Líder da Índia será recebido em Brasília nesta terça-feira, para assinatura de 6 acordos. Produtos indianos estão chegando ao Brasil cada vez mais, iniciando disputa com os chineses
Terça 08/07/25 - 6h40Hoje, terça-feira 8 de julho, Lula receberá em Brasília o primeiro‑ministro da Índia, Narendra Modi, um dia após os dois terem participado da Cúpula do Brics no Rio de Janeiro.
O encontro no Palácio da Alvorada inclui reunião bilateral, assinatura de ao menos seis acordos e declaração conjunta à imprensa.
Os temas em pauta envolvem defesa, segurança alimentar, transformação digital, inteligência artificial, combate ao terrorismo, cooperação farmacêutica e energética, além da preparação para a COP30
.
A Índia é atualmente o décimo maior parceiro comercial do Brasil, com comércio bilaterial de cerca de US$ 12 bilhões em 2024.
Os países incluem na agenda temas como governança global, reforma dos organismos multilaterais e iniciativas de saúde e clima, reforçando uma cooperação estratégica consolidada desde 2006.
Há versões que o presidente da China não veio ao Brasil por causa da vinda do líder indiano.
India e China, os 2 países mais populosos do mundo, têm guerra na fronteira e são rivais regionais, ambos armados com bombas atômicas.