Em vídeo, Bolsonaro agradece a carta que recebeu do presidente Trump e diz que, "eleições sem oposição, sim, é um golpe"
Quinta 17/07/25 - 22h36Donald Trump divulgou uma carta nesta quinta-feira, 17, endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
No documento, Trump afirma que o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal é conduzido por um “sistema injusto” e pede que o processo seja interrompido “imediatamente” .
Trump também expressou preocupação com “ataques à liberdade de expressão” no Brasil e nos Estados Unidos, acusando o governo de manter um “regime de censura ridículo”.
Bolsonaro se manifestou em vídeo agradecendo o apoio e afirmou que tentam afastá-lo da política, descrevendo o processo como “inacreditável” e uma tentativa de “alijar a maior liderança da direita na América do Sul” .
A troca de mensagens ocorre no período em que Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
NA ÍNTEGRA
O que disse Bolsonaro:
“Estou sendo julgado por um golpe de Estado, dado em um domingo, sem tropa, sem armas, com a minha presença nos Estados Unidos.
Algo completamente incrível, um crime inexistente.
Querem, na verdade, me alijar do processo político, alijar a maior liderança da direita da América do Sul.
E entendo que eleições sem oposição, sim, é um golpe.
Agradeço muito a preocupação do presidente Trump com a liberdade de expressão no Brasil e seu posicionamento sobre o meu processo judicial. Conte, claro, com a minha eterna gratidão.”