Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Num mesmo 19 de setembro, 32 anos depois, forte terremoto - de 7,1 graus - volta a atingir a Cidade do México, com 20 milhões de habitantes

Terça 19/09/17 - 15h48

Um forte terremoto - de 7,1 graus na escala Richter - sacudiu a Cidade do México e provocou cenas de pânico, com pessoas correndo pelas ruas. Hoje, 19 de setembro, é a mesma data em que ocorreu forte terremoto em 1985, com cerca de 20 mil mortos. O tremor desta terça aconteceu horas depois que a população participou de simulações de sismos no país.
SETE
O Serviço Sismológico Nacional disse que o tremor se localizou sete quilômetros ao oeste de Chiautla de Taipa, no estado de Puebla.
SETEMBRO
Em 19 de setembro de 1985, às 7h19m da manhã, ocorreu forte terremoto, com epicentro no mar de Michoacán, litoral do México, alcançando a capital em cerca de 50 segundos, chegando a 8,3 na escala Richter.
DERRUBOU
Derrubou edifícios e foi o pior terremoto da história do México, um dos piores da história contemporânea e das Américas. O número de mortes estimado parte de 10 mil pessoas, mas especialistas admitem que o número chegou a 40 mil.
AMPLIA
Grande extensão da Cidade do México, que hoje tem 20 milhões de habitantes, foi edificada no leito de um rio e o solo amplia os efeitos dos terremotos.
ESTÁDIO
O terremoto de 7,1 graus teria causado danos até no estádio Azteca.
FOGO
O México fica no Círculo de Fogo do Pacífico, área em formato de ferradura com alta atividade sísmica e que liga a América e a Ásia. "90% de todos os terremotos no mundo e 80% dos maiores terremotos ocorrem no Círculo de Fogo do Pacífico", destacou especialista.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais