Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Fogo na Lapa Grande, principalmente na Trilha do Contra-Relógio: "O incêndio permanece de grandes proporções, com extensas linhas de fogo ativas". (Veja imagens no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)

Quinta 09/10/25 - 13h47

13h42m, quinta-feira, do Corpo de Bombeiros:

Militares do 7° Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) segue no combate ao incêndio florestal que atinge o Parque Estadual da Lapa Grande (PELG), em Montes Claros.

O foco pricipal se encontra na região conhecida com Trilha do Contra Relógio, e permanece em andamento.

As equipes atuam em uma área de grota com vegetação verde e densa, o que tem intensificado a formação de fumaça e dificultado o combate direto.

Durante a manhã desta quinta-feira, as ações foram concentradas no reconhecimento aéreo com o helicóptero Pegasus 22 da PMMG, seguido de lançamento das equipes em solo e início das descargas de água por aeronaves.

Por volta das 09h20, o Air Tractor iniciou os lançamentos em apoio às equipes em solo.

Um sobrevôo com drone realizado às 10h30 identificou três principais frentes do incêndio. As equipes foram distribuídas estrategicamente para conter a propagação das chamas nessas regiões.

O incêndio permanece de grandes proporções, com extensas linhas de fogo ativas.

As altas temperaturas e os ventos constantes têm dificultado o trabalho das equipes, que seguem empenhadas no combate direto e na construção de aceiros de contenção.

A densa coluna de fumaça observada é resultado da queima da vegetação alta e úmida da área atingida.

O efetivo e os recursos empregados na operação contam com sete Bombeiros Militares, vinte e um brigadistas IEF, da AMDA e do PELG, quatro policiais militares da COMAVE, três policiais militares da TASA e quatro brigadistas ambientais CEMIG.

Também está sendo utilizado um caminhão-pipa da Copasa, além de duas caminhonetes do Corpo de Bombeiros, sete caminhonetes do IEF e uma caminhonete da Polícia Militar.

No apoio aéreo, atuam o helicóptero Pegasus 22 e a aeronave Air Tractor.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça que todas as ações estão sendo realizadas em integração com os órgãos ambientais e parceiros locais, priorizando a preservação da unidade de conservação e a segurança das equipes envolvidas.

***

15h54m, quinta-feira, do jornal Estado de Minas, de BH:

Novo incêndio de grande proporção atinge Parque da Lapa Grande, em MG

Uma arrojada força-tarefa foi montada na tentativa de controlar as chamas no parque próximo à área urbana de Montes Claros, incluindo o uso de drones
Luiz Ribeiro

O Corpo de Bombeiros montou uma arrojada força-tarefa, juntamente com grupos de brigadistas e o uso de aeronaves e até o monitoramento por drone, na tentativa de controlar um incêndio de grande proporção que consome a vegetação do Parque Estadual da Lapa Grande (PELG), em Montes Claros, no Norte de Minas, desde a manhã desta quinta-feira (9/10).

Neste mês, outros focos de incêndio foram combatidos dentro da área de preservação, que abrange uma extensão total de 15.362,19 hectares, gerida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O Parque da Lapa Grande fica situado perto da área urbana de Montes Claros e de diferentes bairros da cidade (414,3 mil habitantes).

A área consumida pelas chamas, até o momento, ainda não foi divulgada. De acordo com o 7° Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) de Montes Claros, o foco principal do incêndio florestal se encontra na região conhecida como Trilha do Contra Relógio.

Segundo o 7º BBM, as equipes intensificam o trabalho em uma área de grota com vegetação verde e densa, o que tem intensificado a formação de fumaça e dificultado o combate direto.

“Durante a manhã desta quinta-feira, as ações foram concentradas no reconhecimento aéreo com o helicóptero Pegasus 22 da PMMG, seguido de lançamento das equipes em solo e início das descargas de água por aeronaves”, informou a corporação.

Além disso, foi iniciado o combate ao fogo com o avião Air Tractor, com o apoio de equipes por terra. O Corpo de Bombeiros usa ainda o sobrevoo de drone para identificar os principais focos do fogo nas áreas de difícil acesso.

“O incêndio permanece de grandes proporções, com extensas linhas de fogo ativas. As altas temperaturas e os ventos constantes têm dificultado o trabalho das equipes, que seguem empenhadas no combate direto e na construção de aceiros de contenção. A densa coluna de fumaça observada é resultado da queima da vegetação alta e úmida da área atingida”, informou o 7º BBM.

A força-tarefa empregada no combate às chamas no Parque Estadual da Lapa Grande envolve ainda brigadistas do IEF, da Polícia Militar, da Cemig e da Associação Mineira de Defesa Ambiental (AMDA). Nas ações de combate ao fogo são usados um caminhão-pipa da Copasa, além de duas caminhonetes do Corpo de Bombeiros, sete caminhonetes do IEF e uma caminhonete da Polícia Militar.

O ambientalista Eduardo Gomes, da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Grande Sertão (IGS), que atua no combate ao fogo no Parque da Lapa Grande como brigadista voluntário, afirma que a que a suspeita é que o incêndio na unidade de preservação tenha causa criminosa. Segundo ele, o sinistro teria sido causado por algum proprietário rural da região que colocou fogo numa área de vegetação para “limpar o terreno”, tendo em vista a aproximação do período chuvoso.

Na semana passada, um homem foi detido pela Policia Militar perto do Parque da Lapa Grande depois de confessar que ele ateou fogo em um terreno e as chamas se alastraram para dentro da área de preservação ambiental. O homem foi encaminhado para a delegacia de Policia Civil, devendo responder pelo delito previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais