Paralisadas há 19 meses, obras da ponte sobre o Rio de S. Francisco tem promessa de serem retomadas no ano que vem
Sábado 14/12/24 - 7h40Obra de ponte sobre o Rio São Francisco será retomada
Governo do Estado anunciou emissão da ordem de serviços nesta sexta-feira (13/12). O custo é estimado R$ 158,6 milhões
Luiz Ribeiro
Paralisadas há um ano e sete meses, as obras da ponte sobre o Rio São Francisco, no município homônimo, no Norte de Minas, serão retomadas no começo do próximo ano, assim que terminar o período chuvoso. O governo de Minas, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER –MG), emitiu a ordem de serviços para o reinício das obras nesta sexta-feira (13/12).
Aguardada há mais de 70 anos, a obra foi iniciada em 2022, mas parou em maio de 2023, com apenas 20% de conclusão, tendo os serviços interrompidos pela empresa responsável pela execução.
A ponte será uma das maiores já construídas em Minas, com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura.
A assinatura da ordem de serviços foi anunciada em Montes Claros, no Norte de Minas, pelo vice-governador Mateus Simões em encontro com lideranças da região, durante o Fórum das Águas, promovido pela Sociedade Rural de Montes Claros, com o apoio do Banco do Nordeste e outros parceiros.
Os serviços de conclusão da ponte vão custar R$ 158,6 milhões. A licitação foi vencida pelo consórcio PRSF, formado pelas empresas S. A. Paulista de Construções e Comércio, Azevedo e Travassos Infraestrutura Ltda (de São Paulo) e Benito Roggio e Hijos Sociedad Anonima (da Argentina). O resultado da concorrência tinha sido anunciado em 5 de novembro.
A construção da ponte vai acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos, o que representa a esperança de desenvolvimento e de melhor qualidade de vida dos moradores da cidade de São Francisco, às margens do Velho Chico. A nova estrutura vai fazer a conexão com o município de Pintópolis, pela rodovia MG-402.
A travessia de balsa costumava ser demorada, trazendo prejuízos para o motoristas de carros pequenos e de veículos de cargas e também para os pacientes transportados de ambulâncias.
“Essa ponte, juntamente com a conclusão da rodovia Pintópolis-Urucuia, criará um novo eixo de ligação entre Montes Claros e Brasília, transformando a logística e a economia do Norte de Minas”, destacou Mateus Simões.
“À medida que a nova estrutura encurta distância e diminui o tempo de deslocamento, também influencia a forma como as cidades se desenvolvem, o que gera reflexos importantes na economia”, avalia o diretor-geral do DER MG, Rodrigo Tavares.
A ponte está incluída no programa Caminhos pra Avançar. A verba é oriunda do acordo firmado entre o governo de Minas e a mineradora Vale, para reparar perdas e danos decorrentes do desastre com o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, ocorrido em Brumadinho, em janeiro de 2019.
A construção da travessia sobre o Velho Chico é reivindicada desde 1950, época em que Juscelino Kubitschek, ainda candidato ao governo de Minas, tinha como mote de campanha “Energia e Transporte”.
De acordo com o edital de licitação, o consórcio vencedor do certame terá o prazo de 720 dias para execução dos trabalhos, contado a partir da assinatura da ordem de início.
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Jornal O Tempo, de BH, às 19h37m:
Construção da ponte sobre o rio São Francisco deve ser retomada no início de 2025
Governo de MG publicou ordem para retomada das obras, orçadas em mais de R$ 150 milhões
O governo de Minas Gerais publicou nesta sexta-feira (13 de dezembro) uma ordem para o início da retomada das obras de construção da ponte sobre o rio São Francisco, que será erguida entre as cidades de Manga e Matias Cardoso, no Norte do Estado. Orçada em mais de R$ 150 milhões, a obra terá 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura.
A projeção é de que as obras tenham início ao término do período chuvoso, no início de 2025, conforme o vice-governador Professor Mateus Simões. “Essa ponte criará um novo eixo de ligação entre Montes Claros e Brasília, transformando a logística e a economia do Norte de Minas”, ressaltou o gestor.
Além disso, a construção da ponte vai acabar com as travessias por meio de balsas e barcos, que causavam impacto no rio e nos moradores. O projeto do governo também prevê obras para a melhoria da pavimentação das vias que dão acesso à ponte.
Os recursos para a construção da ponte são provenientes do acordo de reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, com a mineradora Vale.
A licitação foi vencida pelo consórcio PRSF, formado pelas empresas S. A. Paulista de Construções e Comércio, Azevedo e Travassos Infraestrutura Ltda. (de São Paulo) e Benito Roggio e Hijos Sociedad Anónima (Argentina).
Obras paralisadas
As obras foram paralisadas devido à rescisão contratual com a empresa que inicialmente havia vencido a licitação para o serviço. Segundo o governo de Minas, a decisão foi tomada “diante da recorrente incapacidade da construtora de avançar com os serviços”.