"...encontraram a senhora (....) em uma plantação de cana e mamão, a cerca de 5 km de sua casa. (...) estava acompanhada por seu cão, o qual insistia em não deixar ...."
Terça 26/11/24 - 19h40O Corpo de Bombeiros Militar, em Januária, localizou, na manhã desta terça-feira (26/11/2024), a senhora M.J.D.S.A., de 78 anos, que estava desaparecida na Comunidade Quilombola de Sítio Novo, localizada a cerca de 18 km da cidade.
A idosa foi vista pela última vez em sua residência por volta das 15 horas da última segunda-feira (25/11). Preocupados com seu desaparecimento, familiares acionaram o Corpo de Bombeiros no início da noite do mesmo dia.
Diante dos fatos, uma equipe de busca e salvamento foi imediatamente deslocada para o local. Após coleta de informações adicionais, os bombeiros iniciaram as operações, utilizando um drone equipado com câmera termal para realizar buscas nas proximidades da residência da senhora M.J.D.S.A. Além disso, os militares realizaram varredura a pé por uma vasta área de vegetação próxima à casa da vítima, e os trabalhos se estenderam até por volta de 1 hora da manhã.
As buscas foram retomadas ao amanhecer desta terça-feira. Seguindo a informação de que uma pessoa com as características da desaparecida havia sido avistada em uma estrada de terra, próximo ao povoado de Água Viva, os militares se deslocaram imediatamente para o local e, após rastreamento na região, encontraram a senhora M.J.D.S.A. em uma plantação de cana e mamão, a cerca de 5 km de sua casa.
A idosa, que estava acompanhada por seu cão, o qual insistia em não deixar a equipe se aproximar da vítima, apresentava-se consciente, confusa, bastante debilitada e desidratada. A equipe prestou o primeiro atendimento à paciente, monitorou seus sinais vitais e a conduziu para o Hospital de Januária, onde ficou sob os cuidados da equipe médica de plantão.
O Corpo de Bombeiros destaca a importância de pessoas idosas terem sempre, que possível, um cuidador, e orienta a não fazer caminhadas em locais que você não conheça e a não andar sozinho por trilhas ou áreas isoladas. Em caso de emergência, ligue 193.
***
Jornal Estado de Minas, de BH, às 17h55m:
Idosa que estava desaparecida é encontrada com cão em plantação de mamão
Bombeiros encontraram a mulher "consciente, confusa, debilitada e desidratada", distante de uns cinco quilômetros de sua casa, no Norte de Minas
Laura Scardua
Uma idosa de 78 anos foi encontrada em uma plantação de cana e mamão próxima a Januária, no Norte de Minas, na manhã desta terça (26/11). Ela estava desaparecida há um dia. A mulher foi encontrada “consciente, confusa, debilitada e desidratada", de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A idosa estava acompanhada do cachorro dela, que tentava impedir que os militares se aproximassem.
A idosa desapareceu na Comunidade Quilombola de Sítio Novo, localizada a cerca de 18 km de Januária. Ela foi vista pela última vez por volta de 15h dessa segunda. O Corpo de Bombeiros de Januária foi acionado por familiares logo no dia do desaparecimento.
Os bombeiros localizaram a idosa distante de 5 km da casa dela. A equipe prestou atendimento à paciente, monitorou seus sinais vitais e a conduziu para o Hospital de Januária.
Busca
Para localizar a desaparecida, os bombeiros utilizaram um drone equipado com câmera termal para realizar buscas nas proximidades da residência dela. Além disso, os agentes realizaram uma varredura a pé pela área de vegetação no entorno da casa. Os trabalhos se estenderam até por volta de 1h.
As buscas foram retomadas ao amanhecer desta terça. Com a informação de que uma mulher com as características da idosa havia sido avistada em uma estrada de terra, próxima ao povoado de Água Viva, os bombeiros se deslocaram para o local. Após rastreamento na região, encontraram a idosa.