Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°66879
De: Carmen Netto Data: Sexta 18/3/2011 22:45:38
Cidade: Bhte

Precursoras

“Ser mulher é... como bem definiu Cora Coralina é fazer a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”.
Ventos perfumados no ar. Dia 1º de Janeiro de 2011 a posse da Dilma Roussef, a primeira presidente mulher do País. Numa sociedade machista como a nossa, no poder mais alto da República, temos agora uma mulher. Sexo frágil coisa nenhuma. Mulheres são guerreiras, sobrevivem aos trancos e barrancos, trabalham para ser independentes financeiramente e também para construir um mundo melhor.
Lembrei-me de mulheres montesclarenses de nascimento ou de coração, mulheres com luz própria, que pensavam com sua própria cabeça.
Nas décadas 40/50 as mulheres pertenciam tradicionalmente à casa e os homens às ruas. Naquela época algumas mulheres viveram em “feminino prático”, escolheram suas próprias batalhas dentro de suas vivências.
Numa cidade sem tradição de carnaval, D. Afra, baiana de nascimento, alegrava a rua Presidente Vargas com sua fantasia de baiana. Dançava com a dignidade de uma rainha, tinha o respeito e admiração dos montesclarenses.
Alice Aquino Netto saiu de Januária para estudar em Diamantina. Não existiam estradas. Viajava de vapor até Pirapora, de lá continuava a cavalo, atravessava as escarpas da Serra do Espinhaço para estudar no Colégio N. Srª das Dores. Foram anos de sacrifícios, mas o sonho se concretizou no Instituto Dom Bosco, onde desenvolveu a pedagogia do amor, aliada a métodos de ensino revolucionários da época.
Fernanda Ramos chegou à nossa cidade quase uma menina, casada com o Sr. Arthur Ramos. Mulher inteligente, bonita, empreendedora, empresária, conciliou seu papel de esposa e mãe criando uma família exemplar com muitos filhos. Exerce até hoje grande liderança participando ativamente dos acontecimentos da cidade.
Heloisa Veloso Sarmento, minha inesquecível professora de história no Colégio Diocesano. Depois de casada, já morando em Montes Claros fez no Instituto de Educação em BH, curso superior, o que hoje corresponde à Pedagogia. Diretora da E. E. Dom João Pimenta, transformou aquele educandário em uma escola-modelo onde realmente se educava. Delegada de Ensino, com seu trabalho honrou o nome de Montes Claros e do Norte de Minas junto à Secretaria de Educação.
Josefina Mendonça, mulher muito à frente do seu tempo. Jogava tênis, pouco praticado naquela época. Alta, elegante, parecia uma americana. Usava bermuda, calça comprida, moda proibitiva nas décadas de 40 / 50. Mas o que mais admirava em D. Josefina era o senso estético. Fazia belos jardins; fez o projeto paisagístico da Praça Dr. João Alves, pois se preocupava com aridez da cidade. Cuidou dos canteiros da Av. Francisco Sá onde residia. Hoje seria uma ecologista de grande porte.
Judithe Alves era chamada de Juju aviadora. Pilotando um avião teco-teco, fazia piruetas nos céus montesclarenses. Foi a nossa Amélia Eharth que em 35/36, foi a primeira americana a cruzar o Atlântico em vôo solo. Muito bonita, usava macacão de aviador, encantava a criançada com aqueles óculos imensos, usado para voar. Foi também locutora da Rádio ZYD-7.
Maria Vasconcelos Câmara – Lica – minha querida mãe de leite. Mulher com M maiúsculo. Irreverente, dinâmica, destemida, contadora de piadas. Frequentava os estádios de futebol, onde torcia apaixonadamente. Mulher de garra participava da política local e era super respeitada. Conheceu seu marido Evandro Câmara na Escola Normal onde ambos estudavam. Troca de olhares, namoro escondido. Um dia, namorando atrás da Igrejinha do Rosário, aconteceu o primeiro beijo. Ela assustou, emocionou e adorou! Veio o segundo e nesse momento passa D. Maria Flora Bicalho, presidente da Pia-União das filhas de Maria. Resultado: Lica foi expulsa, mas não se importou. Foi por uma boa causa...
Natália Peixoto não era só costureira, modista, era uma estilista! Achar uma vaga com ela era difícil, pois tinha clientela cativa na cidade e também em todas as cidades do Norte de Minas. Foi exemplar mãe e amiga. Seu atelier era famoso e de lá saíam “Tailleur”, vestidos de casamento, “blaser” e qualquer moda que Paris lançava. Trabalhou até o fim de seus dias e foi-se, deixando exemplo de mulher-guerreira e mãe-coragem.
D. Marina Fernandez Silva chega à cidade. Carioca, simples, simpática e cheia de sonhos, plantou a semente do Conservatório Lorenzo Fernandez. A semente germinou, floresceu e hoje é um Jequitibá onde o vento espalha suas sementes de cultura para a cidade, o Estado e o País.
Zezé Colares Moreira criou o Banzé, Conjunto Folclórico que resgatou a cultura de Montes Claros, levando-a ao exterior e ao Brasil. Muita pesquisa, muita luta, valeu a pena e hoje o Banzé é respeitado, aplaudido onde se apresenta.
Essas grandes mulheres semearam sementes, transformaram sonhos em realidade, analisaram, refletiram para mudar. Reuniram em vida características de ousadia. Essas mulheres casaram com o mundo!

Carmen Netto

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66878
De: Sergio Data: Sexta 18/3/2011 18:18:00
Cidade: Montes Claros

Ei-la, linda, esplêndida! A super-Lua Cheia. Veio antes que o fio negro da noite substitua a linha branca do que resta do dia. A lua está 6 mil quilômetros mais perto de todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66877
De: Pessoa Data: Sexta 18/3/2011 16:30:53
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Reconstituição do assassinato de Janinha segue ainda na residência. A rua está cheia de transeuntes e curiosos, muitos a gritar "assassino, assassino"....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66876
De: Luci Data: Sexta 18/3/2011 15:28:31
Cidade: Montes Claros/MG

Sinal dos tempos. Posto de gasolina que fica ao lado do Batalhão da PM, na avenida Deputado Plinio Ribeiro, foi assaltado. O frentista deu uma "gravata" no assaltante e o derrubou da moto. Depois, chamou a PM e entregou o ladrão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66875
De: Waldyr Senna Data: Sexta 18/3/2011 14:08:09
Cidade: Montes Claros/MG

Marola e tsunami

Waldyr Senna Batista

Uma coisa parece fora de dúvida: a “marolinha” não se transformará em “tisunami”. Pode se tornar, no máximo, em tremor de terra, como o registrado há dias, que passou despercebido à maioria da população da cidade e, na escala “Richter”, foi de magnitude reduzida. Aliás, nem os próprios organizadores do movimento “fora Tadeu” parece alimentar a pretensão de mobilizar multidões. Quando muito, esperam fugir da classificação de “meia dúzia de gatos pingados”. Para isso, vão insistir com novas passeatas, agitando faixas, gritando palavras de ordem e tentando ampliar o desgaste político do prefeito. Para este sabado, estava programada mais uma manifestação, da série que se estenderá até a eleição do próximo ano. Esta , sim, para valer e com números para avaliação do possível estrago provocado pelos manifestantes. Para o prefeito Luiz Tadeu Leite o campo de manobra é estreito. Cabe-lhe fazer de conta que não é com ele, defendendo burocraticamente o legítimo direito de livre manifestação de opinião ou procurando mexer-se para injetar algum entusiasmo na sua administração, que ainda não decolou. O pacote de obras por ele anunciado ontem pode contribuir nesse sentido, embora tenha se limitado a pequenas obras ou à repetição de itens que já figuraram em praticamente todas as propostas dos últimos prefeitos, como é o caso da retificação do córrego do Cintra. Faltou o “Mocão”, cujo buraco está completando quarenta anos... A lista mais pareceu plano de ação de administração que vai começar quando, passados 27 meses do mandato de 48, seria o caso de estar sendo feita prestação de contas de obras realizadas. E, pela extensão do pacote, há dúvidas quanto à sua viabilidade. O tempo é curto, o desgaste tem sido grande e a campanha para a sucessão já está nas ruas. O pacote foi anunciado como “Obras e serviços prioritários a serem realizados em 2011 e 2012”, mas, na prática, não são dois anos. Quando muito restam doze meses, pois de 2011 já se foi a quarta parte e 2012 “termina” em abril, por causa da eleição. Outras medidas por ele adotadas podem ser catalogadas como visando a eleição, como a recomposição do secretariado, que não teve a amplitude anunciada, limitando-se a remanejamento de pessoas, efetivação de interinos e o retorno de antigos auxiliares. Pelo menos dois dos novos secretários são ligados a grupos que não integram a administração, mas não consta que tenham sido a ela agregados com o objetivo de ampliar sua base de sustentação. Equivale dizer que a dança de cadeiras efetuada não pode ser tida como preparatória da campanha. O grande transtorno da atual administração foi a admissão (“a várias mãos”) em massa de servidores, que tiveram de ser demitidos, levando à deterioração do clima político. Esses servidores afastados é que estão, em grande parte, reforçando o bloco “fora Tadeu”, que não pretende dar trégua ao prefeito tão cedo. Para reduzir os efeitos deletérios dele, a única arma é a realização de obras, como pretende o pacote dado agora à divulgação. Mas não basta publicar lista de boas intenções. O que importa é executar o que está no papel. Para isso, é necessário muito dinheiro, que foge à capacidade financeira da Prefeitura. Teria ela segurança de que o Estado e a União lhe darão o suporte necessário?

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66874
De: Sileide Data: Sexta 18/3/2011 12:59:42
Cidade: M. Claros

Quem precisa de internet navegando realmente em banda larga coça a cabeça em M.Claros. E paga horrores. Um mega de velocidade, em regime dedicado, isto é, com entrega real de 1 mega, custa 700 reais. Outros planos, mais baratos,prometem um mega e entregam dez por cento do valor vendido. M. Claros é uma das cidades mais penalizadas nos serviços de banda larga. Bandalarga real, criteriosa, não a imaginária e falaciosa. Até quando abusarão da paciência nossa ??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66873
De: Camargo Data: Sexta 18/3/2011 12:26:04
Cidade: BH

Os investimentos publicos anunciados para Uberaba,ontem,com a presença da presidente Dilma, somam 3 bilhões de reais. Quanto a M. Claros...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66872
De: Juliana Data: Sexta 18/3/2011 10:34:39
Cidade: Montes Claros

(...) Os carros de propaganda nas ruas, que baixaram o som por alguns dias, em tardia obediência às leis, estão voltando com tudo, vitaminados. Da mesma forma, voltam a se multiplicar os aparelhos de som na porta das lojas, atuando aos berros contra quem passa ou trabalha por perto. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66871
De: Norberto F. Prates Data: Sexta 18/3/2011 10:16:08
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

Com relação à mensagem nº 66869, para o BMG Montes Claros, qualquer que fosse o resultado, a classificação seria a mesma. Então o técnico poupou alguns jogadores para as quartas de final, que serão contra o Minas Tênis Clube. E apenas para complementar, o nome do outro time é SADA e não cruzeiro, que apena empresta o nome.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66870
De: Píndaro Data: Sexta 18/3/2011 09:37:22
Cidade: Moc

Qui 17/03/11 - 16h49 - Sábado será noite da "Super Lua"; ela virá 6.530 quilômetros mais perto de nós
Costumeiramente, as redes de TV chamam de tempo ruim aquilo que acreditamos ser tempo "ótimo": a chuva. Ela sempre é bem vinda entre nós, pois que estamos numa região de secas crônicas. Com esta visita, da lua cheia mais bonita entre todas, marcada para este sábado, é impossível não torcer, desta vez, contra a chuva, ainda que pedindo m il desculpas. Não é demais torcer, esperar, por um céu de brigadeiro nos albores do domingo, no livor da noite, para ver o esplendor da lua vertendo luz sobre os montes claros. (Contudo, há a previsão de 14, 5 e 16 milímetros de chuva, em M. Claros, hoje, sábado e domingo. A noite e tarde de sábado têm mesmo previsão de "pancadas de chuva". Veremos. Mas, vindo o que vier, agradeceremos)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66869
De: Fagundes Data: Sexta 18/3/2011 07:10:15
Cidade: Moc/MG  País: BRASIL

O Cruzeiro dependia mais que nunca do BMG Montes Claros para encerrar a fase de classificação da Superliga Masculina em segundo lugar. Só que o time que precisava vencer o Cimed Florianópolis para dar uma ‘ajudinha’ aos celestes, não fez a sua parte. Apático, foi totalmente dominado pelos catarinenses e perdeu por 3 sets a 0, nesta quinta-feira, no Capoeirão, em Santa Catarina.O Cimed ratificou a vice-liderança e ganhou com tranquilidade em casa. As parciais foram de 25 a 22, 25 a 19 e 25 a 22.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66868
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sexta 18/3/2011 08:16:20
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

18 de março

1850 — É pôsto em hasta pública o velho edifício em que funcionavam o júri e as sessões da Câmara Municide Montes Claros de Formigas, já todo em ruína.Localizava-se próximo ao nôvo prédio edificado para mesmas finalidades do antigo, ora em leilão. Tendo do avaliado em 80$000, o Vigário Antônio Gonçalves Chaves por parte da Igreja Matriz, ofereceu cem réis acima do maior lance. Como, porém, não aparecesse licitante, foi conferida a arrematação pela quantia certa de 80$100, de acôrdo com a proposta do Vigário Chaves. A quantia foi imediatamente paga e destinada para a nova obra em construção, a qual, executada morosamente, só foi concluída em 1864.
— E’ apresentado em sessão da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas o orçamento desta para o ano de 1850 a 1851, importando em 600$000, assim distribuídos: “com o Secretário e o Porteiro, 440$000; com a iluminação e o asseio da Cadeia, 2O$OOO; com eleições políticas, 40$000; com obras públicas, 50$0O0, com o expediente da Secretaria, 30$000; com eventuais, 20$000”.
1890— O bacharel José Tomás de Oliveira é nomeado, por ato do Govêrno, para o cargo de Juiz Substituto da Comarca de Montes Claros, em substituição ao dr Sócrates Roque de Lima Borborema, assassinado a 10 de março de 1898.
1909 — Por ato do Chefe de Polícia, datado de 17 de março de 1909, toma posse e entra em exercício do cargo de Delegado de Polícia Especial da Circunscrição de Montes Claros o alferes Horácio de Oliveira Christo, em substituição ao alferes Cesário Maldonado Gama, afastado do cargo em virtude do conflito verificado na noite de 2 de fevereiro de 1909.
1931__ E’ adquirido ao farmacêutico Mário Versiani Velloso o terreno situado na esquina da rua Dr. Velloso com a Dom João Pimenta, em Montes Claros, com 37 metros de frente por 87 metros de fundos, para a construção do Sanatório Santa Teresinha. A aquisição foi feita pela quantia de 10:000$000.
1933 — O Centro de Saúde de Montes Claros inaugura o serviço anti-rábico.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66867
De: Cássia Data: Sexta 18/3/2011 02:14:04
Cidade: M. Claros

Choveu forte depois da meia noite em M. Claros. Vinha chovendo mansinho desde que anoiteceu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66866
De: Gissele Niza Data: Quinta 17/3/2011 16:59:14
Cidade: M. Claros

A reconstituição do assassinato de Janinha Pereira de Freitas será realizada amanhã, às14h, na Avenida Geraldo Ataíde, Bairro Alto São João.A delegada titular da Aips 98, Karla Silveira Marques, que preside o inquérito coordenará os trabalhos e em seguida concederá entrevista a imprensa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66865
De: Carlos Data: Quinta 17/3/2011 16:26:33
Cidade: Brasília

Agora complicou de vez. O Supremo Tribunal Federal, em decisões isoladas dos seus diferentes ministros, vinha definindo que a vaga de suplentes nas casas legislativas pertence antes aos partidos políticos do que às coligações. Foi assim no caso do deputado Humberto Souto, que tem uma liminar, à espera de cumprimento, para ficar com a vaga ora preenchida por seu conterrâneo Jairo Ataíde. Humberto é o primeiro suplente do partido. Jairo, da coligação. A liminar da ministra Carmen Lúcia mandou que a Câmara Federal chame Humberto para o lugar de Ataíde, mas a Câmara - decorridas semanas - não atendeu e diz que dá prazos de defesa para o ocupante do carrgo. Acresce que nem todos os partidos têm suplente, o que levaria a Câmara Federal à situação absurda de ter vagas abertas, não preenchidas. Para completar, hoje um ministro do Supremo, não por acaso presidente do Tribunal Superior Eleitoral, decidiu em outra direção. E disse que mudar o critério que vem sendo adotado é colocar o Supremo legislando, usurpando atribuição exclusiva do Poder Legislativo. Veja a notícia que acaba de sair do forno:

"G 1- Rio - Ministro do STF decide que vaga de suplente é da coligação - Supremo vinha decidindo a favor dos suplentes dos partidos. Lewandowski diz que mudar regra seria fazer ‘reforma política’ via Judiciário. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, decidiu nesta quinta-feira (17) que a vaga de deputado federal licenciado deve ser preenchida pelo suplente da coligação e não do partido, como outros ministro da Corte haviam determinado. Esta é a primeira vez que um integrante do STF decide dessa forma. Desde dezembro, cinco liminares foram expedidas pela Corte garantindo vagas a suplentes dos partidos. Até a semana passada, 14 mandados de segurança foram protocolados no Supremo sobre o assunto. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), tem mantido o entendimento da Casa de dar preferência a suplentes de coligações, ao contrário das determinações do STF até agora. “Vamos continuar cumprindo a lei. E a lei determina a posse do suplente da coligação. A Câmara vai continuar com entendimento de que o que vale é a coligação”, afirmou Maia no início de fevereiro.Na decisão desta quinta, Lewandowski negou o pedido feito por Wagner da Silva Guimarães (PMDB-GO), que concorreu ao cargo de deputado federal nas eleições de 2010 como segundo suplente da coligação e primeiro do partido.
Guimarães pretendia ocupar a vaga deixada pelo deputado Thiago Peixoto (PMDB-GO), que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Educação de Goiás. O ministro afirma que o sistema de eleições proporcionais adotado no Brasil assegura o direito dos candidatos mais votados e da lista de suplentes apresentada pelos partidos. Para ele, ignorar essa lista seria mudar as regras, o que não compete ao Judiciário.“Qualquer alteração no sistema proporcional eleitoral brasileiro, a meu ver, implica reforma política cuja competência estabelecida na Constituição e na legislação eleitoral é exclusiva do Congresso Nacional”, afirmou o ministro.
Lewandowski rebate argumentos apresentados nas decisões anteriores ao dizer que a regra de fidelidade partidária não pode ser aplicada à convocação de suplentes.
“Nos casos de investidura em cargos do Executivo, o parlamentar faz uma opção política sem nenhum prejuízo para a legenda que consentiu e é beneficiaria do cargo”, argumentou Lewandowski."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66864
De: Cristina Data: Quinta 17/3/2011 16:03:25
Cidade: Montes Claros

Sábado, dia 19, os brasileiros terão a oportunidade de ver o fenômeno conhecido por “Super Lua”. Na data, a Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos,. Devido à proximidade, as marés deverão se alterar. A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66863
De: José Prates Data: Quinta 17/3/2011 14:35:34
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

O lamento de Macedo

José Prates

O comentário de Macedo (Msg 66857) se fosse verbal, a sua voz estaria embargada pela emoção que o ciúme provoca, em muitas ocasiões. Isto, porém, é uma prova eloqüente de que o amor à terra natal cria desabafos como esse, quando a sentem preterida na concessão de benefícios ou na premiação com altos investimentos. A terra é dele; ele é a sua população. Quando ele diz que Uberaba “já foi equiparada a Montes Claros e hoje está anos luz na frente”, deixa transbordar a mágoa pelo descaso e abandono de sua cidade, sentimento natural no filho que ama a mãe e a vê relegada a segundo plano no conjunto da família. Quem pode dizer que esse comentário é uma reclamação contra os dirigentes da cidade. Ninguém, porque ele é o desabafo lacrimal de um filho que vê a terra-mãe desprotegida, largada à própria sorte, num crescimento desordenado.É um grito contra todos, contra ele próprio, talvez. Uberaba não está à frente em extensão ou numero de habitantes, mas, em riqueza e civilização, porque os seus filhos souberam lutar por ela, uma luta sem egoísmo, pensando no desenvolvimento capaz de beneficiar a todos, porque todos são irmãos, filhos do mesmo lugar. Pensaram e agiram ao contrário de Montes Claros, que desde o seu inicio, foi cada um por si e Deus, somente Deus, por todos
. “Querem ver o tamanho da diferença, visitem a moderna, limpa e civilizada Uberaba, onde as leis são cumpridas” não é um convite, mas, também um lamento contra os próprios irmãos que fizeram o lugar crescer, sem pensar nele, mas, em si como pessoas ou família. “Uma andorinha só, não faz verão”, diziam os antigos, na bela filosofia dos seus adágios. Não é Macedo que vai mudar a cidade com seu choro, com seus lamentos; não é, também, com lamentos que se pode mudar o lugar, mas, com trabalho e principalmente amor. Não é o grito de Macedo que vai despertar as autoridades municipais para pensarem no desenvolvimento cultural da cidade, ao lado do crescimento econômico. Não é o choro dos Macedos de Montes Claros que vai educar o povo, mas, medidas governamentais, até mesmo com algumas punições, que vão dizer aos relaxados que isto ou aquilo é contra a cidade e sua população. Nós cremos que um lamento como esse do Macedo, se lido e interpretado como um sentimento puro de amor à terra, pode despertar aqueles que têm obrigação para com a cidade e o seu povo, promovendo e fazendo a grande obra educacional do povo, inclusive com exemplos. Hoje, os meios de comunicação estão ai, avançados e eficientes, pedindo para serem usados. Montes Claros cresceu, desenvolveu-se economicamente, mas, a educação popular ficou lá atrás. Devia ter crescido junto.
Quando lemos a mensagem do Macedo, veio à nossa mente a Montes Claros de cinqüenta anos passados, sem a ganância do capitalismo. Era cidade grande, capital do sertão, de comércio vasto, poética e romântica. Ruas estreitas sem o vai-e-vem de carros, onde todo mundo saudava todo mundo, irando-lhes o chapéu em sinal de reverência. Era gente da terra, que nasceu na terra ou que a terra adotou como filho. Depois, a luz chegou; o comercio cresceu; a industria se instalou e mais gente e mais gente foi chegando e até favelas apareceram, coisa de cidade grande. Hoje, ninguém saúda mais ninguém ao se cruzarem na rua. Nem alguém usando chapéu, a gente vê mais. as universidades chegaram, o ensino multipliou-se, mas, a educação para a vida em comunidade, não houve. A ânsia do desenvolvimento capitalista fez cada um lutar por si próprio; os carros encheram as ruas; o vizinho que era como um parente, tornou-se um estranho que ninguém sabe, sequer, o nome de batismo. Pois é; Essa é a Montes Claros dos Macedos que choram de ciúmes de uma Uberaba que cresceu com o povo e para o povo. Eu estou longe, bem distante, mas, também, choro a Montes Claros que me adotou como filho e que amo ardentemente, mas, que, talvez, nem saiba quem eu sou.


(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66862
De: Monteiro Data: Quinta 17/3/2011 11:14:29
Cidade: M. Claros

"Qua 16/03/11 - 12h25 - Hoje espremido e ignorado, o palacete da "Gazeta do Norte" recebeu a distinção (naqueles dias de guerra) de espalhar o primeiro sinal de rádio"

Acho que hoje é véspera de Natal. Acho que estou, digamos, um pouco fugido de casa, ali perto. É noite. Vou pela rua 15, que já se chama Presidente Vargas, mas que todos chamam de rua Quin-ze. Este sobrado tem escadas e do alto das escadas descem sons. Os sons me encantam, chamam-me. Subo. Há um homem, forte, por trás de um vidro, e ele fala num aparelho. Crianças cantam. Cantam - cantam músicas de Natal. Colo o rosto no vidro, para ver e ouvir melhor, e embaço o vidro. São Pastorinhas, reconheço. Desconfio que cheguei a um lugar perto do Céu, pouquinho antes de o Menino nascer. Há alguém comigo, e quer ir embora. Decido ficar. O homem chama-se Zé Lambique, ou Alambique, não sei, ele não diz direito. Sei que esta música - que o rádio faz cantar - cantará em mim o resto da vida. Tenho 6 anos e a alegria que sinto seja para todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66861
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quinta 17/3/2011 08:08:26
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

17 de março

1863 — Falece Francisco Santiago de Galiza aos 67 anos de idade. Foi o primeiro carcereiro da Cadeia Pública da Vila de Montes Claros de Formigas.
1900 — Falece dona Mariana Porfíria Corrêa Machado, aos 73 anos de idade. Nasceu em Diamantina, filha de João Batista Corrêa Machado e dona Firmina Andreza Versiani. Era viúva do cel. João Antônio Maria Versiani.
1927 — Falece Onofre Peixoto aos 40 anos de idade. Nasceu em Terra Branca, município de Bocaiúva, Minas, filha de Antônio José Peixoto e dona Ana Izidra de Morais Peixoto. Vindo com seus pais para Montes Claros aqui se dedicou à carreira de comerciante, tendo-se casado com dona Zelita Augusta Peixoto a 29 setembro de 1917.
1931 — Falece em Brejo das Almas, o cônego Augusto Prudêncio da Silva. Nasceu em Montes Claros a 31 julho de 1856, filho de Camilo Prudêncio da Silva e dona Jerônima Cassimira de Jesus. Fêz o curso primário em sua terra natal, sendo internado aos doze anos de idade no Seminário de Diamantina. Aos 20 já se achava apto para receber ordens, o que não se verificou por não ter ainda a idade exigida. Continuou no Seminário como professor de Latim, disciplina que lecionou, durante três anos, ordenando- então. Vindo para a sua terra natal, substituiu como Vigário, nesta Freguesia, a 8 de agôsto de 1879, o padre Antônio Augusto Alkmin. Elegendo-se Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, tomou posse do cargo a 1.° de janeiro de 1901, exercendo-o até 1904. Ocupou por algum tempo a Diretoria da Escola Normal de Montes Claros. Em 1904 era nomeado Vigário de Sã Gonçalo do Brejo das Almas, então distrito de Montes Claros, pelo Bispo de Diamantina. Transferido em 1913 para Coração de Jesus, por ato de D. Joãn Antônio Pimenta, Bispo de Montes Claros, ali só permaneceu um anos voltando novamente para Brejo da Almas, por pedidos insistentes de seus moradores. A 31 de julho de 1926, foi elevado a cônego por do Bispo de Montes Claros. Ocupou por vários anos em Brejo das Almas, a presidência do PRM e, após a revolução de 1930, foi nomeado membro do Conselho Municipal.
Ali fundou, por conta própria, a banda de música Lyra a Associação das Mães de Família.
1947— E’ inaugurado o Grupo Escolar Dr. Carlos Versiani, à rua Belo Horizonte, em Montes Claros, em prédio mandado adaptar para tal finalidade pelo engenheiro Demósthenes Rockert.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66860
De: Estado de Minas Data: Quarta 16/3/2011 19:06:55
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Esquema de desvio de dinheiro público é desarticulado no Norte de Minas - Luiz Ribeiro - Um esquema fraudulento de desvios de recursos públicos destinados à área da saúde foi desarticulado nesta quarta-feira no Norte de Minas por meio de duas operações simultâneas comandadas pelo Ministério Publico Estadual e pela Polícia Federal. A fraude envolvia a prefeitura de São João da Ponte e um empresário de Montes Claros.
À pedido do MPE, a Justiça afastou do cargo, por prazo indeterminado, o prefeito de São João da Ponte, Fábio Luiz Fernandes Cordeiro (PTB). Ele é acusado de atrapalhar as investigações. Também foram afastados de seus cargos o secretário municipal de Saúde, Fagner Magela Cordeiro, a secretária de Finanças, Rita Magela Dias Cordeiro e a presidente da Fundação Municipal de Saúde (Fumasa), Noeme Laura Alves Correa. Eles são, respectivamente, irmão, cunhada e prima do prefeito.
Por causa da relação de parentesco entre os envolvidos no esquema, o MPE batizou a ação, que contou com o apoio da Policia Militar e da Receita Estadual, de “Operação Grande Família”.
Já em Montes Claros, a Polícia Federal, por meio de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, apreendeu R$ 307 mil em dinheiro e mais R$ 105 mil em dois cheques (um de R$ 100 mil e outro de R$ 5 mil) na casa do empresário Hélio Rodrigues Neres, o Hélio Neres. Ele é dono de três empresas distribuidoras de medicamentos e equipamentos médico-hospitalares, sendo uma delas alvo de investigação por suspeita de participação no esquema fraudulento em São João da Ponte. De acordo com a PF, será investigada a origem do dinheiro, que poderá ser restituído para o erário, caso provada a ilegalidade.
Em São da Ponte, foram apreendidos documentos e computadores na prefeitura e nas casas do prefeito e dos suspeitos afastados dos seus postos na administração municipal. De acordo com a Polícia Federal, se for compravada a participação dos suspeitos nas fraudes eles poderão ser indiciados pelos crimes contra a lei de licitações ou de peculato-desvio cujas penas vairam, respectivamente, de 2 a 4 anos e de 2 a 12 anos anos de prisão.
Investigação
O suposto desvio de dinheiro público destinado à saúde em São João da Ponte vem sendo investigado desde o final de novembro de 2010, quando foi deflagrada a “Operação Conto do Vigário”, que desmantelou uma organização criminosa, que seria responsável por desvios de cerca de R$ 100 milhões, através de fraudes em licitações de várias prefeituras. Foi constatado que a empresa Hiper Distribuidora de Medicamentos – de propriedade de Fabrício Viana e da mulher dele, Isabel Cristina, presos na “Conto do Vigário”, venceu uma licitação, realizada em julho de 2010, para o fornecimento de R$ 225 mil em remédios para a prefeitura de São João da Ponte.
No entanto, de acordo com as investigações do MPE, os responsáveis pela compra teriam pedido à empresa a entrega de somente R$ 50 mil dos medicamentos. Segundo o Ministério Público, testemunhas ouvidas durante as investigação revelaram que os outros R$ 175 mil teriam sido divididos entre os donos da empresa e demais envolvidos no esquema fraudulento.
Ainda segundo o Ministério Público, o prefeito Fábio Madeira é suspeito de participar da fraude já que, por várias vezes, ele visitou a sede da Hiper Distribuidora, no Centro de Montes Claros. Ele não foi encontrado pela reportagem para comentar o caso. O advogado dele também não foi localizado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66859
De: Raphael Reys Data: Quarta 16/3/2011 16:00:13
Cidade: Moc - Mg  País: Br

Rio Serraria

Transcorria o abastado ano de 1968 e no bairro São José onde morávamos vadiávamos em turmas de adolescentes em incomensuráveis festas as quais eram realizadas na maioria das vezes na laje da casa de Durval Durães e Margarida Barbosa. Os piqueniques nos fins de semana aconteciam em nossa fazenda no Rio de Peixe, às margens do São Lamberto.
As caçadas e pescarias que fizeram história eram sempre nos fins de semana e feriados prolongados tendo como palco a fazenda de Tião Souto e Onofre Espírito Santo, no município de Jaiba.
Íamos os casais de namorados e éramos recebidos por Onofre, nosso vizinho de bairro aqui nos Montes Claros e companheiro de trecho, aventuras e dois dedos de prosa à beira das fogueiras.
Tempos de fartura, de Jovem Guarda, de Beatles.
As armas e a tralha de pescaria eram transportadas na caminhonete de Waltim Coutinho, um cabeceira sempre à frente nas aventuras. Companheiro de toda hora, Walter estava presente e a disposição para o que desse e viesse.
Na viagem, passávamos pela fazenda de Mário do Umbigo, irmão do prefeito de São João da Ponte, onde curtíamos o dia com mesa farta boas cachaças, muita conversa jogada fora e exercício de tiro ao alvo com revólveres, atividade que o Mário adorava! Hoje o local é o povoado de Marilândia, em sua homenagem.
À porta da fazenda de Tião Souto, duas lagoas garantiam a fartura com marrecos, ariris e patos em abundância. Muita mata fechada, pastagem de colonião para o gado de corte, um calor sufocante que propiciava até gestação de mula.
O Rio Serraria é formado de três cursos secundários de águas e estando no alto do morro, dava para vislumbrar as margens do velho Chico, ao longe.
Rio de águas fortes com corredeiras, pescaria difícil usando redes e melhor ainda com o uso do anzol com caçote para apanha dos dourados nas corredeiras. Grande quantidade de cobras venenosas descendo o rio fazia com que se tivesse um atirador de plantão posicionado em uma elevação. Uma cartucheira Boito 16 mocha sempre pronta para o disparo certeiro de Onofre, exímio atirador.
Certa tarde, um fazendeiro vizinho mandou uma encomenda solicitando o abate de uma vaca. Queria o fígado inteiro e uma banda da criação, pois estava para receber a sua família que residia em Belo Horizonte naquele feriado longo.
O fígado e a banda dianteira foram postos em sacos de estopa e amarrados na garupa de um cavalo. O vaqueiro encarregado da entrega refugou a viagem já na boca da noite, alegando o perigo de se deparar com uma onça na campana, mas acabou indo, pois não havia outro peão disponível no momento.
Não deu outra! Em certo trecho beirando a cerca, com precaução, a pintada deu o pulo e arrancou os sacos com a carne, deixando o traseiro da montaria rasgado pelo sulco das suas garras afiadas.
O vaqueiro conhecedor do terreno saltou da montaria, pulou a cerca sob a luz da lua e se refugiou em uma pequena ilha, no centro do rio.
Tarde da noite saímos montados a cavalo com uma patrulha organizada. Pela manhã o localizamos e o avistamos todo enregelado nas folhagens da pequena ilha. Deu trabalho para tirá-lo de lá. O homem estava em pânico e recusava-se a dispensar a segurança do local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66858
De: JPN Data: Quarta 16/3/2011 16:03:11
Cidade: Montesclaros

P/ Men: 66857, Sr. Macedo. Primeiro peço desculpa de ter me mantido tanto tempo desinformado com relação a produção de amônia, achei que não fabricavam mais, pois tempos atrás houve um boato que as industria não usariam mais a amônia para refrigeração, somente o CFC (clorofluorcarbonos) que era a bola da vez.Porém não fico triste que a “rica Uberaba” vai receber uma usina, dependendo do local da instalação, é uma bomba. Lembro uma época que estive em Natal-RN , houve um vazamento de amônia e mais de 100 pessoas ficaram feridas e contaminadas e teve algumas mortes. Pena que os cientistas (alguns) culpam o CFC pelo buraco de Ozônio, se não a amônia não voltava mais para as indústrias.As penitenciárias têm em todo lugar, inclusive em Uberlândia, vizinha da “rica Uberaba”, pena que nossos governantes anteriores concederam o espaço para construções das penitenciarias de Montes Claros e Francisco Sá, mas, elas são menos perigosas que as usinas de amônia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66857
De: Macedo Data: Quarta 16/3/2011 12:09:25
Cidade: BH

A presidenta Dilma estará amanhã em Minas para lançar protocolo entre a Petrobras e o governo mineiro que resultará em usina de amônia. Claro, no rico Triângulo Mineiro, na rica Uberaba, que já foi cidade equiparada a M. Claros e hoje está anos-luz na frente. Não em população, que isto nada significa, ou significa contra. Está na frente em qualidade de vida, no Índice de Desenvolvimento Humano. M. Claros, quando lembrada para qualquer coisa, é para sediar, por exemplo, penitenciária de trânsito, hotel de presos temporários, em área urbana, com a concordância e o aplauso dos governantes. Governantes que deveriam atuar na primeira trincheira de defesa dos que aqui vivem. (...) Querem ver o tamanho da diferença visitem a moderna, limpa e civilizada Uberaba, onde as leis são cumpridas. Depois, relatem as diferenças verificadas nos últimos 30 anos.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66856
De: ailson mota Data: Quarta 16/3/2011 12:10:35
Cidade: pirapora mg

faleceu agora na parte da manha em acidente automobilistico, proximo a pirapora o dr Valdinei juiz de direito da comarca de varzea da palma-mg

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66855
De: kardec Data: Quarta 16/3/2011 11:37:45
Cidade: são joão da ponte  País: brasil

A Polícia Federal, Militar e Civil estão em São João daPonte em operação desde às 5 horas da manhã. Estão em frente ao prédio da prefeitura e recolheram material, também a casa do (...) foi visitada. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66854
De: Sérgio Data: Quarta 16/3/2011 11:55:10
Cidade: M. Claros

É grave, muito grave, o que admitiu o delegado Aluizio Mesquita, responsável pela Polícia Civil no Norte de Minas. Ele revelou que os setores de inteligência da polícia identificaram que delinquentes fugitivos do Morro do Alemão, no Rio, estão agindo em Montes Claros. Morro do Alemão, todos se lembram, foi aquela operação de reconquista de território carioca da mão e do completo domínio dos bandidos. Se eles vieram para cá, se estão agindo aqui, é preciso que as polícias, tanto a Civil como a Militar, dêem mais informações, até para que a população possa se prevenir. Ontem, por volta da 17h, causou espanto e medo o desfile de três motos da PM pela rua Camilo Prates, centro, com um dos policiais na garupa empunhando uma metralhadora apontada para o alto, como se estivesse na contigência de eventualmente utilizá-la. A população pelo menos precisa saber do tamanho do risco que corre. Para se prevenir, para prevenir a família, os filhos, a vizinhança. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66853
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quarta 16/3/2011 08:06:35
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

16 de março

1835 — Constando que o dr. Jerônimo Máximo de Oliveira e Castro, Juiz de Direito da Comarca, seria transferido para outra Comarca da Província, o Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, José Pinheiro Neves, em sessão extraordinária, propõe o pedido que é aprovado, de conservação, nesta Comarca, do referido Juiz, por ser “reconhecido hum Magistrado Imparcial, illustrado com afinco ao Systema que nos rege, que tem sabido conservar a Comarca em paz e tranquilidade, com o qual os Habitantes se achão assás satisfeitos.”
1841 __Lê-se, em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, um ofício da Câmara Municipal de São Romão, participando que, na sessão de 5 de março de 1841, tomou posse do cargo de Juiz de Direito dessa Comarca o dr. Teodoro Manoel Soares de Sousa.
1920__Por ato do Govêrno do Estado, o dr. Carlos Maciello é nomeado para o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Montes Claros.
1932— Falece aos 68 anos de idade, dona Maria Senhorinha de Andrade (Siá Cotinha), viúva do cap. João Augusto de Andrade, antigo comerciante na cidade de Montes Claros.
1939 __E’ iniciado pela Prefeitura Municipal de Montes Claros o serviço de esgôto da cidade. A fossa será do tipo aperfeiçoado; o poço digesto decantador vertical OMS será de concreto armado, medindo aproximadamente 5 metros de profundidade, por 9 de diâmetro de bôca. O engenheiro encarregado da construção, dr. Porthos Leme Rache, empreitou-a pela quantia de 55:000$000, e a mesma foi atacada pelo mestre de obras Ricardo Mineli. A rêde de esgôto ficará dividida em três zonas, em rêdes parciais independentes. Serão executadas pela Prefeitura na seguinte ordem: zona central, zona oeste e zona leste. A central abrange a maior parte da cidade e compreende cêrca de 9.000 metros de comprimento, começando na avenida Francisco Sá, indo até à fossa situada em terrenos da Prefeitura, a rua Brejo das Almas, hoje, Marechal Deodoro. A lavagem da rêde será feita por 17 tanques fluxíveis automáticos, distribuidos ao longo da rêde.
1943— Pela portaria n.º 260, o Departamento de Administração do Ministério da Viação e Obras Públicas concede permissão à Rádio Sociedade Norte de Minas, da cidade de Montes Claros, para instalar uma estação rádio-difusora, de caráter local, com a potência de 250 watts, e aprova os locais do transmissor e estúdio, situados respectivamente no bairro Santo Expedito e no edifício da “Gazeta do Norte”, localizado à rua Presidente Vargas, na cidade de Montes Claros.
1947__Realiza-se a eleição da nova Diretoria do Aero-Clube de Montes Claros para o período de 1947, sendo eleitos Presidentes de Honra dr. Roberto Pimentel e Nathérclo França; Presidente efetivo, Antônio Lafetá Rebelo.
1954__Falece, no Rio de Janeiro, Prudente Souto, aos 64 anos de idade. Nasceu em Bocaiúva, Minas, filho de Augusto de Araújo Abreu e dona Antônia Versiani Souto. Em 1930 transferiu-se para Montes Claros onde se dedicou ao comércio.
1959__Falece Ilídio dos Reis. Nasceu em Montes Claros a 16 de junho de 1901, filho de Máximo José de Moura e dona Joaquina de Moura. Casou-se, em primeiras núpcias, com dona Maria de Lourdes Santos e, em segundas, com dona Jacintha Rodrigues. Era fazendeiro no município de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66852
De: Fagundes Data: Quarta 16/3/2011 06:45:49
Cidade: Moc/MG  País: BRASIL

O BMG Montes Claros conquistou a quarta vitória consecutiva na Superliga.As parciais foram de 25 a 19, 19 a 25, 21 a 25 e 23 a 25, em 2h06 de partida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66850
De: Gissele Niza Data: Terça 15/3/2011 16:41:26
Cidade: Montes Claros/MG

(...) A pedido do promotor de Justiça, Henry Wagner de Vasconcelos Castro informo-lhes que foi marcado para a próxima terça-feira o julgamento de Francisco dos Reis Almeida Simões, réu confesso de ter matado com requintes de crueldade, o menino Sidney Junior, no dia 7 de junho de 2007.E no dia 5 de junho de 2011 será realizado o julgamento dos acusados do bárbaro assassinato do bailarino e coreógrafo Igor Leonardo Lacerda Xavier., no dia 1º de março de 2002.Atenciosamente, Gissele Niza

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66849
De: Simone Pacheco Data: Terça 15/3/2011 12:33:10
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

(...) depois de 3 anos e 9 meses, de saudades e expectativas, finalmente foi marcado o júri popular de francisco dos reis almeida simoes, assassino confesso do garoto sidney junio andrade souza,brutalmente assassinado em 07/06/2007 (feriado de corpus christi).(...) lembramos que o júri popular será dia 22/03/2011 (3ªfeira) as 08:00horas no fórum gonçalves chaves.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66848
De: Estado de Minas Data: Terça 15/3/2011 09:18:06
Cidade: BH  País: Brasil

Faculdade Promove será despejada de prédio por falta de pagamento do aluguel. Escola afirma que vai recorrer da decisão A Justiça determinou o despejo da faculdade e do pré-vestibular Promove do prédio da Avenida João Pinheiro, 164, no Centro da capital, por falta de pagamento do aluguel. Cerca de 3,5 mil alunos que estudam no local estão em meio a um fogo cruzado entre a Soebras Associação Educativa do Brasil, que em 2006 comprou a rede de ensino, e um ex-funcionário, Geraldo Barbosa, detentor de 25% do imóvel. À decisão, publicada no Diário do Judiciário, cabe recurso, mas deixa alunos temerosos. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66847
De: Laura Data: Terça 15/3/2011 11:26:48
Cidade: DF

O Observatório Sismológico da UNB mantém o tremor de 3,2 graus em M. Claros, no dia 5 de março, como o último ocorrido em território brasileiro. Significa que a réplica não houve ou não foi registrada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66846
De: Ruy Data: Terça 15/3/2011 11:30:56
Cidade: BH

Em seis meses, o mundo verá o Japão ressurgir, mais pujante e remoçado. Foi assim durante milênios. Enfrentou guerras, enfrentou terremotos e maremotos, enfrentou duas bombas atômicas, mas sempre recomeça e dispara. Já o Brasil, sem guerras, sem terremotos, sem bombas atômicas....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66845
De: Estado de Minas Data: Terça 15/3/2011 10:43:07
Cidade: Belo Horizonte/MG

Falha em estação sismográfica não registra novo tremor de terra em Montes Claros Luiz Ribeiro No último fim de semana, a população de Montes Claros (Norte de Minas) voltou a ficar assustada com um tremor de terra que teria ocorrido na cidade. De acordo com relatos de moradores, o sismo teria acontecido por volta das 13h25min. No entanto, o abalo não foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB). O motivo pelo não registro do fenômeno seria o fato de a estação sismográfica da região de Caraíbas (Itacarambi) estar danificada. O equipamento teria sido atingido por um raio.
Na tarde desta segunda-feira, o analista do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília Diogo Farrapo Albuquerque disse que é possível que tenha ocorrido um abalo sísmico na cidade do Norte de Mina no último fim de semana. Mas, não houve registro pela UnB. Ele disse que o fenômeno sentido pelos moradores pode ter sido um tremor de menor intensidade, que seria uma réplica do abalo de 3,2 graus na escala Richter, registrado em Montes Claros na noite do dia 5 passado.
Por outro lado, o técnico explicou que, exatamente pela probabilidade de ter sido um tremor de menor magnitude, é necessário um equipamento próximo do local da ocorrência para seu registro. Mas, acontece que a estação sismográfica de Itacarambi (a 250 quilômetros de Montes Claros) está danificada. “Houve um problema com o equipamento lá (Itacarambi). Parece que o aparelho foi atingido por um raio”, disse Diogo Albuquerque. Ele informou que nos próximos dias, uma equipe técnica do Observatório de Sismologia da UnB vai até o Norte de Minas para consertar o equipamento. A estação sismográfica de Caraíbas foi instalada no final de 2007, em função do tremor de 4,9 graus na escala Richter, ocorrido em 9 de dezembro daquele ano e devastou a localidade, destruindo 76 casas e provocando a morte de uma criança de cinco anos. Foi a primeira morte provocada por um terremoto no Brasil.
O analista do Observatório Sismológico da UnB recomenda aos moradores de Montes Claros que, se sentirem novos abalos, devem sempre manter a calma e, em caso de algum dano material, comunicar ao Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil do Município. “As pessoas devem ficar tranquilas de que no Brasil não ocorrem terremotos de até 8,9 na Escala Richter, como aconteceu no Japão”, afirmou Albuquerque

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66844
De: Estado de Minas Data: Terça 15/3/2011 09:21:15
Cidade: Belo Horizonte/MG

Confederação alerta para empréstimos do PAC 2 Luiz Ribeiro A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) é a esperança para a realização de obras de centenas de prefeitos, que enfrentam dificuldades devido à falta de recursos. O projeto de hoje, no entanto, pode virar dor de cabeça para o prefeito de amanhã, se o planejamento não for feito criteriosamente. Isto porque o PAC 2 não oferece somente recursos a fundo perdido. Linhas de financiamento como a voltada para asfaltamento de ruas e avenidas exigem que o empréstimo seja pago com correção de 6% ao ano, três anos de carência e parcelamento em cinco anos. Prazos que significam que os próximos prefeitos é que terão que arcar com os contratos fechados agora, já que haverá eleições municipais em 2012.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, alerta que os prefeitos devem ficar atentos para fazer um planejamento correto, que não comprometa os orçamentos das prefeituras no futuro. Ele lembra que a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que cada prefeitura somente pode receber financiamentos dentro do limite de 1,2 vezes o orçamento anual do município. “É preciso observar se o município tem liquidez suficiente para receber os financiamentos”, ressalta.
(...)
Tábua de salvação
Em Montes Claros – quinta maior cidade de Minas, situada no Norte do estado –, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, projeto que autoriza a Prefeitura a contrair financiamento de R$ 23,5 milhões, por meio da Caixa Econômica Federal, com contrapartida de R$ 1,5 milhão do município, destinado a obras de pavimentação de ruas e avenidas na cidade.
O crédito está incluído no PAC 2, sendo liberado com correção de 6% ao ano, com três anos de carência e o pagamento parcelado ao longo de cinco anos. A expectativa é de que os recursos alavanquem a atual administração do município, que enfrenta desgastes devido a falta de obras. O prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), entretanto, rebate críticas dos adversários que o acusam de usar os recursos federais como “tábua de salvação” para a sua gestão, visando concorrer à reeleição. “Eu não estou preocupado com as próximas eleições. Quero benefícios para o povo de Montes Claros. E o projeto visa a isso. Tanto é que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal”, argumenta Tadeu Leite. “Não estamos sacando contra ninguém no futuro. Apenas contraímos um financiamento para fazer obras, dentro da capacidade de endividamento do município. Isso é a coisa mais normal do mundo”, defende-se o prefeito.
A administração tem prazo até 30 de setembro para tomar essas providências junto à Caixa Econômica Federal. “Mas, a nossa intenção é que junho ou julho, no máximo, tudo esteja encaminhado para que as obras possam licitadas”, informa o secretário municipal de Planejamento e Obra, João Henrique Ribeiro.
A aprovação do projeto que autoriza o Executivo a contrair o financiamento de R$ 23,5 milhões do PAC 2 ganhou aspecto de “tábua de salvação” da atual gestão por causa dos problemas enfrentados pela administração. Ao tomar posse, o prefeito Luiz Tadeu Leite reclamou que encontrou a prefeitura endividada e inchada de servidores, sem dinheiro para fazer obras. No atual governo municipal, a folha de pagamento da prefeitura aumentou por conta da contratação de centenas de cabos eleitorais indicados por vereadores e por lideres políticos que apoiaram o atual chefe do Executivo no segundo turno da eleição de 2008 e indicadas por próprio.
Na campanha política de 2010, por causa da candidatura a deputado estadual do seu filho, Tadeu Leite Martins Leite (PMDB), o Tadeuzinho, que foi eleito, o prefeito acabou rompendo com a vice-prefeita Cristina Pereira (PP), mulher do deputado Gil Pereira (PP), atualmente, licenciado à frente da Secretaria Extraordinária do Desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tadeuzinho fez dobradinha com o então candidato a deputado federal Wilson Cunha (PMDB), que não foi eleito. Com isso, outros deputados federais votados na cidade acabaram se afastando da administração. O atual prefeito também é distante do Governo do Estado por ter apoiado a candidatura a governador de Helio Costa (PMDB) em 2010.
Em janeiro, as dificuldades da prefeitura de Montes Claros foram intensificadas com uma crise na área de saúde, com falta de medicamentos nos postos e aumento das filas em hospitais e centros de saúde. A crise acabou contribuindo para a queda do ex-secretário municipal de Saúde, José Geraldo Drumond, substituído pelo atual secretário, Geraldo Edson Souza Guerra, que tenta arrumar o setor.
Com o o desgaste da administração, um grupo ligado ao ex-prefeito Athos Avelino (PPS), aproveitou do momento e lançaram o movimento “Fora Tadeu”, que também contou com adesão de seguimentos católicos, estudantes e demitidos da prefeitura. Além do envio de milhares mensagens na Internet, em fevereiro, os integrantes do movimento fizeram duas passeatas contra o atual prefeito na cidade. Agora, organizam um novo protesto, marcado para o dia 19 de março.
O movimento acabou antecipando o processo sucessório de 2012 na cidade, já que Athos Avelino deverá disputar novamente a prefeitura, caso consiga resolver pendências na Justiça Eleitoral, que incluiu o ex-prefeito na “Lei da Ficha Limpa”. O prefeito Tadeu Leite alega que o movimento contra ele tem apenas motivação política, pois não existem denúncias de irregularidades na administração que poderiam resultar na abertura de um processo de impeachment. “São rebeldes sem causa. O movimento deles serviu para me dar novas forças, como um energético”, alega.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66843
De: Hoje em Dia Data: Terça 15/3/2011 07:25:16
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Novo tremor de terra assusta Montes Claros - Girleno Alencar - Um novo tremor de terra assustou os habitantes de Montes Claros, no Norte de Minas, por volta das 13h30 de domingo. Foi a quarta ocorrência na cidade desde o dia 5 de março, segundo os moradores. O Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília, no entanto, registrou oficialmente apenas uma ocorrência no período. Justamente a do dia 5, de 3,2 graus na Escala Richter. “Os trovões durante as chuvas que ocorreram na cidade podem estar sendo confundidos com tremores”, diz o professor Lucas Vieira, pesquisador do Obsis. A psicóloga Daniela Rezende estava na avenida Mestra Fininha no dia 5 de março, e sentiu o tremor registrado em Montes Claros. “É preciso entrevistar os moradores da cidade para diagnosticar, inclusive, se o inconsciente coletivo dos moradores da cidade está confundindo trovão com tremor de terra, influenciados talvez pela recente catástrofe no Japão”, diz. No entanto, o pesquisador do Obsis acredita que também é possível que tremores de menor magnitude não tenham sido registrados pelas estações sismográficas de Brasília e Tocantins, as mais próximas de Montes Claros em funcionamento. A estação instalada em Caraíbas, na zona rural de Itacarambí, que seria a mais próxima da cidade, está danificada desde dezembro de 2007. Segundo os moradores, além do registrado pelo Obsis no dia 5 de março, outros tremores de terra aconteceram em Montes Claros nos dias 7, e no dia 9 de março, quando o o próprio Obsis recebeu informações de novo tremor. Mas nada foi constatado oficialmente. Segundo o pesquisador do Obsis, Minas Gerais precisa investir em estudos de sismicidades : “Outros municípios mineiros também têm registrado tremores. E isso exige monitoramento contínuo”, diz. O coordenador municipal de Defesa Civil, Mattson Malveira, apresentou nesta segunda-feira (14) em Brasília, junto ao Ministério da Integração Nacional, projeto para um estudo mais detalhado sobre os tremores de terra em Montes Claros. O secretário nacional de Defesa Civil, Luiz Eduardo Santos, anunciou que irá autorizar os estudos. Mas, segundo ele, desde que seja estabelecida uma parceria com alguma instituição. A previsão é que serão liberados R$ 60 mil para estes estudos. Porém, a perspectiva de Montes Claros receber uma estação sismográfica, conforme sugestão do pesquisador do Obsis, ainda não foi aprovada. Durante a manhã, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, recebeu pedido de ajuda da Comissão Municipal de Defesa Civil e se dispôs a liberar recursos para um amplo estudo sobre as causas dos tremores na cidade. Oficialmente, de dezembro de 2008 até agora, onze tremores de terra foram registrados em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66842
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Terça 15/3/2011 07:18:35
Cidade: Montes Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

15 de março

1886 — Por ato do Govêrno da Província, Bento Belchior de Alkmin é nomeado para exercer a função de Promotor Público da Comarca de Jequitaí.
1897 — Falece o cap. José Filomeno de Araújo aos 73 anos de idade. Nasceu em Portugal, filho de Manoel Luiz de Araújo e dona Maria Rosaura de Araújo. Pertencendo ao Corpo da Polícia da Capital mineira, foi nomeado Delegado de Polícia de Montes Claros, aqui se radicando, tendo sido vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, a qual presidiu eventualmente. Casou-se com dona Tomásia Trindade de Araújo a 1 de maio de 1885 e, neste mesmo ano, a 10 de agôsto, reformou-se no pôsto de capitão.
1903 — Falece dona Maria Teixeira Sarmento aos 23 anos de idade. Nasceu em Montes Claros, filha de Sílvio Teixeira de Carvalho e dona Ana Maria Teixeira. Era casada com Joaquim Sarmento Sobrinho, comerciante em Montes Claros.
1912 — Nasce em Montes Claros, Jáder Dias de Figueiredo, filho do cel. João Bernardino de Figueiredo e dona Isabel Dias de Fegueiredo. Foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Municípios e fazendeiro no município de Montes Claros. Como suplente de Deputado à Assembléia Legislativa do Estado de Minas, exerceu o mandato de Deputado por algum tempo.
1913 — Falece o cel. José Antônio da Costa. Nasceu a 2 de outubro de 1825 e era viúvo de dona Maria Josefina de Sousa Costa.
1921 __Falece, em Pirapora, Victor Quirino de Sousa. Nasceu em São José do Gorutuba e transferiu a sua residência para Montes Claros, onde se casou com dona Firmina Teixeira de Carvalho. Filiando-se ao Partido Conservador, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, à qual se elegeu vereador por várias vêzes. Era comerciante em Montes Claros, quando se mudou para Pirapora, e ali estava exercendo o cargo de Juiz de Paz, ao falecer.
1928 — Inaugura-se o Ginásio Municipal de Montes Claros, à avenida Cel. Prates, tendo como seu primeiro Diretor o cônego Eugênio Guypers, e como Inspetor Federal o padre Leon Lem.
— Falece o cel. Tobias Vecchio. Nasceu em San Martino, na Província de Salerno, Itália, a 15 de janeiro de 1856, embarcando para o Brasil quando contava apenas quinze anos de idade. Estabeleceu-se na cidade de Três Pontas, Minas, casando-se em 1882 com dona Cândida Flora Vecchio. Residiu por vários anos no Estado do Rio Grande do Sul, onde foi sócio de diversas firmas. Transferindo-se para Montes Claros, foi fazendeiro neste município e construiu o Palácio Episcopal desta Diocese.
1939 — São iniciados os serviços de construção da Praça de Esportes, no Prado Oswaldo Cruz, em Montes Claros. Os trabalhos foram entregues à administração técnica do construtor Antônio Venâncio, dirigidos pelo dr. Newton Velioso, engenheiro da Prefeitura Municipal de Montes Claros.
1953— No edifício do Fórum de Montes Claros, procede-se à eleição da nova Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Montes Claros, sendo eleito Presidente o dr. José Nunes Mourão.
1954— Com a presença do Prefeito Municipal de Montes Claros, cap. Enéas Mineiro de Sousa, é inaugurado um chafariz na praça Dr. Carlos, nesta cidade, no ponto de estacionamento de automóveis.
1957— O Colégio Diocesano Nossa Senhora Aparecida, de Montes Claros, completa 25 anos de existência. Sucesso do ex-Ginásio Municipal de Montes Claros, e sob a orientação da Mitra Diocesana, o Ginásio Municipal foi inaugurado a 15 de março de 1928, no prédio construído por Dom João Antônio Pimenta, para ser o Seminário Menor da Diocese. Seu primeiro Diretor foi o cônego Eugênio Guypers, e seu primeiro Inspetor Federal, o Revmo. padre Leon Lem. Até 1938, o Ginásio Municipal de Montes Claros continuou funcionando sob a orientação da Mitra Diocesana. Em fins de 1938, a Sociedade por Quotas Ginásio Municipal de Montes Claros Ltda. assumiu a responsabilidade do educandário, sob os auspícios espirituais do Bispado, tendo sido designado para seu Diretor o dr. Alfredo de Sousa Coutinho. Em 1949, terminado o contrato com a Sociedade por Quotas Ginásio Municipal Ltda., a Mitra Diocesana, por seu terceiro Bispo Dom Antônio de Almeida Morais Júnior, reassumiu a direção do estabelecimento, construiu o nôvo pavilhão e criou o 2.° Ciclo Científico, o Ginásio Noturno, a Escola Técnica de Comércio N. S. Aparecida, as Classes Anexas Primárias, sob a denominação de Colégio Diocesano N. S. Aparecida, com um internato masculino. Em 1953, suprimidos os demais cursos, passou a funcionar no Colégio Diocesano apenas o Ginásio Diurno. Em 1955, anexo ao estabelecimento, foi criado o Seminário Menor N. S. Medianeira de Tôdas as Graças, por Dom Luiz Victor Sartori, o quarto Bispo de Montes Claros. Em 1957 foi estabelecido a 2º Ciclo Científico por Dom José Alvas Trindade, quinto Bispo de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66840
De: Luci Data: Segunda 14/3/2011 21:39:49
Cidade: Montes Claros-MG

Assaltantes também atacaram um supermercado na avenida Olímpio Prates, no Major Prates, no fim da tarde de sábado. Amiga que estava no local contou que um dos bandidos entrou e fez um disparo para assustar fregueses e funcionários, em seguida roubou 5 mil reais. Outro assaltante ficou do lado de fora, numa moto. Na fuga, os assaltantes deram um tiro contra o parabrisa de uma D-20.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66839
De: Vera Data: Segunda 14/3/2011 15:46:52
Cidade: M. Claros

Forte chuva agora em M. Claros. Capaz de encher rios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66838
De: CVmte Bottina Data: Segunda 14/3/2011 14:27:04
Cidade: Moc

Hoje ao meio dia e 28 minutos, rasgou os céus dos montes claros, o vôo inaugural da segunda opção que a Gol passa a oferecer às segundas, quartas e sextas feiras para aqueles que queiram voar até a capital mineira e na seqüência a paulista. Esse vôo, G3 1068 e G3 1069 é de uma importância logística sem igual pois poderá na medida da necessidade atender uma eventual falta dos vôos G3 1070 e G3 1071 – e vice-versa, como o fez nesse início de tarde ao trazer até a cidade os passageiros que à bordo do vôo noturno de ontem necessitaram retornar(isso mesmo, sobrevoaram e retornaram!) á Belo Horizonte por falta de teto operacional no aeroporto local que ainda não possui instrumentos para estas situações adversas do tempo. Assim como trouxe, levou também aqueles que não decolaram hoje cedo para a nossa capital pela falta do primeiro de ontem. Daí a importância logística, estratégica e de planejamento dos vôos que ajudam a manter e viabilizar a operação da companhia na região. Em tempo, a Cia em questão disponibiliza no seu site, para quem comprar ida e volta, um dos trechos a R$ 10,00 e o outro a partir de R$ 69,00 – é só conferir. Mas não posso deixar de lembrar que as lideranças locais deverão deflagrar campanha para dotar o nosso aeroporto de um ILS – Instrumental Landing Sistem, sem o qual continuará a mercê do tempo!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66837
De: Inácio Data: Segunda 14/3/2011 12:46:52
Cidade: Brasília DF

Há um fato interessante pintando no cenário político brasileiro. O presidente Obama vai estar em Brasília e no Rio, no próximo sábado e domingo. Até aí, tudo bem. É a vinda de César, em visita a uma das provícias. O destaque fica no esforço da Presidência da República dos EUA em falar diretamente ao povo, dispensada a intermediação do governo nacional. O evento principal será no Rio, em local ainda a ser definido, onde Obama quer falar diretamente ao maior número de pessoas, milhares se possível. Pode ser na Cinelândia. Pode ser na Praia de Copacabana, no aterro do Flamengo, etc. O fato é que o atual presidente da maior potência do muindo - pela primeira vez no Brasil - quer dispensar a intermediação do governo. Aí tem um fato novo, que precisa ser interpretado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66836
De: Virginia de Paula Data: Segunda 14/3/2011 12:33:16
Cidade: Montes Claros/MG




Bom saber que apreciaram. Eu fiquei feliz de poder ter compartilhado minhas memórias. Gostei de ver uma pasta ali junto a dos melhores cronistas da cidade. Bacana. Agradeço muito. Estou enviando as fotos. (...). Uma delas é do início do século passado, talvez 1910, por aí. Montes Claros já era cidade mas bem pequena. Sei que estão festejando num carro de boi porque meu pai falava que era assim. Os carros ainda não existiam, ou não tinham chegado até Montes Claros. Mas não é possível ver o carro de boi na foto. Só vi um dos bois, no meio das pessoas. Mesmo assim é uma foto bonita. As casas da frente deram lugar aos Correios & Telégrafos de hoje. Lá no fundo está a várzea, onde fica o Montes Claros Tenis Clube atualmente. A outra foto é da década de 50, no clube Montes Claros. Vemos Dona Dilma Lagoeiro Fagundes com Dr. Hermes e Dona Fina. E vemos também o lança-perfume na mesa. :) Acabei de me dar conta que não usei o hifen nesta palavra nos artigos. Nada sei sobre a nova ortografia. Então escrevi sem hífen para verificar depois, verifiquei e esqueci de corrigir. Que coisa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66835
De: Luis Carlos Data: Segunda 14/3/2011 11:05:24
Cidade: M. Claros

O posto da PM na rodoviária recusou-se a registrar uma queixa por barulho em casa de shows na sua área de atuação. Deixou de fazer o registro, alegando que só pode fazer a anotação no momento em que o barulho estiver ocorrendo. No caso, o barulho estava a cerca de um quilômetro do local, em linha reta, e foi de madrugada. Fui pessoalmente fazer a ocorrência (...) A quem, afinal, vamos apelar? (...)Procurei outros postos e recebi a informação, burocrática, que só pode ser feita a queixa no posto da respectiva área. Meu Deus, quanta burocracia para nenhum atendimento?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66834
De: Polícia Militar Data: Segunda 14/3/2011 10:33:41
Cidade: Montes Claros/MG

Em 13 por volta das 17:40 horas, na Av Cula Mangabeira, bairro Cândida Câmara, nesta cidade, segundo as vítimas Alex dos Santos, 21 anos, residente no local e Adilvan de Jesus Santos, 35 anos, residente na rua Primeiro Centenário, no mesmo bairro; se encontravam no local, onde funciona o “Bar Trevo”, quando chegaram os menores em conflito com a lei A. S. dos S., 16 anos, residente na rua Aracaju, bairro Santo Antônio II e J. G.S., 17 anos, residente na rua Padre Vieira, bairro São Judas Tadeu. Os menores, armados de revólveres, ameaçaram as vítimas e os freqüentadores do comércio. Quando anunciaram o roubo, freqüentadores do bar reagiram, tendo o menor Ayrton Sena efetuado dois disparos, vindo um dos projéteis a atingir a parte genital e coxa direita da vítima Adilvan de Jesus. O menor Ayrton foi desarmado e detido pelos populares. O menor Jefferson Gaia efetuou um disparo contra a vítima Alex dos Santos, atingindo-a na coxa esquerda e em seguida evadiu numa motocicleta. Populares passaram a agredir o menor Ayrton Sena, com socos, pontapés e usando um taco de sinuca, causando-lhe escoriações e hematomas. A VP-16311 comandada pelo Sgt PM Ivonilton foi no local, fez a apreensão do menor Ayrton Sena e do revólver de calibre .38, marca Taurus, nr de série 176237 que estava municiado com 01 cartucho intacto e 03 deflagrados. Equipe do BM foi acionada, compareceu no local e prestou socorro às vítimas, encaminhando-as até o HPS Santa Casa, onde as deixaram sob os cuidados médicos. O menor Ayrton Sena foi conduzido na VP até o HPS Santa Casa onde foi medicado, e em seguida conduzido para a DP. Com apoio de outras VP do turno, o menor em conflito com a lei Jefferson Gaia Silva foi localizado em sua residência, sendo também apreendido e conduzido para a DP. Também na residência citada, foram localizados e apreendidos: a motocicleta Honda CG-125, Fan, de cor preta, ano 2.007, placa HGW-8406, chassi 9C2JC30707R196577 (que está em nome de Ivânio Alves de Aguiar); 04 capacetes de motociclista; 01 aparelho de celular da marca Nokia, modelo 16162, nr de série 354872044544850. A outra arma de fogo (revólver) não foi localizada. Conforme denúncias, os menores apreendidos estariam envolvidos em latrocínio, ocorrido em 12/02/2011, na rua Ariosto Guarinelo, nr 35, bairro Santa Maria, conforme BO de nr 9.880/11. A motocicleta foi removida para o pátio da CIRETRAN. Os menores foram entregues na Delegacia de Polícia, juntamente com os demais objetos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66833
De: Rafael Guimaraes Data: Segunda 14/3/2011 10:05:29
Cidade: Montes Claros

A título de curiosidade, leiam este artigo sobre os sismos que aconteceram em Montes Claros em 2009. http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=88%3Amontes-claros-15012009&catid=40%3Arelatorios&Itemid=88〈=pt:


Informe Técnico Científico da Atividade Sísmica de Montes Claros (MG) (tremor do dia 15/01/2009, magnitude 2,2)
George Sand França, Daniel F. Caixeta, Kate T. de Souza, Cristiano N. Chimpliganond
Histórico
O primeiro relato de sismo em Montes Claros (MG) remonta ao ano de 1978 (Berrocal et al., 1984), no entanto o primeiro surto de sismicidade aconteceu em 1995, entre os dia 27 e 28 de agosto, com máxima magnitude de 3,7 na Escala Ritcher. Em 1999, ocorreu um outro tremor de terra com magnitude determinada em 3,5. Essas atividades não foram estudas com detalhe pela comunidade científica.
Atividade Recente
Desde o dia 15 de dezembro de 2008 (magnitude 2,3), um total de 4 eventos foram detectados na área até a presente data. Na determinação dos parâmetros hipocentrais para esses eventos foi utilizada a estação sismográfica mais próxima (código JAN7), localizada aproximadamente a 180 km do epicentro, no Distrito de Caraíbas, Município de Itacarambi (MG), e por este motivo apresenta erros de localização da ordem de ±5 km. O último tremor, ocorrido no dia 15 de janeiro de 2009 (magnitude 2,2), também foi sentido por parte da população de Montes Claros. A Figura 1 mostra os registros dos 4 eventos detectados pela Estação JAN7 com epicentros (estrela) a 10 km NW da cidade de Montes Claros (Figura 2).
Aspectos Tectônicos
A leste e sudeste de Montes Claros são observadas diversas falhas e zonas de cisalhamentos que foram geradas em tempos pretéritos, enquanto que nas proximidades da cidade são evidenciados lineamentos estruturais com direções NNE-SSW. Estas feições estruturais foram geradas provavelmente em um ambiente tectônico de esforço leste-oeste compressivo. No entanto, não há até o presente momento, nenhum estudo que permita a correlação dessas estruturas com a distribuição dos epicentros dos tremores já detectados na região.
Dessa forma, somente um estudo detalhado da sismicidade da área poderá permitir correlacionar ou não a atividade sísmica com alguma estrutura mapeada.
Não podemos descartar a hipótese de fonte artificial (explosões) para estes eventos, uma vez que existem pedreiras e mineradoras na área epicentral.
Comentários Finais
A ausência de estações sismográficas para monitoramento sísmico na região norte do Estado de Minas Gerias corrobora com a baixa precisão na determinação de tais parâmetros. A única estação sismográfica que monitora essa região, englobando a área de Montes Claros (em torno de 180 km), não gera resultados suficientes para um correlacionamento direto da atividade sísmica com as feições estruturais mapeadas na área, e somente um estudo detalhado da região poderá identificar epicentros com melhor precisão e com isso atenuando os futuros efeitos de terremotos.
A atividade sísmica até esse momento não apresenta risco para a população e nem produz danos estruturais, devido aos sismos apresentarem magnitudes com valores baixos.
Embora a probabilidade de acontecer um grande terremoto seja muito pequena, as conseqüências de um evento de maior magnitude poderiam ser muito sérias, principalmente em construções precárias, como observado no Distrito de Caraíbas – Município de Itacarambi (MG) devido ao terremoto de magnitude 4,9 ocorrido em 9 de dezembro de 2007 (Relatório Especial-SIS 2007).
A característica da sismicidade brasileira é da presença de pós-abalos ou réplicas, i.e., após a ocorrência de tremor com magnitude expressiva, pequenos abalos são registrados posteriormente. Entretanto, é impossível conhecer esse comportamento sem um estudo mais detalhado na área de interesse.
Não há parâmetros suficientes para correlacionar esses pequenos tremores de Monte Claros com o tremor de Caraíbas de dezembro de 2007.
Recomendações
i.Nos bairros afetados se faça uma vistoria em residências precárias, até solicitar reformas quando necessário;
ii.Encaminhar um estudo detalhado da área em Sismologia, ou no caso de ausência de recurso, solicitar através de Defesa Civil um estudo macrosísmico;
iii.Curso de formação em Terremotos para os professores do ensino médio e fundamental de Montes Claros, fazendo com isso mais um meio de divulgação na comunidade;
iv. Avaliar os planos de fogos em Pedreiras e Minas nas proximidades do município e repassar essas informações aos órgãos de pesquisa.
Referências
BERROCAL, J.; ASSUMPÇÃO, M.S.; ANTEZANA, R.; DIAS NETO, C. M.; ORTEGA, R.; FRANÇA, H.; VELOSO, J.A.V. (1984) Sismicidade do Brasil. IAG-USP, São Paulo, Brasil, 320p.
RELATÓRIO ESPECIAL-SIS (2007) Relatório Especial - Estudo da Sismicidade de Caraíbas- Itacarambi/MG, 10 de dezembro de 2007, 22p.

Figura 1 - Sismogramas das componentes vertical da Estação JAN7 em Januária. (Data e magnitude de cada evento na parte superior de cada registro)

Figura 2 - Mapa da Sismicidade com raio de 200 km. A estrela representa os últimos quatro eventos em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66832
De: Cidadão Data: Segunda 14/3/2011 09:33:33
Cidade: Montes Claros

designada a sessão do júri dos assassinos do bailarino igor xavier, segue o andamento do processo abaixo:numero tjmg: 043302044748-1 numeracao unica: 0447481.48.2002.8.13.0433 reu: diego rodrigues athayde vasconcelos, ricardo athayde vasconcelos => sessao de juri designada para o dia 07/06/2011 as 08: 30 horas. julgada extinta a punibilidade do acusado diego rodrigues athayde vasconcelos, em relacao aos crimes tipificados nos artigos 211 e no art. 347, paragrafo unico, ambos do codigo penal,pela prescricao da pretensao punitiva, art. 107, iv, 1a figura, do codigo penal. adv - jefferson maria de souza, mauricio de oliveira campos junior, carlos frederico veloso pires, rodrigo otavio soares pacheco, alvaro guilherme ribeiro matos, filogonio alves cruz junior, leonardo guimaraes salles, juliano de oliveira brasileiro, ernesto queiroz de freitas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66831
De: Adilson Cardoso Data: Segunda 14/3/2011 09:34:17
Cidade: Montes Claros

Montes Claros se prepara para fazer a sua primeira homenagem a um dos maiores artistas que já passaram por este plano existencial, Raymundo Collares ou simplesmente Ray Colares o artista que revolucionou a pintura brasileira com sua velocidade nas linhas dos ônibus urbanos, o cara que sonhou que um dia entenderia Mondrian e ganhou o prêmio máximo de viagem ao exterior, com direito a conhecer de perto o berço da arte incandescente do final dos anos 60 e inicio de 70. Ray o martír esquecido, morto em uma cama de hospital em 1986 aqui em Montes Claros, agoniza em um silêncio absurdo que será quebrado a partir de 28 de março a 10 de abril, com grandes artistas da cidade expondo releituras das suas obras, poetas declamando suas poesias e aqueles que conviveram com ele, relatando a magia e sensibilidade deste personagem impar da história da arte mundial. Participe desta homenagem estamos devendo a memória do Mestre. mais informações : 91717751 Adilson Cardoso

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66830
De: Roberto Data: Segunda 14/3/2011 10:03:28
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Cenas que só se vê em filmes, ontem por volta das 21:30hs , uma carreta Bi-trem na avenida sanitaria, mais ou menos em frente a Monvep Dafra em alta velocidade pela contra mão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66829
De: Aluízio Data: Segunda 14/3/2011 10:17:01
Cidade: M. Claros

Depois de ficar inativo por dois dias, voltou ao ar nesta manhã o site do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Lá, não há qualquer informação sobre novos tremores em M. Claros, conforme relato de muitas pessoas em pontos diferentes da cidade. Oficialmente, o último tremor ocorrido no Brasil foi o de sábado retrasado, na primeira noite do carnaval. Se não houve o tremor, o que foi que as pessoas sentiram - e que novamente causou apreensão?? Aliás, prossegue o inquietador silêncio das autoridades, nos três níveis, sobre o que pode estar acontecendo de incomum na área urbana de Montes Claros. Terremoto, explosão em pedreiras, desmoronamentos subterrâneos pós-extração de águas profundas?? É preciso que alguém se preocupe e se ocupe efetivamente com o que está acontecendo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66828
De: Alberto Sena Data: Segunda 14/3/2011 09:24:42
Cidade: Montes Claros/MG

Mane Factótum

Alberto Sena

‘Mané Quatrocentos’ era divertido. Alegria em pessoa. De estatura baixa, mas de compleição forte, parecia um touro. Tinha cabeça grande, era Inteligente e possuía raciocínio rápido. Tinha olhos verdes cor de cana caiana. O dia inteiro, ele andava pelas ruas de Montes Claros levando um machado ora no ombro ora numa das mãos. Ele era um tipo factótum, quer dizer, pau para toda obra. Se fosse para rachar lenha, lá estava Mané com a maior disposição. Se fosse para abrir uma cisterna, olha ele lá, com picareta, pá, o que fosse preciso. Mané costumava ficar parado na esquina das ruas de Montes Claros olhando para cima. As pessoas, curiosas como são, paravam do lado dele e ficavam querendo saber o que estava espiando. Num certo momento, Mané apontava alguma coisa e as pessoas olhavam e como nada havia, ele dizia ao mesmo tempo em que estalava a língua e dava uma dedada com o dedo indicador no gogó: ‘Ulalaica`. E disparava a rir. ‘Mané Quatrocentos’ foi uma das mais incríveis e intrigantes ‘figuras humanas’ concebidas em Montes Claros do século passado. Ele faz parte da história da cidade, entrou para o folclore do arraial e hoje vive na eternidade. Mas quem era mesmo esse homem que alegrou nossos corações e povoou o imaginário de tanta gente? Raphael Reys conta que ‘Mané era apaixonado pela naturalista Luz Del Fuego, dona de uma estância de nudismo em Niterói!’ Ele teria ido lá e ao voltar contava ‘as suas fantasias com a musa; Mané gostava também da cantora mexicana Sarita Montiel’. Ver Mané cortar toras de lenha era bom passatempo para as crianças. De cima do muro, elas viam e ouviam o som que Mané deixava escapar ao desferir as machadadas: ‘rã, rã, rã’; e o machado nas toras fazia ‘crás, crás, crás’. As crianças ficavam intrigadas com esse som emitido por Mané. Elas se perguntavam: ‘realmente tinha necessidade disso?’ Em casa, no quintal, havia quem o imitasse rachar lenha, só para concomitantemente soltar o ‘rã’ e ouvir o ‘crás’ do machado na madeira. Para as toras de lenha mais resistentes às machadadas, Mané dava um tratamento especial. Usava cravo de ferro, desses fincados em dormentes da linha férrea, e com o lado contrário do machado, o enfiava na tora, que logo se abria em duas num ‘crás’ mais acentuado. Podia-se dizer que ele era uma mistura de Carlitos e Oscarito? Para ser Carlitos, Mané precisava só da cartola e dos sapatos de palhaço. O machado, companheiro inseparável, podia fazer vezes de bengala, porque a estatura física, o gingado no andar e a malemolência, além, claro, da simpatia cativante e criadora de laços afetivos, tudo isto de Carlitos ele tinha. De fino trato, Mané se referia às mulheres como ‘muchachas’, e sempre com um sorriso ‘a la Clark Gable’. Era uma alma boa, não fazia mal algum a ninguém, mas ainda assim, Maria Lopes, quando criança, tinha medo dele, mas com o tempo, ela mudou de opinião. Quando voltava da Escola Normal, sempre arranjava um jeito de conversar um pouco com ele ali nas imediações da Catedral. Para Dorinha Colares, Mané era uma figura internacional e volta e meia saía com um castelhano: jo non tengo la mínima inspiracion de non ter estiudado desde de la pequenito... Ou até mesmo um inglês macarrônico. Clareth Dantas se recorda muito bem de ter convivido com Mané na casa de Raquel Chaves, sua vizinha durante anos, no bairro Roxo Verde. ‘Eram horas de brincadeiras, e muitas risadas daquele baixinho de olhos claros, sempre vestido com terno amarrotado’. Mané dava sinais de ser dotado de certa instrução. Se não tivesse o costume de ler, era de se imaginar que pelo menos tivesse capacidade de absorver cultura devido aos bons ouvidos e a memória boa. Uma das coisas que Tico Lopes tem no currículo e se orgulha foi de ter representado Mané no showçaite, ‘com direito a lentes de contato verde cana, bigode e machado no ombro’. Raquel Chaves, Itamaury Teles, Wanderlino Arruda e Raphael Reys entre outros já escreveram sobre Mané. Mas muito mais se deve escrever sobre ele, que há mais de 30 anos faz parte do mundo dos ‘mitos antigos e o homem moderno’ de que trata o psicólogo e filósofo suíço Carl Gustav Jung, em ‘O homem e seus Símbolos’.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: