoramentos urbanos. Conquistou, finalmente, a simpatia da cidade inteira, tanto que ao encerrar seu período deixou Leme debaixo dos aplausos da cidadania agradecida, que compareceu maciçamente ao seu embarque de volta para casa. Quem praticou esta proeza política foi um garoto de vinte anos, mal despertado para a vida.
Jader Dias de Figueiredo, o tenente de que falamos, faleceu há dez anos e nasceu há cem anos, no dia 15 de março de 1912. Poucos montes-clarenses amaram o seu berço com a mesma intensidade que ele o amou. Ele era apaixonado por sua terra natal, sendo capaz até de violência para beneficiá-la, como o fez quando obteve de JK, seu grande amigo e confidente, a transferência da diretoria da Comissão do Vale do São Francisco (hoje Codevasf) de Pirapora, na beira do rio, para Montes Claros, no seco. Por estas e outras, sempre que surgia uma empreitada difícil, tipo missão impossível, lembravam-se de confiá-la ao comando de Jader Figueiredo, tido como o  homem providencial e capaz de operar milagres em situações aflitivas.
Por ocasião do rumoroso crime passional do Hotel Trampolim, no Rio de Janeiro, em 1953, envolvendo o pecuarista João Alencar Athayde em duplo homicídio, Jader comandou uma força-tarefa de homens destemidos dispostos a correr perigo em defesa do amigo em apuros, ferido e exposto à sanha dos colegas das vítimas, dois policiais civis.. Não só garantiu a integridade física do pecuarista, com seus fiéis escudeiros, como também teve participação primordial na coordenação da defesa do réu em juízo, sendo um dos artífices da estruturação da tese de legítima defesa, que foi admitida na sentença de impronúncia que dispensou o júri popular, isentando-o de culpa.
O criminalista Sobral Pinto, patrono da causa, tornou-se grande admirador da inteligência e da habilidade diplomática do montes-clarense, lamentando que não fosse advogado.
Engano do mestre, pois o nosso personagem já tivera experiência de advogado criminal, em tempos idos, na comarca de Coração de Jesus, quando o juiz o nomeava defensor dativo do réu pobre que não dispusesse de recursos para contratar advogado. E diplomata, representando o Brasil, ele o foi também em 1956, chefiando a delegação brasileira em um congresso iberoamericano de municípios, em Madri. Esteve em Roma e foi recebido pelo Papa Pio XII, em audiência especial na residência de verão de Castel Gandolfo. Voltou de lá com a bênção apostólica do sumo pontífice, mas não mudou nada por este motivo. Continuou vivendo como gostava de viver e achava que valia a pena viver.
Foi vereador, foi deputado, foi nomeado secretário de administração pelo governador  Bias Fortes e não quis tomar posse. Passou bom período morando só em uma ilha fluvial, observando a natureza e refletindo. Quem poderia entender o que passava por sua cabeça de elevado QI. Contudo, foi o norte-mineiro mais bem relacionado na vida pública nacional, depois do ministro Francisco Sá, não resta a menor dúvida. Esteve bem próximo de Juscelino, de Jango, de Santiago Dantas, de Tancredo Neves, mas nada pleiteou para si desfrutando da intimidade dos poderosos. Gostava da tranqüilidade, do pôquer com os amigos, de recordar os bons tempos do cassino da Pampulha, onde deslizava pelos salões ao som caribenho da orquestra Lecuona Cuban Boys, quando o jogo era livre; das partidas no Clube Montes Claros e no Automóvel Clube de Belo Horizonte. Na Capital, ele e Hermenegildo Chaves, o Monzeca, depois de fechado o clube e já nos primeiros albores da manhã, iam para o Mercado Central comer feijoada e matar saudades de Montes Claros.
Jader não envelheceu esquecido num canto, embora quase não saísse. Tinha a casa sempre cheia de amigos e recebia o afeto da família, que não lhe faltou. Sua cidade, por projeto da vereadora Fátima Pereira, destinou seu nome à rua situada na lateral esquerda da Codevasf, em agradecimento pelos serviços prestados, faltando apenas colocar a placa. Solenemente, com fogos e banda de música, como manda o figurino.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70611
De: Educadora Data: Sexta 9/3/2012 15:11:11
Cidade: Montes Claros

DE acordo com a MENSAGEM 70608,venho salientar que ignorãncia é falar de espaço ocioso dentro de uma escola.Todo área delimitada ao educandário é destinada para o conforto do aluno.È lamentável saber que o local aproveitado para posto policial,serviria para um belo jardim ou uma biblioteca espaçosa.O morador deve desconhecer o ambiente onde agrega os poucos livros ali existentes .Quantas escolas na cidade queria ter aquele belo espaço para seus alunos circularem alegremente!.Faltou projeto para não permitir que terceiros interfiram no bem-estar do educando.A demais a escola atende todo o norte de Minas, dificilmente morador do São Luis e adjacências v VENHA ESTUDAR NO PLÍNIO RIBEIRO.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70610
De: Waldyr Senna Data: Sexta 9/3/2012 14:49:22
Cidade: Montes Claros

A última cartada

Waldyr Senna Batista


Não foi o que se possa chamar de bem sucedida a operação imobiliária lançada pela Prefeitura para venda de imóveis de propriedade do município, ao correr do martelo, a fim de fazer caixa para custeio de obras. A meta de R$ 30 milhões ficou distante: foram arrecadados míseros R$ 300 mil com alienação de dois lotes.
Mas a esperança persiste. Haverá nova rodada em que, prevalecendo o desinteresse, a lei permite que se faça a venda dos imóveis por negociação direta. O que não autoriza o chamado “preço vil”: será efetuada nova avaliação, que servirá de parâmetro para a operação.
No caso da parcela da Praça de Esportes posta em leilão, a ideia inicialmente anunciada foi de que o imóvel seria dado em troca da construção do estádio e do teatro municipais. Uma operação casada, mais ou menos nos moldes do que se fez,há tempos, para a construção do ginásio poliesportivo, erguida por empresa produtora de concreto, a título de antecipação de receita. A Prefeitura recebeu a obra pronta, aliás, de qualidade sofrível, que até hoje exige reparos e complementação.
Pelo que se tem feito, supõe-se que será observado o modelo convencional, de administração direta, o que, afinal, fará pouca diferença, pois o que importa é o resultado e não a forma. Até porque restam menos de dez meses para expirar o atual mandato, tendo no meio do trajeto a campanha eleitoral, que começa em abril, se é que uma coisa tem algo a ver com a outra. Deve ter, tamanho é o empenho depositado nessa operação.
Seja como for, o certo é que a licitação aberta pela Prefeitura não provocou qualquer interesse de possíveis investidores. Sem dúvida, porque, para concorrer, eles teriam de dispor de capital considerável, para adquirir o imóvel, construir nele e só depois tocar o negócio. Quase ninguém dispõe de dinheiro nesse volume para imobilizar.
Isso já foi dito aqui, e agora a Prefeitura está propondo à Câmara modificações no edital de concorrência, que muda o figurino, de modo a permitir fatiar o imóvel da Praça de Esportes, entre outros itens. Na prática, ela quer fazer uma espécie de loteamento da área, que imaginava ser o filé-mignon do miolo do centro da cidade, para cuja aquisição haveria alta demanda e até fila para a arrrematação.
O resultado até agora obtido contraria essas previsões. E isso frustra por completo a estratégia traçada pela Prefeitura, que atravessa a pior crise financeira dos últimos tempos e conta com a alienação dos imóveis como tábua de salvação.
Início de ano nas prefeituras é fase favorável no que se refere a arrecadação. É época de participação no IPVA, de maior parcela do ICMS, devido às vendas de fim de ano, e da cobrança do IPTU. Mesmo assim, em véspera de eleição, considerando-se que nada se realizou ao longo dos três anos e meio decorridos, o dinheiro que seria apurado com a venda dos imóveis seria o que se denomina de “salvação da lavoura”.
Se este esquema falhar, o plano B do prefeito Luiz Tadeu Leite seriam R$ 20 milhões para asfaltamento de centenas de ruas da periferia. Nas entrevistas que concede, ele sempre faz referência a esse dinheiro, que seria proveniente de financiamento da Caixa Econômica Federal. Ele não diz, mas, para viabilizar esse empréstimo, seria imprescindível a apresentação do CRP ( certificado de regularidade previdenciária), que a Prefeitura não pode obter enquanto estiver em débito com a Previdência Social ( Prevmoc e INSS).
Um beco sem saída.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70609
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 9/3/2012 11:31:08
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

No dia 19 de Abril nós montesclarenses e os espinosenses terão de comemorar, não só o dia do Exército Brasileiro e do índio, mas, a posse da primeira mulher a ocupar um alto cargo na corte do TSE. Trata-se de uma montesclarense filha de uma família tradicional em Espinosa-MG.
Diante deste fato histórico, o Grupo Escolar Francisco Sá de Montes Claros também entra para história. Por quê? A Ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha estudou neste educandário de 1962 a 1965, numa época literalmente conturbada, era a pré e pós revolução militar. A escola pública era de alto nível, quando o aluno passava pela “admissão” (tipo um vestibular para ingressar no ginásio) os do Francisco Sá destacavam, como destacamos no Colégio São José. Tínhamos grandiosas professoras, entre elas, a linda Maria Alice, Geraldinha Figueiredo, Zorilda Madureira (brava !), Zildete Viana e outras que me esqueci. Agora, campeã era a nossa educada diretora Terezinha Meira, sempre que aprontávamos na sala, ela nos orientava com tanta educação que era melhor tomar palmatória na mão. Além da Carmem Lúcia Antunes tinha as gêmeas mercês e Maria Edwiges, Laura, Marina, Fatinha, tinha uma colega da família de Armando chaves que não lembro o nome. Entre os alunos, Ernani Meira (o mais quietinho), Mario Lúcio Araujo ( hoje General do Exército e filho de Zé Amaro), Silvio, Francisco, Eduardo Brasil, Nem padinha, Milton, Elton do Correio, Manoel Oliveira, José Alfredo, Jadir (Café Galo) e seu irmão Jader. Os mais atentados eram transferidos para sala de Dona Zorilda Madureira, inclusive eu, que sempre dava trabalho. Saudades do mingau caramelado da cantineira dona Lia, da beleza das nossas colegas que sempre nos faziam sonhar durante a nossa privacidade. A Ministra e Presidenta do Tribunal Superior Eleitoral -TSE, as professoras, diretoras e todos os alunos citados é um exemplo da escola pública do passado. Quem não formou o terceiro grau, pelo menos não marginalizaram. Parabéns para o Grupo Escolar Francisco Sá e também o Gonçalves Chaves do Marcos Darcy e do sobrinho Ucho, outra escola de exemplo. Pena que não sou jornalista para aprofundar mais na história dessa ministra.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70608
De: Fred - Morador do Jardim São Luiz) Data: Sexta 9/3/2012 11:11:22
Cidade: Montes Claros - MG

Nós moradores do bairro Jardim São Luiz e adjacências, ficamos impressionados com a repercussão a cerca da instalação de Posto Policial em uma aréa que antes estava ociosa, da Escola Normal. Houve uma mobilização da comunidade pela instalação do Posto, através de abaixo assinado com mais de 2 mil assinaturas. A região passa por uma invasão de bandidos, assaltantes, que aterrorizam os moradores e transeuntes. Cansados desta situação foi solicitado por nós moradores, a instalação e presença constante da Polícia na região. Tivemos a oportunidade de receber o Posto Movel da Policial ( que ficou um bom periodo em frente a casa de Dr. Konstantin) e notou-se uma queda substancial nos indices de criminalidade. Acreditamos que a vinda da Polícia Militar na região trará apenas benefícios todos. Com certeza haverá diminuição nos indices de assaltos, arrombamentos, roubos e até mesmos brigas ( que são frequentes na porta da Escola Normal e Polivalente). Ficamos tristes com a ignorancia de alguns que insistem em provocar polêmica onde a maioria enverga solução. A área que alguns falam que foi amputada da Escola Normal, antes servia apenas de depósito de lixo, árvores e jardins mortos do referido educandário. A area onde alguns acusam de servir de estacionamento para o Supermercado, será destinada ao estacionamento das Viaturas Policias. Vamos ter um pouco de calma, sensibilidade, sabedoria e coerência. O posto Policial trará segurança e quem sabe um pouco de paz que a região tanto precisa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70607
De: Manoel Hygino Data: Sexta 9/3/2012 09:29:38
Cidade: Belo Horizonte/MG

Sinos que silenciam

Manoel Hygino dos Santos – Jornal “Hoje em Dia”

Mais e mais se demonstra que os marginais que agem em Minas Gerais nos templos centenários não se restringem a furtar imagens históricas nas cidades mais importantes do Ciclo do Ouro. E o Estado dispõe dos altos serviços da Promotoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais. A velha província conta hoje com o maior número de bens culturais protegidos do Brasil, compreendendo cerca de 35 mil deles, entre os quais sítios arqueológicos, espeleológicos, paleontológicos, igrejas, casarões e núcleos históricos. A Promotoria Estadual para a área tem uma tarefa imensa a cumprir, para o que se esforça, embora encontre dificuldades notórias e conhecidas. Há pessoas que se conscientizam de serem corresponsáveis na preservação de nossas heranças culturais, como diz o promotor do Patrimônio, Marcos Paulo de Souza Miranda, mas se mantém incessante o furto de preciosas peças no interior, além de generalizado vandalismo daqueles que ignoram o importante legado.
Recentemente, na singela Itacambira norte-mineira, cinco imagens sacras foram simplesmente surrupiadas à noite, sem que a população e os cinco policiais locais percebessem. Terá de volta a matriz de Santo Antônio as imagens de São Miguel, Santo Antônio, São Vicente Ferrer, São Sebastião e Santana Mestra?
Em 2 de novembro do ano passado, foi arrancado da capela de Santo Antônio do Monte o seu sino de 120 quilos, e sua base de bronze, com 70 quilos, em Engenheiro Correa, Ouro Preto. Os gatunos não querem mais apenas as relíquias mais preciosas, de alto valor. Os sinos mesmo servem e, evidentemente, não para envio ao exterior ou enluxar casas ricas nas capitais.
Muito vivos, os ladrões descobriram que as "mercadorias" não se localizam apenas em Ouro Preto, Mariana, Diamantina e São João del-Rei. Daí, partirem para Itacambira, por exemplo, sequer sem estradas asfaltadas e tradição maior. Lá, buscaram as imagens de santos de grande devoção dos mineiros. Mais recentemente, o sino de Engenheiro Correa, que deve valer bastante pelo peso de seu bronze, sumiu. Não foi o primeiro. Aqui comentei o furto do sino da igreja de Brejo do Amparo, no município de Januária, no distante norte de Minas, às margens do São Francisco. Como nos outros casos, ninguém sabe dos criminosos, ninguém assistiu ao ilícito.
Mas a verdade é que o sino, com 300 quilos, foi removido à noite e ninguém mais teve notícias. Deve ter sido derretido, destino final do arrancado no distrito de Ouro Preto. Januária é também histórica, embora a civilização viesse por outros caminhos. Arraial de Nossa Senhora do Amparo foi elevado a distrito em 1811, de modo que divide a glória de ter 300 anos como Ouro Preto, Mariana e Sabará, embora com um título territorial inferior.
Para ilustrar, lembraria que Levínio Castilho, estudioso do tema, diz que a igreja de Nossa Senhora do Amparo e a primeira de Minas, construída em 1688. Há controvérsias. O fato incontroverso é que estamos perdendo imagens e sinos, possivelmente para nunca mais voltarem aos velhos templos que os abrigaram durante mais de dois séculos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70606
De: Ucho Ribeiro Data: Sexta 9/3/2012 08:35:03
Cidade: Montes Claros/MG

Parabéns, Márcia Gabrich e Carmen Netto.Temos,então,dois nomes lindos,Luíza e Esther,fortes e merecedores da homenagem.Está passando a hora da Câmara de Vereadores propor a troca dos nomes dos maridos pelos dessas honradas senhoras.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70605
De: Carlos Data: Sexta 9/3/2012 00:16:42
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Por volta das 22:30 garoto de 17 anos -Gustavo- é assasinado na Av. Irmao Jaime Damiao no Bairro Edgar Pereira. É triste ver os jovens sendo assasinados, mais triste ainda é a dor da familia em tentar tirar o filho da bandidagem das drogas e não ter solução. Que Deus conforte o coração dos familiares que muitas vezes tentaram evitar que isso acontecesse. E que com tantos assasinatos em nossa cidade os pais pare e tenham tempo em poder educar mais os filhos para evitar futuros tragicos. E quero pedir a PM de Moc que faz seu trabalho diariamente nas ruas contra o trafico para que enviem viaturas e que possa abordar grupinhos de adolescentes para que o nosso bairro que não ocorria esses fatos possa voltar ao que era antes e não transformar em uma zona de perigo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70604
De: Carmen Netto Data: Quinta 8/3/2012 23:24:39
Cidade: Bhte

Ucho, concordo com você. A viùva Francisco Ribeiro chamava-se, Dona LuÌsa Magalhães Ribeiro e foi a principal fundadora do Orfanato N.Sra Do Perpétuo Socorro. A viúva Paculdino Chamava-se Dona Esther Alkmim Ferreira Paculdino e Pertence a uma das mais dígnas famílias de Bocaíuva. Aproveito para cumprimentá-lo pelas deliciosas,divertidas e excelentes crônicas que escreve.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70603
De: Márcia Maia Gabrich Data: Quinta 8/3/2012 21:24:16
Cidade: Montes Claros/MG

Para Ucho Ribeiro referente a sua mensagem 70598 Em resposta a seu desafio, a Viúva Francisco Ribeiro dos Santos se chamava Luíza de Magalhães Santos e junto com o Cel Filomeno Ribeiro dos Santos e sua esposa Laudelina Ribeiro Maia ( Tia Laudy ) foram os doadores do terreno e dos recursos financeiros para a construção do Orfanato de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.Tenho documentos que estão a sua disposição!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70602
De: JOSE PRATES Data: Quinta 8/3/2012 20:17:31
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

É agradável ler uma mensagem como a 70601 de Artur, montesclarense residente em B.H. que falou sobre a Escola Normal, corrigindo os enganos que cometemos na cronica sobre essa Escola. Excelente o que escreveu não só corrigindo algumas falhas, mas, também, como montesclarense conscio da importancia desse educandário, ratificando o que parte do que foi dito. Resta-nos, prezado conterraneo, esperar que a voz do povo desperte os responsáveis pela ação, fazendo-os recuar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70601
De: Arthur Data: Quinta 8/3/2012 15:53:17
Cidade: BH

Por não vir à cidade há muitos anos, provavelmente há mais de 40, o marítimo e jornalista José Prates, do alto dos seus gloriosos 80 anos, como todos, às vezes está sujeito a compreensíveis equívocos, que apenas evidenciam sua alta capacidade de análise, lucidez e boa fé. No último comentário, fica claro que ele ignora que a Escola Normal Oficial de Montes Claros, que homenageia Plínio Ribeiro, mudou-se do antigo prédio na parte baixa de Montes Claros ainda no distante ano de 1965. Saiu da Largo da Matriz e foi localizar-se na nascente Avenida Mestra Fininha, homenagem à mãe de Darcy e de Mário Ribeiro. Para que isto acontecesse, foi preciso espichar a cidade na direção do Alto Santo Expedito, ou Alto Severo, uma vez que a área urbana tinha como fronteira uma abandonada Praça da Santa Casa. Tudo além era mato, barrocas.
Aberta a avenida de duas pistas, localizou-se naqueles ermos altos, ventilados, o novo predio da Escola Normal. Foi obra ainda de Magalhães Pinto. Um prédio de linhas modernas, digno, de boa arquitetura distribuido em espaço amplo. Por ali, passaram, passam e passarão gerações de montesclarenses. O prédio - lembro-me bem - tinha (tem?) um auditório na frente, jardins, e no meio o corpo principal, onde localizavam-se as salas de aula. Parte da área fronteiriça - tomo conhecimento agora - foi expurgada, para nela se construir um prédio que será posto policial. Não se discute se o espaço, o chão, se está ocioso ou não - (jardim e árvores porventura são ociosos?).
A discussão é alta e outra. Precisa ser alta. (Atrasamos tanto, em alguns aspectos, que até nos confundimos). Será correto escolas cederem espaço da educação e da cultura, da formação e da cidadania, para atividade de natureza policial, corretiva e penal, por dignas que sejam, e são? Não seria melhor exatamente o contrário? (Sonhamos, o mundo inteiro sonha, em transformar a última penitenciária em escola, pondo fim os ciclos do mal).
José Prates, no que escreveu, se bem entendi, supóe que a Escola Normal ainda está na sua sede velha, primitiva, que foi também o núcleo primeiro da mais importante outra escola de M. Claros - o Grupo Gonçalves Chaves.
Quanto a cessão da área para posto policial, ainda que isto momentaneamente leve a uma passageira (e enganosa) idéia de proteção aos moradores contíguos, nestes tempos em que os delinqüentes invadem as delegacias e até quarteis: não é responsabilidade da prefeitura autorizar a cessão de terreno pertencente a educandario estadual. Pode ser responsável por autorizar a construção, atraves da área de engenharia. A responsabilidade maior parece recair nas autoridades estaduais que permitiram o contra-senso lamentável. Resta perguntar: como se comportou a direção da escola? Aceitou passivamente? Como agiu a respeito a representação estadual de ensino na cidade? Concordou, sem lutar? Houve intervenção maligna dos deputados estaduais para permitir que o espaço da escola fosse desvirtuado grosseiramente, como foi dito?? É questão a ser apurada, não para localizar culpados, mas para impedir que fatos assim prossigam, como paradigma ao reverso.
Seria oportuno, reparador, ponte de ouro, examinar a possibilidade de a comunidade pedir, clamar, para que o prédio em conclusão, bem na frente do edificio principal, na esquina mais destacada, seja revertido em magnífica biblioteca, para uso dos alunos, para sua formação e ilustração, para que aprendam, e depois ensinem, que sempre será demasiado e absurdo - em qualquer parte do mundo - mutilar e escolas para nelas ver nascer postos policiais, por mais que reclame legitimamente o comércio vizinho. Serenamente, é preciso deter esta tendencia, para que não se multiplique.
(Esta é, numa golfada que a indignacáo produz e pequena dor conduz, a sugestão de um aluno da Escola Normal. De cujo chão benemérito extraiu meios de estudar, de aprender, de lutar e viver, meios que o trazem de volta, em nome da Paz e do Bem - Pax et Bonus. Obrigado, se puderem registrar).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70600
De: ALEXANDRE OLIVEIRA Data: Quinta 8/3/2012 16:36:17
Cidade: M.Claros

Lamentavelmente mais um grave acidente hj ás 8: 45 da manhã na Br 135 nas proximidades de corinto, envolvendo 2 veículos um gol da prefeitura de salinas MG e uma saveiro de catité BA, esse trágico acidente ocorreu em uma reta no final de uma subida, onde pelos indicios do local, mais uma vez o excesso de velocidade e o desrespeito a faixa continua devem ter sido os causadores deste acidente que deixou 2 vitimas fatais e 4 feridos, fica aqui o alerta depois da reforma na pista a BR 135 ficou perigosa demais,vamos respeitar a sinalização e os limites de velocidade para evitar que mais famílias do norte de Minas percam seus entes queridos, aos parentes das vítimas meus sentimentos,e fica aqui o agradecimento ao pelotão de Bombeiros de Curvelo pelo trabalho de Resgate dos feridos, chegaram rápido e salvaram mais uma vida que corria risco de morte encarcerada na saveiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70598
De: Ucho Ribeiro Data: Quinta 8/3/2012 11:20:41
Cidade: Montes Claros/MG

Dia Internacional das Mulhres - O dia de hoje é oportuno para revelar o machismo norte mineiro.
Em Montes Claros existem dois logradouros com os seguintes nomes: Viúva Francisco Ribeiro e Viúva Paculdino. Uma rua no centro, ao lado do Banco do Brasil,e a outra, uma avenida no Jaraguá II. Certamente, tratam-se de homenagens às duas dignas mulheres. Entretanto, com o passar dos anos, tais preitos estamparam a macheza dos nossos antepassados. Sugiro que algum vereador ou vereadora apresente um projeto para a substituição dos nomes dos maridos pelos dessas merecedoras mulheres. Um desafio: Alguém sabe os nomes completos dessas viúvas?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70597
De: Dalton Data: Quarta 7/3/2012 21:55:46
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Merece um banimento do serviço público a pessoa que planejou e a que autorizou a construção de um posto policial na maior e mais tradicional escola pública do Norte de Minas. A situação deveria ser o inverso, ou seja, onde existem dependências policiais construir escolas e não da forma que foi feita. Mais uma vez nota ZERO para os políticos "criativos" que fizeram isto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70596
De: Ana Maria Data: Quarta 7/3/2012 19:20:36
Cidade: Espinosa/MG

Espinosa é uma cidade acolhedora e querida. Berço natal de pessoas ilustres, assim como a ministra Carmem Lúcia. Ela é espinosense.Esperamos que , assim como nós nos orgulhamos das conquistas alcançadas por ela, ela também se orgulhe de ser de Espinosa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70595
De: Lívia Cruz Data: Quarta 7/3/2012 18:26:18
Cidade: Montes Claros

"Honestidade" - promete montesclarense do Supremo Tribunal Federal, primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral
A Ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha é de uma família tradicional de Espinosa, onde ainda mora seu pai, respeitado empresário daquela cidade. Por ocasião de seu nascimento, sua mãe veio fazer seu parto em Montes Claros, cidade pólo do norte de Minas, que tem mais recursos médicos, como tantas outras mulheres da região ainda o fazem.Carmen Lúcia, sempre que tem oportundade, manifesta pubicamente seu orgulho pelas raízes norte-mineiras.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70594
De: José Prates Data: Quarta 7/3/2012 17:51:19
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

A LENDARIA ESCOLA NORMAL

JOSE PRATES

A Escola Normal de Montes Claros nasceu em 1878 no governo provincial, engatinhando, tentando manter-se como centro educacional. Não suportou os contratempos e foi extinta em 1905, reabrindo em 1915. A luta árdua foi travada pelos diretores e Mestres com apoio efetivo da velha Gazeta do Norte que em 1935 publicava o seguinte: "A Escola Normal de Montes Claros é hoje, no sertão mineiro, um esplendente símbolo das mais altas virtudes do espírito humano; representa a soma enorme de esforços que, através de 25 anos um povo desenvolveu. Com o coroamento natural do zelo da cidade em conservar por tantos annos o patrimônio cultural que tanto a dignifica e enriquece. Por seu trabalho, a Escola constituiu-se como "viveiro irradiador de instrucção e sociabilidade capaz de divulgar o que há de mais útil e interessante na moderna ciência de educar" (Gazeta do Norte 1935). Para a cidade de Montes Claros, a escola era um "laboratório de idéias, elemento propulsor de seu progresso e da sua formação moral, como disse o saudoso Dr. Plínio Ribeiro que foi um dos seus diretores. Lembro-me que o Dr. Plínio quando referia-se à Escola Normal, falava com carinho, procurando demonstrar sua gratidão pelo que ela contribuiu para o seu desenvolvimento tanto intelectual quanto cultural. A história está ai viva, clara, nos mostrando a vida preciosa desse estabelecimento de ensino secundário, o primeiro de Montes Claros que grandes vultos da historia montesclarense usaram como estrada para alcançarem o êxito de suas vidas. Hoje, o prédio que lhe abriga deve ser o mesmo, velho, com as características daquele tempo, penso eu. O sitio onde foi construído deve estar intacto, o mesmo daquele tempo. Quanta gente ainda existe que se lembra com saudade das meninas vestidas de azul e branco, belas, imponentes e garbosas desfilando no Sete de Setembro, arrancando aplausos frenéticos da rapaziada.
Tem bastante tempo que não vou a Montes Claros. O que tenho de lá são as recordações, provocadas pelas noticias que me chegam. Recordações que me enchem de saudade, algumas; outras que me decepcionam e entristecem como agora com o que eu li, aqui no Mural, que a Prefeitura pretende tirar um pedaço do terreno da Escola Normal para construir um Posto Policial. Eu sei que a cidade cresceu horizontal e verticalmente. Imaginem que a Vila Guilhermina e o Matadouro que eram lugares distantes, hoje estão no centro comercial. Mas, com todo esse avanço, com todo esse crescimento, eu creio ainda existir terreno disponível, se não no centro, mas, pelo menos, nas adjacências, capaz de atender às necessidades de espaço para construção de um posto policial que faz parte do plano de segurança da sociedade. Pode ser no centro ou na adjacência, tanto faz. Se não houver terreno público, mas, creio que há, a Prefeitura pode desapropriar o terreno privado que for qualificado para a obra. Existe justificativa plena para isto. O que é estranhável, sem justificativa, é, numa cidade como Montes Claros, populosa e rica, esquartejar o terreno de uma velha e lendária Escola Normal para satisfazer a construção de um posto policial que nada tem a ver com a velha Escola, nem com Educação. Outro dia, foi a mutilação da Praça de Esportes para construção de um tal Mocão; agora a vitima é a Escola Normal e a próxima vitima, qual será?

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70593
De: Estado de Minas Data: Quarta 7/3/2012 16:00:00
Cidade: Belo Horizonte/MG

Aluna morre no atletismo Estudante de 14 anos passa mal durante atividade física em pista de corrida da Unimontes, em Montes Claros, é socorrida por bombeiros e Samu, mas tem parada cardiorrespiratória - Uma estudante de 14 anos morreu em Montes Claros ao praticar atividades esportivas na quadra de atletismo da Unimontes. Josiane Rodrigues Reis passou mal pouco depois de iniciar uma série de exercícios, foi socorrida por bombeiros, que também treinavam no local, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, ontem de manhã Josiane, em companhia de colegas de escola, morreu ao fazer atividades de recreação com estudantes que participam do Programa Minas Olímpica, sob a supervisão de uma professora de educação física. Depois de correr na pista, a adolescente passou mal, sentou-se e caiu, inconsciente.
Professores e colegas pediram ajuda aos bombeiros. O sargento Alexsandro Dias prestou os primeiros socorros e uma unidade de emergência foi chamada ao local, mas foi constatada a morte de Josiane, que havia completado 14 anos no dia anterior. O corpo foi liberado para a família no fim da tarde. O sargento que tentou reanimar a adolescente disse que os esforços para salvá-la, feitos por ele e pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), duraram quase duas horas, mas não tiveram sucesso.
TROCA DE ESCOLA Um irmão de Josiane, Jhonattan Kennedy Fernandes, de 18, contou que a adolescente mudou de colégio no início do ano, transferindo-se para a Escola Estadual Francisco Lopes da Silva, que oferece ensino em tempo integral. Como ontem não havia atividade prevista para a turma da adolescente durante todo o dia, ela foi mandada para a Unimontes para participar das atividades do Programa Minas Olímpica Geração Esporte e acabou passando mal e morrendo.
A família da adolescente afirmou que não havia autorizado a escola a levar a menina para a prática de atividades físicas, mas o assessor de projetos especiais da universidade Paulo Eduardo Gomes de Barros informou que a ficha de matrícula de Josiane na instituição tinha informações a respeito de sua saúde e a autorizava a praticar esportes. Jhonattan contou que a menina estava anêmica, mas que a família não estava ciente de outros problemas de saúde. Ele disse que há alguns anos médicos suspeitaram que Josiane tinha problemas cardíacos, mas exames feitos à época não confirmaram a suspeita.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70592
De: Paulo Braga Data: Quarta 7/3/2012 15:51:42
Cidade: Montes Claros/MG

A Universidade Estadual de Montes Claros lamenta profundamente o falecimento da estudante Josiane Rodrigues Reis, de 14 anos, ocorrido na manhã dessa terça-feira (06/03), nas dependências do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício.(...)

Pertinente o pedido de esclarecimento feito por João Aquino, aqui neste mural, sobre a morte da adolescente no centro esportivo da Unimontes. A nota da Unimontes, enviada à imprensa ainda na terça-feira, também demonstrou atenção, mas, não informa se a estudante passou por exame médico para atestar condição de fazer esforço físico. Fala apenas que a ficha atestando tal aptidão foi assinada pelo pai de Josiane. O esclarecimento, sim, faz-se necessário, até para sabermos se nossas escolas públicas oferecem o serviço aos seus alunos, para as aulas de educação física, como acontecia décadas atrás. Não é querer culpar a Unimontes, nem os profissionais envolvidos aqui, mas, até em grandes clubes nacionais acontecem fatos semelhantes. Há poucos dias, morreu durante um treino um garoto de Minas Gerais que fazia teste no Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70591
De: Alysson Data: Quarta 7/3/2012 15:36:32
Cidade: Montes Claros/MG

olá pessoal sou o pai dos quadrigemeos,de montes claros venho atraves desta agradescer a todos que acreditarao em nossa historia que alem de veridica é real; que deus abençoe todos voces pelas oraçoes e doaçoes consebidas a minha familha. os tres meninos já estao em casa, só falta a pequena lívia que tem que ganhar pesso mas so falta 100 gramas para vir se juntar com arthur,heitor,felipe. muito obrigado a todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70590
De: Unimontes Data: Quarta 7/3/2012 14:07:45
Cidade: Montes Claros/MG

A Universidade Estadual de Montes Claros lamenta profundamente o falecimento da estudante Josiane Rodrigues Reis, de 14 anos, ocorrido na manhã dessa terça-feira (06/03), nas dependências do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício.Aluna da Escola Estadual Francisco Lopes da Silva, Josiane estava inscrita no programa de iniciação esportiva “Minas Olímpica Geração Esporte”, do Governo de Minas, desenvolvido em parceria com a Unimontes. Ao iniciar as atividades físicas, a estudante sentiu-se mal e foi imediatamente socorrida pelo sargento Alexandro Campos, do Corpo de Bombeiros, que comandava treinamento da corporação no próprio Centro Esportivo.O militar constatou quadro de parada cardiorrespiratória e prontamente acionou a Unidade Resgate do Corpo de Bombeiros, ao mesmo tempo em que foi acionado o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As equipes de médicos e socorristas realizaram todos os procedimentos de reanimação cardiovascular, mas a estudante não resistiu.Em programas desta natureza é estabelecido um procedimento padrão no qual as escolas solicitam aos pais ou representantes legais a apresentação de documento atestando que o aluno (a) está apto (a) à prática de atividades físicas, conforme consta na ficha de registro de Josiane Rodrigues Reis, assinada pelo pai João dos Anjos Soares Reis.
Por fim, a direção superior da Universidade Estadual de Montes Claros se solidariza com a família da estudante e ressalta que foram adotados todos os procedimentos possíveis e necessários para o pronto-atendimento à aluna, tratando-se o caso, infelizmente, de uma fatalidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70589
De: João Aquino Data: Quarta 7/3/2012 10:15:44
Cidade: Moc  País: Brasil

Sobre a trágica morte da adolescente Josiane, na Unimontes, gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre as causas da parada cardíaca. Ela tinha problemas cardíacos? Como uma adolescente morre assim? A autópsia diagnosticou o que? Tenho filhos adolescentes, que praticam esportes, e acho que o entendimento e a divulgação do ocorrido, por parte da Universidade, será de grande importäncia para a família e para a sociedade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70588
De: Hildebrando Data: Quarta 7/3/2012 09:47:46
Cidade: Belo Horizonte

Meu Deus! Estão atacando agora a amada Escola Normal de Montes Claros!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70587
De: professora e aluna Data: Quarta 7/3/2012 09:34:32
Cidade: Montes Claros

(...) a Escola Plínio Ribeiro, motivo de orgulho do povo de Montes Claros onde estudam e estudaram pessoas de maior expressão no cenário nacional está totalmente descarecterizada.O monstrengo que ali está sendo construído, serve de estacionamento para fregueses do (...) em frente.A referida escola é nosso patrimõnio histórico,portanto precisa ser preservado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70586
De: Edwiges Data: Quarta 7/3/2012 08:52:43
Cidade: Montes Claros/MG

Sobre a mensagem 70584, que fala da amputação de parte de área da venerável Escola Normal de Montes Claros para funcionamento de posto policial. Há em estudo projeto de construir posto policial em área que é cartão postal de Montes Claros, área verde, servida de muita água e do seu murmúrio.Não que a população dispense segurança, que anda precária. Precisa, e muito. Contudo não é destruindo o que há de bom, de permanente, de décadas e até século, que virá a recuperação da segurança, que todos esperamos. Há um equívoco e um mau encaminhamento do assunto. A cidade,como um todo, não pode ficar indiferente a medidas tomadas inadequadamente. A cidade não pode ser desmontada, com participação e tolerância do poder público, (...) como a mutilação da Praça de Esportes - uma lástima que, esperamos, não se consumará. (...). É lamentável isso tudo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70585
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 7/3/2012 08:47:55
Cidade: Montes Claros-MG

Ontem tinha algumas pessoas me perguntando se era verdade que estão derrubando a casa do Godofredo Guedes. Não sou contra quem está derrubando. Comprou, pagou - é dono. - Só acho que, pelo valor histórico, deveriam ter criado a Fundação Godofredo Guedes com um museu no local. Em Araxá temos o museu de Dona Bêja - Diamantina, Juscelino Kubtschek e Chica da Silva – em Andrequiçé, o de Manoelzão, companheiro de Guimarães Rosa, que também tem seu museu em Cordisburgo. Espero que em Montes Claros tenhamos o museu do artista plástico e médico Dr. Konstantin, onde as futuras gerações possam conhecer sua Arte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70584
De: Murilo Data: Quarta 7/3/2012 08:31:36
Cidade: Montes Claros

Dois retratos dos dias que correm e que explicam muito:
1 - Ontem, no primeiro dia de aula, os alunos do Instituto Federal foram às aulas, no bairro Village do Lago, afogados na poeira, um horror. Bem diferente do tratamento dado, faz poucos anos, à penitenciária regional ali perto, construída a toque de caixa para receber também presos de outras regiões, servida de bom asfalto. Para cadeia, asfalto - para a escola, poeira.
2 - Tristemente, um pedaço da Escola Normal Plínio Ribeiro, na avenida Mestra Fininha, foi amputado para dar lugar a um posto policial, bem na frente do educandário centenário. No mundo inteiro, o exemplo é outro: desmontam-se prisões para construir escolas. Aqui, a escola é grosseiramente esquatejada, violada, desventrada. Quem deu a absurda autorização? Quem consentiu com isso? Merece uma comissão de investigação pela Assembléia de Minas. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70583
De: Estado de Minas Data: Terça 6/3/2012 18:03:46
Cidade: BH

Governo de Minas viabiliza terreno para implantação da CNH em Montes Claros - Governador em exercício baixa Decreto de Utilidade Pública para desapropriação de terreno onde será implantada a fábrica de máquinas para construção - O governador em exercício Alberto Pinto Coelho baixou decreto declarando de utilidade pública, para efeitos de desapropriação, área de aproximadamente 272 hectares, no município de Montes Claros, no Norte de Minas. O terreno será utilizado para a implantação de distrito industrial que abrigará empreendimentos como o da Case New Holland (CNH), que formalizou, nessa segunda-feira, em Turim, protocolo de intenções para construir na cidade mineira uma fábrica de máquinas para construção.Alberto Pinto Coelho destacou a importância do empreendimento, não só para o Norte, mas para toda Minas Gerais. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado tem como objetivo a geração de empregos de qualidade, descentralizar os processos produtivos e, assim, reduzir as desigualdades regionais.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70582
De: Jnuária - MG Data: Terça 6/3/2012 15:36:18
Cidade: Januária - MG  País: Brasil

Januária,agora, 15h30mi,os céus cheios de nuvens de chuva promete...cai alguns pingos, mal dá para saber que seja... chuva faz falta. Tá muito seco o sertaõ.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70581
De: Mário Genival Tourinho Data: Terça 6/3/2012 14:19:15
Cidade: Montes Claros/MG

Aroldo Tourinho

Mário Genival Tourinho

Segundo filho mais velho do Juiz de Direito Fernando da Costa Tourinho, estaria Aroldo hoje (20/02/2012) completando seu centenário, após cerca de quarenta anos de exercício de sua profissão em Montes Claros. Foi um médico extraordinário, não só por sua inquestionável competência, como também pela sua porosidade humana. Extremamente dedicado e bondoso, padecia com as dores dos seus semelhantes. Na família, temos o orgulho de dizer que foi meu pai o responsável pela sua vinda para Montes Claros, inicialmente para um distrito dessa cidade, já que aqui nos primeiros anos da década de 1940 não tinha casa nem para alugar e nem para vender. De Patis e Bela Bista (Mirabela atualmente) veio para Montes Claros já precedido da fama de excelente médico trazida daqueles antigos distritos e dos seus arredores. Anteriormente, já trouxera papai para Bocaiuva um irmão, formado em Salvador em 1923, de nome Lafayete da Costa Tourinho. Também pelas mãos de meu pai, aqui e em Francisco Sá, Brejo das Almas na época, clinicou Francisco Goes Tourinho, seu primo que viria abandonar a carreira para ser monge franciscano em Salvador, para desconsolo de uma linda jovem bocaiuvense, sua noiva da família Fróes. Apesar do gênio manso de Aroldo, não me causou surpresa alguma sua filiação pelas minhas mãos ao MDB de Montes Claros, vindo a ser, nas eleições de 1966, o terceiro mais votado dentre todos os canditatos. A filiação de Aroldo ao MDB operou-se contra a vontade de todos os seus amigos, principalmente os médicos. Consideravam eles uma temeridade o ingresso de um homem maduro, já tido como médico de renome em todo o setentrião mineiro numa oposição à ditadura militar. Desconheciam eles o horror da nossa família para com a baioneta calada, a autoridade na vertical. Junto com o irmão Armando da Costa Tourinho, foi preso por ordem de Juracy Magalhães em razão de se manifestar a favor da Revolução Costitucionalista de São Paulo, em 1932, prisões só relaxadas após greve geral nas Faculdades de Medicina e Direito. Não sabiam também que nosso avô, Getulino da Costa Tourinho, foi quase à falência por ter apoiado Ruy Barbosa na campanha civilista contra o candidato Hermes da Fonseca. Percebe-se pelo relato que a família Tourinho, com tantos oficiais generais em seu meio, geneticamente nunca foi de apoiar baioneta calada e, menos ainda, a baioneta falada, indutora dos maiores desatinos, só comparáveis aos praticados pela Inquisição contra a humanidade. Até mesmo, talvez, o mais doce e ameno Aroldo Tourinho, figura inesquecível para quem com ele conviveu, era desconhecido como figura capaz de se rebelar contra a última (assim esperamos os que temos bom senso) ditadura em nosso País.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70579
De: Estado de Minas Data: Terça 6/3/2012 14:16:10
Cidade: Belo Horizonte/MG

Estudante de 14 anos morre durante prática esportiva na Unimontes - A adolescente estava inscrita no programa de iniciação esportiva Minas Olímpica Geração Esporte. Ela oassou mal durante uma corrida e teve uma parada cardiorrespiratória - Luana Cruz - Uma adolescente de 14 anos morreu quando praticava esportes na manhã desta terça-feira no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Norte de Minas Gerais. Josiane Rodrigues Reis era aluna da Escola Estadual Francisco Lopes da Silva e estava inscrita no programa de iniciação esportiva Minas Olímpica Geração Esporte, do governo estadual em parceria com a universidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, a jovem passou mal durante uma corrida e foi atendida por militares que estavam em um treinamento dentro do Centro Esportivo da Unimontes. De acordo com a corporação, Josiane sofreu uma parada cardiorrespiratória. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou a morte da estudante. De acordo com a universidade, em programas dessa natureza é estabelecido um procedimento padrão no qual as escolas solicitam aos pais ou representantes legais a apresentação de atestado que o aluno está apto à prática de atividades físicas. O documento consta na ficha de registro de Josiane assinada pelo pai dela. A direção da Unimontes se solidarizou com a família da estudante e informou que foram adotados todos os procedimentos possíveis e necessários para o atendimento à aluna. A instituição considerou o caso uma “fatalidade”. O Minas Olímpica Geração Esporte é um programa de iniciação esportiva para desenvolvimento das habilidades motoras, com o caráter de inclusão social. É destinado a crianças e adolescentes matriculados e frequentes em escolas públicas ou privadas, preferencialmente pertencentes a famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

O Tempo - Adolescente morre após passar mal praticando atividades físicas em universidade de Montes Claros - Uma adolescente de 14 anos morreu após se sentir mal enquanto praticava atividades físicas na manhã desta terça-feira (6) na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Norte de Minas Gerais. A jovem estava nas dependências do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício. De acordo com a Unimontes, a adolescente era aluna da Escola Estadual Francisco Lopes da Silva e estava inscrita no programa de iniciação esportiva “Minas Olímpica Geração Esporte”, do Governo de Minas, desenvolvido em parceria com a universidade. Ao iniciar as atividades físicas, a estudante se sentiu mal e foi socorrida por um sargento do Corpo de Bombeiros que comandava um treinamento da corporação no próprio Centro Esportivo. O militar constatou quadro de parada cardiorrespiratória e acionou a Unidade Resgate do Corpo de Bombeiros, ao mesmo tempo em que foi acionado o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As equipes de médicos e socorristas tentaram reanimar a estudante, mas ela não resistiu. Em nota divulgada, a Unimontes esclareceu que em programas desta natureza é estabelecido um procedimento padrão no qual as escolas solicitam aos pais ou representantes legais a apresentação de documento atestando que o aluno está apto à prática de atividades físicas, conforme consta na ficha de registro da adolescente.

Hoje em Dia - Adolescente morre durante exercícios em Montes Claros - Estudante chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não registiu - Girleno Alencar - Uma estudante de 14 anos, da Escola Estadual Francisco Lopes, no bairro Todos Santos, morreu na manhã desta terça-feira (6), em Montes Claros, no Norte de Minas, quando praticava esportes no campus da Unimontes, dentro do programa Minas Olimpica. Uma equipe do Corpo de Bombeiros que estava no local tentou salvar a aluna, mas sem sucesso. O caso está sendo investigado.

Terra - Estudante morre durante atividade física em universidade - José Guilherme Camargo - Uma estudante de 14 anos morreu na manhã desta terça-feira, após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma atividade física na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros, região norte de Minas Gerais. Josiane Rodrigues Reis fazia parte do programa "Minas Olímpica Geração Esporte", do governo do Estado, desenvolvido em parceria com a Unimontes. A jovem, que era aluna da escola estadual Francisco Lopes da Silva, estava pela primeira vez na universidade para praticar esporte por meio do projeto. O fato ocorreu por volta de 9h desta manhã. Segundo a assessoria da universidade, Josiane fazia caminhada em volta da pista de atletismo, quando começou a passar mal. Ela foi atendida por um militar do Corpo de Bombeiros que estava no local. De acordo com a instituição, uma guarnição dos Bombeiros e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados imediatamente. Os médicos tentaram reanimar a jovem durante aproximadamente uma hora, mas ela acabou morrendo no local. em nota, a Unimontes disse que todas as atividades físicas feitas pelos jovens participantes do programa são monitoradas por profissionais especializados. A universidade informou também, que todos os alunos devem entregar um documento comprovando estarem aptos à prática de exercícios físicos. De acordo com a assessoria, Josiane apresentou todos os documentos necessários, inclusive com a assinatura do pai para começar as atividades físicas. A universidade informou ainda que o caso trata-se de uma fatalidade e que presta solidariedade à família da garota.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70578
De: Raphael Reys Data: Terça 6/3/2012 09:29:46
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

PURA CURRALEIRAGEM!

Zé Amorim contava um “causo” com sua verve em dramatizar pequenas tragédias do cotidiano, quando Toninho Rebello que participava da conversa o interpelou: “Porque os Amorins são todos assim conversadores e espirituosos?” Zé respondeu, na bucha: “Porque somos cópia do nosso pai, Pedro Montes Claros.”.
A bem da verdade, os Amorins são como mala de mascate. Vivem de tampa aberta e se enquadram no dito de Maria Célia: o “modus vivendi” de cavalgar sem arreio.
Apaixonado por fitas de faroeste, Zé chegou ao cine Montes Claros trazendo na garupa da moto BSA Lazinho Pimenta, para assistirem ao longa metragem “Era Uma Vez no Oeste”. Silêncio na platéia, Jacó botou o rolo para correr.
Na cena de abertura, o “cowboy” chegou a San Juan de La Puente, no Novo México, como se não quisesses nada e tocando uma gaita harmônica de boca, no bom estilo romântico. Desceu na plataforma, consertou o chapéu e deu uma cubada nos “paus mandados” do chefão que traziam os embornais de milho 44.
Desceu atento com uma bruaca de couro sobre o seu tórax, ocultando o Colt 44, de olho nos três bandidos na plataforma que o esperavam montados em seus cavalos, para enviá-lo à cidade dos pés juntos a mando do bandidão local.
O pistoleiro quebra faca do chefão adiantou a montaria e foi logo aplicando o maior agá, temendo que a vítima desconfiasse de algo, pelo fato de não terem trazido um cavalo sobressalente para transportá-lo.
- Na pressa, nós esquecemos de trazer o seu cavalo, companheiro. Mais na frente tem um bom de sela.
Como todo artista, o “cowboy” foi logo respondendo: “Não precisava, pois já já vão sobrar dois!”.
Sacou o Colt e meteu um peteleco bem no meio da testa de cada um dos bandidos!
Nessa altura do filme, Zé Amorim já suando a gola da camisa Volta ao Mundo, deu um pulo da cadeira e cheio de alegria gritou com sua voz de trovão: “Êita caboclo”! Já vou embora, Lazinho. Com a morte desses três F.D. P., pra mim o filme já valeu o que paguei!...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70577
De: Governo de Minas Data: Segunda 5/3/2012 19:49:22
Cidade: Bh

O governador Antonio Anastasia e o presidente da Fiat Mundial, Sergio Machionne, assinaram, nestasegunda-feira (5), em Turim, na Itália, protocolo de intenções formalizandoa parceria entre o governo de Minas e a Case New Holland (CNH), garantindo a implantação de nova unidade da fábrica de máquinas de construção em Montes Claros, no Norte de Minas. Serão
investidos R$ 600 milhões, entre 2012 e 2014, quando a unidade deverá entrar em operação, gerando cerca de 2,7 mil empregos, sendo 700 diretos e dois mil indiretos. (...) O governador expressou, durante pronunciamento, a importância da instalação
da CNH em Montes Claros. “A Fiat está levando para o Norte de Minas o mesmo desenvolvimento que, há 35 anos, trouxe para o Estado e o país. Por isso, este investimento da CNH é muito importante. No Brasil, a Fiat é mineira”, disse. Além da fábrica, a CNH espera reunir em Montes Claros um polo de fornecedores de peças e componentes, ocupando uma área total que deverá
atingir 2 milhões de m². “A Fiat em Minas Gerais é nossa maior unidade. São 950 mil veículos produzidos ao ano em uma única planta. A CNH irá gerar novos empregos, mais desenvolvimento e terá um peso importante na economiamlocal. O progresso de Minas Gerais e de sua gestão pública nos estimula a investir mais no Estado. Eu encorajo os empresários a investirem em Minas”,
ressaltou Sergio Machionne.
A planta de Montes Claros será a segunda da CNH no Estado. Instalada em Contagem, a fábrica foi a primeira do Grupo Fiat no Brasil e produz, desde 1970, máquinas de construção. A unidade tem mais de 1.100 funcionários e fabrica equipamentos para a Case Construction e para a New Holland Construction. A empresa também mantém um campo de provas em Sarzedo, na
Região Metropolitana de Belo Horizonte. (...) “É reconhecido por todos que a indústria automobilística tem uma enorme
capacidade de multiplicação, basta lembrar que, ao lado de uma fábrica, como é o caso da CNH, estarão instalados também os seus fornecedores, e isso significa mais investimentos e mais empregos. Esse novo investimento será uma mudança muito importante para o Norte de Minas”, explicou a secretária Dorothéa Werneck. “Os investimentos da CNH significam o início da industrialização automobilística no Norte e isso vai agregar muito valor à nossa região. Já temos muitas universidades e um polo de biotecnologia. Montes Claros vai fazer parte, agora, do contexto não só de Minas Gerais e do Brasil, mas também do contexto mundial da indústria automobilística”. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70576
De: Augusto Vieira Data: Segunda 5/3/2012 19:03:47
Cidade: Belo Horizonte

JOÃO DA SILVA PRATES

Dentre todos os desportistas de minha aldeia ainda vive um que, para minha geração, tornou-se um ícone, um símbolo, um corifeu, um paradigma. Ele se chama João da Silva Prates e é conhecido pelo histórico apelido de Zim Bolão, embora nunca tenha sido um bolão propriamente dito, mas um homem forte e musculoso. Zim, de uma das mais tradicionais famílias da cidade, praticava todos os esportes especializados. Nadava vários estilos, era um exímio levantador de voleibol e jogava basquete muito bem. Cidadão modelo, amante de sua terra, trabalhador, honesto, solidário, culto e profundamente sincero, não era apenas nosso técnico de basquete, mas nosso orientador para os embates da vida. Um filósofo-educador, posso dizer hoje, sem medo de errar. Quantos problemas de ajustamento social de seus pupilos ele resolvia com sábios conselhos e atitudes firmes! Às vezes, poucas, quando rude, suas broncas eram de amor, desejando mostrar novos caminhos a quem deles carecia para se tornar homem de bem. Paizão mesmo, esse exigente treinador tratava todos igualmente e acompanhava, interessado, os passos de nossas vidas. Depois dos bons tempos do basquete, quando obtínhamos alguma vitória, sentíamos logo – creio que isso acontecia com todos – aquele ansioso desejo de encontrá-lo, só para contar-lhe e ver o brilho de seu bondoso olhar abençoando nossa conquista. E normalmente o fazíamos em seu famoso e inesquecível bar, na rua Simião Ribeiro.
Em 1965 fui convocado para a seleção mineira universitária de basquete e disputei o Campeonato Brasileiro. Antes já participara de dois campeonatos mineiros, jogando pelo Cruzeiro e pelo América, O Galo não tinha time de basquete. Fiz amigos excelentes nestes dois clubes e até hoje exibo, orgulhoso, minha carteira de sócio atleta deles e um troféu a mim entregue por “titio” Felício Brandi, quando fui eleito craque do ano, pelo colunista Ilídio Costa, do “Diário de Minas”. Houve uma festa na antiga sede social do Cruzeiro, no Barro Preto, tipo “Troféu Bola Cheia”, que nosso querido Denarte promove em Montes Claros. Um repórter, da TV Italocomi, fazia a cobertura do evento e resolveu gravar uma entrevista comigo. Eu estava paquerando minha futura esposa e não queria saber de perder tempo com outras coisas. Aí ele me tirou da pista de dança e perguntou onde eu tinha aprendido a jogar basquete. Respondi: com Zim Bolão, lá na Praça de Esportes. E saí apressado do local para retornar aos braços da quase namorada. O rapaz deve estar procurando saber, até hoje, decorrido quase meio século, quem é esse tal de Zim Bolão e onde fica essa tal de Praça de Esportes...
Zim Bolão fechou seu bar, que era frequentado por pessoas maravilhosas e foi, por muitos anos, um importante centro cultural de nossa aldeia, com inúmeros habitués – não cito nomes para não cometer injustiças – que ora homenageio na pessoa do saudoso Raymundo Muniz de Carvalho, nosso “General” Mundinho Atleta, eterno presidente de uma imaginária república de amizade e afeto. Hoje em dia, viúvo, ainda deve gostar muito de ler bons livros e de trabalhar. É dono de um famoso bufê, com magnífica sede, que leva o nome da meeira de sua vida, D. Duca, que deixou imensa saudade em nossos corações quando partiu e que, com ele, legou à nossa gente, Joãozinho, Catarina Maria e Ângela, herdeiros da inteligência, da honradez e da dignidade de ambos.
Meu querido Zim, mais uma vez, emocionado, ofereço-lhe todas as minhas cestas e todas as minhas vitórias. Muito obrigado pelo que você fez por mim. É uma honra poder chamá-lo de amigo. Só Deus saberá lhe recompensar tanta paciência e bondade. E que você permaneça entre nós por muitos anos, sendo esse majestoso e brilhante farol a nos guiar. Um grande abraço!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70575
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 5/3/2012 17:46:25
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

A casa do músico, artista pratico e poeta Godofredo Guedes está fase terminal. Depois de vendida a um empresário, o cantinho onde o G.G. traçava suas belas linhas e voava no mundo imaginário da arte, cantando e dando vida às telas, está sendo demolida. A fase terminal da casa situada à Rua Rui Barbosa, deixa todos nós vizinhos com os corações partidos. Era uma casa onde parávamos para um dedo de prosa com Godô, Patão e toda família, o Beto Guedes raramente - este, como a Luiza, morava fora.É mais um patrimônio que faz parte da historia de Montes Claros sendo destruído.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70574
De: João Carlos Moreira Souto Data: Segunda 5/3/2012 11:55:21
Cidade: Montes Claros-MG

(...) Ninguém nunca viu a tal “patrulha do silencio” e a tão falada parceria com a policia militar no combate a poluição sonora não saiu do papel. O Ministério Publico não intercedeu até agora. Moro no bairro Melo e daqui dava pra ouvir a barulheira que vinha do parque de exposições. Imaginem que mora perto. O aqui chamado “triangulo da impunidade” inferniza a vida dos moradores da região regulamente todo fim de semana sem que nada seja feito, apesar de sabermos que o prefeito, como ele mesmo disse, é leitor do mural, noentanto ele não toma nenhuma atitude e nem fala nada a este respeito. Será que é tão difícil fazer cumprir a lei? Será que tem algum “tubarão” de “costas largas” que impede seu cumprimento? Ou será que é só pra agradar uns poucos que não ligam ou respeitam o sono e o direito de descanso de tantos? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°70573
De: Corpo Bombeiros Data: Segunda 5/3/2012 10:36:08
Cidade: Montes Claros/MG

No dia 03 de fevereiro de 2012, por volta das 16h30, o Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros, foi acionado para atendimento de uma ocorrência de acidente automobilístico na BR 135, Km 390, próximo ao município de Bocaiúva/MG distante 376 KM de Belo Horizonte-MG. No local, as equipes de bombeiros constataram que se tratava de colisão frontal entre uma carreta Scania, carregada de granalha cerâmica, com placa de Tubarão/SC, conduzido pelo Sr. Joacir Benedet, de 50 anos que não sofreu lesão, e um veículo de passeio VW Gol com placa de Montes Claros-MG com três ocupantes, sendo que o motorista (não identificado) e o passageiro do banco dianteiro (Sr. Manoel Geraldo Barbosa Aquino de 49 anos) morreram com o impacto ainda no local do acidente. As equipes de bombeiros, utilizando técnicas de salvamento, EPIs e equipamentos de desencarceramento, efetuaram o resgate dos três ocupantes do Gol que ficaram presos às ferragens, dentre eles, o Sr. Elmiro Barbosa Aquino, ocupante do banco traseiro, que se encontrava com vida, sendo atendido e socorrido no local pelas equipes de resgate dos Bombeiros e encaminhado ao hospital após estabilização. Foram empenhados nessa ocorrência 07 militares e 02 viaturas operacionais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: