Cancelado o alerta de tsunami, com ondas de até 3 metros, nos países do Caribe, inclusive Cuba. Terremoto teria chegado a 7,6 graus e ocorreu às 18h23m, no horário local
Domingo 09/02/25 - 6h36O Caribe sofreu neste sábado (8) o terremoto mais forte dos últimos quatro anos, com epicentro ao norte de Honduras.
O tremor, registrado ficou entre 7,5 e 7,6 de magnitude.
Provocou nas primeiras hora um alerta de tsunami, que foi posteriormente cancelado.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA chegou a prever ondas de até 3 metros para Cuba e menores para Honduras e Ilhas Cayman.
Após monitoramento, a ameaça foi descartada.
Alertas também foram emitidos para Porto Rico e Ilhas Virgens, mas sem ação emergencial.
Não há informações de danos significativos em terra.
O último grande tremor ocorreu em 2021, quando um terremoto de magnitude 7,2 devastou o Haiti.
18h23
No sábado, 8 de fevereiro de 2025, um terremoto de magnitude 7,6 ocorreu no Mar do Caribe, ao sul das Ilhas Cayman, às 18h23 no horário local.
O epicentro situou-se aproximadamente 209 km ao sul-sudoeste de George Town, capital das Ilhas Cayman, a uma profundidade de 10 km.
Inicialmente, foram emitidos alertas de tsunami para diversas regiões, incluindo Cuba, Honduras e as Ilhas Cayman, prevendo ondas de até 3 metros para algumas áreas costeiras.
Autoridades locais aconselharam moradores de áreas costeiras a se deslocarem para o interior e buscarem terrenos mais elevados.
Posteriormente, o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA informou que a ameaça havia passado, e os alertas foram cancelados.