Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°66135
De: Jose Ponciano Neto Data: Terça 15/2/2011 00:36:24
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Acabo de receber a triste noticia do falecimento da Dona Ida, proprietária da empresa IDA Turismo, há dias com sintomas da dengue. Se confirmado a causa mortis por dengue hemorrágica, será mais uma preocupação para a população e para a secretaria de serviços urbanos. Só quem sofreu com este vírus sabe do sofrimento. Alem do chamamento, será necessário um mega evento de combate a esse mosquito do mal.Dona Ida sempre foi uma pessoa batalhadora e atenciosa. - uma grande perda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66134
De: Estado de Minas Data: Segunda 14/2/2011 22:06:25
Cidade: BH

A polícia procura o suspeito de matar uma mulher em Montes Claros, no norte do Estado. Os dois se conheceram pela internet.Janinha Pereira Freitas, de 35 anos, morava sozinha. De acordo com a polícia, o suspeito do assassinato é um homem que ela conheceu há duas semanas pela internet.
O rapaz se apresentava como Danilo Fernando e dizia que morava em São Paulo. Segundo amigos da secretária, ele veio passar o fim de semana na casa dela.Os peritos trabalham com a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte, já que alguns pertences da mulher sumiram da casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66133
De: Gildásio Data: Segunda 14/2/2011 21:59:18
Cidade: Montes Claros

Depois de dois anos prometendo, prometendo, a prefeitura diz que, afinal, foi às ruas combater o barulho que tanto revolta a população. Na nota que soltou, diz a prefeitura:
"As dificuldades foram com carros particulares que exibem som potente nas madrugadas. A fiscalização afugentou esse pessoal do centro da cidade, mas os infratores se reuniram num posto de gasolina na periferia".
São os carros usinas de barulho. A nota diz que eles foram "afugentados" do centro e os infratores se reuniram num posto de gasolina da periferia.
Há muito tempo se sabe que os postos de gasolina, alguns, funcionam como ninhos do barulho, não só aqui mas em outras cidades. Em troca de ganhar um pouco mais, esses péssimos empresários se aliam aos trangressores e aceitam armazenar a antipatia de toda a vizinhança e dos cidadãos de bem da comunidade. É preciso que o Ministério Público, a PM e a Prefeitura façam uma reunião com os donos de postos de combustível, os bem intencionados, é claro, para explicar-lhes como a imagem do setor está sendo destroçada pelos desordeiros que usam os seus postos de gasolina para promover arruaça, o nome é mesmo este. Em seguida, é aplicar a lei contra os desordeiros - leis variadas, que dão as autoridades sortidas sanções para quem as transgride. Tolerância zero, antes que algo de mais grave aconteça nas ruas.
O que de concreto se viu neste fim de semana foi novamente um desafio aberto dos carros usinas de som às autoridades empenhadas em cumprir a lei. Sábado e domingo, no chamado "triângulo da impunidade", área hospitalar da cidade, esses carros de conduta criminosa demonstraram que estão aí para enfrentar a todos - Ministério Público, Polícia, Prefeitura e quem mais vier. (...) Voltamos ao tempo das cidades sem lei, ao faroeste de antigamente. (...) A população ordeira está sendo escorraçada das ruas, enquanto os bandoleiros assumem o controle. Até quando isto será possível numa cidade que tem dois batalhões da PM, um batalhão do Exército, dezenas de delegados, dezenas de juízes, dezenas de promotores, etc.??? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66132
De: Prefeitura Data: Segunda 14/2/2011 19:02:22
Cidade: Montes Claros/MG

(...)Depois da fiscalização de advertência,força-tarefa adotará a tolerância zero Agora é tolerância zero. Passada a fiscalização de advertência realizada no fim de semana, para evitar desrespeitos ao Código Municipal de Posturas (CMP), a ordem agora é não contemporizar e autuar quem for flagrado infringindo a lei. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 14, pela força-tarefa composta de representantes das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), Polícia Militar de Meio Ambiente e Ministério Público, encarregada de cobrar o cumprimento do CMP, durante reunião de avaliação dos trabalhos.
O resultado das primeiras incursões da força-tarefa foi considerado positivo. Apesar de intenso, o trabalho foi tranquilo, tendo sido registrados apenas quatro boletins de ocorrência (BOs). A repercussão das ações junto à sociedade foi altamente positiva, o que demonstra que a comunidade exige um basta aos abusos. A orientação do promotor José Aparecido Gomes Rodrigues é para que a polícia Militar registre BOs nos casos em que houver alterações, para que o MP instaure rapidamente os procedimentos e autue os infratores. No que depender das autoridades, o montes-clarense não terá mais seus direitos desrespeitados.
O trabalho inicial da força-tarefa foi inteiramente educativo. As dezenas de ações desencadeadas no final de semana resultaram em apenas um caso de apreensão de máquina e aparelhagem completa de som, entregues a depositário fiel, assim mesmo devido à alteração do proprietário. Mas os casos de desrespeito ao Código de Posturas, principalmente por parte de barzinhos, que ocupam as calçadas irregularmente, são muitos. Houve um caso no Bairro JK em que o estabelecimento mantinha até mesa de sinuca na calçada. Outro problema, constatado pelo pessoal da MCTrans, é o estacionamento de veículos sobre as calçadas, nas proximidades de barzinhos e casas de shows, causando transtornos aos transeuntes.
A orientação da administração, como reiterou o secretário de Meio Ambiente, Aramis Mameluque, é para que se evitem as multas. “A intenção não é arrecadar, mas resolver os problemas em benefício do cidadão. As pessoas têm todo o direito de andar pelas calçadas e de não serem incomodadas por poluição sonora no horário reservado ao descanso. Entendemos que não se deve mais contemporizar porque, no sábado e no domingo, certos estabelecimentos que haviam sido visitados pelas equipes na sexta-feira, haviam retomado o hábito do desrespeito. Isso é inadmissível”, frisou Mameluque.
Quanto a questão da poluição sonora, que registra cerca de 600 reclamações por mês, não houve maiores problemas com estabelecimentos que mantinham o som acima dos decibéis permitidos. As situações encontradas foram rapidamente equacionadas, o que é um indicador de que é perfeitamente possível as pessoas se divertirem sem tirarem o sossego das outras. As dificuldades foram com carros particulares que exibem som potente nas madrugadas. A fiscalização afugentou esse pessoal do centro da cidade, mas os infratores se reuniram num posto de gasolina na periferia. Postos têm permitido que os motoristas abusem, incomodando a vizinhança. Eles estão sendo listados, a pedido do promotor José Aparecido, que estudará medidas também contra os proprietários.
NOVA DATA – A força-tarefa já definiu uma nova data para outra mega operação de fiscalização: 19 de março, desta vez com patrulhas itinerantes, para que o alcance seja maior e mais rápido. Mas, até lá, a Polícia Militar de Meio Ambiente e os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente manterão a fiscalização, em escala menor, nos finais de semana. Reclamações devem ser dirigidas à Secretaria de Meio Ambiente, no horário de expediente, pessoalmente ou pelo telefone 3212-3666.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66131
De: Hoje em Dia Data: Segunda 14/2/2011 21:00:07
Cidade: Belo Horizonte

Mulher é morta após encontro marcado pela web - Vítima de 35 anos foi encontrada ensanguentada com indícios de estrangulamento - A comerciária Janinha Pereira de Freitas, 35 anos, foi encontrada morta, na manhã desta segunda-feira (14), em sua casa. O crime causou polêmica pois a vítima tinha marcado um encontro com um homem que havia conhecido pela Internet, em uma sala de bate-papo.
O suspeito, identificado como Danilo Fernandes, que teria de teria vindo de São Paulo, está sendo procurado pela polícia. Curiosamente, nesta semana, a Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros lançou a Operação Internet Segura, onde alertava sobre os namoros pela Internet. Janinha trabalhava na Fundação Educacional de Montes Claros, que tem cursos técnicos e superior de informática.
A perícia técnica realizou os levantamentos e constatou que a vitima apresentava ferimentos provocados por pancada na cabeça, além de estrangulamento no pescoço. O crime ocorreu na sua casa, localizada na Avenida Geraldo Ataíde. Conforme a polícia, os familiares da mulher tinham saído para passar o final de semana na zona rural da região, onde têm imóvel, enquanto ela ficou para receber o namorado que conheceu pela internet.
Somente nesta manhã, quando retornaram da roça é que os familiares encontraram o corpo da vítima na cama onde dormia, com muito sangue espalhado pelo local.
A polícia acredita que o suspeito usou uma identidade falsa. Janinha havia terminado há duas semanas um relacionamento de seis anos, quando foi atraida para este novo relacionamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66130
De: Julia Coutinho Data: Segunda 14/2/2011 20:13:04
Cidade: Sao Paulo  País: Brasil

Estou realmente muito triste com a morte de Janinha.Fomos colegas por muitos anos, desde o jardim de infancia.Dá ultima vez que fui a MOC senti muito por não encontra-la.Aos seus familiares meus mais profundos sentimos.Uma perda como essa jamais será preenchida. Desejo que a mão de Deus esteja estendida para essa familia e lhes dê a paz que tanto precisam nesse momento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66129
De: Polícia Militar Data: Segunda 14/2/2011 19:47:02
Cidade: Montes Claros/MG

polícia militar de meio ambiente comemora resultado da operação morfeu - a primeira operação integrada de educação e prevenção à poluição sonora, denominada operação “morfeu” foi realizada com sucesso na noite da última sexta feira dia 11/02/2011. nesse primeiro esforço a operação contou com a participação de quarenta servidores, entre policiais militares, guardas municipais, agentes da mctrans e agentes da secretaria municipal de meio ambiente. foram fiscalizados 32 (trinta e dois) estabelecimentos comerciais da cidade. a fiscalização ocorreu nos locais de maior incidência de reclamações de poluição sonora e perturbação do sossego, por parte da comunidade. durante a operação foi fiscalizado ainda, pelos fiscais da prefeitura, o uso e ocupação irregular de passeios. foram lavradas 05 (cinco) notificações devido à produção de barulho acima do nível permitido, 43 (quarenta e três) veículos foram fiscalizados, dos quais 16 (dezesseis) foram retidos para a medição de ruído. segundo o tenente armando reges, comandante da operação, o resultado desse primeiro trabalho integrado foi muito positivo, pois, a campanha de educação e prevenção à poluição sonora tem como objetivo conscientizar o cidadão sobre a necessidade de se manter um ambiente saudável, livre de ruído excessivo ou qualquer outra forma de perturbação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66128
De: Polícia Civil Data: Segunda 14/2/2011 17:51:15
Cidade: Montes Claros/MG

A Polícia Civil instaurou hoje inquérito para apurar o assassinato de Janinha Pereira de Freitas, 35 anos. A delegada da PC, Karla Silveira Marques, titular da Aips 98 e presidente do inquérito, já ouviu testemunhas que confirmaram a presença do homem conhecido apenas por Danilo Fernando na casa de Janinha, neste final de semana. Karla Silveira esclarece que ainda é cedo para apontar as motivações do crime, uma vez que, o primeiro passo é identificar o assassino. "A internet proporciona aos criminosos usar identidades, endereços e perfis falsos. Portanto, não podemos apontar se houve latrocínio - matar para roubar - ou crime passional. Designamos equipe para apurar todos os fatos", afirmou Silveira. O corpo de Janinha Pereira de Freitas foi encontrado por volta das 8 horas desta segunda-feira em cima de sua cama, em sua residência, na Avenida Geraldo Athayde, Bairro Alto São João. As primeiras informações dão conta que, Janinha Pereira havia marcado um encontro com um namorado que conheceu pela internet, conhecido apenas por Danilo Fernando, neste final de semana em Montes Claros. Os pais de Janinha haviam viajado para zona rural e, somente hoje, o irmão dela a encontrou morta, em cima da cama, com o corpo marcado por hematomas. Este foi o 14º homicídio este ano em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66127
De: Fabrício Data: Segunda 14/2/2011 17:42:36
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Trabalhei com Janinha no Plano de Saúde São Lucas, uma pessoa extremamente alegre, feliz e muito comunicativa, Vai deixar Saudade. Espero que a PM prenda essa covarde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66126
De: Jurandir Data: Segunda 14/2/2011 17:07:02
Cidade: MoC/MG  País: Brasil

Janinha era uma ótima pessoa, deixará saudades, espero que a PM encontre o canalha e covarde que a assasinou neste domingo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66125
De: Valdir Ruas Data: Segunda 14/2/2011 17:15:35
Cidade: valdirruas@valdirruas.com.br  País: Montes Claros/MG

Desconhecido que veio pela internet é o suspeito de matar secretária (da Facit) no Alto de São João, hoje de madrugada - Trabalhei junto com a Janinha na Facit e a conheço desde os sete anos de idade. Tratava-se de pessoa simples, humilde, alegre, extrovertida e comunicativa. Lamentamos muito a sua perda. Que o Senhor Jesus conforte os familiares e amigos neste momento tão difícil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66124
De: Gissele Data: Segunda 14/2/2011 16:55:56
Cidade: Montes Claros/MG

Neste momento a Tropa de Choque da Polícia Militar segue para o Aglomerado Cidade Cristo Rei onde acontece intenso tiroteio. Não há informações sobre feridos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66123
De: Luci Data: Segunda 14/2/2011 16:51:15
Cidade: Montes Claros/MG

Neste momento, ocorre forte troca de tiros entre a PM e bandidos, no Feijão Semeado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66122
De: Mariana Data: Sábado 12/2/2011 19:10:15
Cidade: Montes Claros/MG

Tiros e pelo menos uma pessoa atingida ainda a pouco no bairro Sao Judas. Foram varios disparos e moradores viram um dos autores correndo a pe em uma das ruas do bairro com uma arma em punho e com duas perfuraçoes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66121
De: Joao Data: Segunda 14/2/2011 14:00:53
Cidade: Moc

Para o Alberto Sena, da mensagem 66113 sobre a Rua Dr Santos:Alberto, pela ordem, lembro que faltou mencionar sobre a Rua Dr Santos: A Casa GC Moreira e as Casas Pernambucanas(no início, na Pça Dr Carlos), O Hotel São Luiz do exemplar Dr Sabastião Sobreira de Carvalho(Pai do Arquiteto João Carlos Sobreira), a Farmácia São Felix(na esquina onde hoje é a Minas Brasil) que foi de Juca de Xixico e depois de Dudu Guimarães, A Farmácoa Real de Zé Costa(depois da Padaria Santo Antônio), a saida alternativa do Cine Fátima(que muitos acertavam a cabeça-pelo lado de dentro- tentanto achá-la) em frente ao Palacio de Luiz de Paula e também ao lado de outra casa dele, a pensão já dita - em frente a casa de Maurticinho - que chegou a funcionar o Prontocor, o restaurante de Sr. Milton(que servia um cheiroso caldo de peixe, em frente Crisantino), a placa do consultório de Mário Ribeiro escrito "doenças da Pele" que muitos desavisados ou míopes liam "pelé", a Barbearia dita que tinham como barbeiros Osmar, Caxangá e Bigode-em atividade até hoje) e um bar em frente a mesma do sr. Cícero(batizado Urcício) e depois da casa de Jair Amintas(hoje a imobiliária) e da casa de Mário Viana, tinha um corredor com casas de aluguel e um bar, este de Edson(Genro de Lopo Rabelo, casado com Helena) e logo após, depois da entrada da casa de Maria Melo, o bar do Genaro Meu Bem(irmão de Antônio Barreto, que servia um espetacular churrasquinho) e após a Casa do Rádio(assistencia técnica) de Dercy Araújo, genro de João Botelho e a seguir a loja de Daniel Crispin. O que falta? O bar de Nelson Vilasboas, na esquina com a praça Cel Ribeiro...onde Reginauro(apelidado desde então de Brizola, servia!)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66120
De: Gissele Niza Data: Segunda 14/2/2011 12:40:31
Cidade: Montes Claros/MG

Mulher é assassinada por namorado virtual - Uma mulher foi encontrada morta, nesta manhã, em Montes Claros em sua residência na Avenida Geraldo Athayde, Bairro Alto São João. As primeiras informações da Polícia dão conta que, Janinha Pereira de Freitas, de 35 anos, havia marcado um encontro com um namorado que conheceu pela internet, conhecido apenas por Danilo Fernando, neste final de semana em Montes Claros. Os pais de Janinha haviam viajado para zona rural e, somente hoje, o irmão dela a encontrou morta, em cima da cama, com o corpo marcado por hematomas. As polícias Civil e Militar montaram cerco bloqueio na tentativa de localizar o assassino. Este foi o 14º homicídio este ano em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66119
De: chico Data: Segunda 14/2/2011 12:39:16
Cidade: moc/mg  País: brasil

conheci janinha quando fomos colegas na escola normal no ano de 1993 ela era otima aluna de exemplo e dedicaçao sempre tirava as maiores notas principalmente em matematica e quimica
ha tempos nao ha via aos familiares meus sentimentos

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66118
De: PM Data: Segunda 14/2/2011 12:12:20
Cidade: Montes Claros/MG

A Polícia procura autor de homicídio, ocorrido na noite de sábado, no Bairro Alto São João. Segundo a testemunha, ele foi acionado por familiares da vítima um menor de 16 anos, 03 passagens, para socorrê-lo até o HPS Aroldo Tourinho. No HPS equipe médica constatou que a vítima estava sem vida e apresentava 01 ferimento causando por arma de fogo na cabeça e 02 nas costas. O veículo usado no socorro a vítima apresentava 14 perfurações causado por arma de fogo. A Perícia técnica compareceu ao local e procedeu os levantamentos de praxe. O veículo removido para o pátio.

A Polícia procura autor de tentativa de homicídio, no bairro São Judas, na tarde de sábado. Policiais Militares do 10° BPM depararam com a vítima Leonardo José Viana (16 passagens), 29 anos, caída ao solo com um ferimento provocado por disparo de arma de fogo, na altura da escapula direita. Segundo terceiros, a vítima chegou correndo e gritando, atravessou a linha férrea e caiu próximo a sua residência, não sabendo informar mais detalhes sobre o ocorrido. A vítima foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Aroldo Tourinho. O rastreamento continua.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66117
De: José Prates Data: Segunda 14/2/2011 11:44:05
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Meu caro Alberto Sena. Você, talvez, não tenha conhecido, mas, foi ali na Rua Dr. Santos, ao lado do escritório do Dr. Orestes, vizinho do Dr. Alfeu, em frente às Casas Macedo, que funcionou o JORNAL DE MONTES CLAROS desde a sua fundação em 1951. Um predio grande, antigo, onde tambem residia a familia do Vale. Em frente, também, estava o Foto Pinto. O consultório do João Vale Mauricio era ali perto, mas, não tenho certeza onde era exatamente. Dr. Mario Ribeiro era lá em cima, depois da Grafica Orion. Morei na Rua Bocaiuva, perto do tunel, uma travessia da ferrovia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66116
De: Lucilene Porto Data: Segunda 14/2/2011 11:31:49
Cidade: Montes Claros - MG

As primeiras informações dão conta de que a secretária Janinha Pereira de Freitas, de 35 anos, que trabalhava na Facit (faculdade que funciona em M. Claros), foi assassinada por um rapaz que teria conhecido pela internet, e que seria de outra cidade. O corpo foi encontrado hoje de manhã, pelo irmão, na casa onde morava, no rua Geraldo Athayde, com marcas de violência no rosto e pescoço. Há informação que Janinha se comunicava com o rapaz pela internet e que teriam marcado encontro neste fim de semana.
Outros dados já levantados pela Polícia: Janinha havia terminado um relacionamento de seis anos, há duas semanas; conheceu um rapaz de Rondônia, pela internet, rapaz que estaria morando em S. Paulo e que veio encontrar-se com ela, no último fim de semana; a secretária morava sozinha na avenida Geraldo Ataíde, a dois quarteirões do Parque de Exposições.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66115
De: Marcos Data: Segunda 14/2/2011 10:58:17
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

neste momento foi achado o corpo de uma antiga amiga de escola, segundo informações preliminares foi assasinada dentro da residência por suposto conhecido virtual que veio conhecelá, aguardamos mais informações morava no alto são joão conhecida de muitos no bairro trabalhava na facit, estamos solidarios com a familia.....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66114
De: Deborah Data: Segunda 14/2/2011 10:43:55
Cidade: Montes Claros

Mais um assassinato em Moc, dessa vez no Alto São João, na avenida Geraldo Ataíde, uma moça foi assassinada, parece que foi enforcada.. nesse momento muitos curiosos passam pelo local.. realmente.. a cidade está um verdadeiro caos.. a vida hj parece não ter sentido para alguns.. lamentável..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66113
De: Alberto Sena Data: Segunda 14/2/2011 09:39:58
Cidade: Montes Claros/MG

Tiroteio sobre a rua Doutor Santos

Alberto Sena

Por esses dias escrevi sobre a Rua Dr. Santos, de Montes Claros, e como era de se esperar, mexi com uma pá de gente que vivenciou também a mesma época. José Ponciano Neto foi um dos que acabaram por prestar um bom serviço de utilidade pública ao informar:
__ Gostaria de corroborar com as lembranças e acrescentar a casa de Mestra Fininha que ficava nos fundos do consultório do seu filho Mário Ribeiro e da barbearia esquina com a Rua Dom João Pimenta. E também a casa do jornalista Manoel Hygino dos Santos que ainda está de pé, tinha dos lados as Casas Pernambucanas e a Agência Macêdo, de Valdir Macêdo. Mas a primeira pessoa a disparar o primeiro ‘tiro de informações’ no tiroteio que se seguiu sobre a Rua Dr. Santos, o que bem demonstrou o poder de fogo e a interatividade proporcionada pelo FaceBook, foi Dilemar Espíndola, ex-colega de escola, amiga da Rua Bocaiúva. Ela foi ‘Miss Montes Claros’, nos gloriosos tempos do nosso Lazinho Pimenta. ‘Quantas boas lembranças’ – disse ela – ‘nos faz reviver neste belíssimo texto. A Rua Dr. Santos era minha passagem obrigatória, já que morava na Rua Bocaiúva, um pouco acima da Praça Coronel Ribeiro. Tenho saudades daquele tempo em que Montes Claros era uma cidade tranquila e as amizades verdadeiras; a matinê das quatro do Cine Fátima era o point dos jovens e tudo de bom. Ah! Minha terrinha como eu gosto de você!’ Roberto Lima, de sentinela na bela Januária (MG), reagiu em seguida a Dilemar fazendo alguns disparos de balas de informações refrigerantes da memória, dizendo que eu passara ‘de passagem, por casas que, também, merecem ser lembradas: logo no início da Rua Dr. Santos, tinha a casa dos Guedes, os fotógrafos Dalton, Paulo, Luiz etc. Do lado esquerdo, se não me engano, a pensão daquela linda loura, que foi rainha do Centenário da cidade; na esquina, em frente da casa de Sinhô Batista, ficava o consultório dentário de Zé Porto e a relojoaria de ‘Tone Relojoeiro’. Antes da casa de Crisantino Borém tinha uma pensão e em frente era o consultório de dr. Mário Ribeiro’. E Raphael Reys contra-atacou com disparos quase fulminantes para informar: ‘em frente à casa de Mauricinho era a Gráfica Orion, de Laertes David; e Soares das Canetas, que tomava todas as branquinhas!’. Rapha acrescentou aos disparos de Roberto: ‘Os fotógrafos eram do Estúdio CG (Coriolano Guedes) irmão de Godofredo Guedes. [...] E Juca de Chichico, a vidraçaria de Rosental, a mansão de Dominguinhos Braga. E o bar de Adail Sarmento, a Leiteria Celeste, de Zé Priquitim!’ Foi quando Roberto saiu da trincheira para outra incursão e disparou: ‘Nós estamos nos esquecendo do ‘Restaurante Mangueiras’, lá onde foi o SAPS, em frente ao casarão onde funcionava o ‘Diário de Montes Claros’, próximo da casa do dr. Loyola [...] Tinha a casa de Lezinho Lafetá, e ao lado da mansão, a Clínica São Lucas, onde Alfredo Barreto, consertava os ossos de jogadores de futebol’. Roberto dispunha de mais munição. Dava para notar. Então, ele fez disparos seguidamente: ‘Tinha a ‘Casa Coelho’, onde trabalhou o pai de Raphael, meu amigo Mário Reis, no prédio do jornal; tinha o escritório do famoso advogado Orestes Barbosa, pai de Rui e de Toninho, falecido há uma década. Antes, tinha aquela casa amarela, onde funcionava o INPS ou coisa parecida’. Dilemar, responsável por iniciar o tiroteio, refugiara noutro lugar e teve tempo de se preparar para novos disparos: ‘Ali perto do restaurante Manguerinha, próximo da casa do dr. Maurício, ficava a pensão de d. Eudóxia, e, antes, o salão de d. Zefinha, mãe de Abílio Morais. E a pensão ‘Montes Claros’. Dilemar fez uma pausa para recarregar munição e foi então que disparou: ‘Perto da casa do seu Mário Viana ficava a casa de Maria Melo, que trabalhou na Sudenor, mãe de Tereza e Mônica Melo’. À espreita, Rapha esgueirou-se como se o terreno estivesse minado e fez um disparo comparado ao potencial de um míssil: ‘A padaria Santo Antônio e o pão alemão’. Foi nesse ponto que não suportei o tiroteio e me entreguei lembrando José Batista da Conceição, Zé Bitaca chamado, meu pai. Quase toda noite, quando ia para casa depois do trabalho, ele chegava com um embrulho de pão alemão, ‘e era muito bão!’ Nisso, Roberto voltou a atacar e fez disparos de canhão, no plural: ‘Cometemos uma grande falha, esquecemos de mencionar a casa do dr. Alfeu, de d. Helena Quadros; também, não falamos da revendedora, se não me engano, da Chevrolet, da família Laborne Vale, como também nos esquecemos de citar aquele beco onde ficava a alfaiataria de Jerry, ao lado da Liga Montes-Clarense de Futebol. Passamos sem mencionar a loja dos irmãos Bessa; os bancos Minas e do Calixto’. Ao final do tiroteio cheguei à conclusão: entre mortos e feridos todos nós de alguma maneira fomos salvos pela memória. A Rua Dr. Santos era o mundo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66112
De: Mylene Ramos Data: Segunda 14/2/2011 00:13:01
Cidade: Montes Claros

Infelizmente perdemos uma pessoa maravilhosa Celso Nogueira, faleceu após acidente de moto na BR 135, entre Montes Claros e Bocaiuva. Segundo a perícia técnica, Celso teria perdido o controle direcional da moto o que provocou o acidente. Ele foi enterrado no final da tarde de hoje no Cemitério de Montes Claros. Celso sempre foi uma pessoa muito querida, de um grande coração.Um amigo perfeito,ex namorado maravilhoso,e ja está fazendo muita falta....a dor é grande !!!Deixo aqui o meu abraço a todos da familia,e acreditem Deus sabe o que faz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66111
De: Marcos Data: Segunda 14/2/2011 08:38:59
Cidade: Montes Claros

Por uma questão de justiça, é preciso registrar: durante anos, o posto de gasolina perto dos velórios da Santa Casa foi modelar, irrepreensível. Criado pela família do saudoso médico Antônio Soares Veloso, jamais mereceu qualquer reparo da vizinhança. Infelizmente, isto mudou após a venda do posto. Seus atuais proprietários são também pessoas da mais alta respeitabilidade, mas alguma coisa ali parece fora dos eixos. A noite passada foi novamente de gritarias, desassossego, veículos com som aberto, clima que beira a arruaça, por razões que intrigam. Queremos acreditar, e acreditamos, que esses equívocos serão sanados, até em respeito as famílias que ali ao lado velam os seus mortos, também durante a madrugada. É uma questão de civilidade, de cidadania, de acatamento às leis. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66110
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Segunda 14/2/2011 08:09:42
Cidade: Montes Claros - MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

14 de fevereiro

1887— É fundada, na cidade de Montes Claros, a Sociedade Beneficente Libertadora, por iniciativa de Camilo Philinto Prates, sendo concedida à escrava de nome Carolina a primeira carta de liberdade conseguida pela novel entidade.
— Em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Montes Claros é lido um oficio do vereador Justino de Andrade Câmara declarando que, tendo sido nomeado professor de Aula Prática da Escola Normal desta cidade, e já havendo entrado em exercício do referido cargo, e não podendo acumulá-lo com as funções de vereador, fazia aquela comunicação a fim dê que fossem tomadas as providências convenientes. O mesmo Justino Câmara, como Provedor da Santa Casa de Caridade, participava à Câmara que, com a elevação dos preços dos gêneros alimentícios, não podia a Santa Casa continuar a fornecer sustento aos presos pobres da Cadeia local, mas que continuaria com o fornecimento até o fim do mês de março próximo futuro, para que a Câmara tomasse as providências que julgasse necessárias.
1906 – Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, sob a presidência do dr. Honorato José Alves, procede-se à eleição para Vice-Presidente da referida Câmara, sendo eleito o cel. Joaquim José Costa.
1920 – Inaugura-se, às 17 horas, a herma do dr. Carlos José Versiani, no centro da praça que tem o seu nome, na cidade de Montes Claros, com a presença de Se. Excia. dr. João Alves, Presidente da Câmara Municipal e Agente Executivo, farmacêutico Mário Versiani Velloso, Vice-Presidente da Câmara e neto do homenageado, e grande massa popular. Houe sessão selene no local, sendo a entrega do monumento feita à Municipalidade pelo dr. José Corrêa Machado, em nome da comissão encarregada da ereção da herma. O busto, de tamanho natural, foi executado por Armando de Magalhães Corrêa. Acha-se sobre um pedestal de granito onde lê-se: “Ao dr. Carlos Versiani, a cidade de Montes Claros “. Nominem ejus requiretur a generatione in generationem. 1819-1919.
1924 – Falece, em Belo Horizonte, o desembargador Antônio Agusto Velloso. Nasceu na fazenda Lama Preta, município de Montes Claros, filho do tte. Cel. Gregório José Velloso e dona Joana Batista de aguiar Godinho, a 31 de outubro de 1856. Fez o curso primário em Montes Claros, onde aprendeu rudimentos de Latim com o prof. José Rodrigues Prates Júnior. Em 1870 seguiu para Diamantina a fim de estudar humanidades.Foi em 1872 para o Rio de Janeiro, onde não pôde permanecer devido à febre amarela, seguindo então para Petrópolis, internando-se no tradicional Colégio da Paixão. Dali foi para São Paulo a fim de completar os seus estudos de humanidades e prestar exames de preparatórios, o que realizou no Curso Anexo à Faculdade de Direito. Depois de matriculado no curso jurídico, começou a lecionar Latim e Filosofia em dois Colégios de São Paulo. Foi professor da Escola Americana que veio a ser mais tarde o Instituto Mackenzie. Em 1875, aluno do primeiro ano de Direito, trabalhou na “Tradução Literal das Obras de Horácio”, publicada no ano seguinte e reeditada em 1935, em comemoração ao bimilenário do nascimento do imortal poeta latino. Durante os seis anos em que estudou, não pode vir á sua terra natal, devido à distância de mais de duzentas léguas a cavalo. Colou grau em ciências sociais e jurídicas a 30 de outubro de 1879. a 6 de fevereiro de 1880 contraiu núpcias com dona Elisa Versiani, em Montes Claros, ano em que abriu banca de advocacia, exercendo a profissão até 1891. Filiao ao partido Conservador, elegeu-se Deputado à Assembléia Provincial nas legislaturas de 1882-1884 e de 1886 a 1889. foi o fundador da imprensa no Norte de Minas, levando todo o material tipográfico para Montes Claros. No dia 24 de fevereiro de 1884, saía o primeiro número do “Correio do Norte”, por êle fundado, e desaparecido a 1º de março de 1891, com o número 343. Proclamada a República, foi eleito Senador à Constituinte Mineira, tendo renunciado ao mandato em 1892 ao ser nomeado Juiz de Direito da Comarca de Diamantina, por decreto de 14 de março de 1892. É promovido em 1901 para a Comarca de Ouro Preto, por decreto do Presidente Silviano Brandão, ali servindo durante cerca de quinze anos quado, a 19 de dezembro de 1915, foi promovido para a Comarca de Belo Horizonte. Finalmente, a 22 de agosto de 1919, promovido ao cargo de Desembargador, tomou posse a 23 do referido mês, permanecendo em exercício até o seu falecimento.
Além da obra já citada, deixou “Lições Cívicas”, “Manual Eleitoral”, “Coletânias Jurídicas”, “Manual do Processo Civil”, “Alistamento Eleitoral”, “Processos das Eleições”, “Formulários das Ações Cíveis” e um trabalho inédito, “Pontos da História Universal e do Brasil”. É também o autor da primeira monografia do município de Montes Claros, publicada paralelamente pelas colunas do “Correio do Norte”, e posteriormente enfeixada em livro.
_Falece Lino José de Figueiredo. Nascido em Diamentina, Minas, em 1853, transferiu sua residência para Montes Claros, onde se casou com dona Gerosina Rosa de Figueiredo, a 17 de outubro de 1886. Foi ele quem abriu o primeiro salão de barbeiro e cabeleireiro na cidade de Montes Claros, em julho de 1884. exerceu as funções de fiscal da Câmara Municipal de Montes Claros.
1936 – É festivamente inaugurado o chafariz da praça Dr. Chaves, em Montes Claros, às 17 horas. O Prefeito Municipal, engenheiro José Antônio Saraiva convidou o escritor Ciro dos Anjos a inaugurá-lo, o que se verificou sob prolongada salva de palmas. Durante o ato, a tradicional banda de música Euterpe Montesclarense executou várias peças.
1945 – Pelo Aero-Clube de Montes Claros é brevatada a primeira turma de pilotos, sendo a entrega dos respectivos brevets realizada, tempos depois, pelo Ministério da Aeronáutica, Salgado Filho.
1946 – Falece Genesco Velloso, fazendeiro no município de Montes Claros. Casou-se em primeiras núpcias, com dona Maria Assunção Miranda, e, em segundas, com dona Maria Teixeira Velloso.
1953 – Nomeado por ato do Secretário das Finanças do Estado de Minas, n. 111, de 27 de janeiro de 1953, Oscar de Oliveira Cristo assume o cargo de Coletor Estadual do município de Montes Claros.
1956 – Falece dona Alda Prates Guimarães (Ladu). Nasceu em São José do Gorutuba, município de Grão Mogol, a 3 de julho de 1887, filha de Francisco Prates e dona Angélica Antonina Prates. Casou-se, em primeiras núpcias, com Hermenegildo Tito Prates, e, em segundas, com Augusto Soares Guimarães, a 7 de março de 1916.
1957 – Sob a presidência de Walter Vianna, reúnem-se, às 21 horas, na sede da União Operária e Patriótica de Montes Claros, os mecânicos desta cidade, com a finalidade de se fundar a Associação da classe. Elegeu-se a primeira Diretoria, que teve como Presidente Otaviano Guilherme.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66109
De: pablo leao gomes Data: Segunda 14/2/2011 01:11:01
Cidade: montes claros-mg

agradeço em nome da familia nogueira a todos que sentiram a perda do meu tio celso nogueira, a todos que o ama, e ele sempre estara em nossos coraçoes..... aos meus colegas policiais civis, sofremos uma grande perda, pois perdemos um otimo e dedicado policial civil... obrigado a todos

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66108
De: Petrônio Braz Data: Domingo 13/2/2011 22:41:12
Cidade: Montes Claros

Um sertanejo da velha têmpera

Todos que vivem no sertão sabem que “viver é perigoso”, mas foi Guimarães Rosa quem fixou essa asserção no contexto da vida sertaneja.
Os tempos passam e, com o passar dos tempos, novas formas de vida se estabelecem, parecendo a muitos que o passado é apenas lenda. Às vezes me pergunto, em questionamento crítico e pessoal, se o desenvolvimento cultural e social dos tempos presentes, que se diferenciam dos tempos vividos há pouco mais de sessenta anos, nos está legando uma melhor forma de vida.
Questiono, e sobre isso já me manifestei, se foi correto o desarmamento da sociedade civil para o estabelecimento de uma pretendida paz social, que não veio e que, não se fará presente em curto espaço de tempo.
Por mais que se melhore a qualidade da segurança pública, a sociedade civil ainda sofre o mal moral da insegurança, com nossos aplausos necessários à Força Policial de Minas Gerais (a melhor do Brasil).
Verdade que, hoje, o direito à legítima defesa é apenas um conjunto de letras no corpo da legislação penal. Não se pode usar do direito à legítima defesa (excludente de ilicitude) sem os meios necessários para neutralizar a ação danosa que lhe seja direcionada.
Tive o privilégio de viver em dois tempos históricos: antes e depois do desarmamento civil. Já lembrei, e não custa repetir, que o capitão Enéas Mineiro afirmava, naqueles tempos, que “homem sem uma arma, não é homem”. Mas a arma, naqueles tempos findos, não era uma forma de ataque, mas uma imposição de defesa em um sertão ainda bravio.
Naqueles tempos, que não se inscrevem como passado remoto, posto que ainda presentes na memória das gentes, na zona rural do município de São Francisco viveu, entre tantos outros, um homem vigoroso, batizado e respeitado com o nome de Ursulino de Matos Miranda, abastado fazendeiro da localidade denominada Santa Justa, meu particular amigo de agradáveis lembranças.
Apenas como um simples registro, Ursulino Miranda, seguindo a tendência da época, comprou em Montes Claros um jipe. No percurso da estrada de chão que ligava Montes Claros a São Francisco, ele mandou que o motorista, que conduzia o jipe, lhe ministrasse as primeiras aulas de direção. Sem controle do volante, ele não conseguiu evitar que o veículo deixasse a estrada e entrasse pelo mato. Já no pátio da fazenda, não conformado, ele mandou fechar as porteiras e entrou no jipe, afirmando: “Agora eu quero ver ele entrar comigo no mato”.
Esse mesmo homem, aparentemente brincalhão. Foi vítima de uma tentativa de assassinato. Aproximava-se ele de sua fazenda, montado em um burro de seus arreios, ao passo viageiro do animal, quando, de uma moita próxima foi disparado contra sua pessoa um tiro de carabina, que não atingiu o alvo. O burro assustou-se, mas ele o conteve pelas rédeas no meio da estrada e sacando o resolver que portava à cinta gritou, voltando-se para a moita de onde havia saído o tiro e dirigindo-se ao possível autor do disparo: “Manobre a carabina pr’eu saber adonde ocê tá!”
Segundos de silêncio; minutos de espera. Nada. Nenhum movimento na moita. Ele ali, a descoberto, parado no meio da estrada, revolver em punho, o animal contido pelas rédeas, sem nenhuma proteção a não ser a sua coragem férrea.
Finalmente, o seu desafeto, esgueirando-se por entre as árvores, saiu em disparada pelo cerrado. Ele não o perseguiu. Recolocou a arma à cinta e apertando as ilhargas da montaria com as esporas, reiniciou sua viagem como se nada tivesse acontecido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66107
De: Isaias caldeira Data: Domingo 13/2/2011 23:08:23
Cidade: Montes Claros-MG

Na sexta-feira última, as 17:30h,mais ou menos, Celso Nogueira estava no distribuidor do Fórum entregando o expediente policial de todo dia. Sempre rindo. Leio agora a notícia de sua morte neste mural. Seu corpo foi encontrado pelo policial Arlen, que também trabalha no fórum, por acaso, enquanto cavalgava nas proximidades da Br 135, junto a sua moto acidentada. Celso foi companheiro de peladas memoráveis no Colégio São José, com Saulo e Célio, quando jovens éramos, eu um pouco mais velho. O tempo passou e cada um de nós fez o seu caminho na vida. Eles, os três irmãos, ingressaram na Polícia Civil. Todos honrados e competentes nos seus afazeres. Agora o Celso se foi, desgarrando-se deste mundo. À família enlutada, meus sinceros sentimentos. Para isso nascemos, viver e morrer, mas também para, neste espaço de tempo,trabalharmos na edificação de um mundo melhor. Celso cultivou seu jardim, sem esquecer-se do vizinho. Que Deus o guarde na eternidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66106
De: Cida Data: Domingo 13/2/2011 21:46:37
Cidade: Montes Claros

(...) Os carros usinas de som estão de volta à região do triângulo da impunidade. Neste momento, muito à vontade, desafiam a lei, nada temem!! (...) E ainda tocam músicas imorais, a toda altura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66105
De: Gissele Niza Data: Domingo 13/2/2011 20:28:15
Cidade: Moc-mg

O agente da Polícia Civil, Celso Nogueira, faleceu após acidente de moto na BR 135, entre Montes Claros e Bocaiuva. Segundo a perícia técnica, Celso teria perdido o controle direcional da moto o que provocou o acidente. Ele foi enterrrado no final da tarde de hoje no Cemitério de Montes Claros. Celso Nogueira é irmão dos delegados de polícia Saulo e Célio Gomes Nogueira.Celsinho como era conhecido pelos amigos era um homem espetacular. Sempre sorrindo. Não havia tempo ruim para ele. À família Nogueira, os meus sentimentos. Que Deus os conforte nesta hora de dor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66104
De: João Batista Gomes Maia Data: Domingo 13/2/2011 11:32:48
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

(...)
Por não cuidarmos do mundo,
tanto o mundo estragamos;
perdemos tanto o sentido
das maravilhas criadas,
sem pensar qual será o fim,
que à chuvinha abençoada
chamamos tempo ruim!
(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66103
De: Marcos Lúcio Data: Domingo 13/2/2011 15:32:23
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Faleceu hoje, vítima de grave acidente na BR 135, o Policial Civil CELSO GOMES NOGUEIRA, irmão do Delegado de Polícia Saulo Gomes Nogueira. à família enlutada meus sentimentos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66102
De: pìndaro Data: Domingo 13/2/2011 10:42:48
Cidade: Moc

A meteorologia de hoje cortou a chuva de 5mm, antevista para este domingo. E a manteve, sempre nos 5mm, até a próxima quinta-feira. Promessas. A chuva faz que vem, e some. Calor de 30 graus, ou mais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66101
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 13/2/2011 10:34:13
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Foi com muito pesar que recebemos (ainda que atrasada) a noticia do falecimento do Sr. Djalma Versiane dos Santos, filho de Zacarias dos Santos.Djalma foi o precursor da inseminação artificial bovina no norte de minas, foi uns dos primeiro fazendeiro a adquirir avião para o uso familiar e transporte dos embriões que eram coletados e congelados.Foi um fazendeiro ousado nas inovações, sempre pensava lá na frente, (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66100
De: Kaka Data: Domingo 13/2/2011 09:41:31
Cidade: M.Claros

Agora a pouco acabou de cruzar os céus de brigadeiro de Moc, o rebatizado Aerodilma!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66099
De: Beth Data: Domingo 13/2/2011 09:14:18
Cidade: M. Claros

Queria trazer boas notícias, torço para trazer boas notícias, mas por enquanto elas não existem: nesta madrugada de domingo, novamente os carros usinas de som cobriram o barulho da banda de boate que não deixa (prossegue) dormir no triângulo da impunidade. A banda diminuiu muito pouco o barulho que escapa pelo teto e atinge principalmente os prédios vizinhos, mas tudo continua do mesmo jeito. Torcemos pela operação integrada PM-Ministério Público-Meio Ambiente (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66098
De: Enéas Data: Domingo 13/2/2011 09:09:02
Cidade: Moc

São dois os apostadores que acertaram as dezenas sorteadas ontem na Mega-Sena e vão levar, cada, R$ 26,2 milhões. Os ganhadores são do Rio de Janeiro e de Madalena, no Ceará. Os números: 02, 15, 26, 27, 30 e 52.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66097
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Domingo 13/2/2011 08:46:47
Cidade: Montes Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

13 de fevereiro

1899 - Nasce em Ubá, Minas, Mauro de Araújo Moreira, filho de Carlos de Araújo Moreira e dona Rita Bolivar de Araújo Moreira. Foi auxiliar de Fiscalização do Estado de Minas, em Guaxupé, em 1917; vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, no quatriênio iniciado a 1.° de janeiro de 1948. E’ fazendeiro, criador e invernista no município de Montes Claros e funcionário do Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais S. A., desde 1918.
1922 - A comissão de orçamento e contas da Câmara Municipal de Montes Claros aprova as contas do Presidente da Câmara relativas ao ano financeiro de 1921, com a arrecadação de 73:412$784 e despesa de 72: 161$681.
1931— Falece, na Bélgica, o cônego Maurice (Marcel) Gaspar. Nasceu em Louvigné, Liêge, a 9 de novembro de 1875. Após estudos primários, cursou os preparatórios greco-latinos no Colégio dos Jesuítas, em Liège. A 9 de outubro de 1900, recebeu o hábito branco de São Norberto na Abadia de Parc, Louvain, onde professou em 1902. Depois de receber a ordenação sacerdotal das mãos do Núncio Apostólico, em Bruxelas, a 10 de setembro de 1905, embarcou a 20 de outubro do mesmo ano para o Brasil. Durante os primeiros seis meses permaneceu na residência dos Premonstratenses em Congonhas do Campo, Minas. A 16 de abril de 1906 chegava êle, peia primeira vez a Montes Claros, na companhia do cel. João Martins da Silva Maia, procedente de Diamantina, sendo nomeado Coadjutor do cônego Carlos Vincart. Em 1913 foi designado para as funções de Vigário de Nossa Senhora da Conceição de Morrinhos, hoje Matias Cardoso, no município de Januária, Minas, onde reconstruiu a Matriz, uma das mais antigas e melhores da Diocese. Em abril de 1914 foi nomeado Vigário do Brejo do Amparo e, em 1919, Vigário de Montes Claros, cargo êste que exerceu até 1925. No ano de 1926, o cônego Maurício percorreu o Bispado, administrando o Sacramento e o Crisma, e angariando donativos para a construção da nova Catedral de Montes Claros. No mês de agôsto de 1928, tomou posse da Paróquia de Bocaiúva, Minas. Embarcou em julho de 1930 para a Bélgica, onde faleceu, já nas vésperas de regressar ao Brasil. Sempre foi sacerdote batalhador e piedoso, dedicando, como jornalista vigoroso, as suas horas vagas à imprensa católica, não só como colaborador, mas também como fundador de jornais. Em Montes Claros auxiliou o cônego Carlos Vincart na fundação de “A Verdade”, semanário religioso, científico, literário e noticioso da Freguesia, que deu o seu primeiro número a 1.° de maio de 1907, continuando a sair até julho de 1917, época em que deixou de existir, com a retirada do cônego Carlos Vincart para Jaú, Estado de São Paulo.
Em Bocaiúva redigiu o “Santuário do Senhor do Bonfim”. Deve-se-lhe em grande parte a criação da Diocese de Montes Claros. Publicou várias obras, entre as quais “Imprensa em Montes Claros”, uma quase completa monografia de todos os jornais que se publicaram nesta cidade, desde o primeiro aqui surgido, o “Correio do Norte”, a 24 de fevereiro de 1884, até os que circulavam em Montes Claros em 1922, ano do Centenário da Independência. Outra obra de sua autoria, “Trente Années d’Apostolat au Brésil”, é o explêndido relato de tôdas as realizações dos sacerdotes premonstratenses em que tomou parte e anteciparam a sua vinda para o Brasil.
Muito estudioso e culto, fazia parte de algumas entidades culturais e científicas, entre as quais figura o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
- Falece, em Belo Horizonte, o engenheiro agrônomo José Paculdino Ferreira. Nasceu em Conselho de Vinhais, Província de Tras-os-Montes, Portugal, tendo-se diplomado em técnico-agrícola pela Escola Central de Agricultura Morais Sarmento, da Universidade de Coimbra, em 1893. Transferindo-se para o Brasil, aqui se dedicou à carreira comercial. Inteligente, esforçado, honestíssimo e progressista, concebeu iniciativas que realizou e desenvolveu com reconhecida competência e zêlo. Casou-se em Sabinópolis com dona Geórgia Baracho Ferreira. Em Montes Claros, onde residiu por algum tempo, deixou várias indústrias por êle fundadas e numerosos amigos que eram outros tantos seus admiradores.
1942’ — E’ batizado no forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o avião doado ao Aero-Clube de Montes Claros pelo dr. Henrique Dodsworth, Prefeito do Distrito Federal. Recebeu o nome de Coronel Portocarrero, servindo como padrinho o general Costa Rêgo.
1957 — Em sua visita a Montes Claros, o Diretor do Departamento de Obras Contra a Séca (DNOCS), dr. José Cândido Pessoa, delibera a construção da barragem do ribeirão dos Porcos, para aproveitamento dêste e do manancial do Pacuí, podendo o referido Departamento despender com a mencionada obra até dez milhões de cruzeiros.
1960-Inaugura-se, na cidade de Montes Claros, o Cine-Teatro Fátima. A bênção do prédio e respectivas instalações foi oficiada por S. Excia. Revma. Dom José
Alves Trindade, Bispo da Diocese. Ao ato compareceram o dr. Simeão Ribeiro Pires, Prefeito Municipal, dr. João Valle Maurício, Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, sacerdotes, representantes da imprensa e diversas pessoas da sociedade local, tendo filmados vários aspectos da cerimônia. O CineTeatro Fátima, ora inaugurado, está localizado à rua Pedro Segundo e pertence a Euler de Araújo Lafetá.
1962— Inagura-se, em Montes Claros, a fábrica de banha “Maisa”, pertencente à firma J. Avelino Pereira & Filhos Ltda. A bênção das instalações foi procedida o cónego Quirino Queiroga. Ao ato da inauguração estiveram presentes o Juiz de Direito da Comarca, Francisco Bôrgia Valie, o Prefeito Municipal de Montes Claros, várias outras autoridades e pessoas gradas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66096
De: Marina Data: Sábado 12/2/2011 22:27:13
Cidade: Montes Claros

Vai ser mais uma noite daquelas! Há mais de uma hora, um carro usina de barulho testa a anunciada e esperada patrulha do silêncio, que ontem iniciou operação conjunta unindo PM/Prefeitura/Ministério Público. Está parado naquele posto de gasolina colado ao velório da Santa Casa. (...) Há mais de uma hora, desafia todas as leis, e triunfa!!! (...) Ouço, do meu prédio, a dois quarteirões de distância. Temos dificuldades de ouvir o som da tv.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66095
De: Carlos Data: Sábado 12/2/2011 21:04:46
Cidade: Montes Claros

Se essa patrulha está trabalhando eu não sei. Só sei ( ou ouço) um pagode nas bandas do Jardim são Luiz, que atinge a minha casa no Ibituruna. Cadê a tal patrulha?(...) Quem quiser ouvir é só vir agora (21 hs) aqui no Ibituruna. Está insuportável.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66094
De: miliatar de moc. Data: Sábado 12/2/2011 18:26:59
Cidade: montes claros.

A respeito de todas as operaçoes que aconteceram até hoje,com objetivo de trazer paz e sossego a populaçao ordeira de montes claros,tenho a dizer o seguinte:sou militar a 16 anos e a sete sirvo em montes claros e podem ter certeza que com o apoio de todos população,ministerio publico e prefeitura,com certeza traremos paz a montes claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66093
De: Fagundes Data: Sábado 12/2/2011 16:40:58
Cidade: Montes Claros

O BMG Montes Claros (...) foi surpreendido pelo São Caetano Tamoyo e levou a virada: 3 sets a 1, neste sábado, no ABC paulista. As parciais foram de 18 a 25, 29 a 27, 26 a 24 e 25 a 23.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66092
De: Dercília Almeida Lima Data: Sábado 12/2/2011 15:25:05
Cidade: Vila Velha/ES

Sou de Montes Claros,mas estou morando a 6 anos no Espírito Santo em Vila Velha.Sempre que leio o mural observo grande parcela da população reclamando do barulho,e o mais interessante, é que essa epidemia esta se alastrando para quase todos os bairros. Na grande Vitória existe associações de moradores,no bairro que eu moro Praia da Costa a nossa associação é muito atuante ,para se ter uma idéias, qualquer manisfestação na praia so é permitido até as 22:00,cerveja na praia so em latas pois é proibido vender em garrafas,cachorros so no calçadão nas areias é proibido e tem outras resoluções que beneficiam nós morador

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66091
De: José Prates Data: Sábado 12/2/2011 10:11:58
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

Acabar com a miséria

José Prates

A Presidente Dilma em seu primeiro pronunciamento ao país, em rede de televisão, reafirmou o seu propósito imediato de extinguir a miséria que atinge a uma parte considerável da população, principalmente nas regiões norte e nordeste. “Nunca, na história deste país”, alguém falou com tamanha firmeza e convicção sobre o propósito governamental de atacar a miséria onde quer que ela esteja. Colocou o problema como prioridade do governo de um país rico, mas, que por muitos e muitos anos, mesmo nadando na riqueza usada muitas vezes em supérfluos ou alimentando ambições, relegou ao abandono a pobreza miserável, entregue à própria sorte, no “salve-se quem puder” de uma região desassistida. Em outro pronunciamento, a Presidente lembrou que muitas pessoas morrem ou desistem de fazer o tratamento de saúde, em razão do alto custo dos remédios e da precariedade do sistema de atendimento público. Fez questão de frisar que o compromisso do governo com a erradicação da miséria vai passar pelo programa Saúde Não tem Preço.
A miséria no país não é coisa nova, não chegou aqui, ontem. Vem de longe, de tempos imemoriais. O Brasil é a mais rica entre as nações com maior numero de miseráveis: São 23 milhões de pessoas vivendo em extrema miséria, num país que se dá ao luxo de emprestar dinheiro ao FMI, mas esqueceu os seus filhos que passam fome por falta de recursos financeiros. A causa, porém, desse estado de pobreza não é, simplesmente, a falta de recursos, mas, principalmente, a falta de condições para obtê-lo, fator que atinge essa população, desde o nascimento de cada um dos seus membros. Sofre a exclusão social pela incapacidade de participar da sociedade, tal a condição de pobreza e baixo nivel de qualidade de vida, incluindo a educação, mesmo básica, e a formação familiar dentro das regras sociais. A formação familiar e as relações sociais são elementos chave no combate à pobreza porque conduzem o individuo ainda jovem, às salas de aula onde podem encontrar e adquirir conhecimentos capazes de arrancá-lo ou afastá-lo da miséria. Por que, então, isto não acontece. Simplesmente porque, até hoje, ninguém dos governos federal, estadual ou municipal, teve a sensibilidade de arrancar das ruas esses miseráveis, os jovens, colocando-os em abrigos decentes, dignos, com atrativos, capazes de corrigi-los. As organizações internacionais consideram que o combate à miséria está alem do prato de comida: está na capacidade do individuo de enfrentar o problema, lutando contra ele. O importante, então, “não é dar o peixe para o faminto comer, mas, ensiná-lo a pescar o seu peixe”. O importante, portanto, como propõe a Presidente Dilma, não é dar, tão somente, uma uma “bolsa família” mas, ensinar a obter com seu trabalho, os meios de sunsistencia.


(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66090
De: M. J. P. e moradores Data: Sábado 12/2/2011 10:18:45
Cidade: montes claros- cintra

Barulho, barulho. Após 94 anos, diz: A Secretaria do Meio Ambiente finge que trabalha .A Administração Pública fecha os olhos e age com passo de tartaruga., pelo menos é o que parece. Os Deputados e Vereadores da nossa terra que teriam, por certo, voz ativa, ignoram o caos das noites montesclarenses.A nossa Comunidade também é culpada., talvez por comodidade, permanece adormecida.São palavras da Dona Ruth Tupinanbá.
Digo a ela que não é só ela que sofre com o descaso, na Av Cel. Luiz Maia tem um (...) localizado em um posto de combustível, que todos os dias marmanjos ligam os sons dos carros e ninguém dorme até amanhecer o dia. Hoje já era 03:45 horas o inferno piorou, vários veículos ligaram os sons ao mesmo tempo. Lá é um local perigoso, já aconteceram vários assassinatos, fica há 1000 metros do Batalhão e ninguém toma providências. Nos Barrios Cintra, Monte Alegre e Roxo verde ninguém dorme. Dona Ruth, tá feio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66089
De: João Carlos Data: Sábado 12/2/2011 10:19:49
Cidade: BH

Comove ver esta grande dama, Dona Ruth Tupinambá Graça, erguer sua voz em defesa da população, aos 94 anos. Fala com autoridade, em todos os sentidos. Quando falham, e se calam, os que deveriam falar - deputados, vereadores, governantes, entidades, autoridades (?), comandos etc - uma voz se levanta e no centro das atenções solitariamente exercita a expressão mais legítima do cidadão, cidadã. Foi assim no Egito. Será assim por toda parte, porque a palavra - dispersa pela internet, mas não em vão -, a palavra, aliada essencial da verdade, nos libertará, a todos. É preciso que esta Grande Dama siga na frente, ensinando-nos com a Paz de seu exemplo e a coragem dos seus ensinamentos. Prossiga, dona Ruth. A História já a eleva ao patamar mais alto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66088
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sábado 12/2/2011 08:59:45
Cidade: Montes Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

12 de fevereiro

1894—Perante o cap. Camilo Cândido de Lélis, Presidente em exercício, em sessão especial da Câmara Municipal de Montes Claros, prestam juramento e tomam posse es vereadores eleitos: dr. Honorato José Alves, como vereador especial pelo distrito do S. S. Coração de Jesus; Antônio Narciso Soares e Lucrécio Gonçalves como vereadores gerais.
_Na mesma sessão procede-se à eleição para o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros que deverá servir no exercício de 1894, sendo eleito o dr. Honorato José Alves.
1895—E’ publicada no “Minas Gerais” desta data a nomeação do farmacêutico Carlos Sá Júnior, professor de Ciências Físicas e Naturais da Escola Normal de Montes Claros para o cargo de Diretor do referido estabelecimento do ensino.
1896—Nasce em São João do Cariri, Paraíba, o cap. Enéas Mineiro de Sousa, filho de Pio Mineiro de Sonsa e dona Maria Francisca da Conceição. Foi Comissário de Polícia de Fôrças Volantes em Pernambuco, Prefeito Municipal de Francisco Sá, de 1946 a 1950, Prefeito Municipal de Montes Claros, de 1950 a 1954, sendo nomeado, em outubro de 1959, para o cargo de Delegado Especial da COFAP. E’ fazendeiro e industrial, sendo considerado o fundador de Burarama.
1920—Falece dona Cândida Flora Vecchio. Nasceu em Vila Elói Mendes, Minas, a 16 de maio de 1866. Era espôsa do cel. Tobias Vecchio, construtor e fazendeiro no município de Montes Claros.
1921—Assume o cargo de Delegado de Polícia Especial do município de Montes Claros o tte. Adelino Augusto Andrade.
1951—E’ inaugurado, às 19 horas, o serviço de Fôrca e Luz de Juramento, pelo cap. Enéas Mineiro de Sousa, Prefeito Municipal de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66087
De: Valdilene Data: Sexta 11/2/2011 23:17:26
Cidade: Montes Claros

Conforme prometido, estão rondando pelas ruas da cidade carros da Pefeitura, MC Trans e até de uma rede de TV local, cumprindo a promessa de patrulhar os bares da cidade. Fiquei ao mesmo tempo surpresa e alivida, acreditando que, ao menos esta noite, o silêncio vai pairar nas ruas de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66086
De: Ruth Tupinambá Data: Sexta 11/2/2011 19:59:35
Cidade: Montes Claros

“Chutem o Balde”, Montesclarenses.

Ruth Tupinambá Graça

Vocês sabem o que é passar a noite inteira sob o calor insuportável, o travesseiro umido, pelo suor da cabeça, o corpo todo dolorido de tanto se virar na Cama, de um lugar para outro, procurando uma posição melhor para a sua coluna ? E para aumentar o sofrimento e a insônia , um barulho infernal(por que isto não é musica) de caixas sonoras batendo desordenadamente e um cantor se esguelando até alta madrugada, ferindo impiedosamente seus ouvidos, tirando o seu sono ?
Estive viajando , passei noites bem agradáveis,dormindo tranquilamente e aqui chegando, na minha terra querida, tive esta recepção. Não é para se reclamar ?
Pensei que tudo estava resolvido, que a Patrulha do Silêncio cumprira a promessa intensificando a fiscalização para coibir a poluição sonora de Moc, preservando o direito do constitucional do cidadão, evitando abusos . O nosso Prefeito também havia prometido e garantido que a Empresa de Call Center iria operar na cidade. Ochefe do executivo também assinou contrato , Convênio entre a Prefeitura e a Policia Militar para viabilizar os trabalhos da Patrulha do Silêncio. Por tudo isto, pensei que o Triangulo da Impunidade estava sob controle e já poderíamos dormir o sono dos justos.
Mas tudo não passou de promessas, foi o que pude constatar nesta noite terrível. A Administração e os demais responsáveis pela Lei do Silencio, andam num passo de tartaruga...
A situação da nossa cidade piorou mais ainda. Arrepia-me os cabelos só em pensar quantas noites iguais a esta terei ainda terei de enfrentar. Acho que os meus “94” não agüentarão.
E os enfermos da Santa Casa (infelizmente vizinha deste “Triangulo”) como estarão ? Naturalmente sem dormir, pré ssão descontrolada, coração descompensado, a cabeça estourando, estourando também sua resistência tão necessária a recuperação da saúde. Isto aí já é o máximo, uma Falta de caridade e amor ao próximo, desrespeitando acintosamente, os Dogmas sagrados da nossa Religião Católica.
De quem é a culpa ? Lógico que sabemos mas ninguém toma as providências necessárias para dar um “basta” nestes irresponsáveis e nestes batedores de caixas.
A Secretaria do Meio Ambiente finge que trabalha .
A Administração Pública fecha os olhos e age com passo de tartaruga., pelo menos é o que parece. Os Deputados e Vereadores da nossa terra que teriam, por certo, voz ativa, ignoram o caos das noites montesclarenses.
A nossa Comunidade também é culpada., talvez por comodidade, permanece adormecida,
Acordem montesclarenses, chutem o “balde”. Façam um movimento que aliás é muito justo. Reclamem seus direitos . Cooperem com a Administração Pública e os outros Orgãos
Responsáveis pelo silêncio noturno. Acho que ainda existe democracia em nosso país .
Ressuscitem a Lei do Silêncio em nossa terra(parece-me que ela teve uma “parada cardiaca’) E JURO QUE TERÃO CONSEGUIDO A MAIOR VITÒRIA.
E enquanto durar esta luta, eu ficarei por perto, torcendo...e rezando.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: